Páginas

domingo, 16 de fevereiro de 2014

O ESPORTE EM PROL DOS VALORES E CONTRA O RACISMO, A VIOLÊNCIA




Sobre o futebol já foi dito, é o esporte das massas mas, mesmo assim, vamos ampliar nossa visão neste texto sobre valores e problemas que revelam o lado negro do Esporte pois, o futebol é um esporte e o esporte não é unicamente futebol. O recente episódio ocorrido no jogo da Copa Libertadores da América  entre Real Garcilaso (Peru) e Cruzeiro (Brasil) no dia 12 de fevereiro em Huancayo (Peru) onde ocorreu atos de racismo com as jogadas do jogador brasileiro Tinga. Os torcedores peruanos hostilizavam com gritos e gestos de macaco, toda vez que o atleta tocava na bola.

A atitude antidesportiva pode acarretar sérios problemas ao clube peruano, desde que seja aplicado o Artigo 72 do Regulamento Disciplinar da CONMEBOL.

O futebol vem, recentemente apresentando sérios problemas em seus espetáculos, desde a violência em campo, brigas nas arquibancadas, torcedores que entram nos estádios com armas escondidas, fogos de artifícios e até mesmo agressões e tentativas perante aos jogadores adversários. E isto vem acontecendo de forma muito rotineira.

Nos estádios de futebol temos visto pessoas perdendo suas vidas, seja no entorno e até mesmo dentro dos estádios. A logística para a segurança dos grandes clássicos do futebol é algo impressionante. O grande contingente de policiais, de seguranças e etc e, por incrível que pareça, a violência e atos que denigrem o esporte continuam ocorrendo.

No jogo em que o Flamengo perdeu para o Leon do México na casa do adversário, a torcida jogava objetos para atingir os jogadores do Fla, quando estes iam cobrar os escanteios. A saída foi colocar os policiais com escudos para evitar que fossem atingidos. Na arquibancada não ocorreu nenhuma intervenção e assim, as coisas são colocadas em segundo plano e o resultado é a perpetuação dos valores invertidos.

Muitos procuram uma saída para este tipo de coisa. O que fazer? A quem cabe as providências? E os torcedores, será que estes poderiam exigir maior respeito de seus colegas de torcida? 

A Presidenta Dilma Russeff, o Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro Joaquim Barbosa e muita gente tem demonstrado solidariedade ao jogador Tinga. Espero dar a minha contribuição nesta que poderia ser uma campanha nacional em defesa  dos valores morais e éticos e, pelos verdadeiros sentimentos humanos e cristãos, contra o racismo, pelo fim da violência e pela igualdade entre todos. Eu acredito que somos todos iguais e irmãos em Cristo. Amém!

Não percam mais uma realização do Clube de Xadrez Marabá
O III Torneio Blitz Marabá 2014 Absoluto
Tempo de reflexão: 05 minutos
Dia 16 de fevereiro de 2014 a partir das 14 horas
Na Universidade Federal do Pará - Folha 31

Vamos lá?

Nenhum comentário: