Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

JACKELINE IASMIN VENCE OLIMPÍADAS DA ESCOLA ANÍSIO TEIXEIRA


Neste 19 de novembro quando se comemora o Dia Internacional do Enxadrismo, no dia de nascimento de José Raúl Capablanca, o único hispano-americano Campeão Mundial de Xadrez, tivemos a data lembrada pela Rádio Itacaiúnas AM e TV SBT Eldorado com a gravação de matérias jornalísticas, com reportagem de Maria Alexandra, também tivemos a alegria de organizar o Xadrez das Olimpíadas da Escola Anísio Teixeira (OLIAT) por equipes.

Os jogos foram realizados na Escola Anísio Teixeira a partir das 16h00 sob a coordenação da Professora Cinthya Tenório e organização do Clube de Xadrez Marabá por intermédio do Árbitro Francisco Arnilson de Assis.

Os jogos foram realizados por equipes, cada uma sendo representada por dois atletas, conforme abaixo:




A tabela de jogos foi fornecida pela Professora Cinthya para ser aplicada em toda a competição. No xadrez existe uma preocupação para que cada jogador não tenha que jogar três vezes seguidas, com peças da mesma cor. Aceita-se até duas partidas, mas, na terceira obrigatoriamente deverá jogar com cor diferente. Assim, foi feita uma alteração na disputa do terceiro lugar, quando, estava programada o perdedor do jogo 05 de brancas jogaria com o perdedor do jogo 06 de pretas e, foi feita a inversão, ficando assim: o perdedor do jogo 06 (brancas) versus o perdedor do jogo 05 (pretas).
 
 

A grande campeã Jackeline Iasmin S. Aguirre é uma estrela, destaque do enxadrismo marabaense. Nós temos um olhar na sua técnica e vemos que está bem acima de outras jogadoras da mesma faixa etária. E, nas Olimpíadas da Escola Anísio Teixeira jogou com maestria. Prevaleceu a lógica da melhor jogadora. Com justiça recebeu a medalha de Ouro.
 
A vice campeã Letícia Carvalho jogou muito bem, muita técnica e algumas dificuldades decorrentes de longo tempo sem jogar. No entanto, perdeu apenas para a campeã Iasmin, ficando com a medalha de Prata.
 
O terceiro colocado Gabriel Guedes foi uma boa surpresa. Na disputa venceu o enxadrista Patricia Fraga. Merecidamente ficou com a medalha de Bronze. Veja a classificação individual e por equipe:
 
 


Veja o quadro de fotos das Olimpíadas da Escola Anísio Teixeira:

E não esqueçam, no próximo 25/11 (domingo) teremos o TORNEIO POPULAR DE MARABÁ na Escola Plínio Pinheiro, a partir das 14h00. Informações: 8166-1616

Nenhum comentário: