quinta-feira, 30 de outubro de 2008

074 - 1º FESTIVAL DE XADREZ DO PARÁ

O Festival de Xadrez do Pará será realizado no dia 22 de novembro com total apoio do Governo do Estado do Pará, no Estádio Olímpico Mangueirão a partir das 09h00 da manhã e espera-se grande número de participantes, em torno de 600 enxadristas.


O Secretário de Estado de Esporte e Lazer Carlos Alberto da Silva Leão não mede esforços. Sua ousadia em inovar perpassa na realização do Festival, e em bater o recorde em números de participantes na Região Norte e Nordeste em uma única competição, espera incentivar a salutar prática do xadrez.


O Festival consiste na realização de Torneio Suíço em 07 rodadas de 21 minutos com premiação aos melhores e terá na organização pessoas simpatizantes do esporte como é o caso do Lauzeniro, Mário Cardoso, Luiz Michel, Jamylson Matoso e do Árbitro Regional Carlos Alessander Costa Alves, dirigente do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama que possui atividades nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás.


O certame terá organização e patrocínio do Governo do Estado do Pará, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Secretaria de Educação e da Federação Paraense de Xadrez Escolar e da Fexpa.


O Clube de Xadrez Marabá aproveita para parabenizar os seus organizadores e ao Governo do Estado do Pará através da Governadora Ana Júlia Carepa por sentir no Xadrez a oportunidade de inclusão social e, espera que ações deste tipo possam ocorrer em outras cidades.


Francisco Arnilson de Assis
CX Marabá

073 - ELEIÇÕES NA FEXPA

Volto a insistir no tema, sobre a eleição na fexpa. Como já sabem, neste blog coloquei o assunto em pauta, segundo informações obtidas no site da federação. Nas demais federações estaduais a realidade é diferente, ou seja, a federação é formada por Clubes e, cabe a eles o direito de representando seus associados, escolherem os dirigentes máximos.


Cabe alguns comentários sobre o assunto:


1º O Clube de Xadrez Marabá aproveita para lamentar, mais uma vez, que não houve comunicado para que pudesse tomar parte na eleição;


2º Continuando o comportamento que esta federação manteve com a Região Sul e Sudeste do Pará, teremos, mais uma vez, uma gestão centrada apenas na Capital;


3º É do interesse do CX Marabá participar, pelo menos da Assembléia que vai escolher os novos mandatários da federação ou, de pelo menos saber o que acontece na nossa entidade maior;


4º Qualquer chapa que não inclua pontos favoráveis ao Xadrez do Interior terá a nossa reprovação. Acreditamos que há outras fronteiras, que não apenas a Região Metropolitana.


Ainda sobre a Eleição da federação é importante comunicar de que maneira ela ocorrerá:


1º Desejosos em participar do processo deverá fazer sua inscrição de Chapa;


2º A escolha não combinará apoios de Clubes ou de Políticas esportivas pois, o voto que importa é o do jogador FEDERADO. Como não houve apoio para implantação de Clubes de Xadrez, hoje, a nossa federação possui, apenas três clubes filiados, ou seja, não há interesse em apoiar a criação de Clubes e seus apoios pouco representam.


Espero que tudo isto possa ser alterado, renovado, indo de encontro aos anseios dos jogadores e dos clubes. Se, parece, que não é importante o trabalho realizado pelos Clubes, então, não teríamos eventos em Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá, todos organizados por Clubes.


Poderá votar e ser votado o jogador federado, aquele que pagar a taxa de filiação no valor de R$ 30,00 (trinta reais). O voto terá a mesma importância de um representante de Clube.


Assim, conclamamos à todos os enxadristas para fazerem sua filiação à federação e votar pelo interesse do enxadrismo para todos os paraenses, de forma democrática, participativa e transparente.


Francisco Arnilson de Assis
CX Marabá

terça-feira, 28 de outubro de 2008

072 - ELEIÇÃO NA FEXPA - GESTÃO 2009/2010

A Federação de Xadrez do Pará está convocando Assembléia Geral Ordinária com o intuito de eleger nova diretoria para o biênio 2009/2010, para comporem a Diretoria e Conselho Fiscal. Para tanto é necessário estar com a sua anuidade em dia. O mandato dos novos dirigentes iniciar-se-á em abril de 2009 e encerrar-se-á em abril de 2010.


Quem poderá votar, segundo o Estatuto:


Parágrafo Único – Terão direito a voto as Entidades previstas no artigo 2º, e ou demais filiadas desde que em pleno gozo de seus direitos e em dias com a FEXPA.


Art. 2º - A FEXPA tem sede e foro na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, tendo sido fundada no dia .......sendo composta pelas sociedades esportivas, instituições de ensino, clubes, associações enxadrísticas e demais filiadas.


Data da e Eleição: 27/12/2008
Horário: Das 18h00 ás 22h00
Local de Votação: AABB - SEDE SOCIAL


Nota: prazo para registro de chapas será de 05(cinco) dias úteis antecedendo a data da eleição.


Belém, 23 de Setembro de 2008.
Francisco Lauzeniro Andrade


Presidente da FEXPA

071 - COMPROMISSOS DE NOVEMBRO

O ano está se encerrando. Temos apenas os meses de novembro e dezembro. Falta pouco, mas, ainda não terminou a nossa responsabilidade. É preciso discutir mais um pouco sobre: 27/12 Eleições da Fexpa; Eleições do CXM e sobre a realização dos últimos eventos de 2008, assim, segue agenda para o restante do ano:


05/11 - Reunião de Diretoria às 20h00 na Rua Afro Sampaio. Pauta: Eventos de Novembro;
09/11 Marabaense Absoluto (a partir das 13h00) que pretendo realizar na Acim;
16/11 Marabaense 2008 - Sub-16 (a partir das 08h30) na Esc. Arte e Manhas;