Páginas

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

070 - MAURO AMARAL ÁRBITRO INTERNACIONAL VISITA MARABÁ


O Árbitro Internacional de Xadrez, Mauro Amaral (SP), esteve visitando, neste 21 de outubro, os dirigentes do Clube de Xadrez Marabá. Vindo do município de Canaã dos Carajás (PA), onde atuou como Árbitro Principal do Aberto do Brasil - Memorial Leôncio Leão, aproveitou a ocasião para manter contatos. Sua vinda à Marabá seria para ministrar palestra difundo a importância da implantação do Xadrez nas Escolas.
Por motivos superiores, decorrentes da dificuldade de transporte ficou inviável manter a programação neste município.


Na biografia do ilustre visitante mais de uma centena de eventos internacionais organizados, inclusive com os enxadristas Top de Linha, entre eles Gary Gasparov entre outros. O Mauro Amaral, segundo Francisco Arnilson, do Clube de Xadrez Marabá é o árbitro mais requisitado no Brasil e em toda a América Latina.


Mauro Amaral é também grande incentivador do xadrez escolar. Sua pretensão em visitar a nossa região é devido ao reconhecimento do potencial enxadrístico regional. Aliás, em sua afirmação projeta que a Região Sul e Sudeste do Pará, por seu grande número de participantes já surge com excelente condição em promover eventos nacionais como já vem ocorrendo e inclusive internacionais. A situação encontrada na região Sul do Pará é ótima, sem contar que não existe apoio ao Xadrez.


Pretende apoiar os municípios da região para a promoção por excelência do Xadrez. Seja com a organização de eventos de grande renome, ou ainda, para o desenvolvimento de projetos em parcerias com as prefeituras locais.


Destaca a importância da presença do Xadrez em algumas cidades como: Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Redenção, Xinguara, Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Tucuruí. Este potencial de crescimento, na visão do mestre, vai alavancar um xadrez de melhor qualidade. Para que este esporte possa crescer e contribuir com a inclusão social é um passo, basta a efetivação de alguns projetos, sejam escolares ou não, sempre com apoio dos gestores municipais. Enfim, leva na bagagem grandes esperanças e perspectiva ao enxadrismo regional.


Em visita a Escola Arte e Manhas dirigida por Ana e Zélia Borges, que conta com aulas de xadrez, Mauro Amaral aproveitou o momento para jogar com as crianças. Na ocasião fez comentários, deu dicas à criançada, em companhia da Prof. Laura Araújo que coordena o projeto de Xadrez na Escola.

Nenhum comentário: