Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2018

VEM AÍ A I COPA INTERMUNICIPAL ESTUDANTIL DE XADREZ

O Clube de Xadrez Marabá convoca os escolares das categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18 anos, que possam participar do I TORNEIO INTERMUNICIPAL ESTUDANTIL DE XADREZ, nesta competição foi convidado o município de Parauapebas,embora, podem participar atletas de outros municípios como Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Canaã dos Carajás e quem tiver em interesse,  onde os mesmos poderão trazer a quantidade de participantes que achar conveniente para as disputas, que ocorrerão no próximo dia 25 de agosto, a partir das 15 horas, na ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE SOUZA RAMOS, sito à Avenida Itacaiúnas. 

Será cobrada uma taxa simbólica no valor de R$ 5,00 (cinco reais). O Torneio acontecerá com o tempo de reflexão de 20 minutos.

Para registro das inscrições, precisamos dos nomes completos, estabelecimentos de ensino, data de nascimento e gênero dos participantes, lembrando que, é uma competição que será realizada em separado por categorias, embora seja no modo absoluto, com a entrega de troféus aos primeiros e segundo colocados, e medalhas aos terceiros colocados. As inscrições se encerram às 29 horas do dia 24 de agosto, podendo enviar os dados por whatsapp ou pelo e-mail: arnilson@uol.com.br, que será confirmada com o pagamento da taxa do participante.

Para maiores informações: 98166-1616.



TORNEIO INTERMUNICIPAL ESTUDANTIL DE XADREZ 2018
            REGULAMENTO GERAL
1. A competição tem o objetivo de apontar os Campeões nas categorias sub-14, Sub-16 e Sub-18 anos, em eventos independentes e distintos, podendo ocorrer o enfrentamento de atleta do mesmo município, desde que sejas revelados pelo programa de emparceiramento.
2. A competição de Xadrez será regida pelas regras oficiais da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), adotadas pelo Clube de Xadrez Marabá- CXM, salvo os dispostos contidos neste regulamento técnico.

3. O ritmo de jogo será de 20 (vinte) minutos, no estilo nocaute, para cada jogador (a) em relógio analógico e 15 minutos com acréscimo de 05 (cinco) segundos por lance em relógio digital. O tempo de tolerância, apenas para a rodada inicial será de 10 (dez) minutos para efetivação de W x O.
4. A Copa Intermunicipal será realizada nas seguintes categorias:
a) Categoria Sub-14 anos, para ambos os gêneros, nascidos no ano de 2004 e anos posteriores;
b) Categoria Sub-16 anos, para ambos os gêneros, nascidos no ano de 2002 e anos posteriores;
c) Categoria Sub-18 anos, para ambos os gêneros, nascidos no ano de 2000 e anos posteriores;
5. O sistema de emparceiramento e o número de rodadas das três competições serão estabelecidos pelos seguintes critérios:
I – Com 02 jogadores, match de 3 partidas;
II – De 03 a 08 jogadores, sistema Round-Robin em turno único;
III – Com 09 ou mais jogadores, sistema suíço com 4 rodadas.

6. Os critérios de desempate para as competições disputadas pelo Sistema “SUÍÇO” serão nesta ordem:
a) Buchholz
b) Median-Buchholz;
c) Progress
d) Partida extra de xadrez relâmpago no sistema morte súbita (5’ x 4’) onde as brancas têm obrigação de vencer.
7. Para as competições disputadas pelo Sistema “ROUND-ROBIN”, os critérios de desempate serão nesta ordem:
a) Sonnenborn-Berger;
b) Progress;
c) Partida extra de xadrez relâmpago no sistema morte súbita (5’ x 4’) onde as brancas têm obrigação de vencer.

8. A numeração inicial das fichas de emparceiramento será determinada a partir da inscrição de cada participante. A critério da arbitragem as numerações iniciais podem ser determinadas de outra forma.
9. A pontuação correspondente ao resultado de cada partida será:
a) 01(um) para vitória;
b) 0,5 (meio) para empate;
c) 00 (zero) para derrota.

10. O tempo de tolerância após a primeira rodada será de 05 (cinco) minutos. O (a) jogador (a) que se apresentar após essa tolerância será declarado ausente, e consequentemente perdedor da partida por W x O.
11. Em caso de perda por ausência em uma das rodadas, o (a) jogador (a) emparceirado (a) ausente estará automaticamente eliminado (a) da competição.
11.1 No sistema de disputa Suíço, o (a) atleta eliminado (a) da competição por W x O terá a sua pontuação mantida para fins de utilização dos critérios de desempate.
11.2 No sistema de disputa Round-Robin o (a) atleta eliminado (a) da competição por W x O terá a sua pontuação mantida para fins de utilização dos critérios de desempate se o (a) mesmo (a) tiver sido (a) emparceirado (a) acima de 50% do número de rodadas. Caso o (a) atleta tenha sido emparceirado (a) em número abaixo de 50% das rodadas os pontos adquiridos serão revertidos a favor de seus (uas) adversários (as).

12. A Comissão de Organização constituirá o Comitê de Apelação formado por 04 (quatro) atletas, sendo 01 presidente e 02 membros e 01 reserva, excluindo-se atletas envolvidos na causa em apelação. Os recursos interpostos deverão ser fundamentados nas Leis do Xadrez da FIDE e no Regulamento Oficial desta competição, para tanto, o atleta deverá apresentar seu recurso por escrito em até 05 minutos após encerrada a rodada, devendo o mesmo pagar a taxa de R$ 50,00 (cinquenta) reais, que somente será devolvida caso o seu recurso seja apreciado favoravelmente pelo Comitê de Apelação.
13. A premiação será a seguinte:
1º lugar ao 2º lugar: Troféus;
3º ao 5º lugar Medalhas.

Observações:
14. Serão considerados como W x O (jogador (a) ausente) os não comparecimentos injustificados até o término do tempo máximo programado para a rodada em questão.
15. No salão de jogos é proibido usar ou portar celular ou qualquer outro equipamento eletrônico, caso esteja jogando e for descoberto o mesmo será declarado perdedor do ponto da partida.
16. A arbitragem geral está sob a responsabilidade do Árbitro Francisco Arnilson de Assis, do Clube de Xadrez Marabá, que poderá acolher, para o bem da organização geral, novo integrante da comissão de arbitragem.
17. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Marabá, 16 de agosto de 2018

Nenhum comentário: