Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2018

Joyce Tabosa é a Campeã Marabaense 2018 do Sub 14 feminino


O Clube de Xadrez Marabá programou para o dia 17 de março, no Shopping Pátio Marabá, na Casa do Pão de Queijo, com apoio da Federação de Xadrez do Pará, Secretaria Municipal de Educação e Shopping Pátio Marabá, da Casa do Pão de Queijo, através do Festival Marabaense da Criança, os Campeonatos Marabaenses Sub 12 Masculino e Feminino, devidamente publicado neste blogger. Também programou a realização dos Campeonatos Marabaenses Sub 14 Masculino e Feminino. Já publicamos sobre o Sub 14 anos masculino, agora será a vez do Feminino.


Para as disputas do Campeonato Marabaense Feminino, com apenas 03 atletas, ficou mais conveniente coloca-las nas disputas junto com os meninos, fato que não houve contestação, pois, as meninas gostam de jogar xadrez e não temem o nível dos meninos. O certame foi único com 10 participantes ao todo, realizado pelo Sistema Suíço em 04 rodadas com o tempo de 21 minutos de reflexão.



Brilhou o talento da jovem Joyce de Oliveira Tabosa com 14 anos incompletos. Seu desempenho foi fabuloso, por pouco não alcançou o lugar mais elevado do pódio. Fez 3,5 pontos em 4 possíveis. Em segundo lugar no feminino ficou Josivânia Marinho com 1,5 pontos e em terceiro lugar Raíssa de Araújo Lopes com 1 ponto.

Promover uma competição de xadrez não é uma das tarefas mais fáceis. A logística envolve vários fatores, é preciso encontrar o local mais apropriado com mesas e cadeiras e, que não seja muito barulhento, dotado de estrutura de apoio, seja para as necessidades fisiológicas e de alimentação. Como também, buscar apoio e parcerias, afinal, não dá para se fazer estas atividades com recursos pessoais. Daí precisa-se de apoio para a premiação, banners e material de apoio. E mais, sem uma grande divulgação o resultado é um fracasso. Divulgar e convencer os atletas são duas coisas bem diferentes, no caso de estudantes, vale o exemplo da Escola São Francisco, que promove reuniões com os pais e comunica-os sobre a liberação dos estudantes para as competições.

Promover o xadrez é uma tarefa social que requer muito de empenho e determinação.

Nenhum comentário: