Páginas

domingo, 14 de março de 2010

126 - ZÉ DUDU DIVULGA 2ª COPA SUDESTE
































Passando a vista nos diversos blogs elencados na página do conceituado Hiroshi Bogea, ao abrir a página do Zé Dudú, a surpresa, o apoio e a divulgação da 2ª Copa Sudeste do Pará de Xadrez, postado neste 14 de março. Agradeço ao blogueiro a força. Valeu.


Se o Xadrez é Jogo, Arte e Cultura, já poderia ser algo importante às escolas. Mais, o Xadrez é muito mais do que isso. Até uma criança recém iniciada consegue compreender a importância desta prática esportiva.


Por outro lado, é lamentável que muitos educadores desconhecem a literatura enxadrística, como é o caso do belo libro: A importância do Xadrez, do goiano Rubens Filguth, onde aborda diversos projetos já implantados no Brasil e outros países. O livo é enriquecedor em argumentos e justificativas para desenvolver a capacidade intelectual, como: desenvolvimento do raciocínio, poderes de atenção e concentração, memória, autonomia, disciplina e muitos outros.


A importância da aprendizagem e da prática do Xadrez na infância e na adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas realizadas tanto em países desenvolvidos como em países de terceiro mundo. Atualmente, admite-se que a atividade enxadrística favoreceu o desenvolvimento mental de crianças, além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, quando ele é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia o desenvolvimento do sentimento de autoconfiança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos tem a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas acadêmicas.


Nosso país é uma nação próspera e com uma imensa capacidade de desenvolvimento. Mas existe um ponto fraco: A educação. Justamente a área que deveria receber mais investimentos carece de atenção. Porém, existem pessoas preocupadas com esta situação, que desenvolvem projetos para a obtenção de melhores resultados por parte dos alunos em suas instituições e em sua vida. A partir desta premissa, vem surgindo um movimento de se implementar o xadrez nas escolas de nosso país. O xadrez na escola é um projeto defendido por educadores, professores e psicólogos e outros, com o objetivo de levar o jogo para, cada vez mais pessoas, especialmente para as crianças, para que desde cedo aprendam o jogo e possam se desenvolver como pessoas e profissionais. E o Clube de Xadrez Marabá acredita neste sonho e apóia todos projetos escolares já implantados e em implantação na cidade de Marabá e região. Aliás, todos os gestores municipais da região sudeste receberam o Projeto Aprendendo Xadrez na Escola, uma importante instrumento pedagógico. A conferir o resultado.

Nenhum comentário: