Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

122 - 2ª COPA SUDESTE DO PARÁ ACONTECERÁ NOS MESES DE MAIO E JUNHO

A 1ª Copa Sudeste do Pará foi promovida no ano de 2008 contou com a participação de 07 municípios, terá sua segunda versão em 2010, conforme contatos do Clube de Xadrez Marabá à alguns dirigentes municipais.

A 2ª Copa Sudeste do Pará vem com uma perspectiva muito positiva, pelo menos esta é a impressão de Valderlane de Freitas Santana de Redenção e de Márcio Laranjeiras, de Parauapebas. O certame organizado pelo CX Marabá está previsto para o mês de maio, com a realização das Copas Municipais. Desta feita, cerca de 13 municípios poderão participar, são eles: Abel Figueiredo, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Marabá, Parauapebas, Pau D´arco, Redenção, Rondon do Pará, Tucumã, Tucuruí e Xinguara.

Caso sejam percorridos todos os municípios, serão 5.270 quilômetros com as viagens de ida e de volta. Tal façanha poderá ser efetivada com apoio dos gestores municipais que, segundo o projeto da Copa, deverão contribuir com uma pequena ajuda financeira para cobrir despesas de premiação e de transporte. É um valor pequeno que os prefeitos municipais terão que assumir, face a importância da prática do xadrez, seja nas escolas ou em clubes.

As Copas Municipais, eventos promovidos nas cidades pretendentes às disputas, servirá para selecionar os 05 (cinco) melhores atletas que representarão a sua cidade, em uma disputa de "cidade x cidade", ou seja, numa competição entre equipes. Aliás, as Copas Municipais premiarão em dinheiro os 05 atletas selecionados.

A 2ª Copa Sudeste do Pará - final, acontecerá possivelmente no dia 06 de junho em Marabá-PA. Nesta fase final serão reconhecidos as Melhores Equipes e (a Cidade Campeã) e os Melhores Tabuleiros (Enxadristas Individuais), que receberão premiação também em dinheiro.

Já está prevista a realização da Copa Marabá no dia 1° de maio e a Copa Redenção no dia 09 do mesmo mês.

Outras datas serão encaminhadas aos demais municípios participantes, são elas: 02; 08; 16; 23; 24 e 30/05. Lembrando que, de acordo com a proximidade de dois municípios poderão ser promovidas até 02 copas municipais no mesmo dia, como é caso de Abel Figueiredo e Rondon do Pará.

O regulamento do certame está em fase de revisão e será encaminhado aos dirigentes municipais para fazerem as primeiras articulações com o poder público municipal, definição de local, contatos com os enxadristas locais e etc.

Maiores informações: Arnilson 3324-2262 / 9955-2167.

Nenhum comentário: