Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

120 - CUIDADO! O CRACK INVADE A CLASSE MÉDIA


O crack, antes usados apenas por marginais e menores de rua, agora chega à classe média. O consumo da droga entre a população mais abastada ainda não transparece nas pesquisas dos órgãos de saúde porque, na tabulação dos dados, ele está quase sempre na mesma classificação da cocaína, da qual é uma versão inferior e mais tóxica.


"Estudantes de faculdades particulares, advogados, publicitários e até médicos são as novas vítimas da substância", afirma o médico Luiz Alberto Chaves de Oliveira, presidente do Conselho de Drogas e Álcool de São Paulo.


Para quem tem dinheiro no bolso, o crack é ainda mais perigoso. São comuns os casos de viciados que pagam a droga com bens roubados da família ou forçam os pais a pagar suas dívidas com traficantes alegando que correm risco de vida. "Eu, que sempre estudei em colégios particulares, de repente me vi um assaltante com uma faca na mão para comprar pedras", diz o estudante de marketing L., 21 anos, de Fortaleza, agora está livre do vício há um ano e dois meses.


A roqueira Rita Lee conseguiu se libertar desta droga maldita. "A última maldade que eu fiz pra mim não é bem uma maldade, era um filme que continuava no repeteco, até janeiro último, que eu fui pra um hospício e decidi parar realmente com drogas. Porque essa coisa de droga era uma história antiga, você vai parar no hospício as pessoas acham que é suicídio, mas não é suicídio, nunca foi suicídio, era overdose mesmo".


Um Rolling Stones também se livrou do crack. Depois de dizer (e em seguida desdizer) que cheirou as cinzas do próprio pai, o guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, aconselhou os jovens a largarem as drogas. O alerta foi feito numa entrevista que o astro concedeu à revista Uncut, em que Richards também chama o Mick Jagger de "um pouco vaidoso" e "obcecado pelo poder".


Sobre as drogas, das quais abusou durante boa parte de sua vida, Ruchards foi direto: "deixem-nas de lado; não vale a pena". "Eu sei de toda aquela fascinação, mas não vale a pena", concluiu o Stone, que tem 64 anos. A respeito de Jagger, Richards declarou que ele é um maníaco. "No palco, ele é um pouco vaidoso, digamos assim", considerou. "Mas nós queremos alguém vaidoso lá, não é? Enquanto isso, a banda pode trabalhar", completou.


Fonte: Revista Veja (16 de novembro de 2008)
http://diganaodrogas.blogspot.com/2009/05/arrependidos

Nenhum comentário: