Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

DIA DO XADREZ NA ESCOLA IRMÃ THEODORA


Foto do Clube de Xadrez Marabá
Tivemos uma sexta-feira de muito trabalho, estava sendo promovido o "DIA DO XADREZ NA ESCOLA." O nosso compromisso foi o de promover uma oficina e uma competição na Escola Irmã Theodora no bairro da Liberdade. Na expectativa da Escola a participação de quase 60 alunos nas duas atividades até que me assustou inicialmente. No entanto, os longos anos de experiência e a cultura do nosso povo me fazia lembrar que haveria muitas desistências e esquecimentos. O trabalho teve inicio a partir das 07h30min e término às 12h00min com a realização da OFICINA DE XADREZ e encerramento às 12h00min.

Foto do Clube de Xadrez Marabá

Às 07h30min chegamos à Escola e começamos a ver o cenário previamente preparado. Na entrada o cartaz alusivo ao Programa Xadrez na Escola (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2551) do Governo Federal que ninguém sabe por onde anda este danado ou que fim levou. No cartaz a menção ao “Dia do Xadrez na Escola: 1ª Competição e Oficina indicava um bom indício para nossa tarefa. Na entrada da sala de aula um bonito material confeccionado em tnt preto e letras brancas e colocação de casas na cor branca compunha um belo trabalho divulgando “O Dia do Xadrez na Escola 2013”. Esta recepção nos causava uma grande satisfação interior, estava tudo muito bonito. Havia a expectativa, quantos alunos participariam da Oficina?

Foto do Clube de Xadrez Marabá

Por conta de atrasos, começamos às 09h00min com uma turma reduzida de 16 participantes que, no entanto, permaneceram até o final da oficina e foram super atenciosos. Na pedagogia do ensino mostramos a importância e os benefícios e o que pode ser levado pelos professores aos alunos e aos alunos participantes ficou evidente que o trabalho realizado pela escola, se bem aceito, poderá influenciá-los positivamente, não apenas no ambiente escolar como também no familiar.

Foto do Clube de Xadrez Marabá

Foi uma experiência muito positiva. Pudemos ver o principiante Júlio César vencer duas partidas com o lance do xeque-mate, e não foi o mate do pastor, provando que o ensinamento já estava dando resultados positivos. Também percebemos o grande interesse de educadores da escola. Algumas professoras participaram ativamente como é o caso da Professora Vânia, Zípora, Teca e do Cláudio, por exemplo, com perguntas objetivas.

Foto do Clube de Xadrez Marabá

Tivemos a oportunidade de levar algumas peças do Xadrez Gigante, motivando todos os participantes e servindo como material para uma sessão de lindas fotografias.

Foto do Clube de Xadrez Marabá

Todos os presentes foram convidados à participarem gratuitamente do Torneio do Shopping Pátio Marabá e presenciarem a apresentação do Xadrez Gigante, neste dia 30 de junho a partir das 14 horas no 2º piso.

Nenhum comentário: