Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

SOBRE PATROCÍNIOS E A REDE GLOBO


Tenho acompanhado alguns jogos de Voley da Super Liga, os jogos são muito interessantes e de altíssimos nível. Vale a pena o show de belas atletas e lances sensacionais. No entanto, como milito no esporte amador sei o que é a falta de um patrocinador. É muito difícil promover qualquer modalidade esportiva sem patrocínio, seja público ou privado. Mas, no entanto, é curioso ver como a Rede Globo exibe o jogo.

A Rede Globo sempre consegue os direitos de transmissão de importantes competições e, realmente agrada aos telespectadores quando mostra um jogo aqui ou acolá, mesmo deixando toda a competição fora da sua grade, prefere a exibição das partidas finais.
 
Me chama a atenção como a emissora trata o nome das equipes, omitindo os verdadeiros, que são de empresas que investem pesado na formação das equipes e consegue manter nossos melhores atletas jogando por aqui. No dia de hoje, 07/04/13 o jogo mostrado era: Unilever versus Solys Nestlé e a tv narrava como sendo Rio de Janeiro versus Osasco. Bola fora da emissora carioca.



Só faltou encobrir os uniformes das moças contendo a imagem de seus patrocinadores. Claro que não daria para fazer isso segundo a segundo deste importante jogo decisivo. Se estava mostrando as logomarcas, podia narrar o jogo citando os nomes dos clubes, não importa que estes sejam marcas expressivas na economia brasileira e que investem fortunas nos clubes e pagam o salário de muita gente boa que nos trazem medalhas nas olimpíadas em que jogam.
 
Outros veículos da imprensa apresentam os nomes dos clubes de voley, em total respeito com quem investe no esporte. Seria importante que a Globo pudesse rever e dá os devidos créditos aos times e aos seus respectivos nomes.


O google mostra vários links em que a imprensa trata os times de voley com os seus respectivos nomes e alguns links da Globo com o nome das cidades dos respectivos times. Por fim, não pode o Esporte perder os seus patrocinadores. As empresas que patrocinam os times de futebol, de voley, do xadrez e etc, devem continuar patrocinando e virar a cara, quer dizer, tapar os ouvidos para a narração da Rede Globo.
 
O texto acima foi produzido logo após a vitória espetacular da UNILEVER, cujo treinador é o Bernadinho. Agora, veja texto colhido no site UOL ESPORTE (18/04/2013):
 
 

Vice-campeão da Superliga detona Globo e poder financeiro de adversários

Comentários

 

Leandro Carneiro e Luiz Paulo Montes
Do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário: