Páginas

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

BRASIL TERMINA SUL-AMERICANO DA JUVENTUDE EM TERCEIRO LUGAR!!!

Relatório Final XIV Festival Sulamericano de Xadrez da Juventude 2017 – Paraguai, 01 a 06 de dezembro. A competição ocorreu dentro das dependências do Comitê Olímpico Paraguaio, na cidade de Luque, e a organização ofereceu condições de jogo aceitáveis, com ambiente climatizado. A delegação brasileira esteve representada por 35 atletas de 6 unidades da Federação. Foi uma delegação com bom nível técnico em que estiveram presentes alguns dos mais fortes jogadores do Brasil em suas respectivas categorias, incluindo a maior parte de seus campões nacionais. A competição contou com 371 jogadores, de 9 países, sendo: Perú (94), Paraguai (70), Argentina (61), Chile (58), Equador (17), Bolívia (15), Uruguai (13) e Colômbia (7).

O Brasil obteve a terceira colocação geral com 104 pontos, atrás de Argentina (121 pontos) e Perú (261 pontos). Mesmo com uma delegação numericamente menor, terminou a frente do Chile e Paraguai, e próximo no pontuação dos argentinos. Os peruanos dominaram amplamente a competição por possuírem uma delegação grande e de alto nível técnico.
O Brasil conquistou seis medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e duas de bronze, além de situar outros 15 atletas entre as 10 primeiras posições. Os títulos vieram com Matheus Henrique Salvadego (sub10 absoluto), Mariana Kikuchi Cadillac (sub12 feminino), Gabriel de Borba (sub14 absoluto). O vice campeonato veio com Luigy Lira (sub10 absoluto), e os bronzes com Gabriela Goes da Cunha (Sub10 feminino) e Agatha Hurba Nunes (sub18 feminino).
No torneio de Blitz os brasileiros obtiveram mais três medalhas. Duas pratas com Gabriela Luisa V. Feller (sub14 feminino) e Ana Júlia Librelato (Sub16 feminino); e um bronze com Pedro Sada Sardá (sub10 absoluto).
Nossos jovens atletas se comportaram de maneira ética, mantiveram uma conduta desportiva adequada, e representaram o enxadrismo brasileiro com muita dignidade, motivo de orgulho para pais, professores e dirigentes.
O próximo Festival Sulamericano será no Perú, de 03 a 08 de dezembro de 2018. Do ponto de vista técnico, estamos bem representados em todas as categorias, com destaque para o sub10 absoluto, em que colocamos três jogadores entre os seis primeiros.
Marcelo Pomar 

Delegado da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) 
XIV Festival Sulamericano de Xadrez da Juventude 2017.




https://www.facebook.com/ConfederacaoBrasileiradeXadrez/

Nenhum comentário: