Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

302 - 7ª TAÇA CIDADE DE MARABÁ - 1ª PARTIDA COMENTADA

Aproveitando o bom momento e a repercussão da 7ª Taça Cidade de Marabá, resolvemos aproveitar a importante contribuição do Campeão Miguel Ângelo F. de Quadros que nos enviou três partidas disputadas em comemoração ao aniversário de 98 anos da cidade de Marabá.

As partidas foram analisadas com o auxílio do programa Fritz, vejam as partidas: Miguel Ângelo F. de Quadros versus Valderlane Freitas de Santana; Pablo Nascimento Salermo versus Miguel Ângelo F. de Quadros e Miguel Ângelo versus Cláudio Francisco Vieira da Silva.

Os textos são de autoria do comentarista Miguel Ângelo. O blogger vai postar as três partidas de forma fracionada, ou seja, apenas uma partida de cada vez.

O Clube de Xadrez Marabá de forma sincera agradece a excelente contribuição em prol do enxadrismo e em favorecimento de nossos atletas. Muito obrigado, agradecemos muito e esperamos novas contribuições.

Vejam então a primeira partida:

Brancas: Miguel Ângelo Faria de Quadros
Pretas: Valderlane Freitas Santana


Taça de Marabá – 2ª Rodada/A09
Abertura Reti - Marabá 09/04/2011


1.Cf3. Lance muito flexível podendo a partida ser transposta para o Ataque Índio do Rei, onde as brancas jogam uma defesa Índia com as cores invertidas. Existem outras possibilidades quando se joga Cf3 como lance inicial como a abertura Inglesa, Gambito da Dama, Abertura Reti e outras. A idéia inicial é não mostrar as “cartas” em seu inicio, tentando confundir o adversário. 1...d5. O jogador das negras faz opção pelo mais simples, já que não podem jogar e4 dominam as casas centrais com o seu peão dama. 1....Cf6 também é bom lance, na verdade existem uma série de lances considerados bons nesta posição como 1...c5;d6;e6;g6 ou mesmo Cc6.2.c4

Posição após 2.c4

As brancas oferecem temporariamente o seu peão de c4. Para as negras é uma troca não muito recomendável pois geralmente o peão central tem maior valor que o peão lateral, ou seja, o peão das negras domina importantes casas (e4 e c4) que estão em terreno adversário. .2..Cf6. O segundo jogador refuta a aceitação do peão defendendo-o com seu cavalo do rei. Se as negras jogam 2...dxc4 as brancas recuperam facilmente o peão jogando 3.Da4+ ou mesmo 3.Ca3. 3.d4 Gambito da dama, Abertura Reti. Esta abertura leva este nome devido ao seu criador Ricardo Reti. Naturalmente a escolha esta por conta das negras agora. Elas podem jogar 3...e6 (Gambito da Dama Recusado) c6 (Defesa Eslava) ou mesmo tomar o peão de c4 entrando no gambito da dama aceito. 3...h6?! No momento da partida não considerei um lance que tivesse um propósito afinal é recomendável mexer os peões centrais na abertura. Mas existe um plano por parte das negras, impedir que as brancas joguem Bg5 cravando o cavalo e criar uma casa de escape para seu bispo das casas brancas. Aqui as negras sinalizam que querem jogar Bf5 assim que der e se forem molestadas por Ch4 o bispo vai a h7 continuando o domínio da diagonal b1-h7. Por se tratar de uma abertura de caráter fechado h6 agora parece não ser um lance que comprometa a posição, mas acredito que 3....c6 era melhor. 4.g3 . As brancas entram de vez na Abertura Reti. A ideia é fianchetar o bipo e dominar a grande diagonal. A escolha das brancas imprime um caráter posicional à partida. 4....c6 5.Bg2 Bf5. Seguindo o plano de dominar a diagonal com seu bispo. Geralmente este bispo é uma constante dor de cabeça para as negras, pois é sempre difícil de jogar com ele em partidas de peão dama. As negras querem colocar seu bispo adiante da cadeia de peões uma vez que o peão de e7 ira a e6. Bispo adiante da cadeia de peões leva na nomenclatura enxadrística o nome de Bispo mau dinâmico. O único inconveniente é que a saída do bispo enfraquece a casa b7. 6. Cc3 e6 7.Db3. As brancas procuram atacar a casa fraca b7e ao mesmo tempo defender o peão de c4.

Após 7.Db3

7...Db6. As negras defendem b7. As negras não querem complicações, pelo o menos é o que seus lances acabam exteriorizando. Percebe-se que o peão de c4 estava “pendurado” por algum tempo, mas as negras não quiseram tomá-lo. Com o bispo branco em g2 sempre é perigoso abrir a grande diagonal, ainda mais que o bispo das casas brancas das negras abandonou a ala da dama já no lance 5. A posição é de igualdade. O  plano das brancas é atacar na ala da dama assim que o centro estiver estabilizado. 8 .0-0. Por 0transposição de jogadas acabou-se chegando a uma posição teórica da Abertura Reti. As brancas desenvolvem a ala do rei e colocando seu sei em segurança. As negras saíram-se muito bem na fase inicial do jogo o lance teórico agora é 8...Cbd7 e as brancas prosseguem com 9.Bf4. 8....Dxb3!?. As negras trocam as damas na primeira oportunidade e jogam uma partida prática ate porque ambos os jogadores não estavam cientes se tudo o que foi jogado era teórico ou não.  Certamente esta troca indica que o segundo jogador quer diminuir as peças do tabuleiro e deixando a posição simplificada e mais simples de ser jogada. 9.axb3 Be7. Preparando o roque pequeno. As brancas estão um pouco mais desenvolvidas e com uma torre mais ativa na coluna “a”, apesar de que o peão pode ser facilmente defendido. As brancas estão no dilema de saber em qual casa colocar seu Bispo das casas negras. O bispo em f4 pode ser expulo pelo cavalo negro com a manobra Cf6-h4.  10. Te1?! Um lance meio duvidoso. Melhor seria Bf4 mesmo com a ameaça de Ch4. 10.Ce5 é o melhor colocando pressão nas peças negras e dominando uma série de casas importantes em terreno adversário. Com a jogada efetuada o plano das brancas é jogar e4 dominando o centro. As negras se defendem muito bem e chegam a ficar  um pouco melhores com esta imprecisão das brancas....Cbd7 11. Cd2 .0-0 12. e4.

12. e4.
Seguindo o plano, afinal xadrez como não vida são planos, objetivos. Se o jogador das brancas queria jogar e4 depois da preparação com Te1 e Cd2 não tinha porque não o fazê-lo. Como dito anteriormente as brancas querem domínio do centro resultando em mais espaço para as peças brancas jogarem....12 dxe4. As negras devem fazer esta troca para não ficarem com um peão a menos. 13Cdxe4 Bb4!

13...Bb4!

Muito bom lance. As negras contra atacam. As brancas conseguiram realmente ficar com domínio central e fizeram os lances de acordo com este plano uma vez que eliminaram o único peão central que as pretas tinham. Olhando o diagrama da para notar que o peão de d4 não esta débil porque o Bispo entra por e3. O verdadeiro problema das brancas esta no peão de b3 que pode ser atacado pelo bispo das casas brancas das negras quando o mesmo chegar a casa c2. As negras ativam suas peças aproveitando-se na falta de desenvolvimento do bispo de c1.14. Cxf6+. Tinha também 14 Te2 tirando a cravadura do bispo sobre a torre. O lance efetuado pelas brancas é um pouco inferior e agora as brancas são obrigadas a jogarem lances de defesa.14....Cxf6. A ameaça negra é Bc2 e as brancas não têm como defender o peão de b3. Então como defender a casa c2? Se as brancas tivessem jogado Te2 no lance 14 seria mais fácil, mas e agora?

15 Bf3!

15- Bf3
Acredito que este é melhor que Te2 já que as negras podem jogar 15...Bd3 e as brancas se vem obrigadas a jogar Td2 e o desenvolvimento do seu bispo das casas negras fica comprometido. Agora 15...Bc2 é respondido com 16Bd1 mantendo o peão de b3. 15...a6. As negras querem proteger este peão para poderem manobrar sua torre no ataque a d4. 16 Be3 finalmente este Bispo sai da inércia e todas as peças brancas estão jogando. Com isto as brancas conseguem restabelecer o equilíbrio embora as negras estejam um pouco melhores. .O jogo das negras esta um pouco melhor devido a sua estrutura de peões que é melhor que a estrutura das brancas. 16...Tfd8 17.Tec1 defendendo c2. 17...Bxc3? Este  não era o melhor lance. As negras deveriam manter o par de bispos. O programa Fitz8 aponta que 17...Be7 deixava as negras com iniciativa. A meu ver existiam pelo o menos mais dois ou três lances que deixavam as negras  um pouco melhores como a5; Cg4 ou mesmo h5. Após o lance do texto as brancas começam a ficar melhores. 18.bxc3 Be4 19.Rg2! Defendendo de Rei. As brancas já se preparam para o final, trazendo o rei para o centro do tabuleiro. 19...Bxf3 20.Rxf3 Rh7 21. Ta5.

21. Ta5

Nesta posição as brancas têm vantagem mínima. A partida esta muito mais para empate do que para vitoria para as brancas. A mínima vantagem das brancas esta no domínio central que os peões brancos exercem, dominando casas e deixando limitada a ação das peças negras. Apesar dos peões mais avançados das brancas serem da mesma casa que o seu bispo isto não o torna um mau bispo uma vez que o mesmo pode se dirigir a c1 e a3 entrando na diagonal a3-f8. Outro fator da vantagem branca é  que em finais abertos, com peões em ambas as aulas so raramente o cavalo, devido ao seu limitado raio e ação, leva vantagem sobre o bispo. Os peões brancos impedem que o cavalo negro consiga acesso as casas centrais. Numa etapa anterior do jogo as negras estavam um pouco melhores e em poucos lances as brancas estão melhores. O que mudou neste poucos lances? A troca em c3 no 17 lance negro não foi uma boa escolha mas somente isto não seria suficiente para a derrota das negras só um erro maior para dar vitoria as brancas é o que acontece exatamente nesta altura do jogo. 21....b5??  Difícil entender este lance, ambos os jogadores estavam com tempo no relógio e a posição não esta nem um pouco complicada. O jogador das negras ao efetuar este lance acreditou que as brancas iriam tomar o peão de imediato. Mas as brancas não necessitam executar a tomada imediatamente e é isto que deixa as negras numa “canoa furada”.Nesta posição o programa Fritz indica 21...b6 como melhor lance embora as brancas mantenham vantagem de + 0,73 o que não é pouco mas muito longe de ser uma vantagem decisiva 22 Tca1! Com este lance simples as brancas ficam com vantagem decisiva. No geral as pretas perdem um peão e até não é isto que decreta a sua derrota, mas sim a passividade de suas peças.

22 Tca1!

22...bxc4 23 bxc4 g5 . Se 23...Tdc8 o jogo segue com 24. Txa6 Txa6 com ampla vantagem das brancas. 24.h3. As brancas não se apressam em tomar em a6, pois sabem que esta peça esta perdida. 24...Rg6, se 24...Tdc8 25. Txa6 Txa6 26.Txa6 e as brancas sempre estão melhores de maneira decisiva.25 Txa6 Txa6 26 Txa6 Tc8 27 g4 Rh7. Para as negras não resta alternativa a não ser esperar o que as brancas lhe propuserem.


27.... Rh7

28. Bc1. As brancas querem ativar seu bispo através de a3. 28...Rg6, as negras estão tolhidas sem movimentos uteis e sem contra jogo. 29.Aa3 Rh7 30. Re3 Cd7 (30...Rg6 31 f4) 31.Rd3, aqui o Fritz aponta como melhor 31. Ta7!? Onde as negras respondem com 31...Cb6 e o jogo segue com 32. Bc5 Tb8 Txf7 + Rg8 com vantagem decisiva de + 3.42. 31...Rg6 32. f3 Cf6 1 -0. A partida seguiu mais alguns lances até o jogador das negras abandonarem.
Posição final. 1-0

Valeu, obrigado de novo!


Nenhum comentário: