Páginas

domingo, 13 de abril de 2008

031 - PORQUE NÃO ACONTECEU O MARABAENSE SUB-16/18?

É difícil encontrar apenas uma resposta. São muitas e começa mesmo por culpa do Clube, devido a sua pequena estrutura de base como: falta de recursos financeiros, diretoria, apoio institucional e etc. A divulgação, como é feita? Em primeiro lugar com a inserção no site; em seguida com o envio de texto para jornais; em terceiro lugar a midia televisiva e por último visitas as escolas com a entrega de material informativo.


Por outro lado, as escolas estão muito quietinhas, paradinhas. Incentivar o Xadrez deve ser sincero, deve ser uma ação contínua. Mesmo as escolas que tem a o xadrez como disciplina, vemos pouca participação e envolvimento nos eventos estudantis.


Quando o evento foi adiado (era para ser realizado nos dias 05 e 06 de abril) tinhamos naquele momento apenas 07 alunos inscritos. Foi marcado para os dias 12 e 13 de abril e fomos diretamente nas escolas: Anísio Teixeira; Darcy Ribeiro; Acy Barros; Santa Terezinha; Pequeno Príncipe; Caic e Disneylandia. Resultado: os mesmos inscritos. Por que será?


Se alguém acha pouco o que fazemos podem calcular a trabalheira que dá. Percorrer a cidade de ponta a ponta, dá quanto? Usar de carro próprio e gasolina, material gráfico, ir nas escolas, nas emissoras de televisão, pagar a confecção de medalhas e troféus...


O que queremos ao colocar esses detalhes é que, nada se faz na imobilidade, se queremos o melhor para nosso aluno, para nossa comunidade, nossa cidade, contribuir com redução dos milhares de meninos que perambulam pelas ruas só é possível com trabalhos de inclusão social. Ou a sociedade está pensando que a polícia vai resolver este problema?


Rouba-se em todas as ruas e em todos os lugares. Estamos ficando reféns. Estamos nos recolhendo em nossas casas. Muitas casas se parecem com fortalezas, tamanho é o medo dos bandidos.


Mesmo com todas as dificuldades estamos nesta caminhada há quase 18 anos e sempre faltou apoio, sempre faltou apoio continuado. Aliás, para que serve as Secretaria de Esportes municipais e estaduais? Para eles o Esporte nunca foi prioridade. Aliás, como disse o cientista social Daniel Brito no programa "Liberal Comunidade" e, 23/03/08: "A política de governo para o Esporte e Lazer é um fracasso". Concordo com ele, pois realmente não existe esta política.


A falta de tempo para promover as etapas de promoção de um campeonato vem impedindo a realização dos Campeonatos Marabaenses Sub-16 e Sub-18, desmarcados dos dias 05 e 06 e 12 e 13 de abril. Está difícil conciliar a divulgação nas escolas, divulgação na mídia escrita e televisada e depois coletar todas as inscrições. No mínimo 10 escolas precisariam ser visitadas por duas vezes, no mínimo. Também é preciso considerar a falta de pessoas para contribuírem e ajudarem. O tempo vai passando e os eventos e o esporte vai perdendo prestigio. Todas as pessoas que direta ou indiretamente estão envolvidos com o Xadrez, serão também responsabilizadas pelo enfraquecimento do Clube de Xadrez. Quem ganhará com o fim do Xadrez nas Escolas ou mesmo o Xadrez de Competição? Não se faz nada sozinho, seja para o bem ou para o mal.

Nenhum comentário: