Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

VII Jogos Estudantis de Marabá neste 27 de maio



Mais uma vez o Xadrez toma parte nos Jogos Estudantis de Marabá. As competições serão realizadas neste 27 de maio de 2015 na Escola Anísio Teixeira na Cidade Nova, com as disputas entre equipes e individuais nos naipes masculino e feminino, nas categorias A (Sub 14 anos) e B (Sub 17 anos).

A Categoria "A" será promovida na parte da manhã, a partir das 08:00 horas com a confirmação dos inscritos e, em seguida, o Congresso Técnico, por voltas 08:30 horas. Para a Categoria "B", o evento começa a partir das 14:00 horas com a confirmação dos inscritos e, em seguida, o Congresso Técnico por voltas das 14:30 horas. Abaixo mais informações:

 

7º JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSE (7º JEM’s)

REGULAMENTO GERAL - XADREZ

Art. 1º – Os 7ºs Jogos Estudantis Marabaense (JEM’s) - modalidade Xadrez é uma competição oficial da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Departamento de Educação Física.

Art. 2º - Poderão participar das competições de xadrez os alunos da Rede Municipal, Estadual e Particular de ensino do município de Marabá, nas categorias: “A” - Sub–14 anos, para nascidos em 2001, 2002 e 2003 e categoria “B” – Sub-17 anos para, nascidos em 1998, 1999 e 2000, nos naipes masculinos e femininos.

Art. 3º - Os jogos de Xadrez serão disputados na Escola Anísio Teixeira, na Cidade Nova, no dia 27 de maio do ano de 2015.

Art. 4º - As escolas serão representadas por seus alunos em equipes de 02 (dois) atletas por categoria de ambos os naipes. As inscrições serão realizadas pelas Escolas, mediante o preenchimento de Ficha de Inscrição conforme as respectivas categorias:

§ 1º. - Cat. A – Masculino 02 (dois) enxadristas, nascidos em 2001, 2002 e 2003;
§ 2º. - Cat. A – Feminino 02 (duas) enxadristas, nascidos em 2001, 2002 e 2003;
§ 3º. - Cat. B – Masculino 02 (dois) enxadristas, nascidos em 1998, 1999 e 2000;
§ 4º. - Cat. B – Feminino 02 (duas) enxadristas, nascidos em 1998, 1999 e 2000.


Art. 5º - As Fichas deverão ser entregue no período determinado para as inscrições, aos representantes do Departamento de Educação Física, responsável pela Coordenação Geral dos 7ºs Jogos Estudantis Marabaense.

Art. 6º - As equipes deverão se fazer presentes em todo o curso dos Jogos Estudantis, inclusive na modalidade xadrez, devidamente uniformizada, mas, o cumprimento desta medida não impedirá a participação do enxadrista nas disputas.

Art. 7º - Cada equipe será formada por 02 (dois) enxadristas e/ou de apenas 01 (um) enxadrista.

Art. 8º - O Congresso Técnico será realizado no dia 27 de maio, a partir das 08:30 horas e 14:30 horas, na Escola Anísio Teixeira, com o objetivo de apresentar o regulamento dos Jogos Estudantis Marabaense na modalidade de xadrez, detalhando as formas de disputas, critérios de desempates e etc. A não participação, independente dos motivos, implica em plena aceitação do presente Regulamento que, inclusive, não será aceita contestação à posteriori.

Art. 9º - Durante o Congresso Técnico serão escolhidos os membros do Conselho de Apelação para analisar as possíveis decisões equivocadas do(s) árbitro(s), sendo composto por 02 (dois) enxadristas e a direção geral da competição. Somente serão aceitas reclamações por escrito e devidamente fundamentadas.

§ Único: Todos os enxadristas terão direito a voto no Congresso Técnico.

Art. 10º - Será obrigatória a comunicação dos competidores ao(s) árbitro(s) dos resultados de cada rodada.

Art. 11º - A equipe será eliminada da competição por vontade própria, devendo comunicar por escrito a organização do torneio ou, quando se ausentar injustificadamente por 03 (três) rodadas consecutivas ou alternadas, desde que as justificativas não sejam aceitas pela direção geral dos jogos.

Art. 12º - Caso uma equipe deixe de participar de uma rodada será declarada perdedora por WxO. E, caso sejam duas as equipes ausentes, ambas serão declaradas perdedoras e o resultado será - x -.

§ Único: Será tolerado o atraso máximo de 10 minutos para o competidor, a partir do momento que iniciar a rodada. O retardatário que ultrapassar o tempo de tolerância será declarado perdedor da partida por WxO.

Art. 13º - As disputas serão organizadas pelo programa Swiss Perfect 98, Sistema Suíço ou Round-Robin de Emparceiramento com o número de rodadas a ser estabelecido após encerramento do Congresso Técnico.
§ 1º. As partidas terão o tempo de 21 (vinte e um) minutos nocaute para cada competidor.

§ 2º. A competição será conduzida emparceirando-se jogadores das respectivas categorias e naipes.

§ 3º. Jogadores da mesma escola não poderão enfrentar-se na rodada final, salvo a impossibilidade de cumprimento dessa norma.

Art. 14º - A pontuação por vitória será 1 (um) ponto, 0,5 (meio) ponto por empate e 0 (zero) ponto para a derrota.

Art. 15º - Será declarado vencedor da respectiva categoria e naipe o enxadrista que obtiver melhor pontuação ordinária. Caso haja enxadristas com a mesma pontuação serão aceitos os seguintes critérios:

§ 1º. Sistema Suíço: a) Buccholz; b) Median Buccholz; c) Progress; d) confronto direto e, e) partida extra.

§ 2º. Sistema Round-Robin: a) Berger; b) Progress; c) confronto direto e, d) partida extra.

Art. 16º - Para definição da escola vencedora por categoria e naipe, serão computados os pontos obtidos por seus dois representantes.

§ Único: O critério para desempatar escolas com as mesmas pontuações será a classificação do melhor jogador de cada uma, prevalecendo o critério do jogador melhor colocado na lista de classificação final do certame.

Art. 17º - A posição dos relógios será definida pela Arbitragem e somente poderão ser ajustados pela Arbitragem.

Art. 18º - Os jogos de xadrez serão realizados logo após o Congresso Técnico de cada categoria.

Art. 19º - Os jogos da Categoria A, Masculino e Feminino serão realizados a partir das 08:30 horas, após o Congresso Técnico.
Art. 20º - Os jogos da Categoria B, Masculino e Feminino serão realizados a partir das 14:30 horas, após o Congresso Técnico.

Art. 21º - Serão premiados os enxadristas vencedores da competição por categorias e naipes, nas seguintes posições:

Categoria A – Masculino:      1º lugar – Medalha de Ouro;
2º lugar – Medalha de Prata;
3º lugar – Medalha de Bronze.

Categoria A – Feminino:       1º lugar – Medalha de Ouro;
2º lugar – Medalha de Prata;
3º lugar – Medalha de Bronze.

Categoria B – Masculino:      1º lugar – Medalha de Ouro;
2º lugar – Medalha de Prata;
3º lugar – Medalha de Bronze.

Categoria B – Feminino:       1º lugar – Medalha de Ouro;
2º lugar – Medalha de Prata;
3º lugar – Medalha de Bronze.

Art. 22º - A premiação por Equipe seguirá a seguinte ordem:

Campeão da Categoria “A” Masculino       – Troféu para a Escola;
Campeão da Categoria “A” Feminino         – Troféu para a Escola;
Campeão da Categoria “B” Masculino       – Troféu para a Escola;
Campeão da Categoria “B” Feminino         – Troféu para a Escola.

Art. 23º - Serão premiados com medalhas, conforme avaliação da comissão organizadora dos jogos de xadrez, os dois melhores técnicos da competição geral.

Art. 24º - As regras aplicadas neste torneio estão em perfeita consonância com as Leis da FIDE.

Art. 25º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Arbitragem.

Art. 26º - Caso ocorra número ímpar de participantes, em cada rodada haverá um jogador de “bye”, ou seja, que não jogará e ganhará o respectivo pontos sem os índices de qualidade no modo Suíço e, no modo Round-Robin não somará pontuação, tendo em vista que os demais jogadores estarão nesta mesma condição.

Art. 27º - A equipe de arbitragem está assim constituída: Árbitro Principal e árbitros auxiliares.


Marabá, Pará, 27 de maio de 2015


Francisco Arnilson de Assis
Árbitro Geral dos 7ºs JEM’S

Nenhum comentário: