Sete atletas no feminino deram o toque especial ao Intercâmbio Regional de Xadrez, realizado neste 11 de junho no município de Tucumã. Os atletas disputaram a competição geral em 05 rodadas com o tempo de 15 minutos de reflexão. A meiga Liliane Evangelista Guimarães assustou as gurias e trouxe o título de campeã para Marabá.
Única representante na delegação, a estudante da Escola Pequeno Príncipe, também fez bonito e foi a estrela dos Jogos Estudantins Marabaenses com o título de vice campeã com 4 pontos, mesma pontuação da campeã. A simpatia da garota e seu desempenho chamou a atenção dos atletas locais, muitos pediram o seu Orkut.
A bela Estefane Olszwsk Bernardes, do Colégio Professor Afonso foi a vice campeã com 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Em 3º lugar ficou a tucumaense Mayra Sousa Pinheiro do Colégio Prof. Afonso, também com 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, 2,5 pontos.
Este ano, segundo Francisco Arnilson, começa de forma diferente. Está havendo maior número de competições de xadrez. Apenas o ano de 2009 já foram realizadas as seguintes competições: Jogos Estutantis Marabaenses, Jogos Estudantis Paraenses e Intercâmbio Regional de Xadrez, Etapas Marabá e Tucumã.
Ocorreu no último dia 11 de junho (quinta-feira) nas dependências do Tucumã Esporte Clube, o II Intercâmbio Regional de Xadrez do ano de 2009 com a participação de atletas dos municípios de Tucumã e Marabá Sub-14 anos, para nascidos em ou após 01.01.1995. Coube o lugar mais alto do pódium aos campeões Juliano Castro Alves e Liliane Evangelista Guimarães e no posto de vice campeão o atleta Eduardo de Oliveira Barbosa.
O município de Marabá esteve representado pelos atletas Juliano, Eduardo e Ricardo Vinícius Castro de Souza, no masculino. No feminino tivemos a bela Liliane. E o município anfitrião com 15 atletas.
O estudante Juliano Castro Alves, da Escola Acy Barros, já conta em seu currículo três competições, apenas no ano de 2009, 3º lugar nos Jogos Estudantis Marabaenses, Campeão do Intercâmbio – Etapa Marabá e logrou o título máximo do Intercâmbio de Tucumã, com 05 vitórias. O vice campeão masculino foi estudante do Martinho Mota, Eduardo Oliveira que foi o Campeão dos Jogos Estudantis Marabaenses e conquistou o vice campeonato em Tucumã com 4 vitórias e 1 derrota.
O atleta tucumaense João Heuldes Carneiro Júnior, aluno do Colégio Professor Afonso obteve 3,5 pontos e ficou na 3ª colocação. Em 4º lugar, no geral, ficou a atleta Liliane Evangelista.
O Clube de Xadrez Marabá foi representado pelo presidente Francisco Arnilson e da Árbitra CBX Laura Souza Araújo. Foram percorridos 800 quilômetros em estrada esburacada. Mesmo assim o CX Marabá continua incentivando a prática regional do xadrez.
Classificação Geral: 1º Juliano Castro Alves 5 pts; 2º Eduardo de Oliveira Barbosa 4 pts ; 3º João Heuldes Carneiro Júnior 3,5 pts; 4º Gustavo Vinicius Mattielo 3,5 pts; 5º Marcelo Eduardo Aguiar S. Silva 3,5 pts; 6º José Paulo Oliveira Silveira 3 pts; 7º Aristeu Neto Cunha 3 pts; 8º Ricardo Vinicius Castro de Souza 2,5 pts; 9º Murilo Erikles Lopes da Silva 2,5 pts; 10º João Pedro Soares Lopes 2 pts; 11º Luiz Fernando Fontella Souza 2 pts; 12º Iago Lima dos Santos 1 pt. A delegação tucumaense foi dirigida pelo confrade Professor Marcelo, que já atuou em escolas de Marabá.
Em solenidade muito prestigiada no Ginásio Olímpico de Marabá nesta 5ª feira, dia 04 de junho, com a presença do Exmo Prefeito Maurino Magalhães, Secretários Municipais e outras autoridades, a mestre de cerimônia disse em bom tom: "Quem manda no Xadrez em Marabá é a Escola Arte e Manhas". O termo contém exageros, não há uma hegemonia, pelo menos ainda.
Mesmo assim a Escola Arte e Manhas conferiu um excelente desempenho e levou para casa seis belíssimos troféus. Merecidamente os nossos parabéns as diretoras da Escola Ana e Zélia Borges por acreditarem nos imensuráveis retornos que o xadrez proporciona e a Professora Laura Araújo que faz um trabalho educacional e esportivo, exemplos para diversas escolas.
Sub-14 Feminino Classificação/Atleta/Escola/Pts 1º Débora Santos da Silva Arte e Manhas 4 2º Liliane Evangelista Guimarães Pequeno Príncipe 4 3º Tânia de Lima Saldanha Jonathas Athias 3
Sub-14 Masculino Classificação/Atleta/Escola/Pts 1º Eduardo de Oliveira Barbo Martinho Mota 4,5 2º Lucas Borges de Freitas Arte e Manhas 4 3º Juliano Castro Alves Acy Barros 4
Sub-17 Feminino Classificação/Atleta/Escola/Pts 1º Amanda Cristina Medeiros Arte e Manhas 4,5
2º Rayanne Andrades Arte e Manhas 4
3º Thamires Ribeiro Abreu Arte e Manhas 3,5
Sub-17 Masculino Classificação/Atleta/Escola/Pts 1º Matheus Henrique Arte e Manhas 5 2º Thyago Augusto Souza Favacho Êxito 4 3º Endrio Silva Costa Gaspar Vianna 4
Para uma reflexão:
Poucos fenômenos sociais têm a mesma inserção que tem o esporte.
Dificilmente ficamos indiferentes às alterações que os diversos eventos esportivos
provocam em nosso cotidiano. Apesar dessa grande inserção social, notamos que o
esporte ainda não goza da legitimação social que outros direitos têm no âmbito das
administrações públicas, ou então, em um quadro de escassez generalizada de acesso a
direitos, o mesmo fica relegado a um segundo plano.