Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2008

082 - FELIZ NATAL E FELIZ 2009!


Chega o Natal e aproxima-se o ano novo, momentos que nos remetem a reflexão, um balanço do que foi realizado e do que ficou pelo caminho. Geralmente os balanços são positivos, satisfatórios. É verdade. Conseguimos caminhar, avançar.
Nestes momentos os erros são avaliados para não serem repetidos. Os planos mal sucedidos ou não implementados são de grande importância para o futuro.
Planos, planos e planos. Planejar parece uma regra geral. Planejar o futuro, prever ações e atividades, projetar o trabalho de um ano.
O Clube de Xadrez Marabá também fará o seu planejamento de 2009, com os pés no chão, sabendo quem pode contribuir. Se não houver contribuição das pessoas que lidam com o Xadrez, não faremos muita coisa. Já sabemos que a união faz a força.
Enfim, que 2009 seja o ano da união, da cooperação, todos comprometidos com nossa ação maior o Xadrez do Sul e Sudeste do Pará.


Feliz 2009


Francisco Arnilson de Assis
Presidente do Clube de Xadrez Marabá

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

081 - ALDO CÉSAR VENCE 1º TORNEIO DA ESCOLA GETÚLIO VARGAS - ITUPIRANGA


Distante cerca de 45 quilômetros da cidade de Marabá, já no município de Itupiranga, a Escola Getúlio Vargas, na Agrovila Presidente Médici, conta com um bom projeto de Xadrez na Escola. Embora considere pequeno o tempo que teve com os estudantes da Escola, o professor Ari já colhe os seus primeiros resultados, com a realização do 1º Torneio Blitz da Escola Getúlio Vargas neste 30/11.


A competição promovido pelo Sistema Suíço com o tempo de reflexão de 10 minutos, possibilitou uma disputa acirrada entre os garotos Aldo César 4,0 pontos, Walaf Vinícius 4,0 pontos e Marcos Moraes 4,0 pontos, ficando com título o garoto Aldo César, que no critério de desempate (Buccholz) fez 16 milésimos buccholz e 12 milésimos berger.


Na fotografia, da esquerda para a direita: Marcos Moraes 3º colocado, ao centro o garoto Aldo César - Campeão que ganhou ainda um presente especial, um jogo de xadrez completo, do professor Ari e Walaf Vinícius o 2º colocado.


O Campeão Aldo César Barbosa Brinquedo venceu seus concorrentes: Geovane, Marcos Morães, João Gomes e Jailson e sofreu uma derrota para Walaf Vinícius (3ª rodada).


O Vice Campeão foi o jovem Walaf Vinícius Lima Pereira obteve quatro vitórias, vencendo os seguintes adversários: Marcelo, Luís Fernando, Aldo César e Jailson. E perdeu na última rodada para Marcos Morães.


O Terceiro colocado foi o garoto Marcos Morães da Costa que venceu os seguintes adversários: Fernanda, Luís Fernando, Ismael e Walaf. Perdeu apenas para Aldo César na 2ª rodada.


Demais classificações: 4º Jailson Viana dos Santos 3 pts e 15,5 buccholz;
5º Luiz Fernando 3 pts e 14,0 bucchols; 6º Raimunda dos Santos Chaves 3,0 pts e 12,5; 7º Geovane da Silva Lima 3 pts e 11,0; 8º João Gomes Vieira Filho 2,0 pts e 13,5 pts e 13,5; 9º Fernanda Souza da Conceição 2 pts e 11,5; 10º Ismael de Souza Conceição 2 pts e 11,0; 11º Dalto Vitor Régis Campos 2 pts e 10,0; 12º Brendo Lindo Vieira 2,0 pts e 9,5; 13º Angelina Conceição da Silva 1,0 ponto e em 14º Marcelo Hudson Costa Chaves 0,0 ponto.


O 1º Torneio Getúlio Vargas contou com a participação de 11 meninos e 03 meninas, sendo a melhor classificação feminina a guerreira Raimunda dos Santos Chaves, 3,0 pontos, venceu os seguintes adversários: Brendo, João Gomes e venceu uma de bye. Perdeu apenas para: Jailson e Luís Fernando.


Parabéns a Coordenadora da Escola Getúlio Vargas Maria Aparecida e ao Professor de Educação Física Arionaldo Borges, o trabalho de vocês preenche um vazio enorme que há nas escolas, a falta de atividades esportivas que exigem esforço mental.


Fotos no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?uid=15506024918953221798

080 - 1º ESPORTE CIDADANIA


O Programa Esporte Cidadania organizado pelo Sesi e Rede Globo de Televisão ofereceu à sociedade marabaense um dia de lazer, neste sábado (29/11). Literalmente falando, foi um dia de Lazer com a prática de várias atividades esportivas, dentre elas o Xadrez, com apoio do Clube de Xadrez Marabá, que esteve presente das 09h00 às 17h00. Foi um dia lindo, de sol e de muita gente, principalmente de crianças. Oportunidade para divulgar o esporte.


Mas, a alegria esteve presentes em atividades esportivas, desde o futsal, o futebol de campo, o banho de piscina, além de outras atividades recreativas com o brinquedo de escorregar, do pula-pula, além de atividades com músicas.


Mais de 100 crianças tiveram a oportunidade de jogar e de conhecer o Xadrez. O tempo não era suficiente e o local não favorecia o aprendizado, ou seja, algumas pessoas conheceram noções de jogo. Outras aproveitaram o momento para jogar. As visitas de crianças possibilitaram imagens belíssimas, como no foto acima.


Esteve à frente da organização do Esporte Cidadania da diretora do Sesi - Marabá, Soraya Remor, comandando quase uma centena de voluntários.


Fotos: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?uid=15506024918953221798

079 - TRÊS EVENTOS MOVIMENTARAM O FINAL DE SEMANA


O Xadrez esteve em alta neste final de semana. Diversas foram as solicitações de apoio feitas ao Clube de Xadrez. Dentre elas: a realização da Olimpíadas da Escola Geraldo Veloso que contou pela primeira vez com a participação do Xadrez, esteve sob a coordenação da professora Laura, neste 29/11; programa Esporte Cidadania evento que programou um dia de lazer, 29/11, tendo o esporte como carro chefe, incluíndo o xadrez, no evento que tem entre os seus principais organizadores o Sesi e a Rede Globo de Televisão, o xadrez se fez presente recebendo mais de 100 simpatizantes em dois stands montados; o 1º Torneio Blitz de Xadrez da Escola Getúlio Vargas, na Agrovila Presidente Médici, neste 30/11; faltou ainda, atender a solicitação do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama, de Parauapebas, no fornecimento de material à organização de um torneio.