terça-feira, 18 de novembro de 2008

076 - O QUE ACONTECEU COM O FESTIVAL DE XADREZ?

Antes marcado para ser realizado no dia 22 de novembro, o 1º Festival de Aberto de Xadrez, programado para o Mangueirão, parece que foi cancelado ou desmarcado. Por que? Ninguém sabe.


Como não houve convite para nenhum Clube do interior, nenhum dirigente pode dar maiores informações. O certo é que constava no Calendário Único da fexpa. Não consta mais e não há nenhuma informação. Devemos esperar os acontecimentos para saber se haverá outra data, espero que sim e que os Clubes sejam convidados à mandarem seus representantes, não pode, esta federação ficar pisando na bola.

075 - FEIRA DE CIÊNCIAS PROMOVE O XADREZ


A Escola Getúlio Vargas situada na Vila Presidente Medici, na Zona Rural de Marabá promoveu na 6ª feira sua Feira de Ciências. Sob a coordenação do Prof. Ari, que trabalha também na Escola Magalhães Barata. Foi possível a realização de grupos de estudos para apresentação do Xadrez, sua importância ao longo da história e, principalmente os benefícios proporcionados aos seus praticantes.


Os estudantes puderam mostrar que o Xadrez está intimamente ligado à educação. Ao trabalhar no ser humano diversas capacidades de cunho social, educativo e intelectual, este esporte-arte-ciências já deveria ter sido implantado como disciplina. Essas impressões também foram percebidas pelos estudantes.


O Xadrez propicia inúmeros melhoramentos que são inerentes à vida familiar, social e profissional, que são: capacidade de raciocínio lógico, de analisar problemas e encontrar respostas, de memorização, de concentração, paciência, entre outros.


Parabéns ao Professor Ari que nos procurou para divulgar o projeto de Feira de Ciências da Escola Getúlio Vargas. O que não é divulgado não é visto, o que não é visto não é lembrado, certo?