Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

497 - JOUEUSE (FILME FRANCÊS)

Xeque à Rainha é o título do filme que em francês chama-se Joueuse. Fiquei incomodado com o título em português pois, no xadrez o xeque é dado ao rei e trata-se de uma ameaça seríssima que urge providências salvadoras com a captura da peça agressora, fuga do rei ou a interposição de uma peça entre ambas.
Mas, o que dizer de xeque à rainha? Essa situação não existe. Mas, não sendo uma pessoa de idade, já ouvi falar de uma expressão francesa "em gardê" que realmente era um alerta de ataque à rainha.

E afinal, o que quer dizer Joueuse em francês? Quer Jogador. E como o filme foi baseado no romance «La joueuse d'échecs» de Bertina Henrichs, ficaria muito bom a simples tradução do francês ao português e teríamos "O Jogador de Xadrez".

No filme Joueuse Hélène é uma empregada de Hotel que vive feliz numa pequena aldeia da Córsega com o marido Ange e a sua filha de 15 anos, Lisa. Uma mulher modesta e discreta, Hélène vive uma vida previsível e tranquila. Um dia, numa limpeza rotineira a um quarto, Hélène repara em duas pessoas a jogar xadrez e apaixona-se pelo jogo real. A sua curiosidade para com o xadrez rapidamente se torna numa obsessão em dominar as regras do jogo e em se tornar especialista. Para isso, ela utiliza a ajuda do Dr. Kröger, um dos habitantes mais misteriosos da aldeia. Mas essa metamorfose para uma nova vida também vai mudar o seu relacionamento com a sua família, amigos e toda a aldeia.

Este filme tem o seu nome original em francês, Joueuse e encontramos várias traduções ou nomes diferentes para o idioma português, como Xeque à Rainha e até mesmo Xeque-Mate.

Informações Técnicas
Direção: Caroline Bottaro, 2009
Baseado no romance «La joueuse d'échecs» de Bertina Henrichs.
Gênero: comédia dramática
País: França e Alemanha
Duração: 100 Minutos
Idioma do Audio: Frances
Ano de Lançamento: 2009

Elenco:
Com: Sandrine Bonnaire (Hélène), Kevin Kline (Dr Kröger), Francis Renaud (Ange), Jennifer Beals (a americana), Valérie Lagrange (Maria), Alexandra Gentil (Lisa), Alice Pol (Natalia)...

A atriz Sandrine Bonnaire é muito conceituada no cinema e muito apreciada no Brasil, segue abaixo uma das muitas mostras de seus filmes em nosso território, vejam:





MOSTRA SANDRINE BONNAIRE

Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Recife, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte, 09/06 a 14/11/2011.

O Serviço audiovisual da Embaixada da França no Brasil apresenta a retrospectiva dedicada à atriz Sandrine Bonnaire, organizada pelo Institut Français.

Com oito filmes emblemáticos da sua carreira, o programa comemora uma das mais talentosas atrizes do cinema francês, que recentemente trabalhou como diretora.

Revelada em 1983 por Maurice Pialat no filme Aos nossos amores (A nos amours), adolescente ávida de liberdade, e recompensado por um César da Melhor revelação feminina, Sandrine Bonnaire é uma atriz de primeiro plano no cinema de autor, sob a direção de Jacques Doillon, André Téchiné, Claude Sautet, Patrice Leconte, Jacques Rivette e Claude Chabrol.

Ao longo dessa trajetória, a atriz interpretou papeis muito fortes de diretores exigentes: fugitiva e rebelde em A Puritana (La Puritaine), de Jacques Doillon e em Sem Teto nem lei (Sans toit ni loi) de Agnès Varda, pelo qual ganhou o César de melhor atriz em 1986, empregada analfabeta em Mulheres diabólicas (La Cérémonie) de Claude Chabrol pelo qual ganhou o Prêmio de Interpretação em Veneza em 1995, romântica em Senhorita (Mademoiselle), a petulante comedia de Philippe Lioret, e em Poderá ser amor? (Je crois que je l’aime), de Pierre Jolivet, obstinada e apaixonada pelo jogo de xadrez no filme Cheque Mate (Joueuse) de Caroline Bottaro. Sandrine Bonnaire, atriz, cenarista, diretora de um documentário, tem um olhar sensível sobre o mundo dos autistas : O Nome dela é Sabine (Elle s’appelle Sabine), selecionado na Quinzaine des réalisateurs em 2007,

Assita um trailer do filme, use o link: http://deschansons.wordpress.com/2011/09/04/joueuse-2009/

Fontes Consultadas:
http://www.tv5.org/cms/Amlat/Programas/p-6941-s8-z419-lg2-JOUEUSE.htm?prg_id=323792&
http://www.cinefrance.com.br/atualidades/festivais?festival=74
http://deschansons.wordpress.com/2011/09/04/joueuse-2009/
http://cinema.sapo.pt/filme/joueuse/media/poster
http://cinema.sapo.pt/filme/joueuse/detalhes#sinopse
http://filmescomlegenda.net/fcl/xeque-mate-queen-to-play-joueuse-2009/

Nenhum comentário: