Brilhantemente criado pelo diretor indicado ao Oscar por Feitiço da Lua, estrelado por Steve McQueen e por Faye Dunaway, este suspense bem elaborado e realizado com profissionalismo possui a personalidade fascinante do intrigante crime que retrata. O ricaço Thomas Crown é um lobo solitário vestido com roupas finas; um homem que elabora um ousado golpe a um banco só pela emoção da empreita. Mas ele encontra alguém à sua altura quando Vicky Anderson assume o caso. Jogando em um tabuleiro de xadrez um perigoso jogo de sedução, ela tenta agarrar seu homem provocando-o com a única coisa que ele não pode possuir: ela!
![]() |
STEVE MCQUEEN |
Elenco:
Steve McQueen como Thomas Crown
Faye Dunaway como Vicki Anderson
Paul Burke como o detetive Eddie Malone
Jack Weston como Erwin Weaver
Gordon Pinsent como Jamie McDonald
Biff McGuire como Sandy
Yaphet Kotto como Carl
Addison Powell como Abe
Astrid Heeren como Gwen
![]() |
FAYE DUNAWAY |
O uso de telas divididas para mostrar ações simultâneas foi inspirado no filme avanço no Labirinto .
O filme também apresenta o famoso xadrez cena. McQueen e Dunaway jogar uma partida de xadrez, silenciosamente flertando um com o outro.
A fotografia é incomum para um filme de Hollywood main-stream, usando um modo de tela dividida de uma forma muito elegante. McQueen faz o seu próprio dublê (joga polo) e dirige um buggy em alta velocidade no litoral de Massachusetts. Isto é semelhante ao seu papel de protagonista no filme Bullitt , lançado alguns meses depois, em que ele dirige um Ford Mustang com San Francisco em mais de 100 mph.
Sean Connery foi a escolha original para o papel título, mas recusou-a decisão que mais tarde se arrependeu.
Comentários
01/01/2008 Por: Marcos Afonso
É um filme de primeira grandeza. O roteiro é muito sutil e gira em torno de amor e dever. Faye Dunaway e Steve Macqueen estão no ápice de seus talentos e beleza. A cena do jogo de xadrez deve ser colocada entre as obras de arte do cinema americano, o qual teve seu melhor momento nos anos 60/70. A direção de atores e edição são excelentes. A fotografia é boa e, embora o enquadramento não seja louvável, os big-closes são memoráveis, devido à interpretação dos protagonistas. O figurino da protagonista é datado e cria uma perturbação na imagem de Faye Dunaway, cuja face é uma obra-prima. A música é ótima e ganhou o Oscar.
28/05/2007 Por: Paulo Fernando
Um absurdo até agora este filme não ser lançado no Brasil. Nota zero para a Fox!
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Thomas_Crown_Affair_(1968_film)
http://www.interfilmes.com/filme_v4_13028_Crown.O.Magnifico
Nenhum comentário:
Postar um comentário