Páginas

domingo, 18 de outubro de 2009

098 - WELDERSON (ACY BARROS) VENCE ABERTO DA JUVENTUDE


A semana comemorativa aos 20 anos de existência do Clube de Xadrez Marabá teve inicio neste domingo, dia 18/10/2009 com a realização do Torneio de Xadrez 21 de Outubro, com atletas na categoria Sub-18 anos de idade. Para surpesa dos organizadores o atleta Welderson Pereira, estudante da Escola Acy Barros foi o grande campeão.


O torneio teve início a partir das 14h30 na Praça São Francisco com a participação de 08 atletas do sexo masculino e 03 do feminino, sendo realizado pelo sistema suíço em 05 rodadas com o tempo de 21 minutos de reflexão. O tempo foi um elemento importante para os atletas, comenta Francisco Arnilson, ao visualizar o bom uso do tempo para refletir as melhores jogadas, resultando em belas partidas.


O atleta da Escola Acy Barros, Welderson superou diversos mitos existentes no enxadrismo ao vencer o conceituado Juliano Castro já na primeira rodada. Parecia uma zebra. Também venceu o agressivo John Kennedy na segunda rodada, deixando o caminho desimpedido para o título e encerrar a competição com 5 pontos (invicto).


Outra surpresa do certame foi a boa classificação do atleta Vinicius Rodrigues de Assis, estudante do Colégio Monte Castelo que ficou na segunda colocação com 4 pontos perdendo apenas para o Welderson.


Um dos fortes competidores da competição John Kennedy, da Escola Anísio Teixeira ficou no terceiro posto com 3,5 pontos e em 4° lugar Silas Guilherme do Colégio Monte Castelo, também com a mesma pontuação.


Em 5° lugar ficou o forte Juliano Castro Alves da Escola Acy Barros que fez 3 pontos. O atleta argumenta que há muito tempo deixou de estudar xadrez prejudicando a qualidade de sua força.


Em 6° lugar o atleta Thiago Favacho da Escola Êxito com 2 pontos.


Demais classificados: 7° Lucas Borges - Escola Arte e Manhas, em 8° Thamires Ribeiro e em 9° Júlia Rebeca da Escola Arte e Manhas com 2 pontos; 10° Iasmin Aguirra do Arte e Manhas e em 11° Denyson Guthan - Colégio Monte Castelo com 1 ponto.


O campeão Welderson recebeu belo troféu para sua estante. Os atletas do 2° ao 6° lugares foram premiados com medalhas.


A Professora Ana Borges, da Escola Arte e Manhas conferiu de perto o desempenho de seus alunos e ficou muito satisfeita com as colocações obtidas. Em suas palavras a alegria de ver o gosto demonstrado pela atleta Iasmin que demonstrou forte rejeição ao xadrez. Ver a Iasmin jogando com todo gosto até me emociona, frisou a professora.


A competição contou com apoio do Restaurante Frango Dourado na pessoa super maravilhosa Germana, além da sua mãe Dona Ieda, Sr. Antonio e Leanna, sempre simpaticissimos com o pessoal do xadrez. Pessoas que demonstram profundo amor e respeito pelo Xadrez e pela Cidade de Marabá. À eles nossos sinceros agradecimentos.

Nenhum comentário: