O texto abaixo é uma tradução do original: The Role of Chess in Modern Education, extraído do site em inglês: http://www.kidchess.com/milat_roleofchess.htm.
Por Marcel Milat
- De acordo com Murray, o xadrez se originou no final do século VI na Índia. O jogo era diferente, os elefantes substituir as torres atuais e camponeses substituindo peões. O "firzan" agora conhecida como a rainha só poderia se mover na diagonal um quadrado de cada vez. Ainda assim, os elementos básicos do xadrez moderno estiveram presentes: o jogo foi jogado em um período de oito por oito peças e tabuleiro com o único objetivo de ser a xeque-mate ao rei adversário.
- O jogo de xadrez tem sido dominado pelos russos há quase 70 anos. Com a exceção de Bobby Fischer, que ganhou o campeonato mundial em 1972 e renunciou em 1975, os últimos 11 campeões mundiais foram de decente russo. Por que os russos dominam o xadrez mundial? Porque o Xadrez tem sido parte do currículo para a maioria das escolas russas há mais de 40 anos. Os adolescentes foram estimulados a jogar xadrez em uma idade muito precoce para aumentar a sua resolução de problemas e habilidades de raciocínio. Os alunos superdotados foram escolhidos e estudados sob a supervisão do ex-campeão mundial Mikhail Botvinnik.
- Adrian de Groot, um psicólogo na década de 1960 tornou-se muito interessado no uso do xadrez como uma ferramenta educacional. Ele começou a estudar o comportamento pensando em jogadores de xadrez na Rússia. Em particular, ele observou que havia uma abordagem diferença significativa entre aqueles que altamente qualificados e experientes no xadrez para aqueles que eram novos para o jogo. Inicialmente de Groot do princípio de que a superioridade do Mestre jazia na sua capacidade de organizar bem e memorizar linhas concretas de jogo. O que de Groot encontrada foi bem diferente: Grandmasters não confiar nas habilidades de memória superior. Grandmasters não foram melhores em lembrar de peças colocadas aleatoriamente que os jogadores de xadrez novatos eram. O Mestre, porém, foi capaz de tomar posições de xadrez reais e em um surpreendente 5 segundos reconhecem uma configuração de xadrez complexo e decidir sobre uma jogada bem sucedida. Como foram os da GM capaz de dar precisas, bem pensado avaliações em tão pouco tempo? Parecia que a GM (mas não novatos) foram capazes de reconhecer configurações familiares, e associá-los com os movimentos adequados e planos.
- Uma pesquisa recente no final dos anos setenta e oitenta, início em os EUA confirmou esses achados. Os investigadores concluíram que o conhecimento significativo é armazenado na memória, na forma de redes e padrões, e estes padrões fornecer as raízes essenciais para recolha. Assim, os jogadores experientes e GM foram capazes de lembrar e reconhecer pedaços de informação. No xadrez esses pedaços são representações visuais em que configurações específicas são reconhecidos. Estas dizem respeito a sinalização e, muitas vezes anteriores respostas bem sucedidas ou respostas padrão. O que é uma seqüência envolvida longo de tomada de decisão de informações para os novatos, é processado por especialistas em "uma só vez". Parece que outros especialistas, como bailarinos, atletas e músicos operar mentalmente da mesma maneira. As respostas são eficiente e rápido como a compreensão e experiência são reconhecidas e recordou na estrutura essencial da atividade. Parece que os jogadores de xadrez desenvolvem estruturas complexas, mas eficiente para o armazenamento de memória e de gestão.
- Um dos objetivos essenciais da educação é ensinar as crianças a pensar criticamente: os alunos devem aprender a fazer julgamentos fundamentados. O xadrez é uma excelente ferramenta para demonstrar o tema do pensamento crítico. Durante um jogo de um jogador deve formular um plano de ataque ou defesa.
- A formulação de um plano implica que o jogador deve reflectir não só sobre a forma como são resolvidos problemas semelhantes (procurando um banco de dados de conhecimento anterior), mas também o jogador deve realizar uma verificação sistemática de possíveis combinações de movimentos e, em seguida, chegar a uma avaliação de cada linha . O processo é um exercício mental onde as peças estão previstas para se mover do quadrado para o quadrado eo jogador reflete sobre as características da posição para finalmente produzir um resultado fundamentado (movimento). Esta é precisamente a definição de pensamento crítico. Watson-Glaser avaliaram o valor do xadrez como ferramenta de aprendizagem e mostrou esmagadoramente "que o xadrez melhora habilidades de pensamento crítico mais do que os outros métodos de enriquecimento." Foram incluídos no estudo para a solução de problemas futuros, resolução de problemas com computadores, estudo independente, escrita criativa e jogos de fantasia, como Dungeons & Dragons.
Um elemento importante do pensamento crítico em xadrez é o processo de avaliação, onde a força de uma posição é avaliada. Os novatos que jogam xadrez (e programas de computador primeiros) colocar uma ênfase significativa no material - o raciocínio de que "o jogador com mais material vai ganhar por números absolutos". Se o xadrez só foi tão simples. Material desempenha um papel central na conquista de um jogo de xadrez, mas muitas idéias mais são necessários para uma avaliação útil de uma posição. Os jogadores mais avançados encontrar um equilíbrio: incluído em seus processos de avaliação são as idéias de controle central, estrutura de peões, material, espaço, dirigibilidade, rei de segurança, iniciativa e desenvolvimento de peças. O cérebro tem interiorizado estes valores, permitindo ao jogador fazer um julgamento fundamentado de que determinados temas são fundamentais na avaliação de sua própria posição.
Os matemáticos estimam que existem cerca de 10 ^ 50 possíveis jogos originais de xadrez jogável. Assim, o xadrez nunca irá se tornar apenas uma repetição de movimentos reproduzidos anteriormente. Então, como pode um jogador possivelmente tomar uma decisão como a que pretende escolher com tantas escolhas possíveis? Mesmo com complicadas técnicas de avaliação, a escolha do melhor plano pode ser muito difícil. O jogador de xadrez deve muitas vezes tem de confiar na intuição. Os melhores jogadores de xadrez são muitas vezes aqueles que têm uma sensação aguda ou intuição para a qual movimento está correto. Esta pode ser uma ferramenta útil na educação. Intuição é geralmente subestimado em termos educacionais, mas pode ser uma ferramenta muito útil na resolução de problemas e aplicações da vida real, quando os passos para resolver um problema não são facilmente visíveis.
Existem ligações entre a matemática e xadrez? Os jogadores de xadrez são muitas vezes considerados matematicamente orientada e há semelhanças óbvias como o xadrez é um jogo de problema, avaliação de problemas, pensamento crítico, intuição e planejamento - bem como o estudo da matemática. Estudos têm mostrado que os alunos que jogam xadrez têm aumentado habilidades para resolver problemas sobre seus pares. Pesquisador sugere que enquanto os alunos jogando xadrez aprendem conceitos através de estímulos físicos e visuais e correlacionar esses conceitos para padrões cognitivos, a matemática em sala de aula geralmente envolve apenas pura manipulação simbólica. Assim, parece haver alguma evidência para sugerir que os atos de xadrez como uma espécie de elo de ligação forma (simbólico) com entendimento (física e visual).
No início dos anos 80 Faneuil Adams tornou-se presidente da Fundação de Xadrez americana (ACF). Adams estava convencido de que o xadrez era uma excelente ferramenta de aprendizado para o adolescente, especialmente os mais desfavorecidos. A ACF embarcou no Programa Xadrez nas Escolas, que se concentrou na Escola de Nova York Harlem distrito. Inicialmente, o programa foi focada em melhorar suas habilidades matemáticas para os adolescentes por meio do pensamento crítico aprimorado e habilidades para resolver problemas. Isto foi conseguido como "os resultados dos testes melhoraram 17,3% para estudantes regularmente envolvidos nas aulas de xadrez, em comparação com apenas 4,56% para as crianças que participam em outras formas de atividades de enriquecimento."
Também observou foi que muitos alunos hábitos sociais melhoraram quando jogar xadrez. O jogo permite aos estudantes de diferentes origens para se integrar com os outros. Muitos estudantes de educação especial desfavorecidos ou estão se tornando ativamente envolvidos em programas de xadrez como o valor de xadrez como uma ferramenta social é mais explorado. Os defensores do xadrez estão esperando que alguns dos problemas de Nova York Gang Related será resolvido como as crianças e os alunos jogar xadrez em seu tempo livre em vez de se envolver com as atividades de gangues relacionadas. Assim xadrez dirige a juventude para longe dos problemas, mantendo-os longe das ruas, além de ser uma ferramenta de aprendizagem útil.- Jerome Fishman, conselheiro de orientação, Queens, NY, diz: "Eu gosto do aspecto da socialização Você começa em uma atividade, amigável competitivo, onde ninguém se machuca em vez de dois corpos batendo um no outro como o futebol, você tem o encontro de duas.. mentes. Além de desenvolver habilidades cognitivas, o xadrez desenvolve suas habilidades sociais. Fá-los sentir que eles pertencem. Sempre que recebemos uma criança transferida de outra escola que pode ter um comportamento mal-adaptativo, sugerimos xadrez como uma forma de ajudá-lo a encontrar o seu nicho. As crianças tornam-se melhores e mais amigas após o jogo, eles analisam as combinações possíveis ... temos crianças literalmente fazendo fila em frente à escola às 6:45 da manhã para conseguir um pouco de xadrez antes da aula. "
- Principal Jo Bruno, Brooklyn, NY: "Em torneios de xadrez a criança tem a oportunidade de ver mais variedade e diversidade Existem crianças que têm mais dinheiro do que eles têm, mas o xadrez é um denominador comum Eles são todos iguais no tabuleiro... Eu acredito que está ligado academicamente e para o desenvolvimento intelectual das crianças. Eu vejo as crianças capazes de assistir a algo para mais de uma hora e meia. Estou atordoado. Alguns deles não puderam comparecer às coisas por mais de 20 minutos. " Bruno traz o ponto importante que o xadrez pode se concentrar em crianças concentrar em uma tarefa por longos períodos de tempo. Por que isso? O autor acredita que muitos adolescentes achar divertido xadrez e emocionante. Isso corresponde aos jovens que jogam (aprendizagem) por longos períodos de tempo sem distração.
- Dr. Stuart Margulies, um pesquisador da IBM, afirmou que "provado conclusivamente que os alunos que aprenderam xadrez teve um aumento significativo em sua habilidade de leitura". Dr. Margulies não explica por que ele acredita que há uma correlação entre o xadrez eo aumento da capacidade de leitura, mas é a opinião do autor de que o xadrez desenvolve habilidades cognitivas e atenção. Além disso, o xadrez obriga adolescentes a visualizar conceitos e movimentos peça. Isso pode permitir uma melhor visualização (interpretativa) habilidades na leitura.
- Onde está indo a educação do xadrez? Nos Estados Unidos um grande esforço escolar está em curso para incorporar o xadrez no ambiente escolar elementar pela USCF, o Fundo de Xadrez dos EUA, o AFC e milhares de professores e voluntários. Os USCF escolares colegas de escola revista tem mais de 20.000 cópias em circulação a cada mês. Rosalyn Katz de Nova Jersey liderou um movimento de voluntários de xadrez escolar para mudar a legislação para o ensino de xadrez nas escolas do estado de Nova York. Katz conseguiu passar para contas no Senado: Bill # # S452 e A1122. As contas de ler: "Um ato relativo a instrução no xadrez e completando Capítulo 35 do Título 18A do Estatuto New Jersey Seja promulgada pelo Senado e Assembléia Geral do Estado de Nova Jersey.:
- 1) O Poder Legislativo encontra e declara que:
- a) de xadrez aumenta habilidades de pensamento estratégico, estimula a criatividade intelectual, e melhora a habilidade de resolver problemas, enquanto a elevar auto-estima;
- b) quando os jovens jogar xadrez devem chamar habilidades de ordem superior de pensamento, analisar as ações e conseqüências, e visualizar as possibilidades futuras;
- c) em países onde o xadrez é oferecido amplamente nas escolas, os alunos apresentam excelência na capacidade de reconhecer padrões complexos e, conseqüentemente, excelência em matemática e ciência, e
- d) instrução de xadrez durante o segundo grau permitam aos alunos adquirir competências que lhes serão úteis ao longo de suas vidas.
- 2) Cada conselho de educação pode oferecer instrução de xadrez durante o segundo grau para os alunos em programas de educação superdotados e talentosos e especiais. O departamento de Educação podem estabelecer diretrizes a serem utilizados pelos conselhos de educação que oferecem ensino de xadrez nesses programas.
- 3) Este ato deve ser efetivado imediatamente.
A Província de Quebec seguiu o exemplo e também tem programas em lugar onde as escolas ensinam xadrez ao nível elementar. Os instrutores são muitas vezes os jogadores de xadrez profissionais contratados pela diretoria da escola para ensinar a tempo parcial durante a semana. British Columbia não tem legislação oficial sobre o xadrez como uma ferramenta de aprendizagem ativo, mas o autor acredita que é apenas uma questão de tempo até que uma posição uniforme completo é tomada pela província de xadrez em sala de aula. Atualmente o xadrez é ensinado em poucas escolas em Vancouver, principalmente sob a supervisão de voluntários. Lynn Stringer atualmente voluntários muitas horas de partida programas de xadrez em muitas escolas Ilha de Vancouver. Como a pressão cresce a partir de pais interessados em melhores programas educativos, o autor espera programas de xadrez será introduzido em toda a província em um futuro próximo. Isso resultará em uma maior demanda por pessoas qualificadas com as habilidades necessárias para ensinar xadrez.
Yasser Seirawan, Grandmaster EUA, disse que, "O xadrez não deve mais continuar a ser um luxo civilizado da classe ociosa em qualquer aspecto ou fato relevante;. Sim, o xadrez deve assumir o seu papel fundamental como um integrador mental e motivacional ativador A natureza scrabble difícil de xadrez é igual à tarefa, somos iguais a sua aplicação integral escolar "?Bibliografia
- Long, Eleanor (1991). Segredos do Grandmaster. Australian Journal-Matemática, 2, 24-27.
- Manjerona, D (1987). Xadrez e crianças sobredotadas. Gifted Education International, 5, n (1), 48-51.
- Palm, Christine (1994). Escolásticos: Xadrez melhora desempenho escolar. Northwest Chess, 10, 1, 3
- Seirawan, Yasser (1994). Xadrez escolar - Sinta o Buzz? Dentro Chess, 5, n (4), 3-4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário