Um filme que não foi muito prestigiado e parece que não atendeu as prerrogativas de um filme comercial e, um grande pecado dos produtores, de fazê-lo tanto tempo após o acontecimento histórico entre a máquina cheia de processadores dedicados versus um ser humano que sofreu e perdeu o grande duelo. Um filme que também apresentou umas capinhas bem fraquinhas que, preferi colocar em primeiro plano uma imagem do confronto.
Sinopse: O filme mostra o jogo e os acontecimentos em torno dele, sob a perspectiva de Kasparov, e mergulha nos aspectos psicológicos do jogo, na paranóia que envolveu e nas suspeitas levantadas em relação às verdadeiras táticas da IBM. Para isso, recorre a entrevistas com Kasparov, seu empresário, especialistas em xadrez e membros da equipe da IBM do Deep Blue, assim como a imagens originais do próprio jogo.
"(...) Em fevereiro de 1996 o computador de xadrez da IBM chamado Deep Blue venceu Kasparov [ENXADRISTA NASCIDO EM 1963, EM BAKU, AZERBAIJÃO (URSS) - República que se declarou independente da URSS em 30.8.1991 -, ENTÃO CAMPEÃO MUNDIAL DE XADREZ] em um jogo usando controles de tempo normal no Jogo 1. Mas Kasparov reagiu bem, terminando com 3 vitórias e 2 empates e ganhando facilmente a disputa.
Em maio de 1997, uma versão atualizada do Deep Blue derrotou Kasparov com um placar de 3½–2½ em uma disputa muito divulgada. Após cinco jogos, os dois jogadores estavam na mesma, porém Kasparov foi vencido do Jogo 6. Esta foi a primeira vez que um computador venceu um campeão mundial em uma disputa. Um documentário sobre este evento foi feito, intitulado Game Over: Kasparov and the Machine.
Kasparov declarou que muitos fatores pesaram contra ele nesta disputa. Em particular, foi negado a ele o acesso aos jogos recentes do Deep Blue, enquanto o time do computador poderia estudar centenas dos jogos de Kasparov.
Após a derrota, Kasparov disse que algumas vezes percebeu profunda inteligência e criatividade nos movimentos do computador, sugerindo que durante o segundo jogo jogadores humanos, em contravenção às regras, fizeram intervenções. A IBM negou que tenha trapaceado, dizendo que a única intervenção humana ocorreu entre jogos. A regra para que os desenvolvedores modificassem o programa entre jogos foi uma oportunidade que eles disseram que usaram para reforçar fraquezas nas jogadas do computador reveladas durante o curso da partida. Kasparov requereu acesso aos registros da máquina mas a IBM recusou, embora tenha publicado-os na internet posteriormente. O Garry pediu uma revanche, mas a IBM negou e aposentou o Deep Blue, o que foi visto por Kasparov como uma forma de cobrir as evidências de adulteração durante o jogo. (...)".
Actor/Narration Marc Ghannoum
Actor Joel Benjamin
Idioma do Audio: Inglês
Legendas: anexada(s) ao Post
Ano de Lançamento: 2004
Tempo de Duração: 85 Minutos
Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário