Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

524 - O LIVRO DE ELI (2011) DENZEL WASHINGTON

O filme “O livro de Eli” (The Book of Eli) trata de uma era pós-apocalíptica e ós-guerra onde a sobrevivência é muito primitiva e tudo se decide na violência. Mas neste mundo violento existe um livro que pode mudar tudo, com ensinamentos e palavras fortes, que deve ser protegido por Eli.

No filme, Eli (Denzel Washington) é um homem solitário e de poucos amigos que caminha em uma só direção, buscando um local protegido para o livro, que livroé capaz de redimir os pobres de espírito, confortar os desesperados e inspirar as pessoas.. Mas como em todo filme, temos um vilão (Gary Oldman) que também deseja o livro para conquistar o mundo através de manipulações das palavras contidas nele.

O que mais importa na trama toda do filme é o Livro Sagrado que é carregado por Eli e aparece poucas vezes no filme, o que deixa um suspense maior em torno do mistério que ele pode causar. Até porque para conseguir o livro, Carnegie não mede esforços e nem poupa ninguém, isso se estende a Eli.

O filme tem uma maquiagem muito boa e retrata bem as cicatrizes geradas pelo sol na era apocalíptica as pessoas. O cenário e a fotografia me lembraram o filme Mad Max, pois contem muito deserto e com muitas pessoas vestidas no “modelito gangue de motoqueiros” ou “meio punk”.

De longe é mais uma excelente atuação de Denzel Washington que deixa prevalecer um personagem sem muitas falas e com muitos gestos e vem alinhado com todos os outros personagens da trama. Já a dupla de diretores Albert e Allen Hughes, que são irmão, não tem culpa das falhas de roteiro, pois entraram de gaiatos no navio e fizeram um excelente trabalho dentro do que lhe foi possível.

Sem dar nenhuma dica do que acontece no filme, para não estragar a diversão, posso dizer que por vários momentos me surpreendi e percebi que depois de quase 2 horas de filme ele ainda ia me mostrar mais do que eu podia esperar. Eu indico a todos que desejam uma trama bem elaborada, com ação e um jogo de xadrez para conquistar a posse do livro.

Elenco
Denzel Washington .... Eli
Gary Oldman .... Carnegie
Mila Kunis .... Solara
Ray Stevenson .... Redridge
Jennifer Beals .... Claudia
Evan Jones .... Martz
Joe Pingue .... Hoyt
Frances de la Tour .... Martha
Michael Gambon .... George
Tom Waits .... Engenheiro
Chris Browning .... Leader dos sequestadores
Richard Cetrone .... Sequestador
Lateef Crowder .... Sequestador
Keith Davis .... Sequestador
Don Tai .... Sequestador (como Don Theerathada)

Produção
Em maio de 2007, a Columbia Pictures e a Warner Bros. assinaram com os irmãos Hughes para dirigir The Book of Eli, baseado no roteiro de Gary Whitta. O filme é o primeiro filme dos irmãos depois de Do Inferno em 2001. O roteiro foi reescrito por Anthony Peckham, e em Setembro de 2008, o ator Denzel Washington foi incluído no filme como personagem principal.

Em outubro do mesmo ano, Gary Oldman foi escalado para o papel de Carnegie. As filmagens principais começaram em fevereiro de 2009 e foram realizadas no estado americano do Novo México. Alcon Entertainment financiou e co-produziu o filme com a paticipação da Silver Pictures.

Coreografia da luta
As cenas complexas de luta utilizadas no filme foram coreografadas por Jeff Imada e contam com a participação do Filipino Martial Art de Kali. Denzel Washington foi treinado por meses com Dan Inosanto e Jeff Imada para o papel principal do filme.

Lançamento
O filme foi lançado nos Estados Unidos em 15 de janeiro de 2010, no mesmo ano foi lançado no Brasil (dia 19 de março) e em Portugal (dia 11 de Março).
Bilheteria

Em sua primeira semana de exibição o filme arrecadou um total de $32 789 494 (ficando em segundo lugar no ranking atrás do fenômeno Avatar), em sua segunda semana mesmo com uma queda acentuada arrecadou mais $15 732 493. Sua menor queda ocorreu na quinta semana de exibição.

Ao fim de sua exibição arrecadou $94 835 059 na América do Norte e $62 222 890 em outros países para um total mundial de $157 057 950.

Fontes:

Nenhum comentário: