O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, enxadrista cubano, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial.
No Brasil, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez foi instituído o dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Livro de Xadrez.
O Brasil (Estado de São Paulo) tem um Dia do Jogador de Xadrez. De fato, através da Lei nº 5.095, de 12 de Maio de 1986, foi instituído o “Dia do Enxadrista”, a ser comemorado, anualmente, a 12 de Junho.
Aliás, coincide com a terceira data comemorativa mais lucrativa do ano, o dia dos Namorados. Será que é por isso que o dia fica esquecido? Veja o teor da Lei Estadual:
"O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º – É instituído o “Dia do Enxadrista”, a ser comemorado, anualmente, a 12 de Junho.
Artigo 2º – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 12 de maio de 1986.
FRANCO MONTORO Sérgio Barbour"
Respondendo pelo expediente da Secretaria de Esportes e Turismo Jorge Cunha Lima Secretário da Cultura Luiz Carlos Bresser Pereira Secretário do Governo Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 12 de maio de 1986
De fato, não há um consenco de quando é o Dia do Enxadrista no resto do país e no mundo.
Já nos EUA, em 1976, o Presidente Gerald Ford declarou 9 de outubro como "Dia Nacional do Xadrez".
De fato existem 4 (quatro) dias distintos, aos quais são atribuídos ao “dia do enxadrista”, são eles: 31 de maio (internacional); 12 de junho (SP, Lei Estadual nº 5.095, 12/05/86); 19 de novembro (dia do nascimento de Capablanca) e 17 de agosto (I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez).
O mais curioso em relação as datas apresentadas é que, falta encorajar o dia do Enxadrista. Mas, em qual data? Claro que deveria haver um trabalho de pesquisa, discussão e consenso para que uma data fosse firmada no cenário nacional e devidamente justificada. Quem poderia suscitar, apoiar ou provocar esta discussão? Os enxadristas, a própria Confederação Brasileira de Xadrez, os Legisladores e etc.
Enquanto todos dormem sobre o assunto, deixamos de comemorar o Dia do Enxadrista. Os Clubes de Xadrez municipais, federações e a sociedade precisam participar destas discussões e promover este dia com torneios, campeonatos, programações culturais, educacionais sobre o xadrez em suas cidades e comunidades.
O desodorante AXE da Unilever explorou comercialmente o dia 12 de Junho. Dia do Enxadrista. Também, explorado na série de livros Crepúsculo, tudo de forma midiática com o intuíto de vender mais e mais.
Caissa é a “Deusa Padroeira” dos xadrezistas. Ela foi criada em 1763 por Sir William Jones num poema intitulado Caissa. Inspirado por de Scacchia Ludus (na imagem), o poema relata a história da invenção do xadrez por Marte.
Se você for como eu, ficar nervoso na primeira vez que participar de um torneio, não deixe que isso o detenha! Os campeões mundiais também tiveram que jogar seu primeiro torneio. A maioria lembra como é se sentir um novato.
Nos Estados Unidos, os torneios de xadrez são licenciados e avaliados pela United States Chess Federation (Federação Norte-Americana de Xadrez - USCF).
Um comentário:
A Fide e a Unesco reconhecem a data de 20 de julho como dia internacional do xadrez.
Postar um comentário