Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2022

HÉLDER RODRIGUES VENCE O IX MEMORIAL RUBENS KOSSATZ

O Sorriso dos Campeões Jádson (vice) e Hélder (Campeão).

Noite nervosa, dia 25 de junho, época de festejos juninos na programação oficial do município, em muitas escolas também, festas, festas e tudo agitado, nesta fervor, partidas difíceis por vir, fizemos a última rodada do IX Memorial Rubens Carlos Kossatz, o evento foi programado em 04 rodadas pelo Sistema Suíço com o tempo de 60 minutos de reflexão, com os jogos sendo disputados na Rua Afro Sampaio, 454 - Cidade, sempre às 20 horas. 

Na rodada final o jogador Hélder Rodrigues com 3,0 pontos e três jogadores Erivaldo, Jadson e Marcelo mordendo pelas beiradas para alcançar a mesma pontuação do Hélder que, poderia correr riscos caso venha a perder o seu último confronto. Na mesa 1 Marcelo Zanforlin enfrentando Hélder Rodrigues na liderança, entre eles uma rivalidade nos tabuleiros com partidas sempre bem disputadas. Na mesa 2 Jadson Sousa e Erivaldo Jardim, este último com um compromisso de Festejo Junino e chegou um pouco atrasado com o relógio já acionado, este também um grande confronto de gigantes principalmente com o Erivaldo crescendo nos últimos meses e o Jadson sempre conseguindo boas colocações, mas, para todos eles um fato os incomoda e tira da zona de conforto, pelo fato da obrigatoriedade da anotação dos lances e, estamos promovendo o primeiro torneio no modo xadrez pensado, uma novidade, um desconforto, para alguns sim, como é o caso do Jadson Sousa ainda não acostumado.

Na 4ª rodada um jogo nervoso de muitos altos e baixos com grandes possibilidades de vitórias para um e para outro (segundo a avaliação de Jadson Sousa) e terminou empatada, na outra partida muito importante a vitória ficou para Jadson Sousa e o Erivaldo ainda jogou com um tempo inferior, compromisso da escola do filho lhe tirou um tempo precioso e a vitória sorriu para o adversário. A rodada também foi bem diferente sob o ponto de vista das participações, a ausência do Edilson Oliveira  por conta de compromissos de trabalho, ele era o adversário do Percy Rodrigues que também se fez ausente. O Marcos Lopes também "gazetou" a rodada.

Nossos parabéns aos participantes que prestigiaram a competição valendo rating da Liga Brasileira de Xadrez no modo Standard (xadrez clássico ou também pensado como é chamado). Neste Memorial relembramos a memória do nosso gentleman Rubens Kossatz, pessoa importante para o surgimento do nosso Clube, para os antigos trabalhadores de Serra Pelada no tempo da efervescência do garimpo.






sexta-feira, 24 de junho de 2022

IX MEMORIAL RUBENS KOSSATZ RETORNA COM A 3ª RODADA


A realização de uma competição de xadrez é algo complexo, vai além do acontecimento em si, bem antes há toda uma estratégia de convencimento, de atração dos enxadristas, considerando que o Clube de Xadrez Marabá não tem renda própria e nem recebe incentivo municipal para a aquisição de uma Medalha, sempre nos satisfaz a simples possibilidade de um Blitz, mais ainda com um Rápido e realizar um Clássico, podemos exclamar Wow! E isto está acontecendo, nossos enxadristas terão a partir desta competição maior conhecimento desta modalidade e rating Clássico da Liga Brasileira de Xadrez. O tempo programado foi de uma hora sem acréscimos e com a obrigatoriedade da anotação dos lances.

Com 08 participantes a competição pode ser organizada com tranquilidade em quatro rodadas pelo Sistema Suíço. Dentre os mais experientes estão os jogadores Jadson, Edilson e Erivaldo, sentimos as ausências de outros como o Mestre Caio e Silvano entre outros.

A competição precisou ser adiada diante de um problema de saúde de um participante e, em consenso, uma atitude bonita de todos fez com que o adiamento acontecesse sem reclamações. 

O quadro atual apresenta os jogadores Jadson e Hélder com duas vitórias, cem por cento de aproveitamento. Com um ponto Erivaldo, Edilson, Marcos e Marcelo. E o confronto de gigantes entre Hélder e Jadson. Vai ser uma disputa lida.



Premiação

Serão ofertados dois lindos troféus em peças cerâmicas de uma Torre, sendo uma na cor dourada e outra prata. A rodada final acontecerá neste 25 de junho.


RELATÓRIO DAS OFICINAS E TORNEIOS NA ESCOLA GERALDO VELOSO


O Clube de Xadrez Marabá com o Projeto Jogar Xadrez tentaram a realização de Oficinas e Torneios, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, vários motivos podem ser elencados para o insucesso destas atividades. De fato tivemos uma Oficina e esta aconteceu em meio ao movimento das crianças do Projeto Bom de Bola, que chegou na Escola, isto aconteceu no dia 04 de junho, tivemos a presença de  18 crianças com até 10 anos de idade. No geral foram programados 04 oficinas para estudantes de 06 até 18 anos de idade com as atividades realizadas aos sábado pela manhã. Também estava programado a realização de 04 torneios de xadrez desde o Sub 08 até o Sub 17 anos.

Em síntese, a Oficina do dia 04 de junho contou com 18 crianças que participaram da seguinte maneira: as meninas ficaram das 08 às 09 horas e os meninos das 09 às 10 horas, mas, no Brasil quando se fala 08 horas não quer dizer exatamente esta hora e, as meninas ficaram até às 09 horas, os meninos apareceram e ficaram até às 10 horas, lembrando que a programação era de 03 horas de duração. Fizemos a nossa parte e encontramos uma aluna da escola, Maria Eduarda Cruz de Souza muito interessada e conseguia responder corretamente as questões.

Nas demais datas programadas para as Oficinas e Torneios não tivemos participação, o compromisso firmado fez com que nós fôssemos para a Escola e esperamos pelos futuros enxadristas, não tivemos êxito.

Temos ainda marcada a oficina deste 25 e um torneio para o dia 26 de junho bem no meio da programação de festejos juninos, festa grandiosa que imagino que o xadrez não dará combate, o envolvimento da escola, dos professores, dos alunos e dos pais é imenso. Mas, mais uma vez jogarmos nossas sementes e a vida segue seu caminho.