Mais uma vez convocamos nossos atletas enxadristas para nossos encontros dominicais no CSSM. Todos os domingos conseguimos a participação de um grupo de enxadristas e jogamos e estudamos partidas importantes. Neste 28 de maio haverá mais uma oportunidade de confraternização, de interação tendo o xadrez como objeto. Vamos despertar para um hábito de jogar e se aprimorar tecnicamentes. Enfim, aguardamos todos neste domingo a partir das 09:00 horas da manhã. Vamos lá...
sábado, 27 de abril de 2013
terça-feira, 23 de abril de 2013
PRESIDENTE DA FIDE PRESTIGIA ABERTURA DO MEMORIAL ALEKHINE
DESFILE DA LOUIS VUITTON NO PARIS FASHION SHOW, NO MUSEU DO LOUVRE TENDO COMO ESTRELA PRINCIPAL O XADREZ EM 24/10/2012 |
A título de curiosidade e de demonstrar o largo prestígio do xadrez, publico esta postagem mostrando a visita do Presidente da Federação Internacional de Xadrez à Federação Francesa com passagem pelo Museu do Louvre.
No dia 20 de abril, começou em Paris o Super Torneio Internacional de Xadrez dedicado à memória de Alexander
Alekhine. O Presidente FIDE participou da cerimônia
de abertura realizada no Museu do
Louvre. Os organizadores do Alekhine
Memorial ofereceu um passeio especial em torno Louvre para aos participantes e convidados do torneio. O museu não estava
superlotado e os convidados
tiveram excelente oportunidade para
apreciar as obras-primas do Louvre.
Durante sua visita a Paris o presidente
Ilyumzhinov presidente as instalações da Federação
Francesa de Xadrez e se reuniu com o presidente da FFE Diego
Salazar.
KIRSAN ILYUMZHINOV (FIDE), DIEGO SALAZAR E LAURENT VERAT (FFE)
|
VISITA AO ESCRITÓRIO DA FEDERAÇÃO FRANCESA DE XADREZ |
INSTALAÇÕES DA FEDERAÇÃO DE XADREZ |
MODELO RUSSA NATALIA VODIANOVA, O EMPRESÁRIO GENNADY TIMCHENKO E KIRSAN ILYUMZHINOV |
ABERTURA DO MEMORIAL ALEKINE COM LANCE SIMBÓLICO |
segunda-feira, 22 de abril de 2013
JEP's 2013 INSCRIÇÕES ABERTAS, ATENÇÃO NOS PRAZOS
MODALIDADES COLETIVAS: Aproxima-se o encerramento das inscrições das modalidades coletivas dos JEP's 2013, das Categorias A e B, o prazo das inscrições vai até as 23 horas do dia 29 de abril de 2013 (29/04/2013). A Coordenação Geral está fazendo o aviso para todos os professores e espera que a documentação seja entregue na Secretaria dos JEP's até às 18 horas do dia 30 de abril (30/04/2013).
MODALIDADES INDIVIDUAIS: O prazo de inscrição on-line das modalidades individuais será até ás 23h do dia 21/06/13, Categoria A e B. A documentação deverá ser entregue na Seretaria dos JEP'S, ATÉ ÀS 18h do dia 22/06/13.
O congresso técnico da fase metropolitana Cat. A e B será ás 10h do dia 02/05/13 no auditório do Colégio Teorema. As datas da Reuniões Técnicas das modalidades coletivas da fase metropolitana, Cat. A e B serão 06 e 07/05/13 no auditório do NEL, sendo que nas modalidasdes individuais é obrigatório a presença dos representantes das equipes inscritas sob pena de afastamento de seus alunos ou equipe dos JEP'S.
ATENÇÃO: A SEDUC está pedindo desculpa pelo erro no site. Houve um erro na SEDUC no momento de postar o regulamento, foi postado o regulamento antes da mudança. Já está sendo providenciada a correção.
Agora a pouco fiz uma leitura bem calma acerca do Regulamento Específico do Xadrez, das categorias A e B. Existe mudanças significativas em relação ao Regulamento de 2012 que em parte prejudicam a participação dos enxadristas na Fase Estadual, com relação ao critério de definição do representante do Estado do Pará. Sugiro que todos os interessados façam o mesmo, leiam atentamente também. Seria muito bom se os problemas (do regulamento) pudessem ser corrigidos antes de um problema maior.
Acessem o regulamento no link:
quinta-feira, 18 de abril de 2013
SOBRE PATROCÍNIOS E A REDE GLOBO
Tenho acompanhado alguns jogos de Voley da Super Liga, os jogos são muito interessantes e de altíssimos nível. Vale a pena o show de belas atletas e lances sensacionais. No entanto, como milito no esporte amador sei o que é a falta de um patrocinador. É muito difícil promover qualquer modalidade esportiva sem patrocínio, seja público ou privado. Mas, no entanto, é curioso ver como a Rede Globo exibe o jogo.
A Rede Globo sempre consegue os direitos de transmissão de importantes competições e, realmente agrada aos telespectadores quando mostra um jogo aqui ou acolá, mesmo deixando toda a competição fora da sua grade, prefere a exibição das partidas finais.
Me chama a atenção como a emissora trata o nome das equipes, omitindo os verdadeiros, que são de empresas que investem pesado na formação das equipes e consegue manter nossos melhores atletas jogando por aqui. No dia de hoje, 07/04/13 o jogo mostrado era: Unilever versus Solys Nestlé e a tv narrava como sendo Rio de Janeiro versus Osasco. Bola fora da emissora carioca.
Só faltou encobrir os uniformes das moças contendo a imagem de seus patrocinadores. Claro que não daria para fazer isso segundo a segundo deste importante jogo decisivo. Se estava mostrando as logomarcas, podia narrar o jogo citando os nomes dos clubes, não importa que estes sejam marcas expressivas na economia brasileira e que investem fortunas nos clubes e pagam o salário de muita gente boa que nos trazem medalhas nas olimpíadas em que jogam.
Outros veículos da imprensa apresentam os nomes dos clubes de voley, em total respeito com quem investe no esporte. Seria importante que a Globo pudesse rever e dá os devidos créditos aos times e aos seus respectivos nomes.
O google mostra vários links em que a imprensa trata os times de voley com os seus respectivos nomes e alguns links da Globo com o nome das cidades dos respectivos times. Por fim, não pode o Esporte perder os seus patrocinadores. As empresas que patrocinam os times de futebol, de voley, do xadrez e etc, devem continuar patrocinando e virar a cara, quer dizer, tapar os ouvidos para a narração da Rede Globo.
O texto acima foi produzido logo após a vitória espetacular da UNILEVER, cujo treinador é o Bernadinho. Agora, veja texto colhido no site UOL ESPORTE (18/04/2013):
Vice-campeão da Superliga detona Globo e poder financeiro de adversários
segunda-feira, 15 de abril de 2013
1º TORNEIO DE XADREZ BLITZ CSSM NO DIA 21 DE ABRIL
JOGAR XADREZ BLITZ É UMA EXCELENTE EXPERIÊNCIA, VALE A PENA JOGAR. |
Fico me lembrando do tempo em que aprendi a jogar xadrez. Era muito difícil encontrar parceiros. Ficava muito feliz quando encontrava o Prof. Raposo (Biologia) e jogávamos na biblioteca, em silêncio e sem incomodar, mas, de vez em quando éramos incomodados por pessoas barulhentas. No intervalo, sem grana, acha legal encontrar o mestre na biblioteca com o seu material de xadrez.
Também recordo do amigo que muito me incentivou, o Sr. Leôncio Rodrigues, de quem comprei o meu primeiro jogo de peças e um tabuleiro muito lindo em 1983. Na residência do Sr. Leôncio o xadrez tinha excelente acolhida, seu filho Fabrízio, sua filha e esposa também jogavam com a gente e tudo era muito bonito, mas, havia poucas pessoas conhecidas, fora do círculo do querido mestre.
Depois vim residir em Tucuruí (PA) quando fiquei por quase dois anos. Tive um pouco de atividade com o Sr. Edmilson (in-memorian) e seu filho, na AABB. Era muito difícil fazer uso do meu jogo de peças naquele. Mas, a realidade mudou na Cidade da Energia, existe um trabalho maravilhoso do Prof. Sávio Albuquerque com oportunidades para todos, principalmente os escolares.
Voltando a atenção para Marabá, temos oferecido excelentes oportunidades para a prática, em um ambiente totalmente familiar e 100% satisfatório. Neste ano de 2013 estamos centralizando nossas ações no Clube do CSSM - na Vila Militar Castelo Branco na VP-08 - Nova Marabá, sempre aos domingos a partir das 09:00 horas da manhã.
Estas oportunidades abrem-se para todo o público de Marabá, independente do gênero e faixa etária. Pensando em promover cada vez mais esta praça esportiva estamos agendando para o próximo domingo (21 de abril) o 1º Torneio de Xadrez Blitz CSSM com inscrições gratuítas.
1º TORNEIO DE XADREZ BLITZ CSSM
Dia 21 de Abril - a partir das 9:00 horas
Inscrições Gratuítas.
domingo, 14 de abril de 2013
XADREZ NA ESCOLA PARA MAIS DE 20 MIL ALUNOS MINEIROS
Durante esta semana, educadores de 259 escolas de Belo
Horizonte e Região Metropolitana participam de capacitação que incentiva a
prática do Xadrez na escola
Mais que um jogo, um instrumento de ensino. É com essa ideia que as escolas
da rede estadual de ensino incentivam a prática do Xadrez na sala de aula.
Durante esta semana, professores de 259 escolas de Belo Horizonte e Região
Metropolitana que participam do projeto Educação de Tempo Integral, da Secretaria de Estado de
Educação (SEE), estão sendo capacitados para desenvolver o jogo na
escola.
O curso integra as atividades do projeto ‘Xadrez na Escola de Tempo
Integral’, resultado de uma parceria entre a SEE e a Federação Mineira de
Xadrez, que irá beneficiar cerca de 20 mil alunos. Todas as escolas
participantes do projeto receberam, no final do ano passado, recursos para
aquisição de kits de xadrez (tabuleiros, peças e relógios).
A capacitação tem por objetivo promover a prática do xadrez não apenas como
mais uma opção de lazer, mas sim para incentivar novas possibilidades de
desenvolvimento das capacidades cognitivas, sociais, desportivas, pessoais e
culturais dos estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Durante o encontro, os educadores estão tendo noções básicas sobre o jogo e a
partir da capacitação deverão atuar como multiplicadores em suas escolas. “A
capacitação está sendo ministrada pelo vice-presidente da Federação Mineira de
Xadrez, Júlio Lapertosa, que já trabalha há mais de 25 anos com o xadrez
escolar. Os educadores estão aprendendo os conhecimentos básicos do xadrez, como
movimentação das peças, tabuleiro e regras. Eles também estão discutindo a
questão ética do jogo e como poderão abordar o xadrez na escola”, afirma a
coordenadora Pedagógica do projeto Educação de Tempo Integral, Rosely Lima. A
formação terá uma carga horária total de 40 horas, sendo 20 horas presenciais e
20 horas a distância, que será realizada na próxima semana.
Na Escola Estadual Olímpia Resende Pereira, em Belo Horizonte, o xadrez já é
trabalhado no Educação de Tempo Integral há três anos. O professor Euler de
Oliveira da Silva ressalta a importância do jogo no aprendizado dos alunos. “O
xadrez traz muitos benefícios para os alunos, como a concentração, o trabalho
dos valores, como cortesia. Também ajuda a desenvolver a habilidade do
raciocínio”. O educador destaca ainda a importância da capacitação para seu
trabalho. “Aqui estou tendo a oportunidade de ver coisas que não conhecia no
Xadrez, tirar algumas dúvidas e aprender como proceder em algumas situações.
Isso está facilitando meu trabalho”, conclui.
Fonte: Agência Minas - Notícias do Governo do Estado de Minas Gerais
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/videos/video-xadrez-na-escola-ira-beneficiar-mais-de-20-mil-alunos-mineiros/ - 17h38m - 05 de Abril de 2013 Atualizado em 14h54m
sábado, 13 de abril de 2013
ENCONTRO INTERATIVO NO CSSM 14/04/13
TROFÉU DA COPA CENTENÁRIO DE XADREZ |
Novamente convidamos os amantes e simpatizantes para nosso Encontro de Interação, sempre movimentando nossos atletas, aos domingos a partir das 9:00 horas da manhã no CSSM.
Obs.: lembramos que estamos com alguns troféus da Copa Centenário de Xadrez (IX Taça Cidade de Marabá de Xadrez), da Talita Medrado Almeida e do Marcos Santos (Absoluto), Jackeline Yasmin Aguirre (Sub14A), Patrick Daniel Fraga Silveira (Sub17A). Levaremos ao CSSM e faremos a entrega aos que para lá se dirigirem.
quinta-feira, 11 de abril de 2013
NOVIDADES NOS 60ºs JOGOS ESPORTIVOS PARAENSES
Já conseguimos levantar importantes informações no sitio da SEDUC, com relação aos 60ºs JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES –
JEP’S/2013.
O Clube de Xadrez divulga as novidades inerentes à realização dos 60º dos JEP's 2013, que este ano terá algumas mudanças, já previstas desde o ano passado. As mudanças pretendem uma melhor dinâmica e organização dos jogos, evitando o congestionamento de competições e atletas em muitas cidades-sedes dos Regionais como via acontecendo.
JOGOS ESTUDANTIS PARAESES
OBJETIVOS:
Os JEP's tem como objetivos: a) proporcionar uma
educação integral; b) desenvolver o
intercâmbio social desportivo
entre os estudantes;
c) incrementar as boas
relações entre os professores
e alunos; d) estabelecer uma união segura entre a classe estudantil; e) exaltar a
prática desportiva como instrumento
imprescindível a superação do indivíduo; f) contribuir para a formação da
personalidade, bem como revelar
novos valores no cenário desportivo educacional e selecionar alunos para
representar o Estado do Pará nos
Jogos Escolares da Juventude (Fase Nacional).
FASES DOS JEP´s:
Compôem os Jogos Paraenses as seguintes Fases:
I
– Fases Municipais (realizadas em diversos Municípios do
Estado, os Jogos Estudantis Municipais);
II
– Fase Metropolitana (realizada na Região Metropolitana de
Belém);
III
– Fases Regionais (realizada nos Municípios escolhidos como
sede);
IV
– Fase Estadual (realizada em Belém).
A Fase Metropolitana será realizada com a participação dos alunos das redes de ensino público e privado dos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara. Os vencedores ficarão selecionados à Fase Estadual. Caso esses municípios façam a opção de realizar sua Fase Municipal, desmembrando-se da Fase Metropolitana o município deverá participar de uma Fase Regional.
As Fases Regionais ser.o disputadas pelos alunos e equipes das escolas das redes de ensino ensino público e privado classificadas pelos Municípios de cada Região do Estado. Para a realização das Fases Regionais será escolhido um município sede para cada Regional que deverá se responsabilizar pelo cumprimento obrigações contidas no Caderno de Encargos dos JEP´s. Nas Fases Regionais classificam-se as equipes e alunos vencedores para a Fase Estadual.
Na Fase Estadual, Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos) as modalidades Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol (1 lugar), e Tênis de Mesa e Xadrez (1 e 2 lugar), será disputada pelos estabelecimentos de ensino e alunos classificados nas Fases Metropolitana e Regionais.
As equipes e alunos vencedores das competições da Fase Estadual estarão credenciados para representar o Estado do Pará nos Jogos Escolares da Juventude, Categoria “A” (12, 13 e 14 anos), em Natal/RN, no período de 05 a 14 de setembro de 2013 e Categoria “B” (15, 16 e 17 anos), em Belém/PA, no período de 07 a 16 de novembro de 2013.
Nas Fases Municipais, as inscrições dos estabelecimentos de ensino poderão ser adotadas os procedimentos das Fases Regionais, Metropolitana e Estadual com suas devidas adequações.
Na Fase Metropolitana, as inscrições dos estabelecimentos de ensino e por modalidades, fichas de relações nominais de alunos e termos de responsabilidades e cessão de direitos para alunos e professores-técnicos serão efetivadas on-line, assinadas e carimbadas pelos diretores das unidades de ensino em formulários prprios, fornecidos pelo Comitê Organizador. O prazo de inscrição on-line das fichas do estabelecimento de ensino por modalidades coletivas, relações nominais de alunos, dos termos de responsabilidades e cessão de direitos para alunos e professores-técnicos, será até as 23:00 horas do dia 29 de abril de 2013, para as Categorias “A” e “B”. A documentação deverá ser entregue na Secretaria dos JEP’s, até as 18:00 horas do dia 30 de abril de 2013. Não serão aceitos documentos danificados ou rasurados e a documentação tem que ser entregue completa, sem pendência.
SOBRE AS INSCRIÇÕES E FASES DAS COMPETIÇÕES:
O prazo de inscrição on-line das fichas de relações nominais de alunos, dos termos de responsabilidades e cessão de direitos para alunos e professores-técnicos das modalidades individuais, será até as 23 horas do dia 21 de junho de 2013, para as Categorias “A” e “B”, as quais deverão ser entregues na Secretaria dos JEP’s, at. as 18:00 horas do dia 22 de junho de 2013, para as Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos, devidamente preenchidas, assinadas, com fotos. Não serão aceitos documentos danificados ou rasurados, sem pendências.
O período da competição das Fases Regionais, Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos) será de maio a junho de 2013.
O período da competição da Fase Estadual, Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos) será no mês de agosto de 2013.
É importante destacar, o exame médico é obrigatório para todos os alunos e professores-técnicos participantes.
CATEGORIAS E FAIXAS ETÁRIAS:
Os jogos serão disputados em duas (2) Categorias:
I – Categoria “A” (12, 13 e 14 anos) - composta por alunos, nascidos entre 1 de janeiro
SELEÇÃO DE XADREZ DE MARABÁ:
de 1999 e 31 de dezembro de 2001;
II – Categoria “B” (15, 16 e 17 anos) – composta por alunos, nascidos entre 1 de janeiro
de 1996 e 31 de dezembro de 1998.
A idade mínima e máxima de participação nos JEP’s é de 12 e 14 anos (Categoria “A”) e
de 15 e 17 anos (Categoria “B”), respectivamente, completados no ano do Evento.
PREMIAÇÕES:
As premiações poderão incluir Troféus e Medalhas. Para as Modalidades Individuais: Medalhas de 1, 2 e 3 lugares para os alunos para cada prova ou combate disputado e Trof.us para as equipes classificadas em 1 e 2 lugares.
NOVIDADES:
As Etapas Regionais classificarão os 1ºs e 2ºs lugares das Categorias A e B, masculino e feminino. No entanto, para a Fase Nacional apenas os vencedores.
Fases Regionais de Parauapebas e de Marabá classificando dois representantes de cada categoria e naipes.
SELEÇÃO DE XADREZ DE MARABÁ:
domingo, 7 de abril de 2013
CLUBE ABRE VAGAS PARA SELEÇÃO MARABAENSE DE XADREZ
EQUIPE MARABAENSE NOS JEP'S REGIONAL DE CURIONÓPOLIS 2011 |
Ainda
existe uma deficiência no processo de formação técnica dos enxadristas locais.
Advindo de formações diversas, sobretudo nas escolas e no clube de xadrez,
diante da falta de material para aprimoramento e estudos livros e etc, é
visível a pouca técnica de muitos dos nossos atletas, com exceção de alguns.
Pensando em prestar um maior apoio aos nossos jogadores o Clube de Xadrez
Marabá toma a iniciativa e convoca os atletas, com base nas categorias Sub-12,
Sub-14 e Sub-17 anos no masculino e feminino, para comporem a Seleção de Xadrez
de Marabá, com o objetivo de estudos e treinamentos táticos e estratégicos.
Os
atletas serão pré-inscritos e posteriormente selecionados pelo Clube de Xadrez,
segundo o nível de conhecimento e comprometimento com as aulas para formarem as
equipes com até 06 atletas por naipes e receberão treinamento técnico e
gratuito pelo tempo de 02 meses.
As
inscrições dos atletas acontecerão mediante o preenchimento de Ficha de
Inscrição que será fornecida aos interessados via e-mail. Os interessados
deverão fazer a solicitação no seguinte e-mail cxmaraba@yahoo.com.br. Ao receberem deverão imprimir e preencher a
ficha que deverá ser entregue ao Clube de Xadrez no endereço: Av. Nagib Mutran,
366A – Cidade Nova (Requinte Store telefone: 3324-2262 ou 8166-1616).
Na
seleção dos atletas serão considerados os seguintes critérios:
a)
Ser
estudante da rede municipal de ensino, pública e privada;
b)
Atender
às categorias pré-estabelecidas dos naipes masculino e feminino;
c) Aprovação em avaliação;
d) Ter autorização para participação por escrito de seus pais;
c) Aprovação em avaliação;
d) Ter autorização para participação por escrito de seus pais;
e)
Comprometer-se
a ter 100% de assiduidade, ou seja, não perder uma única aula programada;
f)
Comprometer-se
a participarem das competições, todas, programadas pelo Clube de Xadrez e pelo
Poder Público;
g)
Terão
prioridade na pré-seleção os atletas que já participaram de Jogos Estudantis
promovidos em Marabá e nos Campeonatos Marabaense e Jogos Estudantis Regionais de
suas respectivas categorias;
h)
Comprometer-se
à participarem, caso classificados, nas competições Regionais, Estaduais e
Nacionais representando a Cidade de Marabá.
Alguns atletas
poderão ser pré-selecionados e ficarem na condição de reserva, substituindo o
titular se este apresentar pedido de desistência por escrito, sendo possível,
desta forma, a recomposição da Seleção de Xadrez.
As aulas (treinamentos) acontecerão na Rua Afro Sampaio n.º 454 - Cidade Nova e teremos aulas para os selecionados de acordo com as categorias às terças, quartas e quintas-feiras, conforme quadro abaixo:
Apenas as categorias constantes nos Jogos Estudantis Marabá e Jogos da Castanha poderão participar, ou seja, será preparatório para os próximos jogos, tornando-os mais fortes tecnicamente, assim, fica restrigida a participação de atletas de outras categorias não mencionadas. Abaixo as categorias com os respectivos anos de nascimento aptos à comporem a Seleção de Marabá
As inscrições estarão abertas por meio do e-mail: cxmaraba@yahoo.com.br ou arnilson@uol.com.br até o dia 17 de abril, conforme o cronograma abaixo:
Esperamos formar as turmas conforme o estabelecido e prestar apoio técnico para nossos estudantes.
quinta-feira, 4 de abril de 2013
CURSO DE XADREZ NO CSSM 06/04/2013
Estamos com atividade marcada para o próximo dia 06/04/2013, com a realização do Curso de Básico de Xadrez no CSSM, aberto ao público em geral mediante ao pagamento de taxa mensal no valor de R$ 30,00. Aguardamos todos os interessados e as aulas começaram a partir das 10:00 horas da manhã e terá a duração de dois meses.
Considerando que o dia 05 de abril é Feriado municipal, data de aniversário da cidade, tememos que este feriado prolongado: sexta, sábado e domingo, possa interferir na participação dos interessados. Quando isto ocorre, todos correm para viajar e divertirem-se em outras cidades ou na zona rural (na roça ou fazenda), provocando esvaziamento.
Informações: 8166-1616.
MARABÁ 100 ANOS, NÓS FAZEMOS PARTE DESTA HISTÓRIA
MESTRE MARABAENSE ANTÔNIO CARLOS SILVA ALMEIDA LEVANTA TROFÉU DE VICE CAMPEÃO DO 1º ABERTO DE MARABÁ (1990) |
Uma Clube de Xadrez na Amazônia, em plena década de 1980. Uma bela história começa a ser escrita e se insere na história da Centenária Marabá, cujo aniversário é o dia 5 de Abril. Nos envaidece e nos deixa muito felizes, saber que fazemos parte da vida desta cidade , mas, ao mesmo tempo, nos conscientizamos da nossa importância e responsabilidade de realizar nossas atividades desportivas e educativas. Nosso dia-a-dia.
GARIMPEIROS TRANSPORTAM O CASCALHO (FOTO: UOL) |
GARIMPEIROS NA EXTRAÇÃO DO OURO DE SERRA PELADA (FOTO: UOL) |
Presente na região Amazônica presenciamos o crescimento e as transformações ocorridas. À época tivemos a explosão do Garimpo de Serra Pelada com extração manual de ouro. A serra foi sendo removido dando origem a um imenso buraco, um verdadeiro formigueiro humano de aproximadamente 80 mil pessoas num eterno vai e vem, levando às costas sacos com cascalho para limpeza em batéias, restando no final o brilho do valioso metal.
No ano de 1989 aconteceu um grave acidente aéreo com um avião que saía de Marabá com destino à Belém e se perdeu na mata, ficando conhecido como o Caso Garcez, ferindo 41 passageiros e ceifando 12 vidas humanas. Triste ver os vídeos no youtube. Também começava o Projeto Grande Carajás para a extração de minério de ferro. Até hoje saem da Serra dos Carajás (Parauapebas) comboios de 330 vagões, cada um com capacidade de 108 toneladas. Mas, levam também, de Carajás o ouro (mas, não nos trens) e manganês, matéria prima para exportação.
Na década de 1980 vários municípios nasceram (sendo desmembrado) a partir de Marabá, a cidade-mãe: Parauapebas (1988), Curionópolis (1988) também fazendo surgir Eldorado dos Carajás (1991), Água Azul do Norte (1991) e Canaã dos Carajás (1994).
Tivemos a maior enchente no ano de 1980, as águas do rio Tocantins e seus afluentes subiram 17,42 metros, deixando a Cidade Velha assolada. Já em 1987 um fato muito triste aconteceu na ponte do rio Tocantins. O episódio ficou conhecido como o Massacre de São Bonifácio quando policiais fecharam as extremidades da ponte e começou o tiroteio que ceifou a vida de 79 garimpeiros que lutavam pela reabertura do Garimpo de Serra Pelada.
Neste cenário de efervescência nascia em 1989 o Clube de Xadrez Marabá, com o desejo de representar o Estado do Pará em competições oficiais e com escopo maior de levar aos bancos escolares a Ciência e a Arte do Jogo de Xadrez. Segundo a importante entrevista com o Fundador do Clube, o Sr. Rubens Kossatz, nascia alí o primeiro da Amazônia.
O COMPANHEIRO RUBENS KOSSATZ SEMEOU A BOA SEMENTE DO XADREZ EM MARABÁ |
Em 1990 com o apoio da Loja Maçônica Pioneira (Velha Marabá) foi realizado o 1º Torneio de Aberto de Xadrez de Marabá com a participação de 24 enxadristas, sendo vencido pelo Sr. Mário Américo (Banco do Brasil) e o Sr. Antônio Carlos Silva Almeida como vice campeão. Foi um belíssimo campeonato organizado pelos Mestres Rubens Kossatz e Antônio Carlos S. Almeida, exímios enxadristas e baluartes do xadrez por anos e anos.
ANTÔNIO CARLOS DISCURSA NO CAMPEONATO PARAENSE INFANTIL DE 1998, COM O SR. TALISMAN (ESQ), ARNILSON (CENTRO) E BIANOR DANTAS (DIR) |
FENAJ 2002 - BRASILEIRO SUB 16 M/F E SUB 18 M/F |
Outras competições importantes foram sendo promovidas ao longo do tempo: Campeonatos Paraense com apoio da extinta Federação Paraense de Xadrez (FPAX), Interregionais, Interestudantis, Torneio Aberto Cidade de Marabá (CBX) com 65 participantes de todo o Brasil, Campeonatos Brasileiro de 2002 das categorias Sub16 M/F e Sub18 M/F, Jogos Estudantis de Marabá e do Pará.
JOGOS ESTUDANTIS DE MARABÁ 2012 |
Também fomos às escolas. Nos anos de 1996 e 1997 deixamos nossas sementes nas instituições de ensino. Um trabalho que visitou aproximadamente 15 escolas e atendeu 365 estudantes a custo zero, trabalho voluntário, sem nenhum ônus ao munípio. Na equipe uma pessoa trabalhou muito, a Professora Laura Souza Araújo, gente que faz, deu muito do seu suor e saúde.
Caminhamos para um futuro que poderá ser muito positivo, caso seja institucionalizado o ensino de xadrez nas escolas. Muito se fala que Marabá é uma cidade progressista, mas, no entanto, precisa abrir os olhos e colaborar com esta ação. Alías, todo o trabalho desenvolvido nas escolas locais tem as mãos e os pés do Clube de Xadrez Marabá.
Fruto de nossa ação ao longo dos 23 anos do Clube colhemos muitas histórias de vidas, depoimentos que nos enchem de satisfação por encaminhar e fortalecer nossas crianças e jovens para uma vida melhor. Mas, contar estas histórias poderia ser interpretado como soberba, vaidade, orgulho e isto não nos move. É importante lembrar o trabalho dos pioneiros Rubens Kossatz e Antônio Carlos que dedicavam seu tempo e recursos para alavancar o xadrez e, nenhuma vez foram orgulhosos, pelo contrário, ficou para mim a marca da humildade, de ser visto e de não se mostrar para se auto promover. Poucas foram as homenagens à estes senhores. O Mestre Antônio Carlos recebeu alguns reconhecimentos do próprio Clube de Xadrez e com o Torneio Antônio Carlos. O Sr. Rubens que reside em São Paulo recebe homenagem com o Torneio Rubens Kossatz ocorrido no dia 23 de março do corrente ano.
“Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas”.
“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”
Assinar:
Postagens (Atom)