Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

REI ERIVALDO VIEIRA É O CAMPEÃO MARABAENSE DE 2022

ÚLTIMO EVENTO DO ANO

ERIVALDO VIEIRA JARDIM, O CAMPEÃO

O último evento enxadrístico do ano do Clube de Xadrez Marabá foi uma grata surpresa, em todos os sentidos. Sem dúvida, é a competição mais conceituada e já foi adotado pelos enxadristas que o Campeão é chamado de Absoluto, uma denominação já tradicional que valoriza os atletas e o evento. Sem contar dos novos que já demonstram amor e raça para jogarem contra os adultos. Only talents.

Vamos começar a relatar um pouco o que foi o Campeonato Marabaense Absoluto Rápido 21, ocorrido neste dia 03 de dezembro de 2022, data muito especial onde as pessoas ainda tinham vaga em suas agendas, de agora em diante a coisa já vai ficando mais complicada, teve início pontualmente às 19:08 horas com a realização do Congresso Técnico apresentando o regulamento oficial, o sistema suíço de emparceiramento, a realização das 4 rodadas, o tempo de 21 minutos nocaute, sistemas de desempates, regras antifraudes, composição do Comitê de Apelação e a inserção de dois novos atletas que tinham sua participação em dúvida entre outros detalhes. Everything clarified.

 

APOIOS E PATROCÍNIOS



O Campeonato Marabaense Absoluto recebeu apoio da Associação Marabá Esportes – AMESP que forneceu por empréstimo as mesas e cadeiras que foram de fundamental importância; recebeu o patrocínio do Projeto Jogar Xadrez que leva o xadrez para as categorias de base que patrocinou os 07 troféus, a confecção das canecas alusivas aos 33 anos de fundação do Clube de Xadrez Marabá ainda em 1989 e do patrocínio da importância destinada a premiação (R$150,00); e do Enxadrista Jadson Alves de Souza que ofertou grana (R$125,00)para o evento, com isso, sendo possível a aquisição de refrigerantes, material gráfico. Se não tivéssemos esses aportes tudo seria carreado para o organizador e para o Projeto Jogar Xadrez, tendo em vista que não foram cobradas inscrições dos atletas, mas, não podemos esquecer que existe uma grande entidade nacional a impulsionar fortemente o enxadrismo brasileiro, trata-se da Liga Brasileira de Xadrez, se você quer fazer, vai ter o apoio dela, aliás, é a maior comunidade do xadrez brasileiro. Thank you all.

 

NOSSOS ATLETAS INTELIGENTES




Foram inscritos 14 atletas com destaques para jogadores novos das categorias de base, do S-06, S08, S10 e S12 anos que ousaram jogar contra jogadores fortíssimos e muitas surpresas. Como assim? Bem, antes devemos considerar o forte nível dos jogadores adultos entre eles o Jadson maior rating da competição (1904); Erivaldo; Edilson, Hélder, Caio, Janclei entre outros. Considerando os ratings elevados de grande parte dos participantes, alguns que caíram um pouco, tivemos o ingresso de novos enxadristas e todos iniciam com rating 1800 e, para os iniciantes é uma tarefa enorme melhorar seu rating, mas, conseguem a oportunidade de jogarem contra estrelas e com isso conseguem aprender, ver como eles jogam, é uma grande experiência que vai ajudar no crescimento técnico e tático de jogar. Very proud.

 

COMEÇOU...




Com atraso de 10 minutos, a primeira rodada teve início às 19:40 horas e teve fortes emoções para os novos e até para os veteranos. Muitos resultados normais, esperados, como a vitória dos adultos, pois, no sistema suíço tem disso, coloca em confronto os atletas com ratings mais elevados enfrentando jogadores com os menores ratings, isso aconteceu, é normal acontecer. Os resultados normais aconteceram. Mas, e as fortes emoções ficaram aonde? Os adultos elogiaram o desempenho dos recém iniciados como foi a alegria do Jadson contra o Emanuel (S06) jogadas corretas em grande parte da partida. O empate entre o João Lourenço (S08) contra o forte Erivaldo que disse que o garoto jogou bem. Estes relatos foram ouvidos com alegria. Mas, uma grande surpresa que ajuntou todos os jogadores que haviam terminado suas partidas, aconteceu na mesa 07, no confronto entre Rodrigo versus Silvano, chamado de Silvanosvsky, o nosso Mikhail Tal por suas jogadas inesperadas e sacrifícios fantásticos e a vitória veio para o Rodrigo (S12) que jogou muito bem, nosso Praggnanandha? Há alguma semelhança física e conseguiu aplicar o xeque-mate com duas torres. And everyone applauded the young talent.

Na segunda rodada as importantes vitórias do Hélder contra o Mestre Caio (jogo duro); a vitória do Jadson diante do Janclei (uma pequena perda de tempo foi aproveitada para ataques precisos); do Erivaldo contra o Silvanovsky; do William contra o Carlos da Silva e; os nossos novos enxadristas já não foram muito bem em termos de resultados (boas partidas). O Rodrigo perdeu para o forte Edilson; o Carlos Jorge venceu o Emanuel (que disse que o garoto foi brilhante!); e por fim, o empate entre João Lourenço contra Artur Jonnas (com afogamento reclamado pelo João e que realmente existiu, eles são muito inteligentes).

A terceira rodada, penúltima, novos confrontos entre os favoritos se enfrentando: Jadson venceu o Mestre Edilson (super talentoso); Erivaldo venceu Hélder Rodrigues (uma grande partida); Janclei jogou e venceu o nosso Praggnanandha. The matches were well played.

A quarta rodada, agora veremos o campeão. Na disputa do título Erivaldo, Jadson, uma partida onde prevaleceu a paciência do Rei Erivaldo, belas jogadas de ambos. Vitórias do Mestre Caio, Edilson, Janclei, Silvano e uma grande vitória do Rodrigo contra o João Lourenço. We have King Eri as the Absolute New.


BASTIDORES...

Agora vamos aos bastidores: o garoto Emanuel da Silva (S06) jogou toda a competição com febre, seu esforço foi enorme e um adversário assegurou que isto está impactando no seu desempenho, a sua mãe foi à farmácia comprar o antitérmico, jogou todas as partidas e chegou a reclamar por não conseguir uma vitória. Além do mais, está em processo de iniciação e convenceu seus pais para participar da competição. Quero dizer que vi muita raça neste garoto que é obstinado. O garoto João Lourenço fez um ponto, foram dois empates, ficou triste ao saber que não ganharia uma medalha, mas, não sabia que levaria para casa um troféu. O nosso Absoluto Jadson está em viagem e se deslocou de Irituia – Pará, distante 523 quilômetros e chegou a tempo de participar da primeira rodada e jogou muito. They dignify Marabaense chess.

 

HOMENAGENS E RECONHECIMENTOS

JADSON SOUZA E CAIO GIORDANO - HOMENAGEADOS


Duas importantes personalidades foram agraciadas com um singelo reconhecimento, por comemorar nesta ocasião o aniversário de 33 anos de fundação do Clube de Xadrez Marabá, é isso mesmo, a existência de mais de três décadas, não é pouca coisa, tantas histórias, conquistas, tantas pessoas positivas, amizades, aprendizados, a certeza que muitas pessoas ajudaram a construir essa história desde os pioneiros e fundadores. Nesta ocasião os enxadristas Jadson Alves de Souza e Caio Júlio César Giordano foram chamados de benfeitores, beneméritos que contribuíram de diversas formas, inclusive com financeiro para alavancar o enxadrismo marabaenses. O envolvimento destes senhores com nossas jovens promessas, a alegria, a satisfação e o desejo de vê-las evoluindo é demonstrada logo que as partidas se encerram. They are good human beings.

 

AMESP E AMESP TV – UMA GRANDE FORÇA NO ESPORTE DO PARÁ

ERIOMAR PEREIRA - PRESIDENTE DA AMESP

Nossa gratidão imensa a estes valorosos seres humanos. Nossa gratidão a AMESP que sempre nos ajuda quando solicitada, a entidade que presta um serviço ao esporte marabaenses sem precedentes para todas as modalidades, agora tem um canal no youtube – é a AMESP TV realizando excelentes e emocionantes podcasts, se você não sabia, ainda não viu, assista e se gostar compartilhe, se inscreva e assine o sininho para receber novas postagens. A AMESP tem um grupo de pessoas maravilhosas a conduzir essa que é a maior entidade multiesportiva do Estado do Pará convergindo para tal o trabalho do Jornalista e Esportista Heriomar Pereira, do Grande Santino de Jesus, o Seu Bené sempre comprometido, o Fabiano, a Heloísa, pessoas super talentosas e prestativas. Enfim, a AMESP é um grandioso grupo de abnegados, desportistas e mais de 60 modalidades esportivas envolvidas. Our gratitude.


COMPETIÇÃO GERAL - RANKING INICIAL



PRIMEIRA RODADA:



SEGUNDA RODADA:



TERCEIRA RODADA:


QUARDA RODADA (FINAL):


CLASSIFICAÇÃO FINAL:


LINKS IMPORTANTES

https://associacaomarabaesportes.com.br/

http://www.ligabrasileiradexadrez.com.br/

http://chess-results.com/tnr704799.aspx?lan=10&art=2&rd=1

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

O Rei Dom Eri I abrilhanta desfile da Escola Cristo Rei


Rei Eri - Crédito: Erivaldo Vieira Jardim

O brilhante e talentoso jogador de xadrez, Erivaldo Vieira Jardim, Dom Eri I, vencedor de muitas competições abrilhantou o Desfile Cívico e Militar ocorrido em Marabá, na manhã deste 7 de setembro na Avenida Antônio Maia na Marabá Pioneira, juntamente com os alunos da EMEF Cristo Rei, instituição escolar situada no bairro Jardim União.

O 7 de Setembro é a maior data comemorativa do Brasil e este ano acontece o bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022), graças a Pedro de Alcântara que declarou o grito da independência, às margens do Rio Ipiranga. Assim, o Brasil foi declarado como e transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

O nosso Rei Dom Eri I aceitou o convite para o desfile local e foi muito bem trajado com uma linda fantasia de rei medieval. O período medieval remete aos tempos dos grandes castelos com torres monumentais, reis, rainhas, cavaleiros, cardeais e peões que representavam a infantaria, em cujas batalhas se usavam escudos, armaduras, lanças, espadas e até arcos e flechas. Para este evento foi utilizada uma fantasia em alfaiataria sob medida composta de túnica, blusa e bermuda em tecido apropriado. As vestimentas (exceção da bermuda) foram ornadas em galão dourado em toda a extensão da túnica e nos punhos, a blusa ornamentada em dourado.

A caracterização do rei recebeu vários elementos, tais como utilizadas nas roupas de um rei medieval, como a coroa dourada ornada por pedras preciosas, rica corrente e medalhão dourado. Assim, o rei conduziu uma espada, arma de combate cravejada por pedras douradas e prateadas no punho que recebeu na empunhadura belo cordão dourado, a lâmina da espada confeccionada em madeira foi revestida por tinta em cor prateada.

Rei Eri com alunos da EMEF Cristo Rei - Crédito: Prof. Demerson

Vale destacar a simpatia do Rei Dom Eri I na avenida, em meio aos estudantes, chamava a atenção pela pessoa de grande estatura, bela vestimenta e simpatia.

Observação: o título de Rei Dom Eri I foi uma ideia que veio bem antes, ainda no momento da confecção da fantasia, com essa brincadeira espero que tenha dado uma pitada de humor.

A EMEF Cristo Rei retomou o Projeto de Xadrez graças a Diretora e  da Vice diretora Edilene Ferreira juntamente com o Professor Demerson. O forte desejo da direção escolar ficou muito evidente ainda no dia 7 de maio com a realização do Dia D na Escola com a participação do Clube de Xadrez Marabá que se fez presente.


O Clube de Xadrez forneceu as peças que os alunos desfilaram. A vestimenta foi custeada pelo Projeto Jogar Xadrez. Agradecemos o convite, a participação e em especial ao Mestre Erivaldo pelo maravilhoso trabalho. 

No momento da postagem as fotos oficiais da Escola ainda não estavam disponíveis, razão pela qual inserimos poucas imagens.

 

segunda-feira, 11 de julho de 2022

SILVANO VIEIRA DA SILVA (SILVANOVISCK) REINA NO OPEN CHESS MARABÁ

Hélder (2°), Silvano (Campeão) e Ericson (3°) e a Srª Bia


O Clube de Xadrez Marabá realizou neste 09 de julho o torneio OPEN CHESS MARABÁ de xadrez rápido, na Avenida Nagib Mutran, proximidades do banco Bradesco na Cidade Nova, a competição teve início às 20:30 horas com a participação de 06 enxadristas realizada pelo sistema Round-Robin no xadrez rápido 10 minutos e bônus de 05 segundos por jogada efetuada, adotou como critérios de desempates o confronto direto, maior número de vitórias, sonneborn-berger e sonneborn-berger com corte do pior resultado e Sistema Arranz.

O xadrez rápido 10+05 é algo bem interessante, isso por conta do relógio que aponta os minutos e segundos finais e, a cada jogada ganha-se um bônus de 05 segundos, este artifício foi utilizado numa partida e permitiu um certo oxigênio, no entanto, a desvantagem no tempo e material foi decisivo e a partida se encerrou com um xeque-mate, ainda assim, podemos ver o uso deste artifício, mais uma preocupação no jogar e olhar o relógio.

 

SILVANO REINOU

É interessante a tática de jogo do Mestre Silvano, também chamado de Silvanovisk, seu estilo de jogo leva em conta sacrifícios e quase sempre deixa o adversário atordoado com jogadas inusitadas e não considerada pelo adversário, afinal, ganhar material é algo que salta aos olhos e muitas das vezes o perigo está logo ali ou mais longe do alcance visual, será que estas jogadas são bem calculadas? Assim, algumas partidas tem desfechos super rápidos, principalmente quando mal analisadas e aceitas pelos adversários, e uma partida, a primeira foi muito rápida quando jogou e venceu o bom jogador Fábio, xeque-mate em poucos lances. E o Mestre Silvano com certa tranquilidade venceu o Open Chess Marabá.

O segundo colocada foi o Mestre Hélder Rodrigues, continua em boa forma e jogando de modo agressivo e vencendo torneios recentes provando que seu nível de jogo está em evolução, estarás estudando? Tomara que sim, visto que vemos um xadrez recompensador. Desta feita o Mestre Hélder ficou em segundo lugar nesta trajetória brilhante.

O terceiro colocado foi o Mestre Ericson Sarmento com um desempenho moderado diante de seu potencial, deste vemos partidas belíssimas e tem uma bagagem de conhecimento que de vez em quando é utilizada. Enfim, ainda não conseguiu colocar no tabuleiro a sua técnica e  sua tática.

 



O FENÔMENO ENZO

O garoto Enzo dos Santos Lopes com seus 07 anos completos conseguiu apresentar um xadrez sólido, logo na primeira rodada causou surpresa ao vencer o Marcos Lopes da Silva (seu pai) deixando-o meio atordoado, vale dizer que não houve nenhum favorecimento. Na segunda rodada enfrentou e perdeu para o Mestre Ericson Sarmento que teve que se desvencilhar de ataques bem estruturados, venceu e rendeu elogios ao garoto que realmente gosta muito de xadrez e vinha insistindo para jogar entre os adultos. O nosso Mestre Fábio também registrou a dificuldade para vencê-lo. Enfim, registramos o surgimento de um bom jogador de xadrez, é um começo, são os primeiros passos e esperamos que o mesmo possa ser incentivado o suficiente para alcançar seus objetivos.

 

DIFICULDADES DO XADREZ NA PRAÇA

A Praça São Francisco tem sido uma boa vitrine para o xadrez, o fluxo de pessoas no período noturno é imenso, muitos param para ver as partidas e sempre chega um ou outro querendo jogar. Ali acontece a prática de skate, dado que é um espaço amplo consegue juntar muitos jovens. Mas, para que possamos jogar ali, desfrutando de um grande número de expectadores, de uma praça de alimentação diversificada entre outros benefícios, devemos considerar que os estacionamentos não dão conta da enorme quantidade de veículos e, para que consigamos aprontar nossos eventos, precisamos chegar no local com meia hora, uma hora de antecedência tudo para conseguir uma vaga.

Neste sábado (09 de julho) nos antecipamos em quarenta minutos em relação ao horário programado, foram voltas e voltas no entorno da praça procurando uma vaga e nada, sempre ocupados. O local onde fazemos nossos torneios não tinha vaga e nem mesmo mais distante, assim, depois de trinta e cinco minutos procuramos o plano B, na Avenida Nagib Mutran, local bem iluminado, com vagas de estacionamentos disponíveis e um ponto para lanches rápidos, tudo em ordem. Mas,  o que aconteceu na praça para tamanha quantidade de veículos? Certamente que a ocupação dos estacionamentos é algo corriqueiro, no entanto, há as chegadas e saídas e neste intervalo conseguimos sucesso, porém, estava acontecendo um casamento muito concorrido, muita gente, muitos carros e as vagas ocupadas. Perdeu playboy.

A logística para a realização de um torneio é um pouco complicada, temos que levar todo o material para a competição, mesas, cadeiras, toalhas, peças, tabuleiros, relógios, notebook e enfim, em carro fechado é um pouco complicado.

 

AUSÊNCIAS

Foram sentidas as ausências dos Mestres Erivaldo Vieira Jardim e Jadson Alves de Sousa, estes perderam uma excelente competição. A organização ainda esperou por alguns minutos, a competição só teve início às 20:30 horas com o número de seis enxadristas.

A competição valeu rating da Liga Brasileira de Xadrez no modo xadrez rápido e na próxima computação deverá registrar o crescimento de rating para Silvano e Hélder que fizeram pontos muito além dos esperados.

 

DIFICULDADES

Se é difícil encontrar um bom local para nossas competições, também não é fácil a sua realização, encontrar um número razoável de participantes, a questão da logística, divulgação, e premiação, mas, vamos vencendo estes obstáculos sem apoio do setor público, como em muitas cidades do Brasil o Esporte é apenas o Futebol e as demais modalidades ficam sem pai e sem mãe, a mercê de seus próprios esforços. Recebemos apoio e incentivo da Associação Marabá Esportes – AMESP, entidade sem fins lucrativos que estende suas mãos para que o Esporte não pereça e assim vamos recebendo esse bônus de oxigênio e não desistindo da empreitada de tornar o xadrez um esporte popular. Ficamos felizes quando percebemos o nascimento de um talento como é o caso do Enzo, mas, devemos dizer que muitos surgem com seu grandioso brilho e depois por razões diversas desaparecem e ficamos com nossas esperanças de ver um talento incentivado se destacar no xadrez.


Os eventos esportivhttp://chess-results.com/tnr656024.aspx?lan=10os do Clube de Xadrez Marabá são organizado no Swiss Manager e publicados no site. Link http://chess-results.com/tnr656024.aspx?lan=10

Abaixo a tabela da Classificação Final



quarta-feira, 29 de junho de 2022

HÉLDER RODRIGUES VENCE O IX MEMORIAL RUBENS KOSSATZ

O Sorriso dos Campeões Jádson (vice) e Hélder (Campeão).

Noite nervosa, dia 25 de junho, época de festejos juninos na programação oficial do município, em muitas escolas também, festas, festas e tudo agitado, nesta fervor, partidas difíceis por vir, fizemos a última rodada do IX Memorial Rubens Carlos Kossatz, o evento foi programado em 04 rodadas pelo Sistema Suíço com o tempo de 60 minutos de reflexão, com os jogos sendo disputados na Rua Afro Sampaio, 454 - Cidade, sempre às 20 horas. 

Na rodada final o jogador Hélder Rodrigues com 3,0 pontos e três jogadores Erivaldo, Jadson e Marcelo mordendo pelas beiradas para alcançar a mesma pontuação do Hélder que, poderia correr riscos caso venha a perder o seu último confronto. Na mesa 1 Marcelo Zanforlin enfrentando Hélder Rodrigues na liderança, entre eles uma rivalidade nos tabuleiros com partidas sempre bem disputadas. Na mesa 2 Jadson Sousa e Erivaldo Jardim, este último com um compromisso de Festejo Junino e chegou um pouco atrasado com o relógio já acionado, este também um grande confronto de gigantes principalmente com o Erivaldo crescendo nos últimos meses e o Jadson sempre conseguindo boas colocações, mas, para todos eles um fato os incomoda e tira da zona de conforto, pelo fato da obrigatoriedade da anotação dos lances e, estamos promovendo o primeiro torneio no modo xadrez pensado, uma novidade, um desconforto, para alguns sim, como é o caso do Jadson Sousa ainda não acostumado.

Na 4ª rodada um jogo nervoso de muitos altos e baixos com grandes possibilidades de vitórias para um e para outro (segundo a avaliação de Jadson Sousa) e terminou empatada, na outra partida muito importante a vitória ficou para Jadson Sousa e o Erivaldo ainda jogou com um tempo inferior, compromisso da escola do filho lhe tirou um tempo precioso e a vitória sorriu para o adversário. A rodada também foi bem diferente sob o ponto de vista das participações, a ausência do Edilson Oliveira  por conta de compromissos de trabalho, ele era o adversário do Percy Rodrigues que também se fez ausente. O Marcos Lopes também "gazetou" a rodada.

Nossos parabéns aos participantes que prestigiaram a competição valendo rating da Liga Brasileira de Xadrez no modo Standard (xadrez clássico ou também pensado como é chamado). Neste Memorial relembramos a memória do nosso gentleman Rubens Kossatz, pessoa importante para o surgimento do nosso Clube, para os antigos trabalhadores de Serra Pelada no tempo da efervescência do garimpo.






sexta-feira, 24 de junho de 2022

IX MEMORIAL RUBENS KOSSATZ RETORNA COM A 3ª RODADA


A realização de uma competição de xadrez é algo complexo, vai além do acontecimento em si, bem antes há toda uma estratégia de convencimento, de atração dos enxadristas, considerando que o Clube de Xadrez Marabá não tem renda própria e nem recebe incentivo municipal para a aquisição de uma Medalha, sempre nos satisfaz a simples possibilidade de um Blitz, mais ainda com um Rápido e realizar um Clássico, podemos exclamar Wow! E isto está acontecendo, nossos enxadristas terão a partir desta competição maior conhecimento desta modalidade e rating Clássico da Liga Brasileira de Xadrez. O tempo programado foi de uma hora sem acréscimos e com a obrigatoriedade da anotação dos lances.

Com 08 participantes a competição pode ser organizada com tranquilidade em quatro rodadas pelo Sistema Suíço. Dentre os mais experientes estão os jogadores Jadson, Edilson e Erivaldo, sentimos as ausências de outros como o Mestre Caio e Silvano entre outros.

A competição precisou ser adiada diante de um problema de saúde de um participante e, em consenso, uma atitude bonita de todos fez com que o adiamento acontecesse sem reclamações. 

O quadro atual apresenta os jogadores Jadson e Hélder com duas vitórias, cem por cento de aproveitamento. Com um ponto Erivaldo, Edilson, Marcos e Marcelo. E o confronto de gigantes entre Hélder e Jadson. Vai ser uma disputa lida.



Premiação

Serão ofertados dois lindos troféus em peças cerâmicas de uma Torre, sendo uma na cor dourada e outra prata. A rodada final acontecerá neste 25 de junho.


RELATÓRIO DAS OFICINAS E TORNEIOS NA ESCOLA GERALDO VELOSO


O Clube de Xadrez Marabá com o Projeto Jogar Xadrez tentaram a realização de Oficinas e Torneios, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, vários motivos podem ser elencados para o insucesso destas atividades. De fato tivemos uma Oficina e esta aconteceu em meio ao movimento das crianças do Projeto Bom de Bola, que chegou na Escola, isto aconteceu no dia 04 de junho, tivemos a presença de  18 crianças com até 10 anos de idade. No geral foram programados 04 oficinas para estudantes de 06 até 18 anos de idade com as atividades realizadas aos sábado pela manhã. Também estava programado a realização de 04 torneios de xadrez desde o Sub 08 até o Sub 17 anos.

Em síntese, a Oficina do dia 04 de junho contou com 18 crianças que participaram da seguinte maneira: as meninas ficaram das 08 às 09 horas e os meninos das 09 às 10 horas, mas, no Brasil quando se fala 08 horas não quer dizer exatamente esta hora e, as meninas ficaram até às 09 horas, os meninos apareceram e ficaram até às 10 horas, lembrando que a programação era de 03 horas de duração. Fizemos a nossa parte e encontramos uma aluna da escola, Maria Eduarda Cruz de Souza muito interessada e conseguia responder corretamente as questões.

Nas demais datas programadas para as Oficinas e Torneios não tivemos participação, o compromisso firmado fez com que nós fôssemos para a Escola e esperamos pelos futuros enxadristas, não tivemos êxito.

Temos ainda marcada a oficina deste 25 e um torneio para o dia 26 de junho bem no meio da programação de festejos juninos, festa grandiosa que imagino que o xadrez não dará combate, o envolvimento da escola, dos professores, dos alunos e dos pais é imenso. Mas, mais uma vez jogarmos nossas sementes e a vida segue seu caminho.

segunda-feira, 30 de maio de 2022

ESCOLA GERALDO VELOSO RECEBERÁ TORNEIOS E OFICINAS NO MÊS DE JUNHO


Em conversação com a Direção da Escola Municipal Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, sito na Avenida 2000 - no Bairro Belo Horizonte, ficou acertada a realização de Torneios de Xadrez e de Oficinas para o mês de junho, é mais uma tentativa de difundir o xadrez que agarramos e temos expectativas, no entanto, o sucesso não depende de uma só pessoa, razão pela qual muitas tentativas deram errado, vamos continuar fazendo a nossa parte. Agora que acertei o calendário, fiz a divulgação do mesmo para 24 estabelecimentos de ensino e para alguns grupos de whatsapp.

TORNEIOS E OFICINAS

DE XADREZ

Torneios na Escola Municipal Dr. Geraldo Veloso

Sub-08 - nascidos entre 2014 e 2016 – 05/06 – 09 h

Sub-10 - nascidos entre 2012 e 2013 – 12/06 – 09 h

Sub-14 - nascidos entre 2008 e 2009 – 19/06 – 09 h

Sub-17 - nascidos entre 2005 e 2007 – 26/06 – 09 h

Gratuito para alunos da Escola Geraldo Veloso



Oficinas na Escola Municipal Dr. Geraldo Veloso

Turma 1 - Sub-10 - nascidos entre 2012 e 2016 – 04/06 – 08 h

Turma 2 - Sub-14 - nascidos entre 2008 e 2011 – 11/06 – 08 h

Turma 3 - Sub-10 - nascidos entre 2012 e 2016 – 18/06 – 08 h

Turma 4 - Sub-17 - nascidos entre 2005 e 2007 – 25/06 – 08 h

Gratuito para alunos da Escola Geraldo Veloso


Maiores Informações na Escola ou pelo (94) 98166-1616


TORNEIO NOVOS TALENTOS SUB 12 ANOS COM HEITOR GUIMARAES CAMPEÃO



O Clube de Xadrez Marabá iniciou neste 28 de maio (sábado) a partir das 9 horas da manhã, na Rua Afro Sampaio, 454 - Cidade Nova, a programação de eventos voltados para as categorias de base, desde o Sub-08 anos até o Sub-16 anos. O início aconteceu com a realização do Torneio de Xadrez Novos Talentos Sub-12 anos e a expectativa de um bom número de participantes era muito grande, no entanto, por dificuldades de ordem pessoal dos pais alguns não puderam comparecer, teríamos 12 atletas na competição. Assim, para que o evento acontecesse foi aceita a participação de 02 atletas da categoria do Sub-10 anos, com 09 anos.

O Torneio Novos Talentos Sub-12 anos teve 05 atletas competindo pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 15 minutos. Nestas competições os pais são os maiores interessados, são também os mais sufocados por compromissos pessoais e assim não conseguem levar seus filhos, são várias as justificativas.

Embora os favoritos por já terem jogado uma competição oficial do Clube de Xadrez, Rodrigo Samuel da Silva Ferreira e Samuel Anthony de Oliveira Rocha, a surpresa veio com o bom nível dos irmãos Heitor, Alícia e Emanuel, mas, vale destacar que todos eles apresentaram um xadrez de qualidade, foco nas jogadas e ainda muita falta de experiência, normal para quem está começando no xadrez.


Esta foi mais uma competição especial e seus detalhes, de crianças que já conhecem a Defesa Siciliana Nardjorf e o Ataque Fegatello, com muita desenvoltura por sinal, coisa que muitos adultos ainda não conhecem, pelo menos no que se refere ao Fegatello que é uma abertura agressiva e de intensidade nos vários golpes que proporciona no estilo da Escola Antiga do Xadrez. Excelente notícia. E, já é bom ver que em uma família temos três enxadristas devotados e um pai apoiador. Também tivemos uma mamãe que já entende de regras de jogo. Supimpa.

Os três primeiros colocados receberam belos troféus personalizados e o quarto e o quinto receberam medalhas. Agora, chamo a atenção para uma coisa importante, são poucas as competições para o xadrez de base e o fato de receberem troféus e medalhas são fatores de motivação e de incentivo. Para alguns são as primeiras premiações, primeiras competições e guardarão com carinho e suas trajetórias. 

O registro mais técnico da competição está na internet, no site: http://chess-results.com/tnr642872.aspx?lan=10 - agora um pouco das tabelas do torneio:






sábado, 28 de maio de 2022

IX MEMORIAL RUBENS KOSSATZ – DESTAQUE PARA JADSON E HÉLDER NAS RODADAS INICIAIS


O IX Memorial Rubens Kossatz teve início no dia 20 e prosseguiu no dia 21 de maio, com a primeira e segunda rodada, contando com a participação de oito enxadristas, numa competição pelo sistema suíço em 04 rodadas pelo ritmo clássico com o tempo de 60 minutos, valendo rating da Liga Brasileira de Xadrez. Vale lembrar que há muito tempo que não fazíamos o xadrez clássico.

Como nossos enxadristas ainda não possuíam rating clássico, todos receberam o EloN de 1800 pontos. Foram adotados os critérios de desempates:

  1. Resultado particular (11);
  2. Maior número de vitórias (68);
  3. Buchholz totais (37)
  4. Buchholz totais com corte do pior resultado (37)
  5. Sonneborn-Berger

As rodadas transcorreram com muita luta, vontade de vencer e uma dificuldade, no caso, a anotação das planilhas que também afetou o desempenho, principalmente por conta da falta de prática. 

Resultados da primeira e segunda rodada (http://chess-results.com/tnr640343.aspx?lan=10&art=2&rd=1 e http://chess-results.com/tnr640343.aspx?lan=10&art=2&rd=2): 



E classificação provisória até a 2ª rodada:


O enxadrista Percy dos Santos Rodrigues comunicou neste 23 de maio sua desistência da competição. Assim, apresentamos o confronto para a próxima rodada. Também, por motivos de saúde na família e com a concordância de todos os participantes, as rodadas foram reprogramadas, a terceira para o dia 24 de junho e a quarta rodada para o dia 25 de junho.




terça-feira, 17 de maio de 2022

CLUBE PROMOVE HOMENAGENS A MEMÓRIA DE RUBENS KOSSATZ


O Clube de Xadrez Marabá homenageia a memória de um dos seus fundadores, Rubens Carlos Kossatz paranaense com o Memorial IX TORNEIO RUBENS KOSSATZ, a ser realizado nos dias 20, 21, 27 e 28 de maio, com inscrições antecipadas com valores promocionais até o dia 18 ao valor de R$ 10,00 e no prazo final no dia 19 de R$ 20,00, pelo sistema suíço em 04 rodadas com o ritmo de jogo de 60 minutos nocaute, ou seja, xadrez clássico valendo rating Clássico da Liga Brasileiro de Xadrez, com as partidas iniciando-se às 20 horas na Rua Afro Sampaio, 454 - Cidade Nova, inscrições e Pix (94) 98166-1616. 

Premiação de troféus personalizados do 1° ao 3° lugar.

Hoje me recordo do Seu Rubens, muito educado, bom comunicador, prosa boa com um cigarro nas mãos, planos para o xadrez, de escrever um livro sobre Serra Pelada. Depois que foi morar em São Paulo tina forte o desejo de retornar e rever os amigos, sua saúde frágil já não permitia.

Agora as lembranças me deixa uma melancolia, uma tristeza da falta da boa companhia, boa proza e excelente amizade. Bons tempos. O Seu Rubens foi um dos responsáveis pela fundação do Clube de Xadrez Marabá, foi nosso primeiro presidente, por sua ação muitos se aproximaram e jogavam na sua residência na Avenida Nagib Mutran nº 273, onde foi a primeira sede do Clube. Era comum passar e ver algumas pessoas jogando.

O falecimento do Seu Rubens Carlos Kossatz ocorreu no dia 17 de maio de 2018, às 18 horas completamente lúcido aos 79 anos, na cidade de São Paulo. Tinha orgulho de seu legado e sentia-se muito honrado pelo reconhecimento e homenagens que lhe prestavam.

Hoje comemoramos quatro anos da partida do Seu Rubens para o outro mundo. Ficou o legado de um homem simples e visionário. Um abraço Seu Rubens, muitas saudades. 


terça-feira, 26 de abril de 2022

EDILSON DE OLIVEIRA VENCE A VI COPA MARABÁ

Da esq, p/a direita: Erivaldo Jardim (2º), Edilson de Oliveira (1º) e Hélder Rodrigues (3º lugar)

A VI Copa Marabá de Xadrez Rápido  foi realizada neste 23 de abril (sábado, 19:30 horas) e teve um número expressivo de participantes e até de expectadores que vieram prestigiar e ver pela primeira vez uma competição que valeu rating da Liga Brasileira de Xadrez. O certame contou com estreantes: Francisco Carlos da Silva, Marcos Lopes da Silva, Samuel Anthony Rocha, Hélder Luiz Rodrigues e Percy Rodrigues, além dos veteranos Ericson Sarmento, Silvano Vieira, Jadson de Sousa, Edilson de Oliveira e do Campeão da XII Taça Cidade de Marabá Erivaldo Jardim.

A Copa foi realizada pelo Sistema Suíço no ritmo de xadrez rápido com o tempo de 10 minutos mais 5 segundos de incremento por lance efetuado, pelo software Swiss manager (oficial da Federação Internacional de Xadrez) que permite a publicação da competição no site da chess-results.com. Entre os favoritos está o jogador com o maior rating da competição Jadson de Sousa com 1855 pontos, seguido por Edilson de Oliveira com 1845 e Silvano da Silva com 1840, além do Campeão da XII Taça Cidade de Marabá Erivaldo Jardim. Os jogadores Ericson Sarmento, Hélder Rodrigues e Percy Rodrigues como jogadores com potencial de vencer a competição.

JADSON DE SOUSA VERSUS ERIVALDO JARDIM

Após a terceira rodada dois jogadores ficaram com 3 pontos, a quarta e decisiva rodada colocou os dois de frente no tabuleiro, Erivaldo Jardim versus Edilson de Oliveira, embora os movimentos de ambos os jogadores fossem tranquilos, o que se via no tabuleiro foi um jogo de muita beleza com ambos optando pelas jogadas mais agressivas, com contra jogo, contra ataques agressivos, mas, apenas um sairia vitorioso e desta vez venceu Edilson de Oliveira que recebeu um troféu confeccionado em porcelana com o formato de um rei, e o vice Erivaldo Jardim também recebeu um lindo troféu no formato de uma dama, ambas as peças em pintura prata brilhante. O terceiro colocado não recebeu troféu mas, apresentou um excelente retrospecto de três importantes vitórias.

Foram adotados os seguintes critérios para desempates: 1º resultado particular (11), 2º maior número de vitórias (68), 3º Buchholz totais sem cortes (37), 4º Buchholz com corte do pior resultado (37) e, 5º Sonneborn-Berger Totais (52). E a última rodada encerrou-se com três jogadores com a mesma pontuação: Erivaldo, Hélder e Jadson, em relação aos demais o Erivaldo ficou em segundo lugar por ter vencido o Hélder (na 1ª rodada) e o Jadson (na 2ª rodada). O desempate entre Hélder e Jadson seguinte por outro caminho, ambos não jogaram entre si. Para o segundo critério os jogadores tiveram o mesmo número de vitórias e continuaram empatados. No terceiro critério ambos fizeram os mesmos índices de Buchholz Totais (6 milésimos), continuaram empatados. Foi preciso o uso do 4º critério para desempatar, dos índices de Buchholz com corte do pior resultado, ficando o Hélder com 6 e Jadson 5 milésimos. Hélder em 3º e Jadson em 4º lugar.




Como é feito os cálculos dos Buchholz Totais (sem cortes)? Muitos jogadores ainda não conhecem esses critérios na prática, então vamos aproveitar para apresentar umas continhas, Hélder e Jadson recebem (receba) os pontos dos adversários enfrentados, neste primeiro Buchholz não há cortes de pontos de adversários.

A Classificação Final fiou conforme a tabela abaixo, lembrando que estes resultados, juntamente com os da XII Taça Cidade de Marabá serão computados no próximo relatório de rating que será publicado no mês de maio, vai haver uma boa movimentação de pontos entre nossos jogadores que pontuaram acima da metade dos pontos da competição.



Com o sucesso de duas competições, as coisas se normalizando, com os atletas pegando gosto novamente por competições, a avaliação segue no sentido de se promover um torneio de xadrez no modo standard, com um ritmo de jogo clássico com as partidas anotadas em planilhas.


segunda-feira, 25 de abril de 2022

MUNDO ESPORTIVO MARABAENSE COMEMORA 5 ANOS DE FUNDAÇÃO DA AMESP


As comemorações do aniversário de 5 anos fundação da Associação Marabá Esportes (AMESP), serviu para reunir o mundo esportivo de Marabá, envolvendo todas as modalidades, dirigentes, atletas, abnegados, apoiadores, patrocinadores e políticos. Segundo agentes da portaria que trabalharam durante a festividade estimam a presença de mais ou menos 500 pessoas, contando também com familiares, ocorrida neste domingo (24 de abril), grandioso acontecimento que ainda sofreu um impacto por conta da falta de energia que começou às 7:30 da manhã e só retornou às 12:30 horas.


A Fazenda Eventos foi o local para memorável solenidade é dotado de grande estrutura, com área de lazer imensa com piscina com toboágua, campo de futebol, amplo estacionamento, espaço coberto para múltiplos usos, inclusive o churrasco para tamanha quantidade de pessoas aconteceu na mais perfeita ordem.

Os organizadores pensaram em tudo, vasto material de marketing da AMESP, profissionais de segurança, bombeiros profissionais assistiam as pessoas no toboágua, na piscina, mas, tudo transcorreu com perfeição. Para Eriomar Pereira, presidente da Associação de Esportes: "o evento superou positivamente todas as expectativas, todos os objetivos foram alcançados, esta experiência capacitou e credencia para outros grandes eventos da entidade."


A Festa de 5 anos serviu também para reconhecer e valorizar o trabalho dos desportistas, na ocasião foram premiados os dirigentes esportivos com o Troféu AMESP, que premiou também os promotores, apoiadores, patrocinadores, incentivadores, fomentadores do esporte, empresários em geral, assim, incluiu a premiação de vereadores e ex-vereadores como é o caso da Irismar Sampaio e Gilson Dias , de secretários municipais, dentre outros. E foi prestigiado pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual João Salame que reconheceu a importância do esporte para todos.

Segundo Santino de Jesus, atual vice-presidente da AMESP, o esporte é um direito do cidadão que não vem sendo olhado com muito carinho, é um instrumento de formação do caráter, princípios e valores e afirma: "para se fazer o esporte é necessário muito boa vontade e muita transpiração dos dirigentes, e a AMESP veio para representar e até estender a mão para apoiar a todos."


Para Francisco Arnilson, Presidente do Clube de Xadrez Marabá: "a AMESP está de parabéns neste grande dia, com estas festividades maravilhosas, por compreender e apoiar o xadrez e todas as modalidades que precisam de apoio e isto aconteceu conosco."

Nesta domingo durante a organização dos preparativos, temperatura amena, o sol amanheceu lindo, céu azul, com a presença da lua na fase minguante com 37 por cento de aparição caminhando para a fase de lua nova, manhã sem energia, a bela festa também reuniu os dois grandes astros. Bom para todos nós.

Foi um sucesso.