sábado, 27 de dezembro de 2008
082 - FELIZ NATAL E FELIZ 2009!
Chega o Natal e aproxima-se o ano novo, momentos que nos remetem a reflexão, um balanço do que foi realizado e do que ficou pelo caminho. Geralmente os balanços são positivos, satisfatórios. É verdade. Conseguimos caminhar, avançar.
Nestes momentos os erros são avaliados para não serem repetidos. Os planos mal sucedidos ou não implementados são de grande importância para o futuro.
Planos, planos e planos. Planejar parece uma regra geral. Planejar o futuro, prever ações e atividades, projetar o trabalho de um ano.
O Clube de Xadrez Marabá também fará o seu planejamento de 2009, com os pés no chão, sabendo quem pode contribuir. Se não houver contribuição das pessoas que lidam com o Xadrez, não faremos muita coisa. Já sabemos que a união faz a força.
Enfim, que 2009 seja o ano da união, da cooperação, todos comprometidos com nossa ação maior o Xadrez do Sul e Sudeste do Pará.
Feliz 2009
Francisco Arnilson de Assis
Presidente do Clube de Xadrez Marabá
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
081 - ALDO CÉSAR VENCE 1º TORNEIO DA ESCOLA GETÚLIO VARGAS - ITUPIRANGA
Distante cerca de 45 quilômetros da cidade de Marabá, já no município de Itupiranga, a Escola Getúlio Vargas, na Agrovila Presidente Médici, conta com um bom projeto de Xadrez na Escola. Embora considere pequeno o tempo que teve com os estudantes da Escola, o professor Ari já colhe os seus primeiros resultados, com a realização do 1º Torneio Blitz da Escola Getúlio Vargas neste 30/11.
A competição promovido pelo Sistema Suíço com o tempo de reflexão de 10 minutos, possibilitou uma disputa acirrada entre os garotos Aldo César 4,0 pontos, Walaf Vinícius 4,0 pontos e Marcos Moraes 4,0 pontos, ficando com título o garoto Aldo César, que no critério de desempate (Buccholz) fez 16 milésimos buccholz e 12 milésimos berger.
Na fotografia, da esquerda para a direita: Marcos Moraes 3º colocado, ao centro o garoto Aldo César - Campeão que ganhou ainda um presente especial, um jogo de xadrez completo, do professor Ari e Walaf Vinícius o 2º colocado.
O Campeão Aldo César Barbosa Brinquedo venceu seus concorrentes: Geovane, Marcos Morães, João Gomes e Jailson e sofreu uma derrota para Walaf Vinícius (3ª rodada).
O Vice Campeão foi o jovem Walaf Vinícius Lima Pereira obteve quatro vitórias, vencendo os seguintes adversários: Marcelo, Luís Fernando, Aldo César e Jailson. E perdeu na última rodada para Marcos Morães.
O Terceiro colocado foi o garoto Marcos Morães da Costa que venceu os seguintes adversários: Fernanda, Luís Fernando, Ismael e Walaf. Perdeu apenas para Aldo César na 2ª rodada.
Demais classificações: 4º Jailson Viana dos Santos 3 pts e 15,5 buccholz;
5º Luiz Fernando 3 pts e 14,0 bucchols; 6º Raimunda dos Santos Chaves 3,0 pts e 12,5; 7º Geovane da Silva Lima 3 pts e 11,0; 8º João Gomes Vieira Filho 2,0 pts e 13,5 pts e 13,5; 9º Fernanda Souza da Conceição 2 pts e 11,5; 10º Ismael de Souza Conceição 2 pts e 11,0; 11º Dalto Vitor Régis Campos 2 pts e 10,0; 12º Brendo Lindo Vieira 2,0 pts e 9,5; 13º Angelina Conceição da Silva 1,0 ponto e em 14º Marcelo Hudson Costa Chaves 0,0 ponto.
O 1º Torneio Getúlio Vargas contou com a participação de 11 meninos e 03 meninas, sendo a melhor classificação feminina a guerreira Raimunda dos Santos Chaves, 3,0 pontos, venceu os seguintes adversários: Brendo, João Gomes e venceu uma de bye. Perdeu apenas para: Jailson e Luís Fernando.
Parabéns a Coordenadora da Escola Getúlio Vargas Maria Aparecida e ao Professor de Educação Física Arionaldo Borges, o trabalho de vocês preenche um vazio enorme que há nas escolas, a falta de atividades esportivas que exigem esforço mental.
Fotos no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?uid=15506024918953221798
080 - 1º ESPORTE CIDADANIA
O Programa Esporte Cidadania organizado pelo Sesi e Rede Globo de Televisão ofereceu à sociedade marabaense um dia de lazer, neste sábado (29/11). Literalmente falando, foi um dia de Lazer com a prática de várias atividades esportivas, dentre elas o Xadrez, com apoio do Clube de Xadrez Marabá, que esteve presente das 09h00 às 17h00. Foi um dia lindo, de sol e de muita gente, principalmente de crianças. Oportunidade para divulgar o esporte.
Mas, a alegria esteve presentes em atividades esportivas, desde o futsal, o futebol de campo, o banho de piscina, além de outras atividades recreativas com o brinquedo de escorregar, do pula-pula, além de atividades com músicas.
Mais de 100 crianças tiveram a oportunidade de jogar e de conhecer o Xadrez. O tempo não era suficiente e o local não favorecia o aprendizado, ou seja, algumas pessoas conheceram noções de jogo. Outras aproveitaram o momento para jogar. As visitas de crianças possibilitaram imagens belíssimas, como no foto acima.
Esteve à frente da organização do Esporte Cidadania da diretora do Sesi - Marabá, Soraya Remor, comandando quase uma centena de voluntários.
Fotos: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?uid=15506024918953221798
079 - TRÊS EVENTOS MOVIMENTARAM O FINAL DE SEMANA
O Xadrez esteve em alta neste final de semana. Diversas foram as solicitações de apoio feitas ao Clube de Xadrez. Dentre elas: a realização da Olimpíadas da Escola Geraldo Veloso que contou pela primeira vez com a participação do Xadrez, esteve sob a coordenação da professora Laura, neste 29/11; programa Esporte Cidadania evento que programou um dia de lazer, 29/11, tendo o esporte como carro chefe, incluíndo o xadrez, no evento que tem entre os seus principais organizadores o Sesi e a Rede Globo de Televisão, o xadrez se fez presente recebendo mais de 100 simpatizantes em dois stands montados; o 1º Torneio Blitz de Xadrez da Escola Getúlio Vargas, na Agrovila Presidente Médici, neste 30/11; faltou ainda, atender a solicitação do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama, de Parauapebas, no fornecimento de material à organização de um torneio.
domingo, 23 de novembro de 2008
078 - O XADREZ ESTÁ SE FIRMANDO NA MAGALHÃES BARATA
Mas, o Torneio Magalhães Barata de Xadrez teve um Campeão. Foi o garoto Leilson Rodrigues Souza, 11 anos de idade. Ele foi uma fera e conseguiu 6,0 pot. Leilson chegou à última rodada empatado com o garoto Sigridy Gabriel que ficou em 2º lugar com 5,30 pts. Em 3º e 4º lugares, Carlos Freitas Souza e Jéssica Reis Cardoso com 4,0 pts. Em 5ºe 6º lugares, Pedro Alves de Souza e Antônio Leandro com 3,0 ps. Em 7º lugar a bela Ana Beatriz dos Santos com 2,0 pts. Em 8º lugar Gilberlan com 1,0 pt.
Foram entregues medalhas aos três melhores colocados: Leilson (campeão), Sigridy (2º lugar e Carlos Freitas (3º lugar).
Parabéns ao Prof. Ari por mais um trabalho.
077 - LEILSON RODRIGUES É O CAMPEÃO DA ESCOLA MAGALHÃES BARATA
A Escola Magalhãs Barata situada na Velha Marabá, promoveu neste 22/11 às 14h00, o seu primeiro torneio de xadrez. O certame contou com a participação de 08 enxadristas, todos eles formados pelo prof. Ari.
A emoção e o nervosismo estavam presentes em toda a competição. Por se tratar de jogadores estreantes ocorreram muitos lances impossíveis. Mas, a emoção crescia a cada vitória. Por outro lado, via-se o bom comportamento dos garotos e garotas.
O Campeão obteve 6 vitórias em 7 possíveis. Perdeu apenas para Carlos Freitas, 3º colocado. Com apenas 11 anos, percebe-se a expontaneidade do garoto, sua alegria em jogar xadrez.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
076 - O QUE ACONTECEU COM O FESTIVAL DE XADREZ?
Antes marcado para ser realizado no dia 22 de novembro, o 1º Festival de Aberto de Xadrez, programado para o Mangueirão, parece que foi cancelado ou desmarcado. Por que? Ninguém sabe.
Como não houve convite para nenhum Clube do interior, nenhum dirigente pode dar maiores informações. O certo é que constava no Calendário Único da fexpa. Não consta mais e não há nenhuma informação. Devemos esperar os acontecimentos para saber se haverá outra data, espero que sim e que os Clubes sejam convidados à mandarem seus representantes, não pode, esta federação ficar pisando na bola.
Como não houve convite para nenhum Clube do interior, nenhum dirigente pode dar maiores informações. O certo é que constava no Calendário Único da fexpa. Não consta mais e não há nenhuma informação. Devemos esperar os acontecimentos para saber se haverá outra data, espero que sim e que os Clubes sejam convidados à mandarem seus representantes, não pode, esta federação ficar pisando na bola.
075 - FEIRA DE CIÊNCIAS PROMOVE O XADREZ
A Escola Getúlio Vargas situada na Vila Presidente Medici, na Zona Rural de Marabá promoveu na 6ª feira sua Feira de Ciências. Sob a coordenação do Prof. Ari, que trabalha também na Escola Magalhães Barata. Foi possível a realização de grupos de estudos para apresentação do Xadrez, sua importância ao longo da história e, principalmente os benefícios proporcionados aos seus praticantes.
Os estudantes puderam mostrar que o Xadrez está intimamente ligado à educação. Ao trabalhar no ser humano diversas capacidades de cunho social, educativo e intelectual, este esporte-arte-ciências já deveria ter sido implantado como disciplina. Essas impressões também foram percebidas pelos estudantes.
O Xadrez propicia inúmeros melhoramentos que são inerentes à vida familiar, social e profissional, que são: capacidade de raciocínio lógico, de analisar problemas e encontrar respostas, de memorização, de concentração, paciência, entre outros.
Parabéns ao Professor Ari que nos procurou para divulgar o projeto de Feira de Ciências da Escola Getúlio Vargas. O que não é divulgado não é visto, o que não é visto não é lembrado, certo?
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
074 - 1º FESTIVAL DE XADREZ DO PARÁ
O Festival de Xadrez do Pará será realizado no dia 22 de novembro com total apoio do Governo do Estado do Pará, no Estádio Olímpico Mangueirão a partir das 09h00 da manhã e espera-se grande número de participantes, em torno de 600 enxadristas.
O Secretário de Estado de Esporte e Lazer Carlos Alberto da Silva Leão não mede esforços. Sua ousadia em inovar perpassa na realização do Festival, e em bater o recorde em números de participantes na Região Norte e Nordeste em uma única competição, espera incentivar a salutar prática do xadrez.
O Festival consiste na realização de Torneio Suíço em 07 rodadas de 21 minutos com premiação aos melhores e terá na organização pessoas simpatizantes do esporte como é o caso do Lauzeniro, Mário Cardoso, Luiz Michel, Jamylson Matoso e do Árbitro Regional Carlos Alessander Costa Alves, dirigente do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama que possui atividades nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás.
O certame terá organização e patrocínio do Governo do Estado do Pará, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Secretaria de Educação e da Federação Paraense de Xadrez Escolar e da Fexpa.
O Clube de Xadrez Marabá aproveita para parabenizar os seus organizadores e ao Governo do Estado do Pará através da Governadora Ana Júlia Carepa por sentir no Xadrez a oportunidade de inclusão social e, espera que ações deste tipo possam ocorrer em outras cidades.
Francisco Arnilson de Assis
CX Marabá
O Secretário de Estado de Esporte e Lazer Carlos Alberto da Silva Leão não mede esforços. Sua ousadia em inovar perpassa na realização do Festival, e em bater o recorde em números de participantes na Região Norte e Nordeste em uma única competição, espera incentivar a salutar prática do xadrez.
O Festival consiste na realização de Torneio Suíço em 07 rodadas de 21 minutos com premiação aos melhores e terá na organização pessoas simpatizantes do esporte como é o caso do Lauzeniro, Mário Cardoso, Luiz Michel, Jamylson Matoso e do Árbitro Regional Carlos Alessander Costa Alves, dirigente do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama que possui atividades nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás.
O certame terá organização e patrocínio do Governo do Estado do Pará, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Secretaria de Educação e da Federação Paraense de Xadrez Escolar e da Fexpa.
O Clube de Xadrez Marabá aproveita para parabenizar os seus organizadores e ao Governo do Estado do Pará através da Governadora Ana Júlia Carepa por sentir no Xadrez a oportunidade de inclusão social e, espera que ações deste tipo possam ocorrer em outras cidades.
Francisco Arnilson de Assis
CX Marabá
073 - ELEIÇÕES NA FEXPA
Volto a insistir no tema, sobre a eleição na fexpa. Como já sabem, neste blog coloquei o assunto em pauta, segundo informações obtidas no site da federação. Nas demais federações estaduais a realidade é diferente, ou seja, a federação é formada por Clubes e, cabe a eles o direito de representando seus associados, escolherem os dirigentes máximos.
Cabe alguns comentários sobre o assunto:
1º O Clube de Xadrez Marabá aproveita para lamentar, mais uma vez, que não houve comunicado para que pudesse tomar parte na eleição;
2º Continuando o comportamento que esta federação manteve com a Região Sul e Sudeste do Pará, teremos, mais uma vez, uma gestão centrada apenas na Capital;
3º É do interesse do CX Marabá participar, pelo menos da Assembléia que vai escolher os novos mandatários da federação ou, de pelo menos saber o que acontece na nossa entidade maior;
4º Qualquer chapa que não inclua pontos favoráveis ao Xadrez do Interior terá a nossa reprovação. Acreditamos que há outras fronteiras, que não apenas a Região Metropolitana.
Ainda sobre a Eleição da federação é importante comunicar de que maneira ela ocorrerá:
1º Desejosos em participar do processo deverá fazer sua inscrição de Chapa;
2º A escolha não combinará apoios de Clubes ou de Políticas esportivas pois, o voto que importa é o do jogador FEDERADO. Como não houve apoio para implantação de Clubes de Xadrez, hoje, a nossa federação possui, apenas três clubes filiados, ou seja, não há interesse em apoiar a criação de Clubes e seus apoios pouco representam.
Espero que tudo isto possa ser alterado, renovado, indo de encontro aos anseios dos jogadores e dos clubes. Se, parece, que não é importante o trabalho realizado pelos Clubes, então, não teríamos eventos em Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá, todos organizados por Clubes.
Poderá votar e ser votado o jogador federado, aquele que pagar a taxa de filiação no valor de R$ 30,00 (trinta reais). O voto terá a mesma importância de um representante de Clube.
Assim, conclamamos à todos os enxadristas para fazerem sua filiação à federação e votar pelo interesse do enxadrismo para todos os paraenses, de forma democrática, participativa e transparente.
Francisco Arnilson de Assis
CX Marabá
Cabe alguns comentários sobre o assunto:
1º O Clube de Xadrez Marabá aproveita para lamentar, mais uma vez, que não houve comunicado para que pudesse tomar parte na eleição;
2º Continuando o comportamento que esta federação manteve com a Região Sul e Sudeste do Pará, teremos, mais uma vez, uma gestão centrada apenas na Capital;
3º É do interesse do CX Marabá participar, pelo menos da Assembléia que vai escolher os novos mandatários da federação ou, de pelo menos saber o que acontece na nossa entidade maior;
4º Qualquer chapa que não inclua pontos favoráveis ao Xadrez do Interior terá a nossa reprovação. Acreditamos que há outras fronteiras, que não apenas a Região Metropolitana.
Ainda sobre a Eleição da federação é importante comunicar de que maneira ela ocorrerá:
1º Desejosos em participar do processo deverá fazer sua inscrição de Chapa;
2º A escolha não combinará apoios de Clubes ou de Políticas esportivas pois, o voto que importa é o do jogador FEDERADO. Como não houve apoio para implantação de Clubes de Xadrez, hoje, a nossa federação possui, apenas três clubes filiados, ou seja, não há interesse em apoiar a criação de Clubes e seus apoios pouco representam.
Espero que tudo isto possa ser alterado, renovado, indo de encontro aos anseios dos jogadores e dos clubes. Se, parece, que não é importante o trabalho realizado pelos Clubes, então, não teríamos eventos em Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá, todos organizados por Clubes.
Poderá votar e ser votado o jogador federado, aquele que pagar a taxa de filiação no valor de R$ 30,00 (trinta reais). O voto terá a mesma importância de um representante de Clube.
Assim, conclamamos à todos os enxadristas para fazerem sua filiação à federação e votar pelo interesse do enxadrismo para todos os paraenses, de forma democrática, participativa e transparente.
Francisco Arnilson de Assis
CX Marabá
terça-feira, 28 de outubro de 2008
072 - ELEIÇÃO NA FEXPA - GESTÃO 2009/2010
A Federação de Xadrez do Pará está convocando Assembléia Geral Ordinária com o intuito de eleger nova diretoria para o biênio 2009/2010, para comporem a Diretoria e Conselho Fiscal. Para tanto é necessário estar com a sua anuidade em dia. O mandato dos novos dirigentes iniciar-se-á em abril de 2009 e encerrar-se-á em abril de 2010.
Quem poderá votar, segundo o Estatuto:
Parágrafo Único – Terão direito a voto as Entidades previstas no artigo 2º, e ou demais filiadas desde que em pleno gozo de seus direitos e em dias com a FEXPA.
Art. 2º - A FEXPA tem sede e foro na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, tendo sido fundada no dia .......sendo composta pelas sociedades esportivas, instituições de ensino, clubes, associações enxadrísticas e demais filiadas.
Data da e Eleição: 27/12/2008
Horário: Das 18h00 ás 22h00
Local de Votação: AABB - SEDE SOCIAL
Nota: prazo para registro de chapas será de 05(cinco) dias úteis antecedendo a data da eleição.
Belém, 23 de Setembro de 2008.
Francisco Lauzeniro Andrade
Presidente da FEXPA
Quem poderá votar, segundo o Estatuto:
Parágrafo Único – Terão direito a voto as Entidades previstas no artigo 2º, e ou demais filiadas desde que em pleno gozo de seus direitos e em dias com a FEXPA.
Art. 2º - A FEXPA tem sede e foro na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, tendo sido fundada no dia .......sendo composta pelas sociedades esportivas, instituições de ensino, clubes, associações enxadrísticas e demais filiadas.
Data da e Eleição: 27/12/2008
Horário: Das 18h00 ás 22h00
Local de Votação: AABB - SEDE SOCIAL
Nota: prazo para registro de chapas será de 05(cinco) dias úteis antecedendo a data da eleição.
Belém, 23 de Setembro de 2008.
Francisco Lauzeniro Andrade
Presidente da FEXPA
071 - COMPROMISSOS DE NOVEMBRO
O ano está se encerrando. Temos apenas os meses de novembro e dezembro. Falta pouco, mas, ainda não terminou a nossa responsabilidade. É preciso discutir mais um pouco sobre: 27/12 Eleições da Fexpa; Eleições do CXM e sobre a realização dos últimos eventos de 2008, assim, segue agenda para o restante do ano:
05/11 - Reunião de Diretoria às 20h00 na Rua Afro Sampaio. Pauta: Eventos de Novembro;
09/11 Marabaense Absoluto (a partir das 13h00) que pretendo realizar na Acim;
16/11 Marabaense 2008 - Sub-16 (a partir das 08h30) na Esc. Arte e Manhas;
05/11 - Reunião de Diretoria às 20h00 na Rua Afro Sampaio. Pauta: Eventos de Novembro;
09/11 Marabaense Absoluto (a partir das 13h00) que pretendo realizar na Acim;
16/11 Marabaense 2008 - Sub-16 (a partir das 08h30) na Esc. Arte e Manhas;
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
070 - MAURO AMARAL ÁRBITRO INTERNACIONAL VISITA MARABÁ
O Árbitro Internacional de Xadrez, Mauro Amaral (SP), esteve visitando, neste 21 de outubro, os dirigentes do Clube de Xadrez Marabá. Vindo do município de Canaã dos Carajás (PA), onde atuou como Árbitro Principal do Aberto do Brasil - Memorial Leôncio Leão, aproveitou a ocasião para manter contatos. Sua vinda à Marabá seria para ministrar palestra difundo a importância da implantação do Xadrez nas Escolas.
Por motivos superiores, decorrentes da dificuldade de transporte ficou inviável manter a programação neste município.
Na biografia do ilustre visitante mais de uma centena de eventos internacionais organizados, inclusive com os enxadristas Top de Linha, entre eles Gary Gasparov entre outros. O Mauro Amaral, segundo Francisco Arnilson, do Clube de Xadrez Marabá é o árbitro mais requisitado no Brasil e em toda a América Latina.
Mauro Amaral é também grande incentivador do xadrez escolar. Sua pretensão em visitar a nossa região é devido ao reconhecimento do potencial enxadrístico regional. Aliás, em sua afirmação projeta que a Região Sul e Sudeste do Pará, por seu grande número de participantes já surge com excelente condição em promover eventos nacionais como já vem ocorrendo e inclusive internacionais. A situação encontrada na região Sul do Pará é ótima, sem contar que não existe apoio ao Xadrez.
Pretende apoiar os municípios da região para a promoção por excelência do Xadrez. Seja com a organização de eventos de grande renome, ou ainda, para o desenvolvimento de projetos em parcerias com as prefeituras locais.
Destaca a importância da presença do Xadrez em algumas cidades como: Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Redenção, Xinguara, Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Tucuruí. Este potencial de crescimento, na visão do mestre, vai alavancar um xadrez de melhor qualidade. Para que este esporte possa crescer e contribuir com a inclusão social é um passo, basta a efetivação de alguns projetos, sejam escolares ou não, sempre com apoio dos gestores municipais. Enfim, leva na bagagem grandes esperanças e perspectiva ao enxadrismo regional.
Em visita a Escola Arte e Manhas dirigida por Ana e Zélia Borges, que conta com aulas de xadrez, Mauro Amaral aproveitou o momento para jogar com as crianças. Na ocasião fez comentários, deu dicas à criançada, em companhia da Prof. Laura Araújo que coordena o projeto de Xadrez na Escola.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
069 - FERNANDO COSTA VENCE NO BLITZ
A tarde foi movimentada na Praça de São Francisco, na Cidade Nova, com a realização de mais um torneio blitz absoluto. Prestigiaram o certame 12 atletas que disputaram partidas com o tempo de reflexão de 5 minutos, pelo sistema schuring. O enxadrista Fernando Costa, cearense radicado na cidade de Rondon do Pará foi implacável e obteve 11,0 pontos, com 100% de aproveitamento.
O atleta marabaense Cleiton Maia foi o vice-campeão com 9 pontos e em terceiro lugar o atleta Cristiano Pontes com 8,5 pontos.
Em 4º e 5º lugares, Walison Gomes e Laura Araújo com 6 pontos. Em 6º lugar o garoto Lucas Borges com 5 pontos.
O evento na praça atraiu muitos observadores e serviu de motivação para alguns atletas. Na ocasião, muitos pais lembraram a importância da prática do xadrez, principalmente nas escolas e que precisa ser incentivado pelos novos gestores municipais.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
068 - SEMANA DA CASTANHA COM XADREZ
Sob a responsabilidade de uma empresa contratada foi realizada a competição de Xadrez, parte dos XXV Jogos Estudantis Municipais da Semana da Castanha. A novidade destes jogos é o retorno da modalidade enxadrística que participa pela segunda vez. A primeira participação foi no ano de 2006 e, retirado da programação para inserção das modalidades de piscina e judô.
As fotos do certame organizado pelo Clube de Xadrez Marabá, sob a arbitragem de Francisco Arnilson de Assis, podem ser vistas no seguinte endereço: http://www.orkut.com.br/AlbumList.aspx?uid=15506024918953221798.
067 - JORDELSON CONQUISTA O OURO NO SUB-14 MASCULINO
O estudante Jordelson S. Maciel, da Escola José Cursino foi o campeão na categoria Sub-14 Masculino, mesmo sendo estreante obteve o desempenho de 100% de aproveitamento. O atleta conquistou sua primeira medalha de ouro e levou o Troféu de Escola Campeã.
O atleta Juliano de Castro, favorito no Sub-14, da Escola Acy Barros ficou em 2º lugar com 3 pontos e levou sua medalha de prata.
Medalha de bronze para Anderson Alves Damascena, da Escola São Francisco, com 3 pontos conquistados.
066 - CRISTIANO PONTES É O CAMPEÃO NO SUB-17 MASCULINO
Ainda mantendo sua performance, o garoto Cristiano Pontes da Escola Anísio Teixeira venceu de forma invicta seus oponentes, foram 4 vitórias e nenhuma derrota no Sub-17M. O atleta leva o troféu para sua escola e medalha para sua coleção particular.
O estudante Gustavo Barata da Escola Êxito ficou na 2ª posição com 3 pontos e conquistou a medalha de prata. Em terceiro lugar ficou o aluno da Escola Gaspar Viana, Êndrio Silva, também com três pontos e vencedor da medalha de bronze.
065 - LAYS FEITOSA VENCE NO SUB-14 FEMININO
A atleta Lays Feitosa Vilhena, também estreante, atleta do Centro Educacional Sossego da Mamãe (Cesma) foi a grande vencedora da Categoria Sub-14 Feminino ao conquistar 3,5 pontos em 4 possíveis. O feito desta atleta é também curioso, como Camila Furtado, aprendeu a jogar com parentes e amigos e não na escola como deveria. A alegria da atleta, que recebeu medalha de campeã, pode ser compartilhado com a diretora Lúcia que levou o troféu de Escola Campeã.
Em 2º lugar Betânia G. Costa,com 2,5 pontos, aluna da Escola Rio Tocantins que por pouco não leva o título, conquistou sua primeira medalha disputando xadrez.
Na terceira posição e conquistando medalha de 3º lugar, ficou Jhuliane C. Gomes da Escola José Cursino, outra escola que não possui trabalho de base.
064 - CAMILA FURTADO VENCE NO SUB-17 FEMININO
A estudante Camila Furtado, da Escola Geraldo Veloso, 16 anos de idade, estreante em competições de Xadrez foi a atleta campeã no feminino Sub-17F. Apesar de gostar, mas de jogar pouco, confessa que não há este esporte em sua escola. É difícil encontrar pessoas para jogar e, informa que aprendeu a jogar com parentes. Além de bela medalha dos XXV Jogos Estudantis a atleta Camila Furtado levou para sua escola o Troféu de Campeã. Quem ganhou a medalha de 2º lugar foi a estudante da escola Rio Tocantins. A medalha da 3ª colocação ficou com Jéssica Castro da Escola Rio Tocantins.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
063 - CLUBE RETOMA COMPETIÇÕES EM OUTUBRO
Após reunião nesta 4ª feira, 10 de setembro, na rua Afro Sampaio, 454 - C. Nova às 20h00, foi aprovada a reaização de duas competições a partir do mes de outubro do corrente ano.
A primeira competição será o Blitz Absoluto, no dia 12, na Praça São Francisco na Cidade Nova, a partir das 14h00 com a cobrança de taxa de inscrição no valor de R$ 10,00 com destinação de verba parcial para premiação aos enxadristas.
A segunda competição, o Blitz da Juventude, para não conflitar com o Aberto do Brasil, de Canaã de Carajás, programado para o período de 17 a 19, a competição de Marabá fica agendada para o dia 26 de outubro, às 14h00, também na Praça de São Francisco com taxa de inscrição ao valor de R$ 5,00 para custeio de troféus.
As inscrições para os dois certames poderão ser efetuadas com antecedência na Requinte Presentes, sito à Avenida Nagib Mutran, 75 - Cidade Nova.
O Clube de Xadrez Marabá espera a participação de todos os enxadristas fortalecendo o enxadrismo regional e possibilitando o ingresso do CX Marabá ao quadro da FEXPA - Federação de Xadrez do Pará.
A primeira competição será o Blitz Absoluto, no dia 12, na Praça São Francisco na Cidade Nova, a partir das 14h00 com a cobrança de taxa de inscrição no valor de R$ 10,00 com destinação de verba parcial para premiação aos enxadristas.
A segunda competição, o Blitz da Juventude, para não conflitar com o Aberto do Brasil, de Canaã de Carajás, programado para o período de 17 a 19, a competição de Marabá fica agendada para o dia 26 de outubro, às 14h00, também na Praça de São Francisco com taxa de inscrição ao valor de R$ 5,00 para custeio de troféus.
As inscrições para os dois certames poderão ser efetuadas com antecedência na Requinte Presentes, sito à Avenida Nagib Mutran, 75 - Cidade Nova.
O Clube de Xadrez Marabá espera a participação de todos os enxadristas fortalecendo o enxadrismo regional e possibilitando o ingresso do CX Marabá ao quadro da FEXPA - Federação de Xadrez do Pará.
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
062 - PABLO SALERMO É VICE EM TORNEIO DE IMPERATRIZ
O enxadrista Pablo Salermo M. Nascimento, radicado em Marabá, participou e este blog oportunamente publica a notícia de importante conquista deste jovem. A I Taça Cidade de Imperatriz foi realizada no mês de julho, nos dias 26 e 27.
O campeão foi o enxadrista Marcos Paulo Monteiro, 5,5 pontos. O talentoso Pablo Salermo ficou em 2º lugar com 5,0 pontos obtendo uma grande façanha tendo em vista que outros enxadristas fortes do Estado do Pará ficaram bem distante da possibilidade de conquistar o pódium, é o caso de Leonardo Eleutério da Silveira que ficou em 5º lugar com 4,0 pontos.
Atualmente Pablo Salermo vem se configurando como o mais forte enxadrista da Região Sudeste do Pará, embora, ainda não tenha se filiado ao Clube de Xadrez Marabá, espera-se o apoio da vasta experiência para o engrandecimento do Xadrez do Sudeste.
Parabéns Companheiro.
O campeão foi o enxadrista Marcos Paulo Monteiro, 5,5 pontos. O talentoso Pablo Salermo ficou em 2º lugar com 5,0 pontos obtendo uma grande façanha tendo em vista que outros enxadristas fortes do Estado do Pará ficaram bem distante da possibilidade de conquistar o pódium, é o caso de Leonardo Eleutério da Silveira que ficou em 5º lugar com 4,0 pontos.
Atualmente Pablo Salermo vem se configurando como o mais forte enxadrista da Região Sudeste do Pará, embora, ainda não tenha se filiado ao Clube de Xadrez Marabá, espera-se o apoio da vasta experiência para o engrandecimento do Xadrez do Sudeste.
Parabéns Companheiro.
061 - CONVITE REUNIÃO - SETEMBRO
O Clube de Xadrez Marabá por meio do seu presidente vem a público convidar aos enxadristas e simpatizantes, à participarem de reunião, que será realizada no dia 10 de setembro (quarta-feira) às 20h00, para tratarem de diversos temas, entre eles:
1º Calendário do 2º Semestre de 2008;
2º Filiação à Fexpa;
3º Projetos em execução.
1º Calendário do 2º Semestre de 2008;
2º Filiação à Fexpa;
3º Projetos em execução.
060 - ABERTO DO BRASIL - ETAPA CANAÃ - DE 17 A 19 DE OUTUBRO
O grandioso evento denominado de Aberto do Brasil - Memorial Leôncio Leão, antes programada para setembro será realizado, agora, no mês de outubro, nos dias 17, 18 e 19.
Eventos como este, geralmente é realizado apenas na capital, Belém, muito embora a cidade de Marabá já tenha realizado o seu em anos anteriores. A cidade de Canaã dos Carajás entra, a partir deste certame, no rol das cidades com eventos de grande envergadura.
São esforços hercúleos, dígnos de abnegados de grande vulto como é o caso de Carlos Alexander e Cláudio Luz, representantes do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama.
Na grade de programação já está confirmada a vinda do Árbitro Internacional Mauro Amaral - SP.
É a região Sudeste do Estado do Pará mostrando a sua força. Sucesso aos organizadores.
Eventos como este, geralmente é realizado apenas na capital, Belém, muito embora a cidade de Marabá já tenha realizado o seu em anos anteriores. A cidade de Canaã dos Carajás entra, a partir deste certame, no rol das cidades com eventos de grande envergadura.
São esforços hercúleos, dígnos de abnegados de grande vulto como é o caso de Carlos Alexander e Cláudio Luz, representantes do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama.
Na grade de programação já está confirmada a vinda do Árbitro Internacional Mauro Amaral - SP.
É a região Sudeste do Estado do Pará mostrando a sua força. Sucesso aos organizadores.
quarta-feira, 23 de julho de 2008
059 - CANAÃ PROMOVE ETAPA DO ABERTO DO BRASIL DE 17 A 21 DE SETEMBRO
Caros Amigos
Segue em anexo o projeto do Aberto do Brasil Etapa Canaã, o qual solicito que enviem aos possiveis patrocinadores daí de Maraba.
Vale ressaltar que no mesmo está orçado a vinda de um MF que poderá ser expandido para realização de eventos em marabá.
A prefeitura local ainda não confirmou o patrocinio, sendo assim o evento esta passivel de alteração de local caso haja melhores condições para sua realização em outras localidades que não Canaã.
TORNEIO DE XADREZ ABERTO DO BRASIL – "MEMORIAL LEÔNCIO LEÃO"
Premiação:
1 lugar 1.000,00
2 lugar 700,00
3 Lugar 500,00
4 Lugar 300,00
5 lugar 200,00
6 Lugar 180,00
Melhor Canaã 140,00
Melhor Parauapebas 140,00
Melhor Delegação 1 140,00
Melhor Delegacao 2 140,00
Melhor Sênior 100,00
Melhor Feminino 100,00
Melhor sub 18 100,00
Melhor sub 16 100,00
Melhor sub 14 100,00
Melhor sub 12 100,00
Total 4.040,00
Inscrição:
A base será de R$ 40,00 + no mínimo 2 kg de alimentos não
perecíveis, ou R$ 50,00 sendo que os R$ 10,00 excedentes destinados a
compra de alimento não perecível.
As categorias abaixo de sub18 R$ 20,00 + no mínimo 2kg de
Alimentos não perecíveis, ou R$ 30,00, sendo que os R$ 10,00 excedentes
destinados a compra de alimentos não perecíveis.
Programação Geral
Simultânea em Parauapebas com MF 17/09/2008
Palestra em Parauapebas com AI 17/09/2008
Simultânea em Canaã dos Carajás com o MF 18/09/2008
Palestra em Canaã dos Carajás com o AI 18/09/2008
Encerramento das Inscrições para 1 rodada 19/09/2008 17:30
Congresso técnico 19/09/2008 18:00
1º rodada 19/09/2008 19:00
2º rodada 20/09/2008 08:30
3º rodada 20/09/2008 14:00
4º rodada 20/09/2008 18:30
5º rodada 21/09/2008 08:30
6º rodada 21/09/2008 14:00
Cerimônia de premiação e Encerramento 21/09/2008 18:30
Informações:
Carlos Alessander Costa Alves
F: (94) 3358-1722
F: (94) 8111-4293
F: (91) 8133-9589
Segue em anexo o projeto do Aberto do Brasil Etapa Canaã, o qual solicito que enviem aos possiveis patrocinadores daí de Maraba.
Vale ressaltar que no mesmo está orçado a vinda de um MF que poderá ser expandido para realização de eventos em marabá.
A prefeitura local ainda não confirmou o patrocinio, sendo assim o evento esta passivel de alteração de local caso haja melhores condições para sua realização em outras localidades que não Canaã.
TORNEIO DE XADREZ ABERTO DO BRASIL – "MEMORIAL LEÔNCIO LEÃO"
Premiação:
1 lugar 1.000,00
2 lugar 700,00
3 Lugar 500,00
4 Lugar 300,00
5 lugar 200,00
6 Lugar 180,00
Melhor Canaã 140,00
Melhor Parauapebas 140,00
Melhor Delegação 1 140,00
Melhor Delegacao 2 140,00
Melhor Sênior 100,00
Melhor Feminino 100,00
Melhor sub 18 100,00
Melhor sub 16 100,00
Melhor sub 14 100,00
Melhor sub 12 100,00
Total 4.040,00
Inscrição:
A base será de R$ 40,00 + no mínimo 2 kg de alimentos não
perecíveis, ou R$ 50,00 sendo que os R$ 10,00 excedentes destinados a
compra de alimento não perecível.
As categorias abaixo de sub18 R$ 20,00 + no mínimo 2kg de
Alimentos não perecíveis, ou R$ 30,00, sendo que os R$ 10,00 excedentes
destinados a compra de alimentos não perecíveis.
Programação Geral
Simultânea em Parauapebas com MF 17/09/2008
Palestra em Parauapebas com AI 17/09/2008
Simultânea em Canaã dos Carajás com o MF 18/09/2008
Palestra em Canaã dos Carajás com o AI 18/09/2008
Encerramento das Inscrições para 1 rodada 19/09/2008 17:30
Congresso técnico 19/09/2008 18:00
1º rodada 19/09/2008 19:00
2º rodada 20/09/2008 08:30
3º rodada 20/09/2008 14:00
4º rodada 20/09/2008 18:30
5º rodada 21/09/2008 08:30
6º rodada 21/09/2008 14:00
Cerimônia de premiação e Encerramento 21/09/2008 18:30
Informações:
Carlos Alessander Costa Alves
F: (94) 3358-1722
F: (94) 8111-4293
F: (91) 8133-9589
058 - I TAÇA CIDADE DE IMPERATRIZ - DIAS 26 E 27 DE JULHO
Olá Arnilson, convido a todos os enxadristas de Marabá e região, para a I Taça Cidade de Imperatriz de Xadrez, que se realizará dias 26 e 27 de Julho no Colégio Dom Bosco, ritmo de 65 ko, 6 rodadas, com premiação em dinheiro para: os 4 primeiros lugares; melhor feminino e melhor sub-18. Inscriçoes a 25 reais! no local hora antes do evento! abraços
Informações:
João Moreira 8137 2915
Informações:
João Moreira 8137 2915
segunda-feira, 30 de junho de 2008
057 - MÁRCIO LARANJEIRAS VENCE EM PARAUAPEBAS
O Clube de Xadrez Cavaleiros do Rei, de Parauapebas, sob a presidência do artista plástico Cláudio Luz e com apoio do Cavaleiros do Rei, de Canaã dos Carajás, sob a batuta do experiente Carlos Alessander, foi realizado o 3º Torneio de Xadrez Rápido de Parauapebas, neste domingo (29/06) e com apoio do Clube de Xadrez Marabá, sob o comando de Francisco Arnilson de Assis. O forte certame revelou o jovem enxadrista Márcio Muniz Laranjeiras como uma grande promessa do Xadrez Paraense.
Com 15 participantes o Torneio apresentou elevado índice técnico. Estiveram presentes enxadristas de Canaã dos Carajás, Eldorado, Marabá e de Parauapebas. Após 05 rodadas de 25 minutos, o enxadrista do Pebas, Márcio Laranjeiras foi definido como campeão com 4 pontos. Em 2º lugar Adriano de Jesus, em 3º e 4º lugares Francisco da Silva Ferreira e Pablo Salermo, também com 4 pontos. Os três melhores colocados receberam premiação em dinheiro e movimentação de rating local.
O certame serviu para escolher os nomes dos três representantes da cidade à participarem do Campeonato Paraense Absoluto que este ano será realizado no mês de setembro e ainda, para demonstrar a união que está se firmando nos clubes da região sudeste. Estes clubes, segundo Francisco Arnilson demonstram muito dinamismo em suas atividades não ficando aquém de outros no Estado do Pará e tem pretensões maiores como a realização de Campeonatos Nacionais (CBX) e de uma etapa do Aberto do Brasil.
Com 15 participantes o Torneio apresentou elevado índice técnico. Estiveram presentes enxadristas de Canaã dos Carajás, Eldorado, Marabá e de Parauapebas. Após 05 rodadas de 25 minutos, o enxadrista do Pebas, Márcio Laranjeiras foi definido como campeão com 4 pontos. Em 2º lugar Adriano de Jesus, em 3º e 4º lugares Francisco da Silva Ferreira e Pablo Salermo, também com 4 pontos. Os três melhores colocados receberam premiação em dinheiro e movimentação de rating local.
O certame serviu para escolher os nomes dos três representantes da cidade à participarem do Campeonato Paraense Absoluto que este ano será realizado no mês de setembro e ainda, para demonstrar a união que está se firmando nos clubes da região sudeste. Estes clubes, segundo Francisco Arnilson demonstram muito dinamismo em suas atividades não ficando aquém de outros no Estado do Pará e tem pretensões maiores como a realização de Campeonatos Nacionais (CBX) e de uma etapa do Aberto do Brasil.
terça-feira, 24 de junho de 2008
056 - DOMINGO É EM PARAUAPEBAS
O Clube de Xadrez Marabá recebeu o convite, por telefone, para enviar uma delegação de jogadores à participarem de um campeonato. A iniciativa dos dirigentes Carlos Alessander e Cláudio Luiz - do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama, vem em boa hora.
Ressaltamos a importância de darmos continuidade ao trabalho de integração regional, talvez a nossa grande ferramenta de aprendizagem, capaz de aumentar o conhecimento técnico de nossos jogadores.
Ainda não temos todos os detalhes da competição, tipo: horário de início, taxa de inscrição e etc. Aguardamos melhores informações.
Interessados em dividir as despesas de viagem ou, para seguirmos de ônibus ou de vans, entrar em contato pelo telefone: 9955-2167.
Ressaltamos a importância de darmos continuidade ao trabalho de integração regional, talvez a nossa grande ferramenta de aprendizagem, capaz de aumentar o conhecimento técnico de nossos jogadores.
Ainda não temos todos os detalhes da competição, tipo: horário de início, taxa de inscrição e etc. Aguardamos melhores informações.
Interessados em dividir as despesas de viagem ou, para seguirmos de ônibus ou de vans, entrar em contato pelo telefone: 9955-2167.
quarta-feira, 18 de junho de 2008
055 - CXM ESTÁ NO: SITIO: WWW.XADREZDONORTE.COM.BR
Informações sobre os eventos promovidos pelo Clube de Xadrez Marabá, estão sendo apresentados no site: www.xadrezdonorte.com.br. As informações podem ser vistas no link: clubes e associações e, também, no calendário unificado.
Todas as informações publicadas no www.cxmaraba.blogspot.com, estão no calendário unificado. O site procura divulgar o que acontece nos estados da região norte.
Todas as informações publicadas no www.cxmaraba.blogspot.com, estão no calendário unificado. O site procura divulgar o que acontece nos estados da região norte.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
054 - PARAUAPEBAS VENCE A COPA SUDESTE POR EQUIPE
A Copa Sudeste do Pará apresentou em paralelo a disputa de melhor equipe municipal. Com a presença das equipes municipais, representadas pelos Clubes de Xadrez de: Abel Figueiredo, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Marabá, Parauapebas e Redenção.
A cada rodada a confirmação das melhores equipes e coube ao Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama, de Parauapebas o título de Campeã, seguida pela forte equipe do Clube de Xadrez de Eldorado dos Carajás.
O Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama, com cinco jogadores representou o município de Parauapebas, e obteve o total de 20,5 pontos conquistando o título de Cidade Campeã da Copa Sudeste do Pará. O Clube de Eldorado dos Carajás sob o comando Francisco Magalhães apresentou expressiva participação e levou o título de Cidade Vice-Campeã com 16,5 pontos. Também com equipe completa, o Clube de Xadrez Marabá ainda conseguiu o título de 3º lugar para a Cidade de Marabá, com 14,5 pontos.
A classificação geral ficou assim:
1 Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama - Pebas 20.5
2 Clube de Xadrez Eldorado dos Carajás 16.5
3 Clube de Xadrez Marabá 14.5
4 Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama- Canaã 13.0
5 Clube de Xadrez de Redenção 12.5
6 Clube de Xadrez de Abel Figueiredo 7.0
As grandes novidades da Copa Sudeste foram o desempenho de enxadristas desconhecidos, é o caso de Márcio Muniz Laranjeiras, Francisco Ferreira da Silva, ofuscando o forte jogador Adriano de Jesus da Silva Cunha, um dos favoritos e que ficou em 4º lugar. A enxadrista redencense Danielle Conceição, em 9º lugar, deixou muita gente para trás, com 4 pontos em 6 possíveis, melhor desempenho feminino em competições importantes.
A ausência sentida na Copa foi dos representantes do município de Rondon do Pará.
Segundo Francisco Arnilson, do CX Marabá houve muitos esforços e, infelizmente não foi possível devido a uma convenção política para definir nomes às eleições municipais.
053 - PABLO SALERMO FOI O MELHOR DA 1º COPA SUDESTE DO PARÁ
A maior competição regional do Estado do Pará em número de participantes, a Copa Sudeste do Pará, foi realizada neste 15/06 (domingo), na cidade de Marabá, com a participação de enxadristas de seis cidades e 27 participantes, apontou como campeão individual o jovem atleta, Pablo Salermo M. Nascimento e a cidade campeã, Parauapebas, por equipe.
Com arbitragem de Carlos Alessander Costa Alves, do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama de Canaã dos Carajás e Francisco Arnilson de Assis, Clube de Xadrez Marabá, o torneio foi promovido em seis rodadas com o tempo de 21 minutos de reflexão, teve início às 10h00 e término às 15h30 com a participação dos Clubes de Xadrez das cidades de: Abel Figueiredo, Canaã dos Carajás , Eldorado dos Carajás, Marabá, Parauapebas e Redenção.
O atleta Pablo Salermo M. Nascimento representando o Clube de Marabá levou o troféu de campeão e mais a importância de R$ 130,00, ao conquistar 5 partidas e perder apenas uma. Com a mesma pontuação Márcio Muniz Laranjeiras e Francisco da Silva Ferreira representando as cidades de Parauapebas e Eldorado dos Carajás ficaram em 2º e 3º lugares e levaram para casa os troféus e premiação em dinheiro de R$ 90,00 e R$ 80,00, ressaltando que, Francisco conseguiu derrotar o campeão Pablo em belíssima partida. Em 4º e 5º lugares ficaram Adriano de Jesus Silva Cunha e Rodrigo Ferreira Leal de Canaã e Parauapebas, ambos com 4,5 pontos.
Os melhores atletas municipais foram: marabaense, o Campeão Pablo Salermo com 5.0 pontos; parauapebense, Márcio Muniz Laranjeiras com 5.0 pontos; eldoradense, Francisco da Silva Ferreira com 5.0 pontos; canaense, Adriando de Jesus Silva Cunha com 4.5 pontos; redencense Francisco Alves Filho com 4.0 pontos; abelfigueirense, Marcos Antônio Mendes Pereira com 3.0 pontos. A melhor atleta feminina foi Danielle Conceição (9º lugar) com 4.0 pontos.
terça-feira, 10 de junho de 2008
052 - REPRESENTANTES DE MARABÁ NA COPA SUDESTE DO PARÁ
O Clube de Xadrez Marabá convida os municípios participantes da I COPA SUDESTE DO PARÁ à enviares seus representantes municipais, para participarem da Fase Final que escolherá os melhores enxadristas da região Sudeste do Estado do Pará, à ser realizada neste 15 de junho, domingo, na Escola Anísio Teixeira, sito à Avenida Nagib Mutran - Cidade Nova. Maiores informações: 9955-2167.
Representantes Municipais:
Eldorado dos Carajás RInicial - RAtual
1- Marcos Kennedy Cardoso da, 1800 4.5/5 2.50 20 1820
2- Francisco da Silva Ferrei, 1800 4.5/5 2.50 20 1820
3- Amilton Alves de Araújo, 1800 4.0/5 2.50 15 1815
4- Klebson Aquino de Souza, 1800 4.0/5 2.50 15 1815
5- Silveira dos Santos Olive, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
Suplentes
6- Cristiano dos Santos Mess, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
7- Judson Silva Mendes, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
8- Francisco Magalhães, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
Parauapebas
1- Márcio Muniz Laranjeira, 1800 4.0/5 2.50 15 1815
2- Allysson Pereira Chaves, 1800 3.0/4 2.00 10 1810
3- Francisco da Silva Araújo, 1800 2.0/3 1.50 05 1805
4- Rodrigo Ferreira Leal, 1800 1.0/3 1.50 -05 1795
5- Carlos Alessander Costa, Alves 1800 2.0/4 2.00 00 1800
Suplentes
6- Cláudio Luiz Oliveira, Luz 1800 2.5/5 2.50 00 1800
7- Cláudio Francisco Vieira, 1800 1.0/4 2.00 -10 1790
8- Lídia Fernanda Leão, Araújo 1800 0.0/4 2.00 -20 1780
Obs: Eliud Lins da Silva Neto, pré-classificado está residindo no
Município de Arco-Verde- PE
Redenção
1- Francisco Alves Filho, 1800 4.0/5 2.50 15 1815
2- Valderlane Freitas Santan, 1800 2.5/4 2.00 05 1805
3- Carlos Yoshio Tomita, 1800 3.5/5 2.50 10 1810
4- Danielle Conceição, 1800 2.0/4 2.00 00 1800
5- Denilson Colar, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
Suplentes
6- José Carlos de Nazaré, 1800 2.0/5 2.50 -05 1795
7- Meres Raiol, 1800 1.0/4 2.00 -10 1790
8- Laércio Maciel, 1800 1.0/4 2.00 -10 1790
Rondon do Pará
1- Jadson Robério, Leal de Lacerda 1800 4.0/4 2.00 20 1820
2- Valter Souza, Novais 1800 4.0/5 2.50 15 1815
3- Vauzenir José de Deus, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
4- Jackson Brasil, Silva 1800 2.0/4 2.00 00 1800
5- Paulo Pedro Ribeiro, Souza 1800 3.0/5 2.50 05 1805
Suplentes
6- Ivan Santana, 1800 2.0/5 2.50 -05 1795
7- Agenário José, Rabelo 1800 1.0/4 2.00 -10 1790
8- Vinicius Rodrigues, de Assis 1800 1.0/4 2.00 -10 1800
Abel Figueiredo
1- Itamar Antunes, Cangussú 1800 6.0/6 3.00 30 1830
2- Sebastião Costa, Silva 1800 5.0/6 3.00 20 1820
3- Alan Gracino, Mendes Pereira 1800 5.0/6 3.00 20 1820
4- Marcos Antonio, Mendes Pereira 1800 4.0/6 3.00 10 1810
5- Wanderson Brendon, F. Farias 1800 4.0/6 3.00 10 1810
Suplentes
6- Ricardo de Souza, Mendes 1800 4.0/6 3.00 10 1810
7- Wendell Nunes, Silva 1800 4.0/6 3.00 10 1810
8- Eduardo de Sousa, Mendes 1800 3.0/5 2.50 05 1805
Marabá
1- Denildson Barnabé, Alves 1800 6.0/6 3.00 30 1830
2- Cristiano Alves, Pontes 1800 3.5/5 2.50 10 1810
3- Alan Henrique, Gomes Carvalho 1800 3.0/5 2.50 05 1805
4- Marcos Antônio, Neres Ferreira 1800 4.0/6 3.00 10 1810
5- Pablo Sarmento, 1800 4.0/4 2.00 20 1820
Suplentes
6- Yan Brenno, Oliveira Portela 1800 3.5/6 3.00 05 1805
7- Felipe dos Santos, Ferreira 1800 3.0/6 3.00 00 1800
8- Mateus Nascimento, da Silva 1800 3.0/6 3.00 00 1800
Canaã dos Carajás
1- Adriano de Jesus Silva Cunha 1800 5.0/5 2.50 20 1825
2- Marcelo sp, 1800 4.0/5 2.50 15 1815
3- Dombosco Lima da Silva Filho 1800 4.0/5 2.50 15 1815
4- Vicente Jose Andre do Nascimento 1800 4.0/5 2.50 15 1815
5- Janio Santos, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
Representantes Municipais:
Eldorado dos Carajás RInicial - RAtual
1- Marcos Kennedy Cardoso da, 1800 4.5/5 2.50 20 1820
2- Francisco da Silva Ferrei, 1800 4.5/5 2.50 20 1820
3- Amilton Alves de Araújo, 1800 4.0/5 2.50 15 1815
4- Klebson Aquino de Souza, 1800 4.0/5 2.50 15 1815
5- Silveira dos Santos Olive, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
Suplentes
6- Cristiano dos Santos Mess, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
7- Judson Silva Mendes, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
8- Francisco Magalhães, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
Parauapebas
1- Márcio Muniz Laranjeira, 1800 4.0/5 2.50 15 1815
2- Allysson Pereira Chaves, 1800 3.0/4 2.00 10 1810
3- Francisco da Silva Araújo, 1800 2.0/3 1.50 05 1805
4- Rodrigo Ferreira Leal, 1800 1.0/3 1.50 -05 1795
5- Carlos Alessander Costa, Alves 1800 2.0/4 2.00 00 1800
Suplentes
6- Cláudio Luiz Oliveira, Luz 1800 2.5/5 2.50 00 1800
7- Cláudio Francisco Vieira, 1800 1.0/4 2.00 -10 1790
8- Lídia Fernanda Leão, Araújo 1800 0.0/4 2.00 -20 1780
Obs: Eliud Lins da Silva Neto, pré-classificado está residindo no
Município de Arco-Verde- PE
Redenção
1- Francisco Alves Filho, 1800 4.0/5 2.50 15 1815
2- Valderlane Freitas Santan, 1800 2.5/4 2.00 05 1805
3- Carlos Yoshio Tomita, 1800 3.5/5 2.50 10 1810
4- Danielle Conceição, 1800 2.0/4 2.00 00 1800
5- Denilson Colar, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
Suplentes
6- José Carlos de Nazaré, 1800 2.0/5 2.50 -05 1795
7- Meres Raiol, 1800 1.0/4 2.00 -10 1790
8- Laércio Maciel, 1800 1.0/4 2.00 -10 1790
Rondon do Pará
1- Jadson Robério, Leal de Lacerda 1800 4.0/4 2.00 20 1820
2- Valter Souza, Novais 1800 4.0/5 2.50 15 1815
3- Vauzenir José de Deus, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
4- Jackson Brasil, Silva 1800 2.0/4 2.00 00 1800
5- Paulo Pedro Ribeiro, Souza 1800 3.0/5 2.50 05 1805
Suplentes
6- Ivan Santana, 1800 2.0/5 2.50 -05 1795
7- Agenário José, Rabelo 1800 1.0/4 2.00 -10 1790
8- Vinicius Rodrigues, de Assis 1800 1.0/4 2.00 -10 1800
Abel Figueiredo
1- Itamar Antunes, Cangussú 1800 6.0/6 3.00 30 1830
2- Sebastião Costa, Silva 1800 5.0/6 3.00 20 1820
3- Alan Gracino, Mendes Pereira 1800 5.0/6 3.00 20 1820
4- Marcos Antonio, Mendes Pereira 1800 4.0/6 3.00 10 1810
5- Wanderson Brendon, F. Farias 1800 4.0/6 3.00 10 1810
Suplentes
6- Ricardo de Souza, Mendes 1800 4.0/6 3.00 10 1810
7- Wendell Nunes, Silva 1800 4.0/6 3.00 10 1810
8- Eduardo de Sousa, Mendes 1800 3.0/5 2.50 05 1805
Marabá
1- Denildson Barnabé, Alves 1800 6.0/6 3.00 30 1830
2- Cristiano Alves, Pontes 1800 3.5/5 2.50 10 1810
3- Alan Henrique, Gomes Carvalho 1800 3.0/5 2.50 05 1805
4- Marcos Antônio, Neres Ferreira 1800 4.0/6 3.00 10 1810
5- Pablo Sarmento, 1800 4.0/4 2.00 20 1820
Suplentes
6- Yan Brenno, Oliveira Portela 1800 3.5/6 3.00 05 1805
7- Felipe dos Santos, Ferreira 1800 3.0/6 3.00 00 1800
8- Mateus Nascimento, da Silva 1800 3.0/6 3.00 00 1800
Canaã dos Carajás
1- Adriano de Jesus Silva Cunha 1800 5.0/5 2.50 20 1825
2- Marcelo sp, 1800 4.0/5 2.50 15 1815
3- Dombosco Lima da Silva Filho 1800 4.0/5 2.50 15 1815
4- Vicente Jose Andre do Nascimento 1800 4.0/5 2.50 15 1815
5- Janio Santos, 1800 3.0/5 2.50 05 1805
051 - COPA SUDESTE DEFINE PROGRAMAÇÃO
I COPA SUDESTE DO PARÁ
Fase Final: 15 de junho de 2008
Local: Escola Anísio Teixeira
Av. Nagib Mutran – Cidade Nova
PROGRAMAÇÃO FINAL
Cong. Técnico - 08:30 h
1ª rodada - 09:00 h
2ª rodada - 09:40 h
3ª rodada - 10:20 h
4ª rodada - 11:00 h
5ª rodada - 11:40 h
6ª rodada - 12:00 h
Encerramento - 12:40 h
Fase Final: 15 de junho de 2008
Local: Escola Anísio Teixeira
Av. Nagib Mutran – Cidade Nova
PROGRAMAÇÃO FINAL
Cong. Técnico - 08:30 h
1ª rodada - 09:00 h
2ª rodada - 09:40 h
3ª rodada - 10:20 h
4ª rodada - 11:00 h
5ª rodada - 11:40 h
6ª rodada - 12:00 h
Encerramento - 12:40 h
domingo, 8 de junho de 2008
050 - COPA SUDESTE DO PARÁ - CURIOSIDADES II
Da Esq.: Marcos Antônio 4º,Wanderson Brendon 5º,
Alan Gracino 3º, Sebastião Costa 2º e Itamar Antunes 1º
Equipe de Abel Figueiredo
Dentre as boas curiosidades do evento destaque para algumas delas: o enxadrista mais jovem: Breno do Carmo Alexandrino, de Abel Figueiredo com apenas 09 anos
(10/02/1999) e o enxadrista de maior idade, Agenário José Rabelo, de 79 anos
(04/09/1928) de Rondon do Pará e a cidade com maior número de participantes Abel Figueiredo com 30 enxadristas.
A final da Copa Sudeste será no próximo final de semana, dia 15 de junho, na cidade de Marabá, na Escola Anísio Teixeira na Cidade Nova a partir das 09 horas da manhã e contará com a participação de 35 enxadristas de sete cidades e definirá a Cidade Campeã e o enxadrista Campeão da COPA SUDESTE DO PARÁ.
049 - COPA SUDESTE DO PARÁ - CURIOSIDADES 1
Da esq. Denildson Barnabé 1º, Cristiano Pontes 2º, Alan Henrique 3º,
Marcos Neres 4º e Pablo Sarmento 5º - representantes marabaenses
A Copa Sudeste do Pará após percorrer os municípios de: Eldorado dos Carajás, Parauapebas, Redenção, Rondon do Pará, Abel Figueiredo, Canaã dos Carajás e a cidade sede, Marabá definiu os nomes dos 35 representantes municipais. Foram mais de 1.100 quilômetros e a participação de 112 enxadristas. Este evento, segundo Francisco Arnilson, do Clube de Xadrez Marabá, passa para história como o maior evento de âmbito regional já promovido no estado do Pará.
048 - DENILDSON VENCE A COPA MARABÁ
Promovendo mais um evento esportivo, o Clube de Xadrez realizou a Copa Marabá de Xadrez, neste domingo (08/06), na Escola Anísio Teixeira, evento integrante da Copa Sudeste do Pará, decidiu os representantes da cidade e brilhou mais a estrela do enxadrista Denildson Barnabé Alves, com 6 pontos (6 vitórias).
Com a participação de 16 enxadristas o evento definiu ainda os nomes: Cristiano Alves Pontes, aluno da Escola Anísio Teixeira como 2º lugar com 4,5 pontos; Alan Henrique, Marcos Antônio Neres Ferreira e Pablo Sarmento em 3º, 4º e 5º lugares todos com 4 pontos.
O evento serviu como estréia para o enxadrista Pablo Sarmento que fez carreira enxadrística em Belém e agora está radicado em Marabá e recebeu ainda, a visita do Sr. Mário de Nazaré Cardoso representante da Seduc, representante pela implantação do Projeto Xadrez Escolar, do governo do Pará.
047 - ITAMAR ANTUNES - VENCEDOR DE ABEL FIGUEIREDO
A realização da Copa Abel Figueiredo de Xadrez movimentou toda a cidade e estabeleceu uma participação recorde em número de participantes. O bom trabalho da dupla: Sebastião Costa e Melquiades Justiniano, este último atual Secretário de Educação, possibilitou a expressiva marca de 30 jogadores de xadrez. A Copa foi promovida neste sábado (07/06) nas dependências da Escola Hélio Frota de Lima em 06 rodadas pelo Sistema Suíço.
A Copa Abel Figueiredo é parte componente da I Copa Sudeste do Pará de Xadrez, organizada pelo Clube de Xadrez Marabá através do presidente Francisco Arnilson, escolheu os representantes à disputarem a Copa Sudeste do Pará. O campeão Itamar Antunes conseguiu 6 vitórias, 6 pontos e teve dois adversários de peso: Marcos Antônio e Sebastião Costa Silva. Sebastião Costa responsável pela implantação do xadrez nas escolas foi o vice-campeão com 5 pontos. Alan Gracino, 3º lugar, obteve também 5 pontos e perdeu nos critérios de qualidade. Em 4º e 5º lugares Marcos Antônio e Wanderson Brendon obtiveram 4 pontos.
terça-feira, 3 de junho de 2008
046 - COPA ABEL FIGUEIREDO NO SÁBADO
A Cidade de Abel Figueredo, também integrante do circuito da I COPA SUDESTE DO PARÁ DE XADREZ 21, estará finalmente, promovendo a COPA ABEL FIGUEREDO, será neste sábado (07/06) na Escola Hélio Frota, visando selecionar 05 enxadristas representantes.
Ressalte-se que Abel Figueredo tem um grande número de enxadristas iniciantes. Possivelmente teremos aproximadamente 40 enxadristas. Mas, isto significa que existe grande expectativas com relação ao futuro deste esporte, nesta Cidade. Parabéns ao amigo Sebastião (Cleuto) e ao grande educador Melquiades Justiniano pelo excelente trabalho educacional.
A Copa Sudeste do Pará tem conseguido muito sucesso nas cidades por onde passou. Olha que já foram várias: Eldorado, Parauapebas, Redenção e Rondon do Pará. Próximos eventos já estão confirmados:
Dia Cidade
07/06 Abel Figueredo
08/06 Canaã dos Carajás
08/06 Marabá
15/06 Final em Marabá
Ressalte-se que Abel Figueredo tem um grande número de enxadristas iniciantes. Possivelmente teremos aproximadamente 40 enxadristas. Mas, isto significa que existe grande expectativas com relação ao futuro deste esporte, nesta Cidade. Parabéns ao amigo Sebastião (Cleuto) e ao grande educador Melquiades Justiniano pelo excelente trabalho educacional.
A Copa Sudeste do Pará tem conseguido muito sucesso nas cidades por onde passou. Olha que já foram várias: Eldorado, Parauapebas, Redenção e Rondon do Pará. Próximos eventos já estão confirmados:
Dia Cidade
07/06 Abel Figueredo
08/06 Canaã dos Carajás
08/06 Marabá
15/06 Final em Marabá
segunda-feira, 2 de junho de 2008
045 - FABRÍCIO ASSUNÇÃO VENCE BLITZ ABSOLUTO
A tarde de sábado (31/05) serviu para apresentar mais uma jovem promessa no xadrez marabaense, o garoto Fabrício Sousa Assunção, campeão ao conquistar 03 vitórias e 02 empates. O Torneio Blitz Absoluto foi realizado nas dependências da Escola Arte e Manhas que gentilmente cedeu suas instalações.
A performance do campeão Fabrício foi tão convincente que chegou a derrotar o favorito Cristiano Alves Pontes que também conquistou 4 pontos com 04 vitórias e 01 derrota.
Os torneios blitz realizados com o tempo de 05 minutos e faz muitos jogadores tremer nas bases. Alguns chegam a ficar muito nervosos. Para quem não sabe o xadrez blitz proporciona muita adrenalina e resultados inesperados.
O garoto Lucas Medeiros da Silva conseguiu 03 vitórias 01 empate e 01 derrota (3,5 pontos) e conseguiu a terceira posição, com a mesma pontuação do 4º lugar Jorge Felipe Pereira Araújo, perdendo nos índices de qualidade.
Em 5º lugar ficou o garoto Denyson Guthan de Brito com 03 pontos. Em 6º Benildo de Sousa Santos 2,5 pontos; 7º Vinícius Rodrigues de Assis 2 pts; 8º Anne Beatriz Sales Costa 1,5 pontos; 9º Fabiano Seixas Rodrigues 1 ponto e 10º Hugo Felipe S. Silva.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
044 - COPA CANAÃ SELECIONA OS MELHORES
A Cidade de Canaã dos Carajás, participante do circuito regional Sudeste do Pará, estará promovendo no próximo dia 08 de junho (domingo), a Copa Canaã dos Carajás de Xadrez 21. O evento tem por finalidade de selecionar os 05 (cinco) melhores, como representantes do município, na I Copa Sudeste do Pará. Entre os objetivos do certame, estão a atualização de rating e promoção do esporte local.
As partidas serão realizadas na Escola Municipal Tancredo Neves com inicio programado a partir das 09h00. Nesta copa serão utilizados relógios especiais que registram o tempo de cada atleta, fazendo com que a partida não ultrapasse o tempo pré determinado (de 21 minutos) para cada participante.
Alem do esporte o evento procura trabalhar a solidariedade e a cidadania, mantendo a filosofia do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama – CXCD, tendo à frente Carlos Alessander e Cláudio Luiz, dinâmicos Cavaleiros.
As inscrições encontram-se abertas, sendo necessário o preenchimento da ficha e a doação de 02 (dois) quilos de alimentos não perecíveis, destinados aos projetos sociais de Canaã dos Carajás.
A Copa Sudeste do Pará, organizada pelo Clube de Xadrez Marabá (www.cxmaraba.blogspot.com), através da realização de copas municipais já visitou os municípios de: Eldorado dos Carajás, Parauapebas, Redenção e Rondon do Pará. Chega ao município de Canaã dos Carajás por meio de convite formulado ao Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama, entidade reconhecidamente promotora do Enxadrismo nas Cidades de Canaã e Parauapebas.
A Copa agendou ainda, a realização da Copa Abel Figueiredo para o próximo dia 1º de junho e o evento final será no dia 15 de junho, em Marabá, com a participação de todos os municípios e apontará o Campeão Individual e a Cidade Campeã.
O Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama se reúne freqüentemente na Praça da Bíblia no município de Canaã dos Carajás e na Rua Sol Poente, 66 em Parauapebas.
Maiores informações e inscrições poderão ser obtidas com Carlos Alessander nos telefones: (91)8133-9589 / (94) 8111-4293 / (94) 3358-1722 , na Praça da Bíblia a partir das 20:00 ou através do e-mail carlos@ebom.com.br
As partidas serão realizadas na Escola Municipal Tancredo Neves com inicio programado a partir das 09h00. Nesta copa serão utilizados relógios especiais que registram o tempo de cada atleta, fazendo com que a partida não ultrapasse o tempo pré determinado (de 21 minutos) para cada participante.
Alem do esporte o evento procura trabalhar a solidariedade e a cidadania, mantendo a filosofia do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama – CXCD, tendo à frente Carlos Alessander e Cláudio Luiz, dinâmicos Cavaleiros.
As inscrições encontram-se abertas, sendo necessário o preenchimento da ficha e a doação de 02 (dois) quilos de alimentos não perecíveis, destinados aos projetos sociais de Canaã dos Carajás.
A Copa Sudeste do Pará, organizada pelo Clube de Xadrez Marabá (www.cxmaraba.blogspot.com), através da realização de copas municipais já visitou os municípios de: Eldorado dos Carajás, Parauapebas, Redenção e Rondon do Pará. Chega ao município de Canaã dos Carajás por meio de convite formulado ao Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama, entidade reconhecidamente promotora do Enxadrismo nas Cidades de Canaã e Parauapebas.
A Copa agendou ainda, a realização da Copa Abel Figueiredo para o próximo dia 1º de junho e o evento final será no dia 15 de junho, em Marabá, com a participação de todos os municípios e apontará o Campeão Individual e a Cidade Campeã.
O Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama se reúne freqüentemente na Praça da Bíblia no município de Canaã dos Carajás e na Rua Sol Poente, 66 em Parauapebas.
Maiores informações e inscrições poderão ser obtidas com Carlos Alessander nos telefones: (91)8133-9589 / (94) 8111-4293 / (94) 3358-1722 , na Praça da Bíblia a partir das 20:00 ou através do e-mail carlos@ebom.com.br
043 - XADREZ GRÁTIS - BLITZ ABSOLUTO
Teremos neste próximo sábado (31/05), na Escola Arte e Manhas (Rua Chico Mendes - Cidade Nova), mais um Torneio Blitz Absoluto de Xadrez, com inscrições gratuitas no próprio local.
Vamos voltar a jogar Xadrez. Aumentar a nossa "massa" de jogadores. O horário é a partir das 14 horas.
Vamos voltar a jogar Xadrez. Aumentar a nossa "massa" de jogadores. O horário é a partir das 14 horas.
domingo, 25 de maio de 2008
042 - CRISTIANO PONTES - CAMPEÃO MARABAENSE SUB-18
Com a participação de novos nomes, o II Festival Marabaense da Juventude pode realizar o Campeonato Marabaense Sub-18 anos, para nascidos em ou após 01.01.1990, neste sábado (24/05) na Escola Arte e Manhas, na Cidade Nova. O campeão foi o estudante Cristiano Alves Pontes com 4 pontos conquistados, aproveitamento de 100% e recebeu belo troféu das mãos do presidente Francisco Arnilson. O Campeão também está classificado para a final do Campeonato Marabaense Absoluto que será realizado no mês de outubro.
O Campeonato Marabaense Sub-18 foi realizado pelo Sistema Schuring em 05 rodadas com o tempo de reflexão de 21 minutos.
Estava previsto a realização do Marabaense Sub-16 anos, que está sendo marcado para outra data.
Dentre os nomes nomes destaque para Vinícius Rodrigues de Assis que ficou em 2º lugar, perdendo apenas para o campeão e levou mais um troféu para casa. Ele é filho do presidente do Clube e estava afastado das competições desde o ano de 2002.
O garoto Denyson Guthan de Brito também viveu a emoção de ser premiado com um troféu, ele ficou na 3º colocação, com 2 pontos. O quarto colocado, Hugo Felipe Sousa Silva com 1 ponto é estreante em eventos do CX Marabá e já na sua primeira participação já conquistou a sua preimeira medalha. Em 5º lugar ficou o novo Wálber Lima Santos que também foi premiado com uma medalha do Clube.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
041 - AGENDA DE EVENTOS
PRÓXIMOS TORNEIOS
25 de maio - Camp. Marabaense Sub-16 e Sub-18 / Esc. Arte e Manhas
31 de maio - Torneio Blitz Absoluto / Escola Arte e Manhas
01 de junho - Copa Abel Figueiredo 21" / Mun. de Abel Figueiredo*
07 de junho - Copa Canaã dos Carajás 21" / Mun. de Canaã dos Carajás*
08 de junho - Copa Marabá 21" / Esc. Arte e Manhas
15 de junho - Copa Sudeste do Pará 21" - Final - Esc. Arte e Manhas
25 de maio - Camp. Marabaense Sub-16 e Sub-18 / Esc. Arte e Manhas
31 de maio - Torneio Blitz Absoluto / Escola Arte e Manhas
01 de junho - Copa Abel Figueiredo 21" / Mun. de Abel Figueiredo*
07 de junho - Copa Canaã dos Carajás 21" / Mun. de Canaã dos Carajás*
08 de junho - Copa Marabá 21" / Esc. Arte e Manhas
15 de junho - Copa Sudeste do Pará 21" - Final - Esc. Arte e Manhas
domingo, 18 de maio de 2008
040 - MARABAENSE SUB-16 E 18
Será nos dias 24 e 25 de maio a realização do II Festival Marabaense da Juventude, II Femaj, com a promoção dos Campeonatos Marabaenses de Xadrez Sub-16 e Sub-18 anos, na Escola Arte e Manhas, na Cidade Nova.
Poderão participar enxadristas de ambos os sexos, nascidos(as) em ou após 01.01.1992 - Categoria Sub-16 anos. E para nascidos(as) em ou após 01.01.1990 - Sub-18 anos. O evento será realizado pelo Sistema Suíço e será cobrada uma taxa de R$ 5,00 para a inscrição.
O Clube de Xadrez Marabá espera com a realização do II Femac e do II Femaj fechar um círculo com as categorias de base do enxadrismo. Após o final do Femaj, o circuito terá promovido as seguintes categorias: Sub-10, 12, 14, 16 e 18. E iniciado a Categoria Absoluto que, aliás já escolheu os 6 finalistas.
São trabalhos que direcionam o bom desempenho dos enxadristas segundo a faixa etária. Os atletas estarão se defrontando com semelhantes, ou seja, de mesmo porte físico e mesma faixa etária. Esse trabalho já vendo sendo desenvolvido desde o ano passado.
Poderão participar enxadristas de ambos os sexos, nascidos(as) em ou após 01.01.1992 - Categoria Sub-16 anos. E para nascidos(as) em ou após 01.01.1990 - Sub-18 anos. O evento será realizado pelo Sistema Suíço e será cobrada uma taxa de R$ 5,00 para a inscrição.
O Clube de Xadrez Marabá espera com a realização do II Femac e do II Femaj fechar um círculo com as categorias de base do enxadrismo. Após o final do Femaj, o circuito terá promovido as seguintes categorias: Sub-10, 12, 14, 16 e 18. E iniciado a Categoria Absoluto que, aliás já escolheu os 6 finalistas.
São trabalhos que direcionam o bom desempenho dos enxadristas segundo a faixa etária. Os atletas estarão se defrontando com semelhantes, ou seja, de mesmo porte físico e mesma faixa etária. Esse trabalho já vendo sendo desenvolvido desde o ano passado.
039 - DENILDSON - O CAMPEÃO DA SELETIVA
Foi realizada a Fase Seletiva do Campeonato Marabaense Absoluto, neste sábado, 17 de maio, na Escola Arte e Manhas, que apontou o veterano Denildson Barnabé Alves como campeão e contou com a participação de muitos rostos novos. É a nova safra de enxadristas que começa a tomar gosto pelo Xadrez.
O Campeonato foi realizado pelo Sistema Suíço em 04 rodadas com o tempo de reflexão de 30 minutos, uma adequação do regulamento em função do número de participantes. Denildson Barnabé Alves jogador mais experimentado obteve 04 pontos, com aproveitamento de 100%. Daí em diante, apenas surpresas. O vice-campeonato ficou com o garoto de 14 anos, Silas Guilherme Machado Barros aluno da Escola Arte e Manhas, com 03 pontos e 8,5 milésimos, perdendo apenas para o mestre Denildson. Na terceira colocação ficou o bom enxadrista Cristiano Alves Pontes, com 03 pontos e 7 milésimos. Em 4º lugar o aluno Denyson Guthan de Brito surpreendeu e obteve 3 pontos e 5,5 milésimos, foi a sua primeira participação em competições enxadrísticas. Em 5º lugar ficou o garoto Caetano Santana Alves dos Anjos com 1 ponto e 11 milésimos. Em 6ºlugar, Benjamin da Silva Brandão com 1 ponto e 9 milésimos. Em 7º Júlia Rebeca Freitas Rocha 1 ponto e 7 milésimos e em 8º lugar Hugo Felipe Sousa Silva.
Apenas os 6 melhores colocados estarão selecionados à participarem da Fase Final que apontará o Campeão Marabaense de 2008, etapa que será realizada no mês de outubro.
O Clube parabeniza os participantes e deseja que esta participação sirva como estímulo à prática de um esporte intelectual completo, capaz de disciplinar, moldar o caráter e projetar nos seus praticantes valores para a vida moderna, seja familiar, escolar ou profissional.
quarta-feira, 14 de maio de 2008
038 - FASE SELETIVA DO MUNICIPAL NESTE FINAL DE SEMANA
Será realizada a Fase Seletiva do Campeonato Marabaense de Xadrez na Categoria Absoluto. O evento está marcado para este final de semana, nos dias 17 e 18 de maio nas dependências da Escola Arte e Manhas na Rua Chico Mendes, Cidade Nova. Terá início a partir das horas e as inscrições poderão ser efetuadas, inclusive no local de jogos, até o início do Congresso Técnico.
A Fase Seletiva visa selecionar os 06 melhores enxadristas que garantirão o direito de disputarem a Fase Final que acontecerá no mês de outubro.
A novidade deste ano é o tempo de reflexão de 61 (sessenta e um) minutos e poderão participar inclusive não filiados ao CX Marabá, de ambos os sexos e de qualquer faixa etária.
As inscrições já estão abertas, é só falar com Francisco Arnilson 9955-2167 e pagar a taxa de apenas R$ 10,00 (dez) reais.
A Fase Seletiva visa selecionar os 06 melhores enxadristas que garantirão o direito de disputarem a Fase Final que acontecerá no mês de outubro.
A novidade deste ano é o tempo de reflexão de 61 (sessenta e um) minutos e poderão participar inclusive não filiados ao CX Marabá, de ambos os sexos e de qualquer faixa etária.
As inscrições já estão abertas, é só falar com Francisco Arnilson 9955-2167 e pagar a taxa de apenas R$ 10,00 (dez) reais.
segunda-feira, 5 de maio de 2008
037 - JÁ ESCOLHIDOS OS MELHORES DE RONDON DO PARÁ À COPA SUDESTE DO PARÁ
Com a uma participação de enxadristas considerados de Velha Guarda, a Cidade de Rondon do Pará realizou neste 04 de maio sua Copa de Xadrez nas dependências do Chácara Bar, Centro e selecionou os participantes da Copa Sudeste do Para, fase final. O evento demonstrou a união do grupo e o interesse de propagarem esta ferramenta de desenvolvimento intelectual. Pessoas intelectuais como Paulo Terra, Dionísio e Válter Novais perceberam a importância do Xadrez para o ser humano e criaram o Clube de Enxadristas de Rondon do Pará, o mais novo Clube de Enxadristas do Estado do Pará.
A Copa Rondon do Pará contou com a participação de 09 enxadristas e foi promovido pelo Sistema Suíço com o tempo de refelxão de 21 minutos, organizado pelo Clube local e o CX Marabá, tendo a frente Válter Novais, Paulo Terra e Francisco Arnilson de Assis. O certame foi prestigiado por autoridades locais: Paulo Pedro Ribeiro Sousa da Assessoria de Comunicação e pelo Sr. Dionísio Francisco de Almeida, Presidente da Fundação Cultural de Rondon do Pará, além do presidente do Clube de Enxadristas Valter Souza Novais
Os selecionados foram 1. Jadson Robério Leal de Lacerda 5 pontos; 2. Valter Souza Novais 4 pts; 3. Vauzenir José de Deus 3 pts; 4. Jackson Brasil Silva 3 pts e 5. Paulo Pedro 3 pts.
Além da boa recepção ao presidente do Clube de Marabá os enxadristas rondon-paraenses pretentdem, a partir desta copa, incrementar o funcionamento do recém criado Clube.
A Copa Rondon do Pará de Xadrez já tomou parte da programação festiva de aniversário de 26 anos de emancipação política, estando desde já, o Clube de Xadrez Marabá, convidado para participar da entregar, no dia 13, da premiação aos enxadristas classificados.
A realização da Copa Rondon do Pará rendeu outra surpresa, a participação do enxadrista com mais idade no Estado do Pará que será motivo para outra matéria.
sexta-feira, 2 de maio de 2008
036 - COPA RONDON DO PARÁ NESTE 4 DE MAIO
A Copa Rondon do Pará, mais uma etapa da Copa Sudeste do Pará de Xadrez, será promovida neste 4 de maio (domingo) e acontecerá no Chácara Bar, antiga Secretaria de Promoção Social, no centro da Cidade.
A Cidade de Redenção distante cerca de 140 quilômetros de Marabá, conta com uma população estimada em 50 mil habitantes e estará completando mais um aniversário neste dia 13 de maio. A Prefeitura não está medindo esforços para a realização da Copa. Segundo Paulo Terra, da Assessoria de Comunicação, "está tudo pronto, o evento foi muito bem divulgado e espera que tudo transcorra da melhor maneira possível." A divulgação da Copa Rondon de Xadrez está disponível no site: www.rondononline.com.br.
Segundo Francisco Arnilson, do Clube de Xadrez Marabá, a Cidade de Rondon do Pará conta com bons enxadristas, como Fernando, Válter Novais, Leandro e outros. Será muito bem representada na Copa Sudeste à ser realizada no próximo mês de junho, onde os melhores de cada município estarão defendendo os seguintes títulos: de Cidade Campeã e o de Enxadrista Campeão do Sudeste do Pará, de Xadrez.
A Cidade de Redenção distante cerca de 140 quilômetros de Marabá, conta com uma população estimada em 50 mil habitantes e estará completando mais um aniversário neste dia 13 de maio. A Prefeitura não está medindo esforços para a realização da Copa. Segundo Paulo Terra, da Assessoria de Comunicação, "está tudo pronto, o evento foi muito bem divulgado e espera que tudo transcorra da melhor maneira possível." A divulgação da Copa Rondon de Xadrez está disponível no site: www.rondononline.com.br.
Segundo Francisco Arnilson, do Clube de Xadrez Marabá, a Cidade de Rondon do Pará conta com bons enxadristas, como Fernando, Válter Novais, Leandro e outros. Será muito bem representada na Copa Sudeste à ser realizada no próximo mês de junho, onde os melhores de cada município estarão defendendo os seguintes títulos: de Cidade Campeã e o de Enxadrista Campeão do Sudeste do Pará, de Xadrez.
035 - DENILSON, DANIELLE, TOMITA, VALDERLANDE E FRANCISCO ALVES - REPRESENTANTES DE REDENÇÃO
A Cidade de Redenção, distante de 350 quilômetros de Marabá, realizou neste 1° de maio sua competição municipal, a Copa Redenção de Xadrez, que visa apontar os melhores enxadristas que participarão da Fase Final da Copa Sudeste do Pará, evento à ser realizado no mês de junho em Marabá.
A Copa Sudeste do Pará vem no vácuo de um trabalho de interiorização, que deveria ser realizado pela Federação de Xadrez do Pará (Fexpa). Se houvesse esforços por parte da Fexpa que conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer, para todos os seus eventos pois, até o momento apenas a federação consegue manter diálogo com a Seel e consegue além do ônibus, premiação em espécie e total apoio para a realização das competições.
A Copa Redenção foi organizada pelo Clube de Marabá e o Clube de Redenção, sob a presidência de Valderlane Freitas. O Clube de Xadrez vem conseguindo superar grandes dificuldades e tem conseguido aproximar enxadristas de diferentes municípios: Eldorado dos Carajás, Parauapebas e Redenção. E já tem agendada a visita aos municípios de Rondon do Pará e Abel Figueiredo.
O certame foi realizado pelo Sistema Suíço em 05 (cinco) rodadas com o tempo de reflexão de 21” (vinte e um minutos), nas dependências da moderna Escola São Jorge, uma espécie de modelo em estrutura física.
Estiveram na organização pelo Clube de Marabá o presidente Francisco Arnilson e o Professor de Xadrez Gileno.
O evento contou com a participação de 10 bons enxadristas e selecionou os 05 melhores: 1° Francisco Alves Filho que obteve 4 vitórias e 1 derrota; 2° Valderlane Freitas Santana 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 3° Carlos Yoshio Tomita 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 4° Danielle Conceição 3 vitórias e 2 derrotas; 5° Denilson Colar 3 vitórias e 2 derrotas.
domingo, 27 de abril de 2008
034 - FASE SELETIVA DO MARABAENSE ABSOLUTO
Começa a Fase Seletiva do Campeonato Marabaense de Xadrez na Categoria Absoluto. É o certame favorito dos mestres Antonio Carlos, Cleyton Maia, Gabriel Farias, Vinicius Carneiro e outros. O evento está marcado para os dias 17 e 18 de maio nas dependências da Escola Arte e Manhas na Rua Chico Mendes, Cidade Nova. Terá início a partir das horas e as inscrições poderão ser efetuadas, inclusive no local de jogos, até o início do Congresso Técnico.
A Fase Seletiva visa selecionar os 06 melhores enxadristas que garantirão o direito de disputarem a Fase Final que acontecerá no mês de outubro.
A novidade deste ano é o tempo de reflexão de 61 (sessenta e um) minutos e poderão participar inclusive não filiados ao CX Marabá, de ambos os sexos e de qualquer faixa etária.
As inscrições já estão abertas, é só falar com Francisco Arnilson 9955-2167 e pagar a taxa de apenas R$ 10,00 (dez) reais.
A Fase Seletiva visa selecionar os 06 melhores enxadristas que garantirão o direito de disputarem a Fase Final que acontecerá no mês de outubro.
A novidade deste ano é o tempo de reflexão de 61 (sessenta e um) minutos e poderão participar inclusive não filiados ao CX Marabá, de ambos os sexos e de qualquer faixa etária.
As inscrições já estão abertas, é só falar com Francisco Arnilson 9955-2167 e pagar a taxa de apenas R$ 10,00 (dez) reais.
domingo, 20 de abril de 2008
033 - COPA REDENÇÃO ACONTECERÁ NO 1º DE MAIO
Distante cerca de 350 quilômetros da Cidade de Marabá e com uma população de aproximadamente 85 mil habitantes, o Clube de Xadrez Marabá e Clube de Xadrez de Redenção estarão promovendo a Copa Redenção de Xadrez 21”, etapa classificatória para a fase final da Copa Sudeste do Pará que será disputada no dia 15 de junho em Marabá.
O Clube anfitrião tem o Sr. Valderlane Freitas como presidente que conta com o apoio do governo municipal e da sociedade local. É o terceiro certame de xadrez promovido pelo Clube local com o apoio do CX Marabá. A prefeitura está apoiando o evento e inclusive dando apoio ao deslocamento dos dirigentes marabaenses. Parabéns à todos aqueles que apóiam o esporte e a inclusão social.
O Clube anfitrião tem o Sr. Valderlane Freitas como presidente que conta com o apoio do governo municipal e da sociedade local. É o terceiro certame de xadrez promovido pelo Clube local com o apoio do CX Marabá. A prefeitura está apoiando o evento e inclusive dando apoio ao deslocamento dos dirigentes marabaenses. Parabéns à todos aqueles que apóiam o esporte e a inclusão social.
032 - SECRETARIA EXECUTIVA DE ESPORTE E LAZER XADREZ MARABAENSE
Pretendendo a realização dos Campeonatos: Paraense de Xadrez Sub-10, 12 e 14 anos em Marabá; Taça Cidade de Marabá; o Torneio Aberto de Marabá e o Torneio Aberto do Pará (em Marabá), foram protocolados ofícios na Secretaria Executiva de Esporte e Lazer – SEEL, do Governo do Pará.
Qualquer dirigente esportivo pode alimentar uma pequena esperança com uma mudança de governo, de pensar que o Esporte poderá cumprir sua missão: de promover a inclusão social e esperar que o Estado pudesse formalizar uma política de integração por meio do Esporte. Acreditamos. Ficamos muito esperançosos pela promoção dos eventos mencionados. Até que veio a primeira manifestação por escrito da Secretária Maria Lúcia de Macedo Penedo da impossibilidade de realizar o Paraense da Criança.
Outra manifestação foi realizada pelo setor de protocolo da Seel, por telefone, com o seguinte recado: “O Senhor deverá comparecer na Seel, com o CPF, para receber o patrocínio de R$ 500,00”. Não foi possível saber qual evento estaria sendo patrocinado. Questionado sobre o que deveria ser feito com o restante do dinheiro, após a viagem, o Sr. Odilon perguntou: “quanto é que vai sobrar?” Bom, concordou que esta importância não dava para nada e transferiu a ligação para o Setor Financeiro. Este setor informou que apenas pagava o valor aprovado pela Secretária. Recomendou que falasse com o pessoal do Gabinete da Secretária. Este informou que deveria falar com Otávio Carepa ou Lúcia Penedo, ambos ausentes.
Considerando a insignificância do solicitado para a promoção, apenas da Taça Cidade Marabá, R$ 2.480,00 e disponibilizado apenas R$ 500,00 descontando ainda as despesas de viagem não daria para nada. Se o governo espera ver o seu nome estampado como patrocinador ou apoio, com uma merreca dessas, é melhor desistir.
Poderia ficar calado diante de tudo isto. Mas, muitos pensam que fazer Esporte Amador é fácil. Não é. Não existe interesse político no Desporto. O município não coordena nenhuma atividade desportiva. O Estado não tem base em nenhum município do interior e, ainda assim, humilha e ofende com migalhas. Por isso não dá para ficar calado.
Qualquer dirigente esportivo pode alimentar uma pequena esperança com uma mudança de governo, de pensar que o Esporte poderá cumprir sua missão: de promover a inclusão social e esperar que o Estado pudesse formalizar uma política de integração por meio do Esporte. Acreditamos. Ficamos muito esperançosos pela promoção dos eventos mencionados. Até que veio a primeira manifestação por escrito da Secretária Maria Lúcia de Macedo Penedo da impossibilidade de realizar o Paraense da Criança.
Outra manifestação foi realizada pelo setor de protocolo da Seel, por telefone, com o seguinte recado: “O Senhor deverá comparecer na Seel, com o CPF, para receber o patrocínio de R$ 500,00”. Não foi possível saber qual evento estaria sendo patrocinado. Questionado sobre o que deveria ser feito com o restante do dinheiro, após a viagem, o Sr. Odilon perguntou: “quanto é que vai sobrar?” Bom, concordou que esta importância não dava para nada e transferiu a ligação para o Setor Financeiro. Este setor informou que apenas pagava o valor aprovado pela Secretária. Recomendou que falasse com o pessoal do Gabinete da Secretária. Este informou que deveria falar com Otávio Carepa ou Lúcia Penedo, ambos ausentes.
Considerando a insignificância do solicitado para a promoção, apenas da Taça Cidade Marabá, R$ 2.480,00 e disponibilizado apenas R$ 500,00 descontando ainda as despesas de viagem não daria para nada. Se o governo espera ver o seu nome estampado como patrocinador ou apoio, com uma merreca dessas, é melhor desistir.
Poderia ficar calado diante de tudo isto. Mas, muitos pensam que fazer Esporte Amador é fácil. Não é. Não existe interesse político no Desporto. O município não coordena nenhuma atividade desportiva. O Estado não tem base em nenhum município do interior e, ainda assim, humilha e ofende com migalhas. Por isso não dá para ficar calado.
domingo, 13 de abril de 2008
031 - PORQUE NÃO ACONTECEU O MARABAENSE SUB-16/18?
É difícil encontrar apenas uma resposta. São muitas e começa mesmo por culpa do Clube, devido a sua pequena estrutura de base como: falta de recursos financeiros, diretoria, apoio institucional e etc. A divulgação, como é feita? Em primeiro lugar com a inserção no site; em seguida com o envio de texto para jornais; em terceiro lugar a midia televisiva e por último visitas as escolas com a entrega de material informativo.
Por outro lado, as escolas estão muito quietinhas, paradinhas. Incentivar o Xadrez deve ser sincero, deve ser uma ação contínua. Mesmo as escolas que tem a o xadrez como disciplina, vemos pouca participação e envolvimento nos eventos estudantis.
Quando o evento foi adiado (era para ser realizado nos dias 05 e 06 de abril) tinhamos naquele momento apenas 07 alunos inscritos. Foi marcado para os dias 12 e 13 de abril e fomos diretamente nas escolas: Anísio Teixeira; Darcy Ribeiro; Acy Barros; Santa Terezinha; Pequeno Príncipe; Caic e Disneylandia. Resultado: os mesmos inscritos. Por que será?
Se alguém acha pouco o que fazemos podem calcular a trabalheira que dá. Percorrer a cidade de ponta a ponta, dá quanto? Usar de carro próprio e gasolina, material gráfico, ir nas escolas, nas emissoras de televisão, pagar a confecção de medalhas e troféus...
O que queremos ao colocar esses detalhes é que, nada se faz na imobilidade, se queremos o melhor para nosso aluno, para nossa comunidade, nossa cidade, contribuir com redução dos milhares de meninos que perambulam pelas ruas só é possível com trabalhos de inclusão social. Ou a sociedade está pensando que a polícia vai resolver este problema?
Rouba-se em todas as ruas e em todos os lugares. Estamos ficando reféns. Estamos nos recolhendo em nossas casas. Muitas casas se parecem com fortalezas, tamanho é o medo dos bandidos.
Mesmo com todas as dificuldades estamos nesta caminhada há quase 18 anos e sempre faltou apoio, sempre faltou apoio continuado. Aliás, para que serve as Secretaria de Esportes municipais e estaduais? Para eles o Esporte nunca foi prioridade. Aliás, como disse o cientista social Daniel Brito no programa "Liberal Comunidade" e, 23/03/08: "A política de governo para o Esporte e Lazer é um fracasso". Concordo com ele, pois realmente não existe esta política.
A falta de tempo para promover as etapas de promoção de um campeonato vem impedindo a realização dos Campeonatos Marabaenses Sub-16 e Sub-18, desmarcados dos dias 05 e 06 e 12 e 13 de abril. Está difícil conciliar a divulgação nas escolas, divulgação na mídia escrita e televisada e depois coletar todas as inscrições. No mínimo 10 escolas precisariam ser visitadas por duas vezes, no mínimo. Também é preciso considerar a falta de pessoas para contribuírem e ajudarem. O tempo vai passando e os eventos e o esporte vai perdendo prestigio. Todas as pessoas que direta ou indiretamente estão envolvidos com o Xadrez, serão também responsabilizadas pelo enfraquecimento do Clube de Xadrez. Quem ganhará com o fim do Xadrez nas Escolas ou mesmo o Xadrez de Competição? Não se faz nada sozinho, seja para o bem ou para o mal.
Por outro lado, as escolas estão muito quietinhas, paradinhas. Incentivar o Xadrez deve ser sincero, deve ser uma ação contínua. Mesmo as escolas que tem a o xadrez como disciplina, vemos pouca participação e envolvimento nos eventos estudantis.
Quando o evento foi adiado (era para ser realizado nos dias 05 e 06 de abril) tinhamos naquele momento apenas 07 alunos inscritos. Foi marcado para os dias 12 e 13 de abril e fomos diretamente nas escolas: Anísio Teixeira; Darcy Ribeiro; Acy Barros; Santa Terezinha; Pequeno Príncipe; Caic e Disneylandia. Resultado: os mesmos inscritos. Por que será?
Se alguém acha pouco o que fazemos podem calcular a trabalheira que dá. Percorrer a cidade de ponta a ponta, dá quanto? Usar de carro próprio e gasolina, material gráfico, ir nas escolas, nas emissoras de televisão, pagar a confecção de medalhas e troféus...
O que queremos ao colocar esses detalhes é que, nada se faz na imobilidade, se queremos o melhor para nosso aluno, para nossa comunidade, nossa cidade, contribuir com redução dos milhares de meninos que perambulam pelas ruas só é possível com trabalhos de inclusão social. Ou a sociedade está pensando que a polícia vai resolver este problema?
Rouba-se em todas as ruas e em todos os lugares. Estamos ficando reféns. Estamos nos recolhendo em nossas casas. Muitas casas se parecem com fortalezas, tamanho é o medo dos bandidos.
Mesmo com todas as dificuldades estamos nesta caminhada há quase 18 anos e sempre faltou apoio, sempre faltou apoio continuado. Aliás, para que serve as Secretaria de Esportes municipais e estaduais? Para eles o Esporte nunca foi prioridade. Aliás, como disse o cientista social Daniel Brito no programa "Liberal Comunidade" e, 23/03/08: "A política de governo para o Esporte e Lazer é um fracasso". Concordo com ele, pois realmente não existe esta política.
A falta de tempo para promover as etapas de promoção de um campeonato vem impedindo a realização dos Campeonatos Marabaenses Sub-16 e Sub-18, desmarcados dos dias 05 e 06 e 12 e 13 de abril. Está difícil conciliar a divulgação nas escolas, divulgação na mídia escrita e televisada e depois coletar todas as inscrições. No mínimo 10 escolas precisariam ser visitadas por duas vezes, no mínimo. Também é preciso considerar a falta de pessoas para contribuírem e ajudarem. O tempo vai passando e os eventos e o esporte vai perdendo prestigio. Todas as pessoas que direta ou indiretamente estão envolvidos com o Xadrez, serão também responsabilizadas pelo enfraquecimento do Clube de Xadrez. Quem ganhará com o fim do Xadrez nas Escolas ou mesmo o Xadrez de Competição? Não se faz nada sozinho, seja para o bem ou para o mal.
quinta-feira, 3 de abril de 2008
030 - SELETIVA DO CAMPEONATO MARABAENSE ABSOLUTO - 26 E 27 DE ABRIL
O Campeonato Marabaense de Xadrez – Absoluto terá inicio nos dias 26 e 27 de abril, com a realização da Fase Seletiva que visa classificar os seis melhores enxadristas para a Fase Final que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro na Escola Arte e Manhas.
A Fase Seletiva acontecerá na Escola Arte e Manhas com o tempo de reflexão de 60 minutos e obrigatoriedade de anotação dos lances.
Poderão participar todos os enxadristas que pagarem a inscrição. A competição é aberta, não importa a faixa etária ou sexo do participante. A inscrição será no valor de R$ 30,00 com Francisco Arnilson pelo telefone 9955-2167.
A Fase Seletiva acontecerá na Escola Arte e Manhas com o tempo de reflexão de 60 minutos e obrigatoriedade de anotação dos lances.
Poderão participar todos os enxadristas que pagarem a inscrição. A competição é aberta, não importa a faixa etária ou sexo do participante. A inscrição será no valor de R$ 30,00 com Francisco Arnilson pelo telefone 9955-2167.
029 - TORNEIO INTEGRAÇÃO NOS DIAS 19 E 20 DE ABRIL
Buscando integrar enxadristas de todas as categorias, antigos e novos, o Clube estará promovendo o Torneio da Integração no dias 19 e 20 de abril na Escola Arte e Manhas na Cidade Nova. Como se trata de uma competição aberta, com premiação em dinheiro, será cobrada uma taxa no valor de R$ 15,00 (quinze reais). Do valor arrecadado, 80% (oitenta) por cento serão revertidos em premiação aos três melhores enxadristas.
A competição dar-se-á pelo Sistema Suíço em 05 rodadas de 60 minutos, com obrigatoriedade da notação algébrica. A programação terá inicio no sábado (19) e domingo (20) a partir das 09h30.
A competição dar-se-á pelo Sistema Suíço em 05 rodadas de 60 minutos, com obrigatoriedade da notação algébrica. A programação terá inicio no sábado (19) e domingo (20) a partir das 09h30.
028 - CAMPEONATOS MARABAENSES SUB-16/18 - 12 E 13 DE ABRIL
Mais dois Campeonatos Municipais de Xadrez Pensado é promovido em Marabá. Trata-se do II Festival Marabaense da Juventude composto dos Campeonatos Marabaenses Sub-16 e Sub-18nos dias 12 e 13 de abril, na Escola Arte e Manhas.
Os campeonatos municipais contarão com a participação de estudantes e praticantes em geral, de xadrez, nas seguintes categorias: Sub-16: para nascidos(as) em ou após 01.01.1992 e Sub-18: nascidos(as) em ou após 01.01.1990. Os organizadores estão abrindo a possibilidade da participação de atletas das demais categorias: Sub-14, Sub-12, Sub-10 e Sub-08 desde que no ato da inscrição façam a opção da Categoria que disputará.
A programação do dia 12 de abril terá início a partir das 09h30 com a realização do Congresso e seguirá até as 18h30 com o encerramento da 3ª rodada. No dia 13 de abril terá início a partir das 09h30 e prosseguirá até às 17h00 com o encerramento da 5ª rodada e entrega da premiação.
Os campeonatos adotarão a sistemática do Swiss Perfect em 5 rodadas com o tempo de 1 hora de reflexão para cada participante. Serão entregues troféus até o 3º colocado e medalhas do 4º ao 10º lugar.
Os participantes poderão fazer suas inscrições até o dia do evento ao valor de R$ 10,00 (dez reais) na própria escola ou com Francisco Arnilson pelo telefone 9955-2167.
Os campeonatos municipais contarão com a participação de estudantes e praticantes em geral, de xadrez, nas seguintes categorias: Sub-16: para nascidos(as) em ou após 01.01.1992 e Sub-18: nascidos(as) em ou após 01.01.1990. Os organizadores estão abrindo a possibilidade da participação de atletas das demais categorias: Sub-14, Sub-12, Sub-10 e Sub-08 desde que no ato da inscrição façam a opção da Categoria que disputará.
A programação do dia 12 de abril terá início a partir das 09h30 com a realização do Congresso e seguirá até as 18h30 com o encerramento da 3ª rodada. No dia 13 de abril terá início a partir das 09h30 e prosseguirá até às 17h00 com o encerramento da 5ª rodada e entrega da premiação.
Os campeonatos adotarão a sistemática do Swiss Perfect em 5 rodadas com o tempo de 1 hora de reflexão para cada participante. Serão entregues troféus até o 3º colocado e medalhas do 4º ao 10º lugar.
Os participantes poderão fazer suas inscrições até o dia do evento ao valor de R$ 10,00 (dez reais) na própria escola ou com Francisco Arnilson pelo telefone 9955-2167.
Assinar:
Postagens (Atom)