terça-feira, 29 de janeiro de 2013
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
REUNIÃO DISCUTIU O CALENDÁRIO DE 2013
A reunião ocorrida no dia 18 de janeiro na residência do Sr. Antônio Jorge serviu para as discussões acerca do Calendário Esportivo de 2013 e já apresentou alguns resultados positivos. Participaram do encontro, além do Presidente Francisco Arnilson, Antônio Jorge P. de Oliveira, Salatiel Soares e Adenildo Lima.
Os dirigentes aprovaram a realização de 07 competições no modo absoluto e 18 competições para menores de 18 anos de idade. Para a definição dos campeões municipais serão realizadas competições classificatórias para a Final no modo Round-Robin. A exceção a esta regra dar-se-á na Final do Absoluto quando a seleção dos finalistas acontecerá da melhor classificação dos atletas nos torneios: Rubens Kossatz, Taça Cidade de Marabá, Antônio Carlos, Torneio Popular, Campeão do Sub16 e o Campeão do S18 anos.
A reunião transcorreu dentro das normalidades e o horário já estava bastante adiantado e alguns assuntos ficaram para a próxima reunião, que vai acontecer no próximo dia 24 de janeiro (5ª feira) a partir das 20 horas, visando decidir outros detalhes como os locais dos eventos (escolas) e as subvenções dos filiados e das inscríções nos torneios. Após a definição destes importantes detalhes estaremos publicando o Calendário Oficial.
Próxima Reunião
Data 24/01/2013 (5ª feira) as 20 horas
Pauta: Calendário de 2013
Local: residência do Sr. Antônio Jorge
Folha 22 - próximo a Escola Jonathas Athias
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
AS EXPECTATIVAS QUANTO AO ANO DE 2013
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Capa do Filme: Um sonho de Liberdade. |
Como que seguindo uma rotina, um costume, ano após ano, ao iniciar os trabalhos sempre temos uma expectativa quanto ao que realizaremos. As expectativas são perspectivas e não revelam certezas de apoio ou parcerias, de trabalhado compartilhado ou não. Se em 2012 nos preparamos para fazer um ano com muitas competições e fizemos, já em 2013 faremos bem menos. Aliás, esta foi a avaliação de 2012 após promovermos 45 eventos.
Mesmo com a eleição do nosso prefeito, de uma nova administração, de uma nova câmara municipal ficamos com uma incerteza muito grande. Principalmente quanto a saúde financeira do executivo que, para onde se olha se percebe o estrago de um furação nos recursos e nos prédios públicos. A reclamação é constante e, vai merecer trabalho redobrado para reerguer este gigante (a cidade de Marabá) sonolento e guerreiro.
Apesar de termos conversado com o prefeito e com alguns secretários municipais, ainda vai um tempo para a estrutura, a máquina de governo funcionar, planejar e executar obras e serviços. Temos, na incerteza de apoio e parceria a clareza da importância do nosso trabalho e o quanto representa para a sociedade. Contamos, em primeiro lugar, com a nossa ideologia de trabalharmos com o máximo de dedicação.
Neste ano já tivemos algumas reuniões com a Secretaria de Esporte e Lazer que está preparando a programação comemorativa dos 100 anos de Marabá. Na verdade tudo começou muito bem, embora a nossa expectativa fosse bem maior. Vamos participar das festividades com a realização da IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ só que, desta vez, restringida a participação de marabaenses, ou seja, teremos uma competição que será vencida por um local, com a premiação sendo entregue pelo Prefeito Municipal.
No entanto, vamos discutir uma estratégia para buscar apoios e parcerias que sejam boas para o Clube de Xadrez, ou seja, proveitosa para ambos. Até então temos nos esforçado para atender e satisfazer a sociedade e ao poder público assumindo o ônus de diversas naturezas. Esperamos descobrir o caminho da sustentabilidade dos nossos trabalhos.
Mas, temos nossos sonhos e desejos e vamos lutar por eles. Ainda persiste a idéia da implantação do Xadrez nas Escolas que é, também o desejo do gestor municipal. Devemos buscar as parcerias para nossos eventos. Esperamos que, pelo menos no primeiro semestre já tenhamos a aprovação da realização de grandes torneios com a participação de astros do cenário estadual, regional e nacional.
Também, vamos tratar da possibilidade de filiação do Clube de Xadrez Marabá na Federação Estadual.
Enfim, teremos uma reunião no próximo dia 18/01/13 (sexta-feira) a partir das 20:00 horas na Residência do Sr. Jorge para a elaboração do Calendário e discutir a nossa ação no corrente ano.
REUNIÃO DO CLUBE DE XADREZ MARABÁ
FOLHA 22 - PRÓXIMO AO COLÉGIO JÔNATHAS ATHIAS
DIA 18/01/2013 - 20:00 HORAS
PAUTA: CALENDÁRIO DE 2013
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
MUDANÇAS NA REALIZAÇÃO DA IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ
A primeira grande mudança é: a competição volta a ter o formato de antes, ou seja, volta a ser no modo Absoluto com a participação de atletas de todas as idades, interessados em participar, jogando com enxadristas de outras faixas etárias;
Segunda mudança: fica modificada a forma de disputa, jogam todos entre si e no final é apontado da classificação final o Campeão Absoluto, o Campeão do Sub-14 anos Absoluto e o Campeão do Sub-17 anos Absoluto;
A terceira mudança: a premiação será de troféu para os campeões e vices. As medalhas serão entregues aos classificados do 3º ao 10º lugar;
A quarta mudança: a data da competição passará para o dia 24 de março de 2013 e o horário dos jogos passa a ser apenas no período da tarde com a realização do Congresso Técnico às 14 horas, a 1ª rodada às 14h30, 2ª às 15h00, 3ª às 15h30, a 4ª às 16h00, a 5ª às 16h30, a 6ª às 17h00 e a 7ª rodada iniciando-se às 17h30.
Assim, ficam atendidas as solitações da Secretaria de Esportes e Lazer, como ocorreu o interesse de um Clube em sediar este evento, ainda falta a definição do local dos jogos.
Os participantes terão uma data limite para as suas inscrições, dia 28 de março e deverão fazê-las mediante o preenchimento de uma ficha e o pagamento de uma taxa simbólica no valor de R$ 5,00 (cinco reais). Ainda está indefinido o local das inscrições, que logo mais, após algumas confirmações dos organizadores, será informada.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
REUNIÃO APROVOU A REALIZAÇÃO DA IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ
A reunião de Diretoria realizada nesta 08/01 (4ª feira) na Rua Afro Sampaio, 454 na Cidade serviu para iniciar os trabalhos do ano de 2013, sobretudo para discutir sobre as primeiras demandas. Não obstante a necessidade de tratar do Calendário Oficial, estamos discutindo a nossa participação nas Festividades Alusivas aos 100 anos do município de Marabá que, participará com um evento especial.
No decorrer do dia de ontem (08/01) tivemos uma reunião no período matutino com o Secretário de Esportes Sr. Erton Vigne e Eriomar Pereira que restringiu nossos projetos mais arrojados, por um mais realista e que atenda a prerrogativa das Festividades e possa contemplar os marabaenses, em especial a classe estudantil. Entre os pontos que mais avançaram está a realização da IX TAÇA MARABÁ DE XADREZ que este ano, de forma especial, será voltada para as categorias Sub14 e Sub17 anos para ambos os gêneros.
Ficou acertada a data da IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ para o dia 28 de março no Ginásio da Folha 16 - Nova Marabá com as competições do Sub-14 anos na parte da manhã e os do Sub17 anos na parte da tarde. A Secretaria de Esportes vai premiar os atleta com troféus e medalhas personalizadas em ato solene no dia 07 de Abril, ponto alto das comemorações. Estes pontos foram apresentados na Reunião e não tivemos nenhuma objeção.
No entanto, fomos contactado por um representante de um Clube Esportivo que, ao conhecer a proposta da IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ se ofereceu suas instalações, mesas e cadeiras para que o certame possa ser coroado de sucesso.
No dia de hoje (09/01), encaminhamos a tabela de custos para a Secretaria de Esportes e Lazer. E, sabemos que haverá uma grande divulgação da TAÇA CIDADE DE MARABÁ DE XADREZ, material gráfico já está sendo produzido.
Agradecemos a todos os presentes à reunião e, em especial ao Professor Gileno Rocha pelas importantes sugestões. No final da reunião ainda houve tempo para uma prazeirosa partida de xadrez que deixou a todos satisfeitos.
domingo, 6 de janeiro de 2013
PARLAMENTO EUROPEU APROVOU PROGRAMA XADREZ NA ESCOLA
O Parlamento Europeu deu um importante passo, ainda em março de 2011 em Estrasburgo (França), com a aprovação da Declaração 50/2011 “Xadrez na Escola”, assinada pela maioria dos membros do Parlamento Europeu, com o recebimento de 415 assinaturas. A votação ultrapassou o número necessário de assinaturas, em clara aprovação e reconhecimento por parte dos deputados europeus dos imensos benefícios do esporte às crianças. Após o ato de aprovação da Declaração o ato seguinte foi a comunicação oficial pelo Parlamento Europeu à Comissão e aos Parlamentos de cada Estado-Membro da União Européia. A Declaração solicita a Comissão e o Conselho para o incentivo do Programa Xadrez na Escola no sistema educacional dos países-membros, assegurar recursos para implantação a partir do segundo semestre de 2012, a considerar a vasta literatura de estudos e pesquisas sobre os efeitos no desenvolvimento das crianças, ofertando currículos de xadrez, materiais de jogo, professores e material de comunicação e incentivo para dar maior motivação e facilitar o aprendizado do jogo. O desenvolvimento e implantação do programa serão realizados em conjunto pela Fundação Kasparov e a União Européia de Xadrez.
Pauta: Projeto 100 anos de Marabá
Dia: 08/01/2013 a partir das 20 horas
Local: Rua Afro Sampaio, 454 - Cidade Nova
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
PRIMEIRA REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2013
Com vistas ao ano que se inicia, diante de idéias, propostas, projetos e a celebração do primeiro Centenário da Cidade de Marabá, atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por meio do Sr. Secretário Erton Vigne (o Gaúcho) e Heriomar Pereira.
O atual Secretário e a Diretoria do Clube de Xadrez Marabá estiveram reunidos no dia 28 de novembro e acertaram os direcionamentos para o evento que celebrará o aniversário da cidade, no próximo dia 05 de Abril, onde espera receber um projeto, o mais rápido possível, que possa contemplar o Xadrez nesta data tão relevante para o nosso amado município.
Na reunião que tivemos com o candidato João Salame no dia 1º de setembro de 2012, boas notícias e idéias recebemos. Dentre elas, de fazer no Centenário de Marabá um grande acontecimento, um grande campeonato com muitos participantes, trazer um campeão brasileiro e deixar na história de nossa cidade.
Algumas idéias surgiram e acredito que com o nosso encontro, cada um vai poder dar a sua opinião, sugestão e se engajar para a elaboração do projeto e sua execução.
Afim de definir o nosso projeto para a Celebração de 100 anos de instalação do município de Marabá, convidamos a todos os dirigentes do Clube de Xadrez para contribuir com este projeto. A nossa reunião acontecerá no próximo dia 08 de janeiro de 2013 a partir das 20 horas. Restando apenas definir o local que será divulgado neste blog e enviado para todos os diretores do Clube de Xadrez Marabá.
Reunião de Diretoria
Pauta: Projeto 100 anos de Marabá
Dia: 08/01/2013 a partir das 20 horas
Local: a definir
domingo, 30 de dezembro de 2012
O JOGO DE XADREZ – DESENVOLVENDO HABILIDADES
Encerraremos este capítulo, escrito em três partes, dando continuidade ao assunto tratado na segunda parte. Este artigo, que trata um pouco sobre o desenvolvimento de habilidades enxadrísticas encerra o artigo.
No xadrez, o tempo todo está se criando jogadas, das mais simples às mais complexas, para se alcançar o objetivo proposto que são: capturar o adversário, proteger nossas próprias peças, atacar o Rei adversário, entre outras. Dessa forma, a prática do jogo parece potencializar o desenvolvimento de habilidades como: planejamento estratégico (atenção executiva), o manuseio das peças no tabuleiro (atenção seletiva) e a concentração no jogo (atenção sustentada).
ÁREA MOTORA: Coordenação viso motora, coordenação dinâmica manual, orientação espacial.
É necessário envolver-se pessoalmente nos desafios, sensibilizar-se, mobilizar-se, ousar acreditar que a escola pode se renovar a cada dia e que o conhecimento pode romper com preconceitos e rótulos associados aos alunos hiperativos, garantindo a eles o desenvolvimento de suas potencialidades.
Esta pesquisa é apenas o começo do novelo que o problema do TDAH apresenta hoje nas escolas. Há muito ainda por desenrolar, pesquisar e estudar sobre o assunto na busca de melhores alternativas.
No xadrez, o tempo todo está se criando jogadas, das mais simples às mais complexas, para se alcançar o objetivo proposto que são: capturar o adversário, proteger nossas próprias peças, atacar o Rei adversário, entre outras. Dessa forma, a prática do jogo parece potencializar o desenvolvimento de habilidades como: planejamento estratégico (atenção executiva), o manuseio das peças no tabuleiro (atenção seletiva) e a concentração no jogo (atenção sustentada).
Além dessas habilidades é possível observar sua interferência nas seguintes
áreas do desenvolvimento (PINTO; CAVALCANTI, 2005):
ÁREA MOTORA: Coordenação viso motora, coordenação dinâmica manual, orientação espacial.
ÁREA COGNITIVA: Memória, atenção e concentração, raciocínio, antecipação
e planejamento, bem como a sua linguagem.
ÁREA AFETIVO-EMOCIONAL: Socialização.
ÁREA ACADÊMICA: Construção do número e oralidade.
É necessário envolver-se pessoalmente nos desafios, sensibilizar-se, mobilizar-se, ousar acreditar que a escola pode se renovar a cada dia e que o conhecimento pode romper com preconceitos e rótulos associados aos alunos hiperativos, garantindo a eles o desenvolvimento de suas potencialidades.
Esta pesquisa é apenas o começo do novelo que o problema do TDAH apresenta hoje nas escolas. Há muito ainda por desenrolar, pesquisar e estudar sobre o assunto na busca de melhores alternativas.
Este artigo foi provocado pela leitura da revista Super Interessante ed.
306 - julho / 2012 páginas 56 a 58. Também, introduzimos o artigo de Elizabeth
Kuchiniski de Francisco sobre o Xadrez e a Hiperatividade, publicado no site: http://paxc-xadrezescolar.blogspot.com.br/p/o-xadrez-e-hiperatividadetdah.html.
Francisco Arnilson de Assis é o atual presidente do Clube de Xadrez Marabá. É Licenciado em Letras e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal do Pará e escreve a Coluna Xeque-Mate no Jornal Opinião de Marabá - Pa.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
OS BENEFÍCIOS DO XADREZ AOS ALUNOS HIPERATIVOS
O XADREZ E OS BENEFÍCIOS AOS ALUNOS HIPERATIVOS
Francisco Arnilson de Assis*
Na sequência da postagem anterior vamos continuar com este texto. E apenas na próxima postagem apresentaremos o artigo: o jogo de xadrez - desenvolvendo habilidades.
Nas escolas é possível
verificar os potenciais portadores do TDAH, embora, seja necessário um
diagnóstico profissional. As escolas bem que poderia oferecer ao aluno já
diagnosticado o direito de um ensino diferenciado, com uma grade de disciplinas
adaptadas, visando atender as necessidades educacionais do ensino e dos alunos.
Sabe-se que para se obter maior aproveitamento do educando com o TDAH é preciso oferecer apoio, incentivo e ajuda individual. A compreensão e o respeito ao tempo de aprendizagem e suas limitações, a firmeza e o comportamento do professor são fundamentais para uma melhor educação, bem como, a utilização de técnicas e recursos adequados, evitando a exposição do aluno à situações constrangedoras.
Também é muito importante o
acompanhamento contínuo de todas as atividades propostas pelo caderno
pedagógico. Com o tempo e com este monitoramento perceber-se-á melhoras
sensíveis nos aspectos de atenção, concentração, no rendimento escolar e na
autoestima dos educandos envolvidos com atividades com o jogo de xadrez.
Experiências com o jogo de
xadrez desenvolvido com os alunos com TDAH já apresentam bons resultados, ao
contribuir o tempo o todo para criação de jogadas, das mais simples às mais
complexas, para se alcançar o objetivo proposto que são: capturar peças do
adversário, proteger suas próprias peças, atacar o Rei adversário, entre
outras. Dessa forma, a prática do jogo potencializa o desenvolvimento de
habilidades como: planejamento estratégico (atenção executiva), o manuseio das
peças no tabuleiro (atenção seletiva) e a concentração no jogo (atenção
sustentada).
Ainda desenvolve várias habilidades como atenção (indiscutível para qualquer aprendizagem, é fundamental durante o jogo, dentre outras coisas para que não cometam lances impossíveis), concentração, julgamento, planejamento, imaginação (é necessária para conseguir abstrair o sentido da representação gráfica expressa por uma determinada palavra), antecipação, memória (base de toda e qualquer aprendizagem e no xadrez é requisitada o tempo todo, desde o nível mais elementar de jogo até o mais avançado), vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem, lógica matemática, criatividade, inteligência e também é um excelente meio de recreação e de formação de caráter dos adolescentes dando a possibilidade desse aluno progredir segundo seu próprio ritmo (PINTO; CAVALCANTI, 2005), o que foi observado em várias situações, quando da realização das atividades com os alunos da Sala de Recursos.
Sabemos que um dos maiores
desafios sociais que a educação tem é a integração dos alunos com deficiências
e/ou com problemas de aprendizagem e que não existe cura para esses problemas,
essas dificuldades são para toda a vida. No entanto estas crianças podem
progredir e aprender muito, superando muitas de suas limitações, quando há um
suporte pedagógico adequado. Essa proposta com atividades de xadrez para alunos
com TDAH apresenta uma sucessão de idéias e metodologias que darão subsídios
para o trabalho do professor, enfatizando a aprendizagem com sucesso, do aluno
como um todo, trazendo junto ao jogo do xadrez conhecimento em várias áreas,
sendo que a atenção focada no jogo irá estimular o interesse pelo estudo. O
jogo de xadrez, segundo estudos denomina-se um esporte pedagógico, a sua
prática auxilia no desenvolvimento de todas as disciplinas curriculares,
melhorando assim o seu rendimento escolar e consequentemente eleva sua autoestima,
visto que o TDAH não é apenas um problema comportamental. Pode-se inferir que o
jogo tem todos os elementos necessários à aprendizagem, pois ele desafia,
desequilibra, descentraliza o pensamento e o comportamento. Estimula a
reflexão, a criatividade, a cooperação e a reciprocidade. Jogando a criança vai
organizando o mundo à sua volta, vivenciando experiências, emoções e
sentimentos, descobrindo suas aptidões e possibilidades, construindo e
inventando alternativas.
Aprender e praticar o jogo de xadrez potencializa o desenvolvimento de habilidades, como capacidade de antecipação, planejamento e elaboração de estratégias, proporcionando com isto uma melhora na sua capacidade de fixar sua atenção por um período mais longo e de vislumbrar um futuro. Também pudemos contar com experiências trazidas, as quais foram riquíssimas, visto que vários professores já vivenciam algumas dificuldades em suas escolas estaduais e usam o xadrez para amenizar esses problemas.
O jogo é considerado como
uma importante atividade na educação de crianças, uma vez que permite o
desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, social, moral e a aprendizagem de
conceitos, pois jogando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e
confere suas habilidades, estimulando a curiosidade, a iniciativa e a auto confiança,
proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da
concentração da atenção, sendo indispensável à saúde física, emocional e
intelectual da criança (HUIZINGA, 1996).
1- Socializadora (através
do jogo a criança desenvolve hábitos de convivência);
2- Psicológica (pelo jogo a criança consegue controlar seus impulsos);
3- Pedagógica (o jogo
trabalha a interdisciplinaridade, a heterogeneidade e o erro de forma positiva,
tornando a criança agente ativo no processo de desenvolvimento).
O jogo possibilita o “aprender-fazendo” e para ser mais bem aproveitado é conveniente que proporcione atividades dinâmicas e desafiadoras, que exijam participação ativa da criança.
As relações cognitivas e afetivas, consequentes da interação lúdica, propiciam amadurecimento emocional e vão construindo a sociabilidade. O jogo, compreendido sob a ótica do brinquedo e da criatividade, deverá encontrar maior espaço para ser entendido como educação, na medida em que os professores compreenderem melhor toda a sua capacidade potencial de contribuir para o desenvolvimento dos escolares.
No jogo existem as regras e depois que todos a conhecem têm as mesmas oportunidades, e aprendem a aceitá-las, pois o desafio está, justamente, em saber respeitá-las, esperar sua vez, aceitar o resultado do jogo ou de um fator de sorte que o determine, são excelentes exercícios para lidar com frustrações e, ao mesmo tempo, elevar o nível da motivação (HUIZINGA, 1996).
Para Piaget (1975) nos jogos de regras existe algo mais que a simples diversão e interação, pois, eles revelam uma lógica diferente da racional.
Este tipo de jogo revela
uma lógica própria da subjetividade necessária para a estruturação da personalidade
humana quanto à lógica formal, advinda das estruturas cognitivas. Optou-se pelo
Xadrez por uma atividade primordial por excelência, não só por atender às
características de desporto, estimulando, entre outros, o espírito competitivo
e autoconfiança, bem como, adequando-se às exigências da educação moderna e
elevando a auto-estima da pessoa para além do xeque-mate. Por isso sugere-se a
utilização do jogo de xadrez como estratégia de intervenção pedagógica para
alunos que apresentam TDAH.
A atividade com o xadrez possibilita ao aluno: jogar atendendo as
normas, adaptar-se a um código comum, tendo liberdade para criar iniciativas e
acatar limites não violando regras (D’AGOSTINI, 2002; TIRADO; SILVA,1996).
O autor é Licenciado em Letras e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal do Pará e escreve a Coluna Xeque-Mate do Jornal Opinião de Marabá, Pará.
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
SUPERAMOS OS 100.000 ACESSOS!
No dia de hoje registramos a marca histórica de mais de 100.000 visitas desde o mês de maio de 2008, ou seja, em pouco mais de quatro anos e sete meses conseguimos uma façanha. Feito que nos enche de alegria e não de orgulho, de muita satisfação e do desejo de continuar sendo importante para muita gente.
Quando criamos o blog, em maio de 2008, já havíamos passado pela experiência de termos um site que, diga-se de passagem requer muito mais tempo para sua elaboração e manutenção diária. Naquele tempo pudemos constatar que há um público fiel para as notícias do xadrez. E acreditando nesta premissa continuamos, tempos depois, com nossas postagens por meio de um blogger, sem considerar o acumulado de visitantes até então registrados.
Agora, como é que tudo isto foi possível? As mais de 100.000 visitas que tivemos é fruto de trabalho, da realização de torneios e campeonatos. O blogger é uma excelente ferramenta para anunciar e divulgar nosso trabalho. É um exercício gostoso de escrever e noticiar fatos e pessoas de enorme respeito e prestígio!
Neste momento maravilhoso em que a humanidade celebra o nascimento do Salvador do Mundo, temos a ocorrência deste registro e, posso dizer com sinceridade, que manter o blog funcionando, atualizando-o quase que diariamente é dificil. Não tenho este tempo todo, então, alguma coisa é sacrificada, como a família, o trabalho e o lazer.
O blogger cxmaraba.blogspot.com (não precisa colocar o "www") funciona como um diário, um espaço que serve para espelhar o mais fielmente os acontecimentos sobre xadrez da Cidade de Marabá e Região, também, postar textos e informações legais, interessantes.
Neste ano fui informado que alunos de uma escola utilizavam o blog: cxmaraba para pesquisas sobre a origem e os benefícios da prática do xadrez. Aliás, não seria legal se não tivéssemos este canal de comunicação com a cidade e com o mundo. O respeito ao público, como podemos constatar, retorna na forma de visitas, muitas visitas.
E é fabuloso constatar quem são os nossos visitantes. O Brasil lidera a lista, aliás, se fosse possível refinar ainda mais a lista, como cidade, Marabá teria o maior números de visitas. Veja quais são as principais nações que nos visitam:
Podemos destacar os assuntos que foram objetos de pesquisa. Convem ressaltar que o blogger foge de assuntos políticos e entram pela porta da frente os temas xadrez e educação. Aliás, caminhamos para a implantação do xadrez nas escolas e com esta medida, se bem implementada, acredito, dará uma imensa contribuição na melhoria do ensino, da nossa sociedade e teremos um país mais justo e educado. Veja o quadro com os 10 assuntos mais acessados:
Enfim, nesta caminhada, nossos agradecimentos à todos. Neste momento Natalino destacamos nossa atenção para a Professora Laura que se encontra residindo no município de Altamira e que muito contribuiu para esta marca histórica.
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