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terça-feira, 29 de janeiro de 2013

TAÇA CIDADE COMEMORARÁ O CENTENÁRIO DE MARABÁ


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

REUNIÃO DISCUTIU O CALENDÁRIO DE 2013

 
A reunião ocorrida no dia 18 de janeiro na residência do Sr. Antônio Jorge serviu para as discussões acerca do Calendário Esportivo de 2013 e já apresentou alguns resultados positivos. Participaram do encontro, além do Presidente Francisco Arnilson, Antônio Jorge P. de Oliveira, Salatiel Soares e Adenildo Lima.
 
Os dirigentes aprovaram a realização de 07 competições no modo absoluto e 18 competições para menores de 18 anos de idade. Para a definição dos campeões municipais serão realizadas competições classificatórias para a Final no modo Round-Robin. A exceção a esta regra dar-se-á na Final do Absoluto quando a seleção dos finalistas acontecerá da melhor classificação dos atletas nos torneios: Rubens Kossatz, Taça Cidade de Marabá, Antônio Carlos, Torneio Popular, Campeão do Sub16 e o Campeão do S18 anos.
 
A reunião transcorreu dentro das normalidades e o horário já estava bastante adiantado e alguns assuntos ficaram para a próxima reunião, que vai acontecer no próximo dia 24 de janeiro (5ª feira) a partir das 20 horas, visando decidir outros detalhes como os locais dos eventos (escolas) e as subvenções dos filiados e das inscríções nos torneios. Após a definição destes importantes detalhes estaremos publicando o Calendário Oficial.
 
Próxima Reunião
Data 24/01/2013 (5ª feira) as 20 horas
Pauta: Calendário de 2013
Local: residência do Sr. Antônio Jorge
Folha 22 - próximo a Escola Jonathas Athias

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

AS EXPECTATIVAS QUANTO AO ANO DE 2013

Capa do Filme: Um sonho de Liberdade.
 
Como que seguindo uma rotina, um costume, ano após ano, ao iniciar os trabalhos sempre temos uma expectativa quanto ao que realizaremos. As expectativas são perspectivas e não revelam certezas de apoio ou parcerias, de trabalhado compartilhado ou não. Se em 2012 nos preparamos para fazer um ano com muitas competições e fizemos, já em 2013 faremos bem menos. Aliás, esta foi a avaliação de 2012 após promovermos 45 eventos.
 
Mesmo com a eleição do nosso prefeito, de uma nova administração, de uma nova câmara municipal ficamos com uma incerteza muito grande. Principalmente quanto a saúde financeira do executivo que, para onde se olha se percebe o estrago de um furação nos recursos e nos prédios públicos. A reclamação é constante e, vai merecer trabalho redobrado para reerguer este gigante (a cidade de Marabá) sonolento e guerreiro.
 
Apesar de termos conversado com o prefeito e com alguns secretários municipais, ainda vai um tempo para a estrutura, a máquina de governo funcionar, planejar e executar obras e serviços. Temos, na incerteza de apoio e parceria a clareza da importância do nosso trabalho e o quanto representa para a sociedade. Contamos, em primeiro lugar, com a nossa ideologia de trabalharmos com o máximo de dedicação.
 
Neste ano já tivemos algumas reuniões com a Secretaria de Esporte e Lazer que está preparando a programação comemorativa dos 100 anos de Marabá. Na verdade tudo começou muito bem, embora a nossa expectativa fosse bem maior. Vamos participar das festividades com a realização da IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ só que, desta vez, restringida a participação de marabaenses, ou seja, teremos uma competição que será vencida por um local, com a premiação sendo entregue pelo Prefeito Municipal.
 
No entanto, vamos discutir uma estratégia para buscar apoios e parcerias que sejam boas para o Clube de Xadrez, ou seja, proveitosa para ambos. Até então temos nos esforçado para atender e satisfazer a sociedade e ao poder público assumindo o ônus de diversas naturezas. Esperamos descobrir o caminho da sustentabilidade dos nossos trabalhos.
 
Mas, temos nossos sonhos e desejos e vamos lutar por eles. Ainda persiste a idéia da implantação do Xadrez nas Escolas que é, também o desejo do gestor municipal. Devemos buscar as parcerias para nossos eventos. Esperamos que, pelo menos no primeiro semestre já tenhamos a aprovação da realização de grandes torneios  com a participação de astros do cenário estadual, regional e nacional.
 
Também, vamos tratar da possibilidade de filiação do Clube de Xadrez Marabá na Federação Estadual.
 
Enfim, teremos uma reunião no próximo dia 18/01/13 (sexta-feira) a partir das 20:00 horas na Residência do Sr. Jorge para a elaboração do Calendário e discutir a nossa ação no corrente ano.
 
REUNIÃO DO CLUBE DE XADREZ MARABÁ
FOLHA 22 - PRÓXIMO AO COLÉGIO JÔNATHAS ATHIAS
DIA  18/01/2013   - 20:00 HORAS
PAUTA: CALENDÁRIO DE 2013
 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

MUDANÇAS NA REALIZAÇÃO DA IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ

 
 
Por solicitação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, cumprindo ajustes na programação festiva do Aniversário de 100 anos da Cidade de Marabá, estamos promovendo os ajustes necessários. Em razão da pressa, quer dizer, urgência dos organizadores, atendemos prontamente com o envio das alterações.
 
A primeira grande mudança é: a competição volta a ter o formato de antes, ou seja, volta a ser no modo Absoluto com a participação de atletas de todas as idades, interessados em participar, jogando com enxadristas de outras faixas etárias;
 
Segunda mudança: fica modificada a forma de disputa, jogam todos entre si e no final é apontado da classificação final o Campeão Absoluto, o Campeão do Sub-14 anos Absoluto e o Campeão do Sub-17 anos Absoluto;
 
A terceira mudança: a premiação será de troféu para os campeões e vices. As medalhas serão entregues aos classificados do 3º ao 10º lugar;
 
A quarta mudança: a data da competição passará para o dia 24 de março de 2013 e o horário dos jogos passa a ser apenas no período da tarde com a realização do Congresso Técnico às 14 horas, a 1ª rodada às 14h30, 2ª às 15h00, 3ª às 15h30, a 4ª às 16h00, a 5ª às 16h30, a 6ª às 17h00 e a 7ª rodada iniciando-se às 17h30.
 
Assim, ficam atendidas as solitações da Secretaria de Esportes e Lazer, como ocorreu o interesse de um Clube em sediar este evento, ainda falta a definição do local dos jogos.
 
Os participantes terão uma data limite para as suas inscrições, dia 28 de março e deverão fazê-las mediante o preenchimento de uma ficha e o pagamento de uma taxa simbólica no valor de R$ 5,00 (cinco reais). Ainda está indefinido o local das inscrições, que logo mais, após algumas confirmações dos organizadores, será informada.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

REUNIÃO APROVOU A REALIZAÇÃO DA IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ

 

A reunião de Diretoria realizada nesta 08/01 (4ª feira) na Rua Afro Sampaio, 454 na Cidade serviu para iniciar os trabalhos do ano de 2013, sobretudo para discutir sobre as primeiras demandas. Não obstante a necessidade de tratar do Calendário Oficial, estamos discutindo a nossa participação nas Festividades Alusivas aos 100 anos do município de Marabá que, participará com um evento especial.
 
No decorrer do dia de ontem (08/01) tivemos uma reunião no período matutino com o Secretário de Esportes Sr. Erton Vigne e Eriomar Pereira que restringiu nossos projetos mais arrojados, por um mais realista e que atenda a prerrogativa das Festividades e possa contemplar os marabaenses, em especial a classe estudantil. Entre os pontos que mais avançaram está a realização da IX TAÇA MARABÁ DE XADREZ que este ano, de forma especial, será voltada para as categorias Sub14 e Sub17 anos para ambos os gêneros.
 
Ficou acertada a data da IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ para o dia 28 de março no Ginásio da Folha 16 - Nova Marabá com as competições do Sub-14 anos na parte da manhã e os do Sub17 anos na parte da tarde. A Secretaria de Esportes vai premiar os atleta com troféus e medalhas personalizadas em ato solene no dia 07 de Abril, ponto alto das comemorações. Estes pontos foram apresentados na Reunião e não tivemos nenhuma objeção.
 
No entanto, fomos contactado por um representante de um Clube Esportivo que, ao conhecer a proposta da IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ se ofereceu suas instalações, mesas e cadeiras para que o certame possa ser coroado de sucesso.
 
No dia de hoje (09/01), encaminhamos a tabela de custos para a Secretaria de Esportes e Lazer. E, sabemos que haverá uma grande divulgação da TAÇA CIDADE DE MARABÁ DE XADREZ, material gráfico já está sendo produzido.
 
Agradecemos a todos os presentes à reunião e, em especial ao Professor Gileno Rocha pelas importantes sugestões. No final da reunião ainda houve tempo para uma prazeirosa partida de xadrez que deixou a todos satisfeitos.

domingo, 6 de janeiro de 2013

PARLAMENTO EUROPEU APROVOU PROGRAMA XADREZ NA ESCOLA



O Parlamento Europeu deu um importante passo, ainda em março de 2011 em Estrasburgo (França), com a aprovação da Declaração 50/2011 “Xadrez na Escola”, assinada pela maioria dos membros do Parlamento Europeu, com o recebimento de 415 assinaturas. A votação ultrapassou o número necessário de assinaturas, em clara aprovação e reconhecimento por parte dos deputados europeus dos imensos benefícios do esporte às crianças. Após o ato de aprovação da Declaração o ato seguinte foi a comunicação oficial pelo Parlamento Europeu à Comissão e aos Parlamentos de cada Estado-Membro da União Européia. A Declaração solicita a Comissão e o Conselho para o incentivo do Programa Xadrez na Escola no sistema educacional dos países-membros, assegurar recursos para implantação a partir do segundo semestre de 2012, a considerar a vasta literatura de estudos e pesquisas sobre os efeitos no desenvolvimento das crianças, ofertando currículos de xadrez, materiais de jogo, professores e material de comunicação e incentivo para dar maior motivação e facilitar o aprendizado do jogo. O desenvolvimento e implantação do programa serão realizados em conjunto pela Fundação Kasparov e a União Européia de Xadrez.

 
A União Européia possui uma população total de mais de 500 milhões de pessoas, o que representa 7,3% da população, possui um produto interno bruto que representa cerca de 20% do PIB global. É composta por 27 Estados soberanos: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca,Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

 
Em Marabá, tramita na Câmara Municipal desde o início do ano de 2012, entregue no Gabinete do então presidente da casa, o vereador Nagib Mutran Neto uma lei visando a implantação do xadrez nas escolas de ensino fundamental na grade extracurricular. O projeto de lei, até meados do ano passado estava pronto para ser analisado pela procuradoria da câmara. Ao averiguar o texto pude perceber algumas inconsistências. Até a presente data o projeto não foi apreciado pelos demais vereadores. Com a posse dos novos vereadores e com a ída do Vereador para a Secretaria de Saúde, talvez tenhamos que iniciar nova caminhada.

 
Por duas vezes o atual prefeito enfatizou a implantação do xadrez em todas as escolas de Marabá. A primeira vez em um encontro na UNIP na Folha 16 e a outra na Cerimônia de Premiação realizado no dia 25 de outubro. Em reunião com dirigentes do Clube de Xadrez em 1º de setembro disse que vai apoiar importantes iniciativas de xadrez.

 
Afim de definir o nosso projeto para a Celebração dos 100 anos de instalação do município de Marabá, convidamos a todos os dirigentes do Clube de Xadrez para contribuir com este projeto. A nossa reunião acontecerá no próximo dia 08 de janeiro de 2013 a partir das 20 horas.

 
Reunião de Diretoria
Pauta: Projeto 100 anos de Marabá
Dia: 08/01/2013 a partir das 20 horas
Local: Rua Afro Sampaio, 454 - Cidade Nova


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PRIMEIRA REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2013

 
 
Com vistas ao ano que se inicia, diante de idéias, propostas, projetos e a celebração do primeiro Centenário da Cidade de Marabá, atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por meio do Sr. Secretário Erton Vigne (o Gaúcho) e Heriomar Pereira.
 
 
O atual Secretário e a Diretoria do Clube de Xadrez Marabá estiveram reunidos no dia 28 de novembro e acertaram os direcionamentos para o evento que celebrará o aniversário da cidade, no próximo dia 05 de Abril, onde espera receber um projeto, o mais rápido possível, que possa contemplar o Xadrez nesta data tão relevante para o nosso amado município.

 
Na reunião que tivemos com o candidato João Salame no dia 1º de setembro de 2012, boas notícias e idéias recebemos. Dentre elas, de fazer no Centenário de Marabá um grande acontecimento, um grande campeonato com muitos participantes, trazer um campeão brasileiro e deixar na história de nossa cidade.
 

Algumas idéias surgiram e acredito que com o nosso encontro, cada um vai poder dar a sua opinião, sugestão e se engajar para a elaboração do projeto e sua execução.
 

Afim de definir o nosso projeto para a Celebração de 100 anos de instalação do município de Marabá, convidamos a todos os dirigentes do Clube de Xadrez para contribuir com este projeto. A nossa reunião acontecerá no próximo dia 08 de janeiro de 2013 a partir das 20 horas. Restando apenas definir o local que será divulgado neste blog e enviado para todos os diretores do Clube de Xadrez Marabá.


Reunião de Diretoria
Pauta: Projeto 100 anos de Marabá
Dia: 08/01/2013 a partir das 20 horas
Local: a definir

domingo, 30 de dezembro de 2012

O JOGO DE XADREZ – DESENVOLVENDO HABILIDADES

O XADREZ DESENVOLVE A CONCENTRAÇÃO PARA TODAS AS ATIVIDADES SOCIAIS
 
Encerraremos este capítulo, escrito em três partes, dando continuidade ao assunto tratado na segunda parte. Este artigo, que trata um pouco sobre o desenvolvimento de habilidades enxadrísticas encerra o artigo.


No xadrez, o tempo todo está se criando jogadas, das mais simples às mais complexas, para se alcançar o objetivo proposto que são: capturar o adversário, proteger nossas próprias peças, atacar o Rei adversário, entre outras. Dessa forma, a prática do jogo parece potencializar o desenvolvimento de habilidades como: planejamento estratégico (atenção executiva), o manuseio das peças no tabuleiro (atenção seletiva) e a concentração no jogo (atenção sustentada).

 
Além dessas habilidades é possível observar sua interferência nas seguintes áreas do desenvolvimento (PINTO; CAVALCANTI, 2005):
 

ÁREA MOTORA: Coordenação viso motora, coordenação dinâmica manual, orientação espacial.

 
ÁREA COGNITIVA: Memória, atenção e concentração, raciocínio, antecipação e planejamento, bem como a sua linguagem.

 
ÁREA AFETIVO-EMOCIONAL: Socialização.

 
ÁREA ACADÊMICA: Construção do número e oralidade.


É necessário envolver-se pessoalmente nos desafios, sensibilizar-se, mobilizar-se, ousar acreditar que a escola pode se renovar a cada dia e que o conhecimento pode romper com preconceitos e rótulos associados aos alunos hiperativos, garantindo a eles o desenvolvimento de suas potencialidades.


Esta pesquisa é apenas o começo do novelo que o problema do TDAH apresenta hoje nas escolas. Há muito ainda por desenrolar, pesquisar e estudar sobre o assunto na busca de melhores alternativas.


Este artigo foi provocado pela leitura da revista Super Interessante ed. 306 - julho / 2012 páginas 56 a 58. Também, introduzimos o artigo de Elizabeth Kuchiniski de Francisco sobre o Xadrez e a Hiperatividade, publicado no site: http://paxc-xadrezescolar.blogspot.com.br/p/o-xadrez-e-hiperatividadetdah.html.
 
 
Francisco Arnilson de Assis é o atual presidente do Clube de Xadrez Marabá. É Licenciado em Letras e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal do Pará e escreve a Coluna Xeque-Mate no Jornal Opinião de Marabá - Pa. 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

OS BENEFÍCIOS DO XADREZ AOS ALUNOS HIPERATIVOS

 
 
O XADREZ E OS BENEFÍCIOS AOS ALUNOS HIPERATIVOS
 
Francisco Arnilson de Assis*
 
 
Na sequência da postagem anterior vamos continuar com este texto. E apenas na próxima postagem apresentaremos o artigo: o jogo de xadrez - desenvolvendo habilidades.
 
Nas escolas é possível verificar os potenciais portadores do TDAH, embora, seja necessário um diagnóstico profissional. As escolas bem que poderia oferecer ao aluno já diagnosticado o direito de um ensino diferenciado, com uma grade de disciplinas adaptadas, visando atender as necessidades educacionais do ensino e dos alunos.


Sabe-se que para se obter maior aproveitamento do educando com o TDAH é preciso oferecer apoio, incentivo e ajuda individual. A compreensão e o respeito ao tempo de aprendizagem e suas limitações, a firmeza e o comportamento do professor são fundamentais para uma melhor educação, bem como, a utilização de técnicas e recursos adequados, evitando a exposição do aluno à situações constrangedoras.


Também é muito importante o acompanhamento contínuo de todas as atividades propostas pelo caderno pedagógico. Com o tempo e com este monitoramento perceber-se-á melhoras sensíveis nos aspectos de atenção, concentração, no rendimento escolar e na autoestima dos educandos envolvidos com atividades com o jogo de xadrez.

 
Experiências com o jogo de xadrez desenvolvido com os alunos com TDAH já apresentam bons resultados, ao contribuir o tempo o todo para criação de jogadas, das mais simples às mais complexas, para se alcançar o objetivo proposto que são: capturar peças do adversário, proteger suas próprias peças, atacar o Rei adversário, entre outras. Dessa forma, a prática do jogo potencializa o desenvolvimento de habilidades como: planejamento estratégico (atenção executiva), o manuseio das peças no tabuleiro (atenção seletiva) e a concentração no jogo (atenção sustentada).

 

Ainda desenvolve várias habilidades como atenção (indiscutível para qualquer aprendizagem, é fundamental durante o jogo, dentre outras coisas para que não cometam lances impossíveis), concentração, julgamento, planejamento, imaginação (é necessária para conseguir abstrair o sentido da representação gráfica expressa por uma determinada palavra), antecipação, memória (base de toda e qualquer aprendizagem e no xadrez é requisitada o tempo todo, desde o nível mais elementar de jogo até o mais avançado), vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem, lógica matemática, criatividade, inteligência e também é um excelente meio de recreação e de formação de caráter dos adolescentes dando a possibilidade desse aluno progredir segundo seu próprio ritmo (PINTO; CAVALCANTI, 2005), o que foi observado em várias situações, quando da realização das atividades com os alunos da Sala de Recursos.
 

Sabemos que um dos maiores desafios sociais que a educação tem é a integração dos alunos com deficiências e/ou com problemas de aprendizagem e que não existe cura para esses problemas, essas dificuldades são para toda a vida. No entanto estas crianças podem progredir e aprender muito, superando muitas de suas limitações, quando há um suporte pedagógico adequado. Essa proposta com atividades de xadrez para alunos com TDAH apresenta uma sucessão de idéias e metodologias que darão subsídios para o trabalho do professor, enfatizando a aprendizagem com sucesso, do aluno como um todo, trazendo junto ao jogo do xadrez conhecimento em várias áreas, sendo que a atenção focada no jogo irá estimular o interesse pelo estudo. O jogo de xadrez, segundo estudos denomina-se um esporte pedagógico, a sua prática auxilia no desenvolvimento de todas as disciplinas curriculares, melhorando assim o seu rendimento escolar e consequentemente eleva sua autoestima, visto que o TDAH não é apenas um problema comportamental. Pode-se inferir que o jogo tem todos os elementos necessários à aprendizagem, pois ele desafia, desequilibra, descentraliza o pensamento e o comportamento. Estimula a reflexão, a criatividade, a cooperação e a reciprocidade. Jogando a criança vai organizando o mundo à sua volta, vivenciando experiências, emoções e sentimentos, descobrindo suas aptidões e possibilidades, construindo e inventando alternativas.


Aprender e praticar o jogo de xadrez potencializa o desenvolvimento de habilidades, como capacidade de antecipação, planejamento e elaboração de estratégias, proporcionando com isto uma melhora na sua capacidade de fixar sua atenção por um período mais longo e de vislumbrar um futuro. Também pudemos contar com experiências trazidas, as quais foram riquíssimas, visto que vários professores já vivenciam algumas dificuldades em suas escolas estaduais e usam o xadrez para amenizar esses problemas.

 
O jogo é considerado como uma importante atividade na educação de crianças, uma vez que permite o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, social, moral e a aprendizagem de conceitos, pois jogando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades, estimulando a curiosidade, a iniciativa e a auto confiança, proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração da atenção, sendo indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança (HUIZINGA, 1996).


O jogo é considerado uma atividade lúdica que envolve três funções:

1- Socializadora (através do jogo a criança desenvolve hábitos de convivência);



2- Psicológica (pelo jogo a criança consegue controlar seus impulsos);



3- Pedagógica (o jogo trabalha a interdisciplinaridade, a heterogeneidade e o erro de forma positiva, tornando a criança agente ativo no processo de desenvolvimento).


O jogo possibilita o “aprender-fazendo” e para ser mais bem aproveitado é conveniente que proporcione atividades dinâmicas e desafiadoras, que exijam participação ativa da criança.


As relações cognitivas e afetivas, consequentes da interação lúdica, propiciam amadurecimento emocional e vão construindo a sociabilidade. O jogo, compreendido sob a ótica do brinquedo e da criatividade, deverá encontrar maior espaço para ser entendido como educação, na medida em que os professores compreenderem melhor toda a sua capacidade potencial de contribuir para o desenvolvimento dos escolares.


No jogo existem as regras e depois que todos a conhecem têm as mesmas oportunidades, e aprendem a aceitá-las, pois o desafio está, justamente, em saber respeitá-las, esperar sua vez, aceitar o resultado do jogo ou de um fator de sorte que o determine, são excelentes exercícios para lidar com frustrações e, ao mesmo tempo, elevar o nível da motivação (HUIZINGA, 1996).


Para Piaget (1975) nos jogos de regras existe algo mais que a simples diversão e interação, pois, eles revelam uma lógica diferente da racional.
 

Este tipo de jogo revela uma lógica própria da subjetividade necessária para a estruturação da personalidade humana quanto à lógica formal, advinda das estruturas cognitivas. Optou-se pelo Xadrez por uma atividade primordial por excelência, não só por atender às características de desporto, estimulando, entre outros, o espírito competitivo e autoconfiança, bem como, adequando-se às exigências da educação moderna e elevando a auto-estima da pessoa para além do xeque-mate. Por isso sugere-se a utilização do jogo de xadrez como estratégia de intervenção pedagógica para alunos que apresentam TDAH.


A atividade com o xadrez possibilita ao aluno: jogar atendendo as normas, adaptar-se a um código comum, tendo liberdade para criar iniciativas e acatar limites não violando regras (D’AGOSTINI, 2002; TIRADO; SILVA,1996).


O autor é Licenciado em Letras e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal do Pará e escreve a Coluna Xeque-Mate do Jornal Opinião de Marabá, Pará.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

SUPERAMOS OS 100.000 ACESSOS!




No dia de hoje registramos a marca histórica de mais de 100.000 visitas desde o mês de maio de 2008, ou seja, em pouco mais de quatro anos e sete meses conseguimos uma façanha. Feito que nos enche de alegria e não de orgulho, de muita satisfação e do desejo de continuar sendo importante para muita gente.

Quando criamos o blog, em maio de 2008, já havíamos passado pela experiência de termos um site que, diga-se de passagem requer muito mais tempo para sua elaboração e manutenção diária. Naquele tempo pudemos constatar que há um público fiel para as notícias do xadrez. E acreditando nesta premissa continuamos, tempos depois, com nossas postagens por meio de um blogger, sem considerar o acumulado de visitantes até então registrados.

Agora, como é que tudo isto foi possível? As mais de 100.000  visitas que tivemos é fruto de trabalho, da realização de torneios e campeonatos. O blogger é uma excelente ferramenta para anunciar e divulgar nosso trabalho. É um exercício gostoso de escrever e noticiar fatos e pessoas de enorme respeito e prestígio!
Neste momento maravilhoso em que a humanidade celebra o nascimento do Salvador do Mundo, temos a ocorrência deste registro e, posso dizer com sinceridade, que manter o blog funcionando, atualizando-o quase que diariamente é dificil. Não tenho este tempo todo, então, alguma coisa é sacrificada, como a família, o trabalho e o lazer.
O blogger cxmaraba.blogspot.com (não precisa colocar o "www") funciona como um diário, um espaço que serve para espelhar o mais fielmente os acontecimentos sobre xadrez da Cidade de Marabá e Região, também, postar textos e informações legais, interessantes.

Neste ano fui informado que alunos de uma escola utilizavam o blog: cxmaraba para pesquisas sobre a origem e os benefícios da prática do xadrez. Aliás, não seria legal se não tivéssemos este canal de comunicação com a cidade e com o mundo. O respeito ao público, como podemos constatar, retorna na forma de visitas, muitas visitas.

E é fabuloso constatar quem são os nossos visitantes. O Brasil lidera a lista, aliás, se fosse possível refinar ainda mais a lista, como cidade, Marabá teria o maior números de visitas. Veja quais são as principais nações que nos visitam:


Podemos destacar os assuntos que foram objetos de pesquisa. Convem ressaltar que o blogger foge de assuntos políticos e entram pela porta da frente os temas xadrez e educação. Aliás, caminhamos para a implantação do xadrez nas escolas e com esta medida, se bem implementada, acredito, dará uma imensa contribuição na melhoria do ensino, da nossa sociedade e teremos um país mais justo e educado. Veja o quadro com os 10 assuntos mais acessados:



Enfim, nesta caminhada, nossos agradecimentos à todos. Neste momento Natalino destacamos nossa atenção para a Professora Laura que se encontra residindo no município de Altamira e que muito contribuiu para esta marca histórica.