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domingo, 15 de julho de 2012

CORRUPÇÃO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (2)

Do mesmo modo que o campo, por mais fértil que seja sem cultivo não pode dar frutos,
assim é o espírito sem estudo. (Cícero)

O Ministério da Educação gastou R$ 15,2 bilhões em repasses aos municípios em 2011 para melhorar a educação básica, mas em muitas regiões o objetivo não vem sendo atingido. Na região amazônica, onde os dados sobre desempenho escolar são desanimadores, os recursos estão indo pelo ralo da corrupção e do desperdício.


Agora, a Pública analisou relatórios de auditorias da CGU (Controladoria-Geral da União) em 32 cidades nos estados da região Norte entre 2010 e 2011. Os dados compilados a partir dos relatórios revelam indícios de corrupção e problemas na gestão do dinheiro da educação. Em vez de chegar às escolas, a verba repassada pelo governo federal se perde em irregularidades diversas. A Pública organizou essas irregularidades em 5 tipos: má administração, despesas irregulares, falta de prestação de contas, ausência de controle social e casos de desvios de finalidade.

Após as visitas a essas 32 cidades do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, os técnicos da CGU registraram 619 irregularidades, o que resulta numa média de quase 20 por município. Do total de problemas detectados, quase 40% se referem a má gestão; cerca de 30% indicam despesas irregulares (que podem ser fraudes em licitação e superfaturamento, por exemplo); e 17% apontam ausência de prestação de contas – um forte indício de corrupção.

A falta de controle social, principal mecanismo para fiscalizar a aplicação das verbas, foi detectada em vários municípios. Os relatórios apontam 57 irregularidades nesse campo, indicando que os Conselhos Municipais de Educação – criados para que a sociedade possa monitorar as políticas públicas em Educação – não estão funcionando.



PROBLEMAS NA GESTÃO: FALTA DE PROFISSIONALISMO E DE CONTROLE
Os relatórios analisados pela Pública indicam um quadro de despreparo dos funcionários em diversas cidades: foram 241 irregularidades por falta de controle administrativo, uma média de 7,5 por cidade.



Mas de que irregularidades estamos falando? Os relatórios trazem casos de ineficiência de controle de estoque e de distribuição de alimentos; recursos aplicados fora do prazo; erros na contratação de responsáveis por obras, falha na elaboração de projetos básicos pra creches; falta de controle sobre dados dos veículos e dos condutores nos programas de transporte; inadequação ou ausência de ficha de matrícula dos alunos; e falta de conhecimentos técnicos para alimentar o sistema informatizado de distribuição de livros – o que resulta em erros na distribuição de livros didáticos.


Isso significa que mesmo os sistemas criados para melhorar a gestão dos recursos estão sendo mal utilizados ou subutilizados em algumas prefeituras da Amazônia.

“Um dos grandes desafios do país nas próximas décadas é criar burocracia de qualidade nos estados e municípios”, afirmou, em entrevista recente, o cientista político Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, referindo-se ao corpo de funcionários que administra os programas de Educação em cada município. Para o pesquisador, tem havido inovações em matéria de políticas públicas, mas ainda falta “criar uma estrutura burocrática que dê conta do longo prazo”.


Fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/corrupção-e-educação-na-amazônia.html?page=2
http://ambientalnoserido.blogspot.com.br/2012/04/educacao-saude-moradia-direitos-basicos_11.html
http://www.coisadenerd.com/tag/educacao/
http://esbocais.com.br/outros/outros-44-revolucao/
http://heliodeaguiar.blogspot.com.br/2012/06/greve-da-educacao-publica-na-bahia.html
http://combatendoosistema.blogspot.com.br/2011/02/corrupcao-pobreza-educacao.html

sábado, 14 de julho de 2012

CORRUPÇÃO NA EDUCAÇÃO: CAUSAS E EFEITOS (1)



 

A Educação brasileira embora ainda não tenha uma prática sistematizada do xadrez como ferramenta pedagógica, vem crescendo no país. O Clube de Xadrez Marabá acredita na melhoria do ensino por meio do xadrez e acompanha as notícias ligadas à qualidade do ensino ou os percalços que levam a educação a um resultado deprimente. Mas, chegará um dia em que a Educação será prioridade e teremos ensino integral e o xadrez como instrumento de apoio, complemento, enriquecedor e etc. A educação será bem melhor, muito melhor com a inserção do xadrez, com isto teremos um país menos violento, menos mortes no trânsito, menor índice de corrupção, melhor aplicação das verbas públicas e leis que realmente possam punir e reaver os recursos desviados. Eu acredito nisto. Xadrez é EDUCAÇÃO!

Mas, enquanto não muda prá melhor vamos nos conformando (que chato esta afirmação) com a situação e descobrindo problemas decorrentes da falta de educação e cidadania, da falta de respeito e mal uso dos recursos públicos. É a corrupção que tem as suas causas e efeitos.

O texto abaixo foi copiado da internet. Não é de nossa autoria. Postamos pela relevância do assunto e pelos efeitos danosos.



CORRUPÇÃO NA EDUCAÇÃO: CAUSAS E EFEITOS

Uma burocracia mais profissionalizada é essencial para reduzir a ocorrência de despesas irregulares e a falta de prestação de contas, problemas frequentes segundo os relatórios da CGU.

Somente em 2009, sete dos nove programas do governo federal analisados para esta reportagem enviaram a estados e municípios R$ 9,8 bilhões, de acordo com relatório do Ministério da Educação.

Recursos envados para o Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), por exemplo, renderam a estados e cidades do Brasil mais de R$ 5 bilhões só em 2009.

O Fundeb é responsável pelo pagamento dos professores, compra de materiais escolares e realização de algumas obras nas escolas. De acordo com o levantamento da Pública, o CGU constatou 142 irregularidades ligadas ao uso de recurso do Fundeb nas 32 cidades da Amazônia auditadas.

Quase 70% dessas irregularidades referem-se à auséncia de prestação de contas e despesas irregulares, como compras feitas sem licitação. Ou seja: nestes casos, há fortes indícios de corrupção.
Favorecem este cenário o centralismo exagerado das ações nas mãos dos prefeitos, a falta de critérios objetivos na definição das ações e despesas das Prefeituras com Educação e, é claro, a falta de controle social, que e gritante na região norte.

O pesquisador Clóvis de Melo, da Universidade Federal de Pernambuco, demonstrou em sua tese de doutorado como a corrupção tem um efeito perverso sobre o nível educacional de um município.
O levantamento, realizado a partir de dados de 556 cidades brasileiras, constatou que “nos municípios em que a corrupção foi detectada, a estrutura educacional apresentava índices de precariedade superiores aos dos municípios sem corrupção: menor número de bibliotecas, de equipamentos pedagógicos, de dependências administrativas e de estruturas de apoio, além de turmas maiores e maior contingente de professores menos qualificados e com menor remuneração”.

“Em suma, os alunos dos municípios com corrupção passam a contar com menor quantidade de insumos educacionais, o que resulta em deficiência de aprendizagem”, conclui Melo em sua tese.

Conheça A Pública


Fontes:

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O PAPEL DO XADREZ NA EDUCAÇÃO MODERNA


 Este texto está sendo postado em função de estarmos próximos de promover o xadrez para o público feminino. É preciso evidenciar a importância do xadrez para todos os interessados. Espero que esta postagem consiga convencer o público feminino para interessarem por esta linda e maravilhosa prática educativa, esportiva e altamente socializante.



Por Marcel Milat


De acordo com Murray, o xadrez se originou no final do século VI na Índia. O jogo era diferente, os elefantes substituir as torres atuais e camponeses substituindo peões. O "firzan" agora conhecida como a rainha só poderia se mover na diagonal um quadrado de cada vez. Ainda assim, os elementos básicos do xadrez moderno estiveram presentes: o jogo foi jogado em um período de oito por oito peças e tabuleiro com o único objetivo de ser a xeque-mate ao rei adversário.



O jogo de xadrez tem sido dominado pelos russos há quase 70 anos. Com a exceção de Bobby Fischer, que ganhou o campeonato mundial em 1972 e renunciou em 1975, os últimos 11 campeões mundiais foram de decente russo. Por que os russos dominam o xadrez mundial? Porque o Xadrez tem sido parte do currículo para a maioria das escolas russas há mais de 40 anos. Os adolescentes foram estimulados a jogar xadrez em uma idade muito precoce para aumentar a sua resolução de problemas e habilidades de raciocínio. Os alunos superdotados foram escolhidos e estudados sob a supervisão do ex-campeão mundial Mikhail Botvinnik.






Adrian de Groot, um psicólogo na década de 1960 tornou-se muito interessado no uso do xadrez como uma ferramenta educacional. Ele começou a estudar o comportamento pensando em jogadores de xadrez na Rússia. Em particular, ele observou que havia uma abordagem diferença significativa entre aqueles que altamente qualificados e experientes no xadrez para aqueles que eram novos para o jogo. Inicialmente de Groot do princípio de que a superioridade do Mestre jazia na sua capacidade de organizar bem e memorizar linhas concretas de jogo. O que de Groot encontrada foi bem diferente: Grandmasters não confiar nas habilidades de memória superior. Grandmasters não foram melhores em lembrar de peças colocadas aleatoriamente que os jogadores de xadrez novatos eram. O Mestre, porém, foi capaz de tomar posições de xadrez reais e em um surpreendente 5 segundos reconhecem uma configuração de xadrez complexo e decidir sobre uma jogada bem sucedida. Como foram os da GM capaz de dar precisas, bem pensado avaliações em tão pouco tempo? Parecia que a GM (mas não novatos) foram capazes de reconhecer configurações familiares, e associá-los com os movimentos adequados e planos.




Uma pesquisa recente no final dos anos setenta e oitenta, início em os EUA confirmou esses achados. Os investigadores concluíram que o conhecimento significativo é armazenado na memória, na forma de redes e padrões, e estes padrões fornecer as raízes essenciais para recolha. Assim, os jogadores experientes e GM foram capazes de lembrar e reconhecer pedaços de informação. No xadrez esses pedaços são representações visuais em que configurações específicas são reconhecidos. Estas dizem respeito a sinalização e, muitas vezes anteriores respostas bem sucedidas ou respostas padrão. O que é uma seqüência envolvida longo de tomada de decisão de informações para os novatos, é processado por especialistas em "uma só vez". Parece que outros especialistas, como bailarinos, atletas e músicos operar mentalmente da mesma maneira. As respostas são eficiente e rápido como a compreensão e experiência são reconhecidas e recordou na estrutura essencial da atividade. Parece que os jogadores de xadrez desenvolvem estruturas complexas, mas eficiente para o armazenamento de memória e de gestão.

Um dos objetivos essenciais da educação é ensinar as crianças a pensar criticamente: os alunos devem aprender a fazer julgamentos fundamentados. O xadrez é uma excelente ferramenta para demonstrar o tema do pensamento crítico. Durante um jogo de um jogador deve formular um plano de ataque ou defesa.



A formulação de um plano implica que o jogador deve reflectir não só sobre a forma como são resolvidos problemas semelhantes (procurando um banco de dados de conhecimento anterior), mas também o jogador deve realizar uma verificação sistemática de possíveis combinações de movimentos e, em seguida, chegar a uma avaliação de cada linha . O processo é um exercício mental onde as peças estão previstas para se mover do quadrado para o quadrado eo jogador reflete sobre as características da posição para finalmente produzir um resultado fundamentado (movimento). Esta é precisamente a definição de pensamento crítico. Watson-Glaser avaliaram o valor do xadrez como ferramenta de aprendizagem e mostrou esmagadoramente "que o xadrez melhora habilidades de pensamento crítico mais do que os outros métodos de enriquecimento." Foram incluídos no estudo para a solução de problemas futuros, resolução de problemas com computadores, estudo independente, escrita criativa e jogos de fantasia, como Dungeons & Dragons.





Um elemento importante do pensamento crítico em xadrez é o processo de avaliação, onde a força de uma posição é avaliada. Os novatos que jogam xadrez (e programas de computador primeiros) colocar uma ênfase significativa no material - o raciocínio de que "o jogador com mais material vai ganhar por números absolutos". Se o xadrez só foi tão simples. Material desempenha um papel central na conquista de um jogo de xadrez, mas muitas idéias mais são necessários para uma avaliação útil de uma posição. Os jogadores mais avançados encontrar um equilíbrio: incluído em seus processos de avaliação são as idéias de controle central, estrutura de peões, material, espaço, dirigibilidade, rei de segurança, iniciativa e desenvolvimento de peças. O cérebro tem interiorizado estes valores, permitindo ao jogador fazer um julgamento fundamentado de que determinados temas são fundamentais na avaliação de sua própria posição.




Os matemáticos estimam que existem cerca de 10 ^ 50 possíveis jogos originais de xadrez jogável. Assim, o xadrez nunca irá se tornar apenas uma repetição de movimentos reproduzidos anteriormente. Então, como pode um jogador possivelmente tomar uma decisão como a que pretende escolher com tantas escolhas possíveis? Mesmo com complicadas técnicas de avaliação, a escolha do melhor plano pode ser muito difícil. O jogador de xadrez deve muitas vezes tem de confiar na intuição. Os melhores jogadores de xadrez são muitas vezes aqueles que têm uma sensação aguda ou intuição para a qual movimento está correto. Esta pode ser uma ferramenta útil na educação. Intuição é geralmente subestimado em termos educacionais, mas pode ser uma ferramenta muito útil na resolução de problemas e aplicações da vida real, quando os passos para resolver um problema não são facilmente visíveis.


Existem ligações entre a matemática e xadrez? Os jogadores de xadrez são muitas vezes considerados matematicamente orientada e há semelhanças óbvias como o xadrez é um jogo de problema, avaliação de problemas, pensamento crítico, intuição e planejamento - bem como o estudo da matemática. Estudos têm mostrado que os alunos que jogam xadrez têm aumentado habilidades para resolver problemas sobre seus pares. Pesquisador sugere que enquanto os alunos jogando xadrez aprendem conceitos através de estímulos físicos e visuais e correlacionar esses conceitos para padrões cognitivos, a matemática em sala de aula geralmente envolve apenas pura manipulação simbólica. Assim, parece haver alguma evidência para sugerir que os atos de xadrez como uma espécie de elo de ligação forma (simbólico) com entendimento (física e visual).




No início dos anos 80 Faneuil Adams tornou-se presidente da Fundação de Xadrez americana (ACF). Adams estava convencido de que o xadrez era uma excelente ferramenta de aprendizado para o adolescente, especialmente os mais desfavorecidos. A ACF embarcou no Programa Xadrez nas Escolas, que se concentrou na Escola de Nova York Harlem distrito. Inicialmente, o programa foi focada em melhorar suas habilidades matemáticas para os adolescentes por meio do pensamento crítico aprimorado e habilidades para resolver problemas. Isto foi conseguido como "os resultados dos testes melhoraram 17,3% para estudantes regularmente envolvidos nas aulas de xadrez, em comparação com apenas 4,56% para as crianças que participam em outras formas de atividades de enriquecimento."



Também observou foi que muitos alunos hábitos sociais melhoraram quando jogar xadrez. O jogo permite aos estudantes de diferentes origens para se integrar com os outros. Muitos estudantes de educação especial desfavorecidos ou estão se tornando ativamente envolvidos em programas de xadrez como o valor de xadrez como uma ferramenta social é mais explorado. Os defensores do xadrez estão esperando que alguns dos problemas de Nova York Gang Related será resolvido como as crianças e os alunos jogar xadrez em seu tempo livre em vez de se envolver com as atividades de gangues relacionadas. Assim xadrez dirige a juventude para longe dos problemas, mantendo-os longe das ruas, além de ser uma ferramenta de aprendizagem útil.

Jerome Fishman, conselheiro de orientação, Queens, NY, diz: "Eu gosto do aspecto da socialização Você começa em uma atividade, amigável competitivo, onde ninguém se machuca em vez de dois corpos batendo um no outro como o futebol, você tem o encontro de duas.. mentes. Além de desenvolver habilidades cognitivas, o xadrez desenvolve suas habilidades sociais. Fá-los sentir que eles pertencem. Sempre que recebemos uma criança transferida de outra escola que pode ter um comportamento mal-adaptativo, sugerimos xadrez como uma forma de ajudá-lo a encontrar o seu nicho. As crianças tornam-se melhores e mais amigas após o jogo, eles analisam as combinações possíveis ... temos crianças literalmente fazendo fila em frente à escola às 6:45 da manhã para conseguir um pouco de xadrez antes da aula. "
Principal Jo Bruno, Brooklyn, NY: "Em torneios de xadrez a criança tem a oportunidade de ver mais variedade e diversidade Existem crianças que têm mais dinheiro do que eles têm, mas o xadrez é um denominador comum Eles são todos iguais no tabuleiro... Eu acredito que está ligado academicamente e para o desenvolvimento intelectual das crianças. Eu vejo as crianças capazes de assistir a algo para mais de uma hora e meia. Estou atordoado. Alguns deles não puderam comparecer às coisas por mais de 20 minutos. " Bruno traz o ponto importante que o xadrez pode se concentrar em crianças concentrar em uma tarefa por longos períodos de tempo. Por que isso? O autor acredita que muitos adolescentes achar divertido xadrez e emocionante. Isso corresponde aos jovens que jogam (aprendizagem) por longos períodos de tempo sem distração.

Dr. Stuart Margulies, um pesquisador da IBM, afirmou que "provado conclusivamente que os alunos que aprenderam xadrez teve um aumento significativo em sua habilidade de leitura". Dr. Margulies não explica por que ele acredita que há uma correlação entre o xadrez eo aumento da capacidade de leitura, mas é a opinião do autor de que o xadrez desenvolve habilidades cognitivas e atenção. Além disso, o xadrez obriga adolescentes a visualizar conceitos e movimentos peça. Isso pode permitir uma melhor visualização (interpretativa) habilidades na leitura.

Onde está indo a educação do xadrez? Nos Estados Unidos um grande esforço escolar está em curso para incorporar o xadrez no ambiente escolar elementar pela USCF, o Fundo de Xadrez dos EUA, o AFC e milhares de professores e voluntários. Os USCF escolares colegas de escola revista tem mais de 20.000 cópias em circulação a cada mês. Rosalyn Katz de Nova Jersey liderou um movimento de voluntários de xadrez escolar para mudar a legislação para o ensino de xadrez nas escolas do estado de Nova York. Katz conseguiu passar para contas no Senado: Bill # # S452 e A1122. As contas de ler: "Um ato relativo a instrução no xadrez e completando Capítulo 35 do Título 18A do Estatuto New Jersey Seja promulgada pelo Senado e Assembléia Geral do Estado de Nova Jersey.:
  • 1) O Poder Legislativo encontra e declara que:
    • a) de xadrez aumenta habilidades de pensamento estratégico, estimula a criatividade intelectual, e melhora a habilidade de resolver problemas, enquanto a elevar auto-estima;
    • b) quando os jovens jogar xadrez devem chamar habilidades de ordem superior de pensamento, analisar as ações e conseqüências, e visualizar as possibilidades futuras;
    • c) em países onde o xadrez é oferecido amplamente nas escolas, os alunos apresentam excelência na capacidade de reconhecer padrões complexos e, conseqüentemente, excelência em matemática e ciência, e
    • d) instrução de xadrez durante o segundo grau permitam aos alunos adquirir competências que lhes serão úteis ao longo de suas vidas.
  • 2) Cada conselho de educação pode oferecer instrução de xadrez durante o segundo grau para os alunos em programas de educação superdotados e talentosos e especiais. O departamento de Educação podem estabelecer diretrizes a serem utilizados pelos conselhos de educação que oferecem ensino de xadrez nesses programas.
  • 3) Este ato deve ser efetivado imediatamente.

  • A Província de Quebec seguiu o exemplo e também tem programas em lugar onde as escolas ensinam xadrez ao nível elementar. Os instrutores são muitas vezes os jogadores de xadrez profissionais contratados pela diretoria da escola para ensinar a tempo parcial durante a semana. British Columbia não tem legislação oficial sobre o xadrez como uma ferramenta de aprendizagem ativo, mas o autor acredita que é apenas uma questão de tempo até que uma posição uniforme completo é tomada pela província de xadrez em sala de aula. Atualmente o xadrez é ensinado em poucas escolas em Vancouver, principalmente sob a supervisão de voluntários. Lynn Stringer atualmente voluntários muitas horas de partida programas de xadrez em muitas escolas Ilha de Vancouver. Como a pressão cresce a partir de pais interessados ​​em melhores programas educativos, o autor espera programas de xadrez será introduzido em toda a província em um futuro próximo. Isso resultará em uma maior demanda por pessoas qualificadas com as habilidades necessárias para ensinar xadrez.

  • Yasser Seirawan, Grandmaster EUA, disse que, "O xadrez não deve mais continuar a ser um luxo civilizado da classe ociosa em qualquer aspecto ou fato relevante;. Sim, o xadrez deve assumir o seu papel fundamental como um integrador mental e motivacional ativador A natureza scrabble difícil de xadrez é igual à tarefa, somos iguais a sua aplicação integral escolar "?

    Bibliografia

  • Long, Eleanor (1991). Segredos do Grandmaster. Australian Journal-Matemática, 2, 24-27.
  • Manjerona, D (1987). Xadrez e crianças sobredotadas. Gifted Education International, 5, n (1), 48-51.
  • Palm, Christine (1994). Escolásticos: Xadrez melhora desempenho escolar. Northwest Chess, 10, 1, 3
  • Seirawan, Yasser (1994). Xadrez escolar - Sinta o Buzz? Dentro Chess, 5, n (4), 3-4.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CLUBE PROCURA LOCAL PARA FORMAÇÃO DE ENXADRISTAS FEMININAS



Já existe um público numeroso de enxadristas do sexo feminino, principalmente no segmento estudantil. Ademais, tivemos no passado, talvez a Rainha do Xadrez de Marabá de todos os tempos, trata-se de Talita Medrado Almeida, hoje maior de 18 anos, filha do Mestre Antônio Carlos fundador e dirigente do Clube por uma longa temporada.



O nível da Talita Almeida era muito elevado, realizava grandes partidas e evidenciava a sua elegância e inteligência nas boas disputas com partidas belíssimas e excelentes resultados. Ela é um símbolo da grandeza feminina no xadrez Marabaense que precisa ser resgatado, reconstruído e aprimorado. Precisamos deste público e vamos tentar semear para colher no futuro.


Já está em andamento nas Escolas a formação de um bom público estudantil feminino. Para elas já existe as competições do Clube de Xadrez Marabá e da Secretaria Municipal de Educação por categorias, como é o caso dos JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES e JOGOS ESTUDANTIS DA CASTANHA. Com a nossa Oficina poderemos fazer o intercâmbio entre o público maior e menor de 18 anos. Sabemos que o Xadrez é um fator de inclusão social e criador de fortes laços de amizade.



A fim de impulsionar este segmento estamos querendo promover Oficinas de Formação para um público de até 24 pessoas, de diferentes segmentos sociais, sejam empresárias, educadoras e etc. Temos em mente formar um grupo de mulheres maiores de 18 anos capazes de disputar e engrandecer nossa ala feminina.

Para este trabalho está faltando definir alguns elementos essenciais, como:

1-      Local de fácil acesso e conhecido (centro) de preferência;

2-      Local climatizado;

3-      Disponibilidade de Água Potável;

4-      Banheiros;

5-      Quadro Branco, Canetas e Apagador;

6-      Projetor de Slides;

7-      Rede Wi-Fi;

8-      12 mesas e 24 cadeiras.

Esta OFICINA DE FORMAÇÃO será gratuita, nada será cobrado. Além do mais, será conhecido o Fantástico e Maravilhoso Mundo do Xadrez. Um único compromisso que desejamos é, que depois de inscrito, de iniciada na Oficina que possamos ir até o final.

A gente espera realizar esta Oficina em 04 horas de duração, um bom período para esta empreitada seria de 08 às 12 ou das 14 às 18 horas. Diante das propostas que tivermos podemos marcar a Oficina. Nossa proposta é para que façamos em um final de semana, ou seja, em um sábado ou domingo.

Temos, inclusive, o Campeonato Marabaense Feminino Absoluto para o próximo 07 de outubro de 2012.
Para a promoção do Xadrez em Marabá recebo o apoio da Requinte Store, Corpo & Seda e do Sindicato do Comércio de Marabá. Também da Imprensa: Jornal OPINIÃO, CORREIO DO TOCANTINS, Rádio Clube de Marabá AM e Rádio Itacaiúnas AM. Também da TV RBA DE MARABÁ e da TV ELDORADO. Enfim, agradecemos o apoio de todos.

terça-feira, 10 de julho de 2012

TORNEIO INTERMUNICIPAL ESTUDANTIL SUB14 ANOS

LINDO POR DO SOL NO RIO TOCANTINS EM MARABÁ (PA)
(Foto de Raimundo Marinho)


O Calendário do Clube de Xadrez Marabá para o segundo, conforme apresentado neste blogger, trás algumas novidades, como a realização do TORNEIO INTERMUNICIPAL ESTUDANTIL DE MARABÁ SUB-14 ANOS (TIM Estudantil). Trata-se de uma inovação a separação das categorias pois, no ano de 2011 houve a premiação para as Categorias A (Sub14 anos) e B (Sub17 anos) através de uma filtragem dos participantes.


VISÃO NOTURNA DA ORLA FLUVIAL SEBASTIÃO MIRANDA
(Foto de Raimundo Marinho)


Esta melhoria permitirá que as disputas ocorram entre jogadores da mesma categoria, sem que aconteça de um jogador do Sub17 venha a disputar várias partidas com jogadores do Sub14 anos. Isto aconteceu no ano passado e várias foram as partidas com esta distorção dos organizadores, no caso o Clube de Xadrez Marabá que foi aceita por todos os participantes.

PRAIA DO TUCUNARÉ (RIO TOCANTINS). ATRAÇÃO DE FÉRIAS EM MARABÁ
(Foto de Raimundo Marinho)


O Campeão do Torneio Intermunicipal de 2011 foi o fortíssimo enxadrista de Parauapebas Bruce Kenneth do Sub17 anos. Na ocasião, apenas como exemplo, jogou 03 vezes com enxadristas do Sub-17 e 02 vezes com jogadores do Sub14 anos. Tivemos o caso do Vice Campeão Rogers Borges no Sub17 que jogou 04 vezes com enxadristas do Sub14 e 01 vez com o Campeão Bruce Kenneth do Sub17. A Campeã do Sub14 anos Darlane Assunção atleta do Sub14 encontrou uma grande pedreira pela frente, jogou 04 vezes com atletas do Sub17 e apenas 01 vez com enxadrista da sua categoria.
Por estes casos podemos concluir que o Sub14 anos estava muito forte e que esta modalidade não foi a mais justa.

O POR DO SOL NO RIO TOCANTINS É UM ESPETÁCULO DA NATUREZA
(Foto de Raimundo Marinho)

O Torneio Intermunicipal Estudantil para atletas do Sub14 anos, deste ano, corrigi este problema. E, se for repetido o sucesso da competição de 2011 com 34 participantes, com 09 do Sub14Feminino e 14 Sub14 Masculino, 08 do Sub17 Masculino e 03 do Sub17 Feminino, na competição de 2013 teremos que separar por naipes.


A ORLA E A PRAIA DO TUCUNARÉ AO FUNDO
(Foto de Raimundo Marinho)


O TIM Estudantil do Sub14 anos vai acontecer no dia 14 de outubro e o Sub17 anos no dia 21 de outubro. Com todo este tempo pela frente podemos fazer uma grande mobilização, um grande intercâmbio enxadrístico estudantil.

Algumas dúvidas, como por exemplo, o número de participantes por município podem ser dirimidas ao longo de todos esses dias de antecedência. Mas, aproveitando a ocasião, os municípios poderão trazer a quantidade de atletas que puder. Será uma competição por categoria com a participação de ambos os sexos e o vitorioso será quem alcançar maior pontuação ou, se sair melhor nos critérios de desempate.

Prepare a sua Agenda:
14 de Outubro - TIM Estudantil Sub-14 anos
21 de Outubro - TIM Estudantil Sub-17 anos

Estamos em pleno período de veraneio onde a Praia do Tucunaré é uma excelente opção aos muitos turistas que nos visitam.

sábado, 7 de julho de 2012

METODOLOGIA DO MARABAENSE ABSOLUTO DE 2012


CATEDRAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO (Foto: Fernando Cunha)

O Calendário do ano de 2012, amplamente discutido no mês de fevereiro previu a realização de importantes competições. Como o 2º Torneio Rubens Kossatz, a 8ª Taça Cidade de Marabá, 3ª Copa Marabá (CSP), Torneio Aberto de Marabá, 2º Torneio Antonio Carlos Silva Almeida dentre outros eventos e a elaboração de uma metodologia nova para a realização do Campeonato Marabaense Absoluto de 2012.

IGREJA DE SÃO FÉLIX DE VALOIS (Foto de: Raimundo Marinho)

O Campeonato Marabaense Absoluto já adotou diversas formas de realização e, neste ano, procuramos dar destaque, quer dizer, selecionar os campeões de algumas competições relizadas no curso do ano à disputa final. Então, segue a metodologia para a participação na competição e as vagas:

METODOLOGIA:


Serão ofertadas 07 vagas para o Campeonato Marabaense, considerando os vencedores ou os vices campeões das seguintes competições, por ordem de apresentação:

 a) 01 vaga para o(a) Campeão(ã) do Torneio Rubens Kossatz;

 b) 01 vaga para o(a) Campeão(ã) da 8ª Taça Cidade de Marabá ou para o Vice-Campeão se, por acaso o vencedor for o mesmo do Torneio Rubens Kossatz;

 c) 01 vaga para o(a) Campeão(ã) do Torneio Aberto Cidade de Marabá ou para o Vice-Campeão se, por acaso os vencedores ou classificados forem os mesmos do Torneio Rubens Kossatz e da Taça Cidade de Marabá;

 d) 01 vaga para o(a) Campeão(ã) do 2º Torneio Antonio Carlos Silva Almeida ou para o Vice-Campeão se, por acaso os vencedores ou classificados forem os mesmos do Torneio Rubens Kossatz, da Taça Cidade de Marabá e do Torneio Antonio Carlos;

 e) 01 vaga para o(a) Campeão(ã) Campeonato Marabaense Sub-18 anos ou para o Vice-Campeão se, por acaso os vencedores ou classificados forem os mesmos do Torneio Rubens Kossatz, da Taça Cidade de Marabá, do Torneio Antonio Carlos e do Campeonato Marabaense Sub-18 anos;

 f) 01 vaga para o(a) Campeão(ã) da 3ª Copa Marabá ou para o Vice-Campeão se, por acaso os vencedores ou classificados forem os mesmos do Torneio Rubens Kossatz, da Taça Cidade de Marabá, do Torneio Antonio Carlos, do Campeonato Marabaense Sub-18 anos e da Copa Marabá;

 g) 01 vaga para a Campeã do Campeonato Marabaense Feminino Absoluto ou para a Vice-Campeã se, por acaso os vencedores ou classificados forem os mesmos do Torneio Rubens Kossatz, da Taça Cidade de Marabá, do Torneio Antonio Carlos, do Campeonato Marabaense Sub-18 anos e do Campeonato Marabaense Feminino Absoluto.

Com o número de 07 participantes o certame será realizado pelo Schuring em dois dias com o tempo de 61 minutos de reflexão e obrigatoriedade de anotação dos lances.

Tudo isto é importante destacar com antecedência, dando visibilidade e transparência aos participantes. Ao vencerem, já estarão conhecendo parte do regulamento da competição e os critérios de participação.


Fotos:
http://www.panoramio.com/photo/2533340?tag=MARABÁ-PA
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFBKGwxKNs26uyVOJmgtOL8UO9Wxe0hkmcikYq9G8P67gxtr_yYOjZPKEEZCiTi8cuYH7rzN2h0yyTYSToFEKWU7tES084zb1v-g9dTlrmoLifDfrw41m4Il68bXHclw1ZL6vn_ZtpepU/s1600/Maraba-Paisagens-Visao-Estudio-01.png

quarta-feira, 4 de julho de 2012

CALENDÁRIO DO SEGUNDO SEMESTRE DO CLUBE DE XADREZ


Ufa, depois de algum tempo sem esta coisa maravilhosa e complicada (em Marabá), chamada Internet. Voltamos com nossas postagens.


Depois de um Primeiro Semestre maravilhoso com a realização de muitos torneios, cumprindo satisfatoriamente com o planejado, vamos trilhando nossos passos para o Segundo Semestre.


Os trabalhos começam a partir do mês de Agosto, ficando o mês de julho como um período de recesso e de planejamento (descanso não).


Este Calendário não contempla as competições da 3ª COPA SUDESTE DO PARÁ que, ainda prescinde de apoio dos municípios circunvizinhos. Mas, poderá sofrer alterações tendo em vista que precisamos manter contatos com nossos apoiadores e patrocinadores. Acredito em Deus que vamos ser bem sucedidos. Vejam o nosso calendário que foi discutido no começo do ano e opinem, deem sugestões e ajude-nos.

sábado, 30 de junho de 2012

MARABÁ ABRE A 3ª COPA SUDESTE DO PARÁ, MIGUEL É O CAMPEÃO

PRESIDENTE DA AABB MARABÁ ERNILDO ENTREGA PREMIAÇÃO À MIGUEL ÂNGELO,
CAMPEÃO DA 3ª COPA MARABÁ

Aconteceu na Sede Social da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), belíssimo Clube situado na BR-222 (saída para Bom Jesus do Tocantins) a 3ª COPA MARABÁ DE XADREZ, evento integrante da 3ª COPA SUDESTE DO PARÁ que contou com apoio incondicional do presidente da AABB Marabá Sr. Ernildo José Soares Ramalho e do Professor Leonardo.

ADENILDO O VICE CAMPEÃO RECEBE PREMIAÇÃO

O evento foi muito bem acolhido pela AABB e pelo Prof. Leonardo que proporcionou excelentes condições para os jogos da Copa Marabá e para os 13 enxadristas participantes. Outras competições de alto nível técnico serão realizadas em parceria com o Clube de Xadrez, palavras do Sr. Ernildo..

A ALEGRIA DO 3º ATLETA DA EQUIPE MARABAENSE
GUSTAVO MARTINS

A cidade de Marabá abre a 3ª Copa Sudeste do Pará de Xadrez com a seleção dos três melhores enxadristas da competição: 1º Miguel Ângelo Quadros, 2º Adenildo Lima da Silva e o 3º colocado Gustavo Martins Quadros.

RICARDO VINÍCIUS O 4º COLOCADO

A primeira Copa Sudeste aconteceu no ano de 2008 vencida no individual pelo enxadrista Pablo Salermo de Marabá e nos jogos por equipe pelo município de Parauapebas representado pelo Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama.

KÉSIO SILVA DE PAIVA, 5º LUGAR

No ano de 2010 aconteceu a 2ª Copa Sudeste do Pará vencida pelo município de Canaã dos Carajás por equipe e no individual com o seu enxadrista Adriano Cunha.

PARTICIPANTES E ORGANIZADORES DA
3ª COPA MARABÁ DE XADREZ NA AABB MARABÁ

Os jogos da 3ª Copa Sudeste tiveram início com a 3ª Copa Marabá realizado pelo Sistema Suíço em 05 rodadas adotando o Xadrez Rápido sendo prestigiada por 13 enxadristas, dentre eles Jackeline Iasmin S. Aguirre 912 anos) a Campeã dos JEP's - Regional de Marabá que fez belas partidas, jogando de modo muito cauteloso e seguro. Suas partidas receberam elogio da Professora Laura Souza Araújo.


FRANCISCO ARNILSON PRES. DO CXM, ERNILDO SOARES PRES. DA
AABB MARABÁ E MIGUEL ÂNGELO (CAMPEÃO)

Mas, o Campeão foi o Miguel Ângelo Quadros, enxadrista experiente que conseguiu êxito em todas as partidas disputadas. Aliás, segundo suas palavras, faltou muita gente boa neste campeonato, como é o caso do Pablo Salermo.


O Vice Campeão Adenildo Lima da Silva que volta aos tabuleiros com excelente resultado, perdeu apenas uma partida, justamente para o Campeão Miguel Ângelo. Será um grande atleta na equipe marabaense.


A terceira vaga da equipe marabaense ficou com o garoto Gustavo Martins Quadros. Jogou muito bem e conseguiu três vitórias. Perdeu apenas para Miguel Ângelo (campeão) e Adenildo (vice campeão).


A AABB patrocinou premiação até o 10º colocado. Os três melhores colocados receberam linda bolsa padronizada, comemorativa aos 40 anos da AABB Marabá. Foi sensacional, maravilhoso. Veja os detalhes técnicos da competição:




Parabéns aos integrantes da Equipe Marabá, representantes na 3ª Copa Sudeste do Pará. Valeu! Nossos agradecimentos aos Organizadores da AABBe aos participantes da Copa Marabá. Obrigadooo!



sexta-feira, 29 de junho de 2012

REGULAMENTO DA 3ª COPA SUDESTE DO PARÁ



Mais um desafio. Este é um dos grandes. Tentar movimentar o xadrez regional com jogadores de outros municípios. Vamos começar com Marabá e já temos um município se organizando. Falta ainda alguns detalhes.

Sabemos do interesse de outros municípios e a proposta da Copa Sudeste é bastante satisfatória, tendo em vista o baixíssimo custo de realização e a possibilidade de participação de enxadristas de ambos os gêneros e aberta a participação de qualquer faixa etária.

A Fase Final, ainda é cedo para acertar isto, mas, prevê a premiação de troféus, medalhas e em dinheiro. Tudo isso advindo das inscrições na Copa Sudeste (Final), revertida aos jogadores.

Então, chamamos a atenção dos municípios da região já participantes de outros anos, como: Abel Figueredo, Rondon do Pará, Redenção, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Eldorado dos Carajás e Curionópolis.

Também ficamos felizes com a possibilidade de realização em outros municípios como Itupiranga, Nova Ipixuna, Jacundá, Goianésia, Tucuruí e Ourilândia do Norte.

Será uma grande alegria se conseguirmos repetir o sucesso das edições anteriores. Vamos aguardar para ver o que vai acontecer.

Segue o regulamento abaixo, revisado para este ano, com uma metodologia mais adequada à nossa realidade que, ao invés de ser devidamente emparceirado por equipe, será por jogadores, computando-se no final a pontuação dos atletas em suas respectivas equipes:


Regulamento Geral

Art. 1° : A 3ª COPA SUDESTE DO PARÁ DE XADREZ tem por objetivo estimular a prática do enxadrismo na região e apontar os melhores enxadristas e as melhores equipes municipais. Será promovida com a realização das Fase Municipais e Final.

Art. 2º : As COPAS MUNICIPAIS servirão para apontar os melhores enxadristas das cidades participantes.

Art. 3º : A 3º COPA SUDESTE apontará os melhores enxadristas individualmente e também por equipes. A competição será organizada pelo Clube de Xadrez Marabá que elaborará calendário com a participação das diversas cidades interessadas ou convidadas.

Art. 4° : Cada município realizará sua Copa Municipal, em conformidade com este regulamento geral, selecionando os 03 (três) melhores atletas para sua equipe, legítimos representantes do município na disputa da 3ª COPA SUDESTE DO PARÁ.

Art. 5° : As Copas municipais receberão o nome da Cidade. Assim, apenas para exemplificar, a Copa em Eldorado do Carajás será denominada de: COPA ELDORADO DO CARAJÁS.

Art. 6° : A participação dos municípios ocorrerá mediante convite ou solicitação de inscrição ao Clube de Xadrez.

Art. 7° : As inscrições dos participantes nas copas municipais serão de inteira responsabilidade de seus organizadores locais. Será permitida a participação de enxadristas de qualquer idade, sexo ou categoria, desde que atendam os termos deste regulamento.

Art. 8° : É permitida a participação de um mesmo atleta em mais de uma competição municipal, desde que este não esteja na condição de classificado em competição anterior. O atleta infrator será eliminado e substituído por enxadrista que o suceda na classificação, ou na impossibilidade, a equipe ficará desfalcada de um enxadrista..

Art. 9° : Serão obedecidas as regras da FIDE e da CBX em vigor e as constantes neste regulamento.

Art. 10° : As COPAS MUNICIPAIS serão disputadas adotando-se o software Swiss Perfect-98, com o tempo de reflexão de 21 minutos, promovidas conforme abaixo:

§ 1° pelo Sistema Schuring se o número de participantes for de até 07 participantes.

§ 2° pelo Sistema Suíço em 05 rodadas, de 07 até 21 participantes.

§ 3° pelo Sistema Suíço em 07 rodadas de 08 até 21 participantes.

Art. 11° : A 3ª COPA SUDESTE DO PARÁ será realizada no município de Marabá, em um único dia, com disputas individuais, com o tempo de 30 minutos de reflexão pelo Sistema Suíço ou Schuring de emparceiramento. As disputas ocorrerão conforme a seguir:

§ 1º – os atletas jogarão no modo absoluto.

§ 2° - os atletas da mesma cidade jogarão entre si até a 3ª rodada, sendo vedada após.

Art. 12° : Computar-se-á as pontuações ordinárias para a definição dos vencedores individuais.

Art. 13º : Para definição dos vencedores por equipes serão computados os resultados dos enxadristas por equipe. Aquela que acumular a maior pontuação será declarada vencedora.

Art. 14° : Critérios de desempates, seja para as COPAS MUNICIPAIS, seja para COPA SUDESTE, competidores individuais ou por equipes, conforme abaixo:

§ 1° - pelo Sistema Schuring

a) confronto direto;

b) Sonneborn-Berger;

c) Progress;

d) maior número de vitórias com as peças negras e,

d) sorteio.



§ 2° - pelo Sistema Suíço

a) Buchholz;

b) Median Buchholz;

c) Progress;

d) Número de vitórias com as negras e,

e) sorteio.



Art. 15° : O Comitê de Apelação será definido no congresso técnico, momentos antes do início das disputas. Ele será composto pelo diretor da competição e mais 3 jogadores representantes dos jogadores (sendo 2 titulares e 1 reserva), que apreciarão os recursos impetrados contra a arbitragem relativos a aspectos de natureza técnica, por escrito, num prazo máximo de 5 minutos após o término da rodada com base no regulamento ou regras oficiais da FIDE. O reclamante depositará a importância de R$ 100,00 (cem reais), que lhe será devolvido caso seja o vencedor da causa.

Art. 16° : O enxadrista que deixar de comparecer a 02 (duas) rodadas, seguidas ou alternadas, sem uma boa justificativa, será automaticamente eliminado da competição;

Art. 17° : De acordo com as determinações da FIDE, será terminantemente proibido fumar no recinto de jogo, portar ou usar telefone celular, mesmo sendo no silencioso, softwares ou aparelho de comunicação.

Art. 18° : Os atletas classificados para a final deverão confirmar sua participação com o pagamento de taxa no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

Art. 19° : A premiação para as Copas Municipais poderão ser de troféus e medalhas, a cargo dos organizadores municipais.

Art. 20º : A premiação da 3ª COPA SUDESTE DO PARÁ será:

§ 1° - Individual: 1º lugar troféu e R$ (a definir); 2º lugar  troféu e R$ (a definir); 3º lugar troféu e R$ (a definir); 4º lugar     R$ (a definir) e 5º lugar R$ (a definir).

§ 2° - Por Equipes: 1º lugar troféu; 2º lugar troféu e 3º lugar troféu.

Art. 21º : Os casos omissos serão resolvidos pela direção da competição.

Art. 22°: Os organizadores deverão, na medida do possível adotar alguma das seguintes programações nas Copas Municipais:



Art. 23º : O organizador da 3º COPA SUDESTE DO PARÁ na medida do possível, deverá adotar alguma das seguintes programações:

Art. 24° : O Enxadrista que não participar do Congresso Técnico, independentemente dos motivos, se obriga a acatar integralmente, o que nele for decidido ou informado pela Organização e Arbitragem, do que, inclusive, não será aceito APELAÇÃO.

Francisco Arnilson de Assis
Árbitro CX. Marabá