A 4ª Edição da TAÇA CIDADE DE IMPERATRIZ DE XADREZ ocorreu nos dias 16 e 17 de julho, com a participaao de 39 enxadristas, sendo 21 do proprio Estado do Maranhao, 16 do Para, 01 do Amazonas e 01 do Tocantins, sagrando-se campeão Adriano de Jesus Silva, de forma invicta com 5,5 pontos em 6,0 possíveis.
LISTAGEM DOS PARTICIPANTESNome Federação Rating
1. Giorgy Fredman Batista, R AM 2058
2. Nilton Silva, de Abreu, TO 2047
3. Pablo S M, Nascimento, PA 2047
4. Bergson Fragoso da Silva, F MA 2041
5. Nivaldo, Lobato Junior, MA 2011
6. Edmundo dos Reis, Luz MA 2005
7. Joao Moreira, Pinto Filho, PA 1993
8. Adriano de Jesus Silva, C MA 1958
9. Allysson Pereira, Chaves PA 1927
10. Francisco de Araujo, B MA 1909
11. Wladimir Ferreira, de M MA 1909
12. Francinato Menezes de S MA 1904
13. Francisco Messias Nunes MA 1895
14. Osiel Lavor MA 1893
15. Roberto Cardoso, da S MA 1867
16. Kerlson Carlos Lima, S MA 1857
17. Werlles Milhomem de, S MA 1832
18. Darlane Brito, Assuncao PA 1829
19. Janio Santos, Silva PA 1812
20. Bruce Kenneth dos Santos PA 1795
21. Yago Marconcine, Trindade MA 1790
22. Israel Alencar de, Andrade PA 1790
23. Jose Caldas, Goes Neto MA 1778
24. Dombosco Lima, da Silva F MA 1774
25. Judson de Souza, Santos PA 1760
26. Gilberto Costa, de Sousa MA 1757
27. Edvaldo Jose Lopes, Matos MA 1751
28. Stefany Rodrigues, M PA 1735
29. Scott Kenner dos Santos PA 1723
30. Michel Araujo, Pereira MA 1710
31. Allany Rodrigues de, P MA
32. Ana Paula de Oliveira S MA
33. Claudio Cardoso da, Silva MA
34. Fernando Napoleão da S PA
35. Gustavo Martins, Quadros PA
36. Kaelle Rodrigues M PA
37. Laercio Santos do, N PA
38. Leticia Pimentel de A PA
39. Miguel Angelo Faria, de Q PA
sábado, 16 de julho de 2011
1ª RODADA
No Name Result Name
1 Giorgy Fredman Batista, R 1:0 Bruce Keneth dos S
2 Yago Marconcine, Trindade 0:1 Nilton Silva, de A
3 Pablo S M, Nascimento, 1:0 Israel Alencar de, A
4 Jose Caldas, Goes Neto, 0:1 Bergson F da S, F F
5 Nivaldo, Lobato Junior, 1:0 Dombosco Lima, S F
6 Judson de Souza, Santos, 0:1 Edmundo dos Reis, L
7 Joao Moreira, Pinto Filho, 1:0 Gilberto Costa, de S
8 Edvaldo Jose Lopes, Matos, 0:1 Adriano de Jesus S, C
9 Allysson Pereira, Chaves, 1:0 Stefany Rodrigues, M
10 Scott Kenner, dos Santos, 0:1 Francisco de Araujo, B
11 Wladimir Ferreira, de Mel, 1:0 Michel Araujo, P
12 Allany Rodrigues, de Paul, 0:1 Francinato M de S, O
13 Francisco Messias Nunes,, 1:0 Ana Paula de O, S
14 Claudio Cardoso da, Silva, .5:.5 Osiel Lavor, da S,
15 Roberto Cardoso, da Silva, 1:0 Fernando Napoleão S
16 Gustavo Martins, Quadros, .5:.5 Kerlson Carlos L S
17 Werlles Milhomem de, Sous, 1:0 Kaelle Rodrigues, M
18 Laercio Santos do, Nascimento 0:1 Darlane Brito, A,
19 Janio Santos, Silva, 1:0 Leticia Pimentel A
20 Miguel Angelo Faria, de Q 1:0 BYE
sábado, 16 de julho de 2011
2ª RODADA
No Name Result Name
1 Francisco de Araujo, Bati, .5:.5 Giorgy Fredman Batista, R,
2 Nilton Silva, de Abreu, 1:0 Wladimir Ferreira, de Mel,
3 Francinato M de S, Olivei, 0:1 Pablo S M, Nascimento,
4 Bergson F da S, Fernandes, 1:0 Francisco Messias Nunes,,
5 Roberto Cardoso, da Silva, .5:.5 Nivaldo, Lobato Junior,
6 Edmundo dos Reis, Luz, .5:.5 Werlles Milhomem de, Sous,
7 Darlane Brito, Assuncao, 0:1 Joao Moreira, Pinto Filho,
8 Adriano de Jesus Silva, C, 1:0 Janio Santos, Silva,
9 Miguel Angelo Faria, de Q, .5:.5 Allysson Pereira, Chaves,
10 Osiel Lavor, da Silva, 1:0 Gustavo Martins, Quadros,
11 Kerlson Carlos Lima, Silv, .5:.5 Claudio Cardoso da, Silva,
12 Bruce Keneth dos Santos,, 1:0 Stefany Rodrigues, Magalh,
13 Michel Araujo, Pereira, 0:1 Yago Marconcine, Trindade,
14 Israel Alencar de, Andrad, 1:0 Scott Kenner, dos Santos,
15 Ana Paula de Oliveira, Si, 0:1 Jose Caldas, Goes Neto,
16 Dombosco Lima, do Silva F, 1:0 Allany Rodrigues, de Paul,
17 Fernando Napoleão da, Sil, 1:0 Judson de Souza, Santos,
18 Gilberto Costa, de Sousa, 1:0 Laercio Santos do, Nascim
19 Kaelle Rodrigues, Magalhã, 0:1 Edvaldo Jose Lopes, Matos
20 Leticia Pimentel de, Alme, 1:0 BYE
sábado, 16 de julho de 2011
3ª RODADA
No Name Result Name
1 Joao Moreira, Pinto Filho, .5:.5 Nilton Silva, de Abreu,
2 Pablo S M, Nascimento, 1:0 Bergson F da S, Fernandes Filho,
3 Giorgy Fredman Batista, R, 0:1 Adriano de Jesus Silva, C,
4 Nivaldo, Lobato Junior, 0:1 Osiel Lavor, da Silva,
5 Edmundo dos Reis, Luz, 1:0 Miguel Angelo Faria, de Quadros,
6 Allysson Pereira, Chaves, 1:0 Roberto Cardoso, da Silva,
7 Werlles Milhomem de, Sous, 1:0 Francisco de Araujo, Bati,
8 Wladimir Ferreira, de Mel, 1:0 Israel Alencar de, Andrad,
9 Jose Caldas, Goes Neto, 0:1 Francinato M de S, Olivei,
10 Francisco Messias Nunes,, .5:.5 Dombosco Lima, do Silva F,
11 Edvaldo Jose Lopes, Matos, 0:1 Kerlson Carlos Lima, Silv,
12 Claudio Cardoso da, Silva, 1:0 Darlane Brito, Assuncao,
13 Janio Santos, Silva, 1:0 Gilberto Costa, de Sousa,
14 Leticia Pimentel de, Almeida, 0:1 Bruce Keneth dos Santos,,
15 Yago Marconcine, Trindade, 1:0 Fernando Napoleão da, Silva,
16 Gustavo Martins, Quadros, 1:0 Judson de Souza, Santos,
17 Stefany Rodrigues, Magalh, 1:0 Ana Paula de Oliveira, Si,
18 Scott Kenner, dos Santos, 1:0 Kaelle Rodrigues, Magalhães,
19 Allany Rodrigues, de Paul, 1:0 Michel Araujo, Pereira,
20 Laercio Santos do, Nascimento, 1:0 BYE
sábado, 16 de julho de 2011
CLASSIFICAÇÃO APÓS A 3ª RODADA
Place Name Feder Loc Score
1-Pablo S M, Nascimento, PA 2047 3
2-Adriano de Jesus Silva, C, MA 1958 3
3-Nilton Silva, de Abreu, TO 2047 2.5
4-Osiel Lavor, da Silva, MA 1893 2.5
5-Joao Moreira, Pinto Filho, PA 1993 2.5
6-Werlles Milhomem de, Sous, MA 1832 2.5
7-Allysson Pereira, Chaves, PA 1927 2.5
8-Edmundo dos Reis, Luz, MA 2005 2.5
9-Claudio Cardoso da, Silva, MA 2
10-Bergson F da S, Fernandes Filho, MA 2041 2
11-Francinato M de S, Olivei, MA 1904 2
12-Kerlson Carlos Lima, Silv, MA 1857 2
13-Janio Santos, Silva, PA 1812 2
14-Wladimir Ferreira, de Mel, MA 1909 2
15-Yago Marconcine, Trindade, MA 1790 2
16-Bruce Keneth dos Santos,, PA 1795 2
17-Miguel Angelo Faria, de Quadros, PA 1.5
18-Giorgy Fredman Batista, R, AM 2058 1.5
19-Nivaldo, Lobato Junior, MA 2011 1.5
20-Francisco de Araujo, Bati, MA 1909 1.5
21-Roberto Cardoso, da Silva, MA 1867 1.5
22-Gustavo Martins, Quadros, PA 1.5
23-Dombosco Lima, do Silva F, MA 1774 1.5
24-Francisco Messias Nunes,, MA 1895 1.5
25-Israel Alencar de, Andrad, PA 1790 1
26-Leticia Pimentel de, Almeida, PA 1
27-Darlane Brito, Assuncao, PA 1820 1
28-Gilberto Costa, de Sousa, MA 1757 1
29-Edvaldo Jose Lopes, Matos, MA 1751 1
30-Stefany Rodrigues, Magalh, PA 1735 1
31-Jose Caldas, Goes Neto, MA 1778 1
32-Allany Rodrigues, de Paul, MA 1
33-Fernando Napoleão da, Silva, PA 1
34-Laercio Santos do, Nascimento, PA 1
35-Scott Kenner, dos Santos, PA 1723 1
36-Michel Araujo, Pereira, MA 1710 0
37-Judson de Souza, Santos, PA 1760 0
38-Kaelle Rodrigues, Magalhães, PA 0
39-Ana Paula de Oliveira, Si, MA 0
domingo, 17 de julho de 2011
4ª RODADA, resultados
No Name Result Name
1 Adriano de Jesus Silva, C, 1:0 Pablo S M, Nascimento,
2 Nilton Silva, de Abreu, 0:1 Allysson Pereira, Chaves,
3 Osiel Lavor, da Silva, .5:.5 Edmundo dos Reis, Luz,
4 Werlles Milhomem de, Sous, 1:0 Joao Moreira, Pinto Filho,
5 Bergson F da S, Fernandes, 1:0 Janio Santos, Silva,
6 Bruce Keneth dos Santos,, .5:.5 Wladimir Ferreira, de Mel,
7 Francinato M de S, Olivei, 0:1 Claudio Cardoso da, Silva,
8 Kerlson Carlos Lima, Silv, 1:0 Yago Marconcine, Trindade,
9 Dombosco Lima, do Silva F, 0:1 Giorgy Fredman Batista, R,
10 Gustavo Martins, Quadros, 0:1 Nivaldo, Lobato Junior,
11 Francisco de Araujo, Bati, 1:0 Roberto Cardoso, da Silva,
12 Miguel Angelo Faria, de Q, 1:0 Francisco Messias Nunes,,
13 Darlane Brito, Assuncao, 1:0 Scott Kenner, dos Santos,
14 Israel Alencar de, Andrad, 1:0 Allany Rodrigues, de Paul,
15 Stefany Rodrigues, Magalh, 0:1 Jose Caldas, Goes Neto,
16 Gilberto Costa, de Sousa, 1:0 Leticia Pimentel de, Alme,
17 Laercio Santos do, Nascim, 1:0 Edvaldo Jose Lopes, Matos,
18 Fernando Napoleão da, Sil, .5:.5 Michel Araujo, Pereira,
19 Judson de Souza, Santos, .5:.5 Ana Paula de Oliveira, Si,
20 Kaelle Rodrigues, Magalhã, 1:0 BYE
domingo, 17 de julho de 2011
RESULTADO PARCIAL após a quarta rodada
Place Name Feder Rating Pts.
1 Adriano de Jesus Silva, C, MA 1958 4
2 Werlles Milhomem de, Sous, MA 1832 3.5
3 Allysson Pereira, Chaves, PA 1927 3.5
4 Pablo S M, Nascimento, PA 2047 3
5 Osiel Lavor, da Silva, MA 1893 3
6 Claudio Cardoso da, Silva, MA 1800 3
7 Edmundo dos Reis, Luz, MA 2005 3
8 Bergson F da S, Fernandes, MA 2041 3
9 Kerlson Carlos Lima, Silv, MA 1857 3
10 Nilton Silva, de Abreu, TO 2047 2.5
11 Giorgy Fredman Batista, R, AM 2058 2.5
12 Miguel Angelo Faria, de Q, PA 1800 2.5
13 Joao Moreira, Pinto Filho, PA 1993 2.5
14 Francisco de Araujo, Bati, MA 1909 2.5
15 Wladimir Ferreira, de Mel, MA 1909 2.5
16 Nivaldo, Lobato Junior, MA 2011 2.5
17 Bruce Keneth dos Santos,, PA 1795 2.5
18 Janio Santos, Silva, PA 1812 2
19 Francinato M de S, Olivei, MA 1904 2
20 Darlane Brito, Assuncao, PA 1820 2
21 Yago Marconcine, Trindade, MA 1790 2
22 Israel Alencar de, Andrad, PA 1790 2
23 Laercio Santos do, Nascim, PA 1800 2
24 Gilberto Costa, de Sousa, MA 1757 2
25 Jose Caldas, Goes Neto, MA 1778 2
26 Fernando Napoleão da, Sil, PA 1800 2
27 Roberto Cardoso, da Silva, MA 1867 1.5
28 Gustavo Martins, Quadros, PA 1800 1.5
29 Dombosco Lima, do Silva F, MA 1774 1.5
30 Francisco Messias Nunes,, MA 1895 1.5
31 Edvaldo Jose Lopes, Matos, MA 1751 1
32 Stefany Rodrigues, Magalh, PA 1735 1
33 Leticia Pimentel de, Alme, PA 1800 1
34 Kaelle Rodrigues, Magalhã, PA 1800 1
35 Scott Kenner, dos Santos, PA 1723 1
36 Judson de Souza, Santos, PA 1760 1
37 Allany Rodrigues, de Paul, MA 1800 1
38 Michel Araujo, Pereira, MA 1710 0
39 Ana Paula de Oliveira, Si, MA 1800 0
domingo, 17 de julho de 2011
5ª RODADA, resultados da quinta rodada
No Name Result Name
1 Allysson Pereira, Chaves .5:.5 Adriano de Jesus S C
2 Pablo S Monteiro, Nascimento 0:1 Werlles Milhomem S
3 Claudio Cardoso da, Silva 0:1 Bergson F da S F F
4 Edmundo dos Reis, Luz 1:0 Kerlson Carlos L S
5 Joao Moreira Pinto, Filho 0:1 Osiel Lavor da, S
6 Giorgy Fredman Batista, Rodrigues 1:0 Miguel Angelo F Q
7 Nivaldo Lobato, Junior 0:1 Nilton Silva Abreu
8 Wladimir Ferreira de, Melo 0:1 Francisco de A B
9 Francinato M de Sousa, Oliveira 1:0 Bruce Keneth dos, S
10 Jose Caldas Goes, Neto 1:0 Darlane Brito, A
11 Janio Santos, Silva 1:0 Laercio Santos do, N
12 Yago Marconcine, Trindade 0:1 Gilberto Costa de, S
13 Fernando Napoleão da, Silva 0:1 Israel Alencar de, A
14 Francisco Messias, Nunes .5:.5 Gustavo Martins, Q
15 Roberto Cardoso, da, Silva 1:0 Dombosco Lima, do S F,
16 Judson de Souza, Santos 0:1 Scott Kenner dos, S
17 Edvaldo Jose Lopes, Matos -:+ Allany Rodrigues de, P
18 Kaelle Rodrigues, Magalhães 0:1 Stefany Rodrigues, M
19 Leticia Pimentel de, Almeida 0:1 Michel Araujo, P
20 Ana Paula de Oliveira, Silva 1:0 BYE
domingo, 17 de julho de 2011
6ª RODADA, resultados da sexta rodada
No Name Result Name
1 Adriano de Jesus S C 1:0 Werlles Milhomem S
2 Bergson F da S F Filho 0:1 Edmundo dos Reis, Luz
3 Osiel Lavor da, S 1:0 Allysson Pereira, C
4 Nilton Silva de, A .5:.5 Giorgy Fredman B R
5 Francisco de Araujo, B 1:0 Pablo S Monteiro, N
6 Gilberto Costa de, S 0:1 Francinato M de Sousa O
7 Kerlson Carlos Lima, S .5:.5 Jose Caldas Goes, Neto
8 Israel Alencar de, A 1:0 Janio Santos, Silva
9 Nivaldo Lobato, J 1:0 Claudio Cardoso da, S
10 Bruce Keneth dos, S 0:1 Joao Moreira Pinto, F
11 Miguel Angelo F Q 0:1 Wladimir Ferreira de, M
12 Darlane Brito, A 0:1 Roberto Cardoso, da, S
13 Allany Rodrigues de, P 0:1 Francisco Messias, N
14 Laercio Santos do, N 1:0 Yago Marconcine, T
15 Stefany Rodrigues, M 1:0 Fernando Napoleão da S
16 Scott Kenner dos, S 0:1 Gustavo Martins, Q
17 Dombosco Lima, do S F 1:0 Judson de Souza, S
18 Edvaldo Jose Lopes, M .5:.5 Leticia Pimentel de, A
19 Michel Araujo, P 1:0 Kaelle Rodrigues, M
domingo, 17 de julho de 2011
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Place Name Feder Rtg Pts.
1 ADRIANO DE JESUS SILVA, Cunha MA 1958 5.5
2 Osiel Lavor da, Silva MA 1893 5
3 Edmundo dos Reis, Luz MA 2005 5
4 Werlles Milhomem de, Sousa MA 1832 4.5
5 Francisco de Araujo, Batista MA 1909 4.5
6 Allysson Pereira, Chaves PA 1927 4
7 Giorgy Fredman Batista, R AM 2058 4
8 Nilton Silva de, Abreu TO 2047 4
9 Bergson F da S Fernandes, Filho MA 2041 4
10 Francinato M de Sousa, Oliveira MA 1904 4
11 Israel Alencar de, Andrade PA 1790 4
12 Joao Moreira Pinto, Filho PA 1993 3.5
13 Nivaldo Lobato, Junior MA 2011 3.5
14 Wladimir Ferreira de, Melo MA 1909 3.5
15 Kerlson Carlos Lima, Silva MA 1857 3.5
16 Jose Caldas Goes, Neto MA 1778 3.5
17 Roberto Cardoso, da, Silva MA 1867 3.5
18 Pablo S Monteiro, Nascimento PA 2047 3
19 Claudio Cardoso da, Silva MA 1800 3
20 Janio Santos, Silva PA 1812 3
21 Gustavo Martins, Quadros PA 1800 3
22 Gilberto Costa de, Sousa MA 1757 3
23 Laercio Santos do, Nascimento PA 1800 3
24 Francisco Messias, Nunes MA 1895 3
25 Stefany Rodrigues, Magalhães PA 1735 3
26 Miguel Angelo Faria de, Quadros PA 1800 2.5
27 Bruce Keneth dos, Santos PA 1795 2.5
28 Dombosco Lima, do Silva F, MA 1774 2.5
29 Darlane Brito, Assuncao PA 1820 2
30 Allany Rodrigues de, Paula MA 1800 2
31 Yago Marconcine, Trindade MA 1790 2
32 Leticia Pimentel de, Almeida PA 1800 2
33 Fernando Napoleão da, Silva PA 1800 2
34 Scott Kenner dos, Santos PA 1723 2
35 Michel Araujo, Pereira MA 1710 2
36 Kaelle Rodrigues, Magalhães PA 1800 1
37 Judson de Souza, Santos PA 1760 1
38 Edvaldo Jose Lopes, Matos MA 1751 1
39 Ana Paula de Oliveira, Silva MA 1800 1
Entenda a LEGENDA:
VERMELHO - Enxadristas classificados para Final do Campeonato Maranhense de Xadrez, Edição 2011.
VERDE [*] - Exadristas classificado para o Campeonato Imperatrizense de Xadrez Absoluto, Edição 2011
AZUL - Melhor Sub-18;
ROSA - Melhor Feminino.
[*] Observação o enxadrista OSIEL LAVOR também se classificou para o Campeonato Imperatrizense de Xadrez Absoluto, Edição 2011
segunda-feira, 18 de julho de 2011
sábado, 16 de julho de 2011
353 - CASAGRANDE, WILZA CARLA E A SOLIDÃO
Artigo de autoria de Carlos Sena: csena51@hotmail.com, (publicado no Recanto das Letras em 10/07/2011 – código do texto: T3087305
CASAGRANDE, WILZA CARLA E A SOLIDÃO.
O Domingão do Faustão, algumas vezes acerta. Hoje, dissecou o comentarista CASAGRANDE em sua difícil fase de recuperação como dependente químico de cocaína. O “Casa”, como é carinhosamente chamado por muitos se diluiu em lágrimas. Expôs sua fragilidade, assumiu que foi vencido pelas drogas. Reconheceu que tirou apenas um pé do buraco, mas há outro que tem que ser retirado no dia-a-dia. Foi “réu confesso” de si mesmo. Pelo que vimos, ficou claro que se separou da mulher por conta das drogas, mas a família e, principalmente o filho mais velho, foram determinantes na sua retomada da vida, antes que o fundo do posso fosse definitivamente alcançado. Faustão cutucou tudo, ao seu jeito meio intrometido, mas cheio das melhores intenções no sentido de divulgar tão rico depoimento sobre dependência química às milhares de famílias brasileiras. Às pessoas que viram a entrevista e estiverem com problemas de drogas semelhantes em casa, não sabemos se, de fato ajudará.
Do meu canto, fiquei raciocinando em cima exatamente do que não foi perguntado pelo apresentador. Nem foi dito pelos pais nem pelos filhos nem pelos colegas da Globo. Casagrande, jogador famoso com passagens pelos melhores times do Brasil e do mundo, ao que tudo indica, entrou em CRISE EXISTENCIAL SÉRIA. Aos trinta e um anos deixou o futebol e, milionário, talvez tenha se perdido em si mesmo. Convidado pela Globo, há quatorze anos é comentarista esportivo ao lado de Galvão Bueno e... De novo ele: salário alto, prestígio de jogador e depois de excelente comentarista! Tudo que a grande maioria de simples mortais certamente gostaria de alcançar, mas ele... Reticência passou a fazer parte da sua vida! Dinheiro, prestígio, filhos, família estruturada, mulheres (certamente), mas sem ele mesmo consigo – essa é a idéia que ficou nas entrelinhas. Talvez seja essa situação a responsável pela grande maioria de casos de dependência química. Uns ficam assim por excesso de dinheiro, de prestígio, pela impressão de que tudo foi conseguido; outros pela falta do dinheiro, pela falta do prestígio e pela certeza de que nada será conseguido na vida; outros pelos diversos motivos que norteiam os mistérios existenciais dos que, fracos, enveredam no mundo das drogas.
Casagrande não falou da esposa. Tudo indica que mora com o filho mais velho, ou seja, sua área afetiva certamente está comprometida pelas drogas. À sua serventia, três psicólogas e uma psiquiatra. Afinal, o dinheiro estava lhe devolvendo a vida, pela forma avessa, mas importante. Certamente um drogado liso, pobre, morreria mais cedo. Casagrande sabe que se não tivesse muito dinheiro no banco já estaria morto como tantos. São uma fortuna os internamentos em clínicas especializadas e, não menos fortuna, os tratamentos paralelos que se fazem necessários.
Diante do que vimos emocionados, restou-nos algumas perguntas:
a) Por que o dinheiro cega tanto as pessoas?
b) Por que a grande maioria de famosos ricos geralmente recorre às drogas?
c) Por que não se aprende na escola que dinheiro não compra felicidade?
d) Não haverá na maioria dos drogados falta de Deus?
e) Será que o mundo moderno não se perdeu em si mesmo diante das drogas?
f) Será que virar rico do dia pra noite não tira dos ídolos o sentido da vida?
g) Será que a família não falhou na orientação da maioria dos dependentes químicos?
Tudo pode ser e acontecer, inclusive nada. A droga há pouco tempo foi vista pelos lideres do mundo, inclusive pelo nosso ex-presidente FHC, como um problema insolúvel. “O mundo perdeu a luta contra as drogas”, disseram todos. Insisto mesmo que creio nessa derrota do mundo moderno contra as drogas. Mas insisto em que as famílias que mantiveram seus filhos na “rédea curta” dos limites, em sua maioria, não têm esse tipo de problemas. Se fizermos uma pesquisa, não será difícil confirmar as seguintes hipóteses: a) “Os atuais cidadãos que beiram os sessenta anos, dificilmente são dependentes químicos de drogas?”; b) “O atual modelo de escola e educação vigentes – permissivos em sua pedagogia, não teriam falhado, junto com os pais, na disseminação de valores mais sólidos aos jovens”?
Julgamentos a parte, fato é que Faustão acertou ao mostrar o CASAGRANDE em processo de recuperação. O ponto alto de sua fala foi quando se emocionou com o filho mais novo dizendo que queria voltar a ter o pai como amigo. Mas esta tarefa seria o próprio pai quem tinha que executar. O filho se declarou enganado pelo próprio pai que dizia a ele todo dia que tivesse cuidado com as drogas, ou seja, o pai usava o velho ditado popular do “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”...
De tudo que vimos e sabemos, fica a lição que nem sempre aprendemos de cor. Afinal, ser famoso a esse preço vale a pena? O que vale a pena mesmo é ser feliz com os valores que cada um estabeleça pra si, pois os da sociedade de consumo só levam pro buraco; para a despersonalização do ser humano; para a angÚstia, para a solidão, mesmo com a conta bancária recheada de Euros, Reais e Dólares!
Neste contexto, reflitamos num outro viés: Wilza Carla morreu pobre, sozinha, diabética, feia, velha, um “trapo humano”, como costumamos dizer. Em torno de dez pessoas foram ao seu enterro. Ironia de quem um dia foi famosidade, freqüentou os salões presidenciais, teve os homens mais belos e ricos do Brasil aos seus pés... Quando chegava às cidades, os aeroportos lotavam para vê-la. Agora só nos compete refletir: o que fez com o dinheiro que ganhou? Será que ela não imaginava que glamour tem prazo de validade?
CASAGRANDE desceu à senzala das drogas. WILZA CARLA desceu às drogas sem senzala: drogas para hipertensão, drogas para diabetes, drogas para a pobreza! Mas a droga comum a ambos é a mais devastadora do mundo: A SOLIDÃO.
Artigo de autoria de Carlos Sena: csena51@hotmail.com, (publicado no Recanto das Letras em 10/07/2011 – código do texto: T3087305
CASAGRANDE, WILZA CARLA E A SOLIDÃO.
O Domingão do Faustão, algumas vezes acerta. Hoje, dissecou o comentarista CASAGRANDE em sua difícil fase de recuperação como dependente químico de cocaína. O “Casa”, como é carinhosamente chamado por muitos se diluiu em lágrimas. Expôs sua fragilidade, assumiu que foi vencido pelas drogas. Reconheceu que tirou apenas um pé do buraco, mas há outro que tem que ser retirado no dia-a-dia. Foi “réu confesso” de si mesmo. Pelo que vimos, ficou claro que se separou da mulher por conta das drogas, mas a família e, principalmente o filho mais velho, foram determinantes na sua retomada da vida, antes que o fundo do posso fosse definitivamente alcançado. Faustão cutucou tudo, ao seu jeito meio intrometido, mas cheio das melhores intenções no sentido de divulgar tão rico depoimento sobre dependência química às milhares de famílias brasileiras. Às pessoas que viram a entrevista e estiverem com problemas de drogas semelhantes em casa, não sabemos se, de fato ajudará.
Do meu canto, fiquei raciocinando em cima exatamente do que não foi perguntado pelo apresentador. Nem foi dito pelos pais nem pelos filhos nem pelos colegas da Globo. Casagrande, jogador famoso com passagens pelos melhores times do Brasil e do mundo, ao que tudo indica, entrou em CRISE EXISTENCIAL SÉRIA. Aos trinta e um anos deixou o futebol e, milionário, talvez tenha se perdido em si mesmo. Convidado pela Globo, há quatorze anos é comentarista esportivo ao lado de Galvão Bueno e... De novo ele: salário alto, prestígio de jogador e depois de excelente comentarista! Tudo que a grande maioria de simples mortais certamente gostaria de alcançar, mas ele... Reticência passou a fazer parte da sua vida! Dinheiro, prestígio, filhos, família estruturada, mulheres (certamente), mas sem ele mesmo consigo – essa é a idéia que ficou nas entrelinhas. Talvez seja essa situação a responsável pela grande maioria de casos de dependência química. Uns ficam assim por excesso de dinheiro, de prestígio, pela impressão de que tudo foi conseguido; outros pela falta do dinheiro, pela falta do prestígio e pela certeza de que nada será conseguido na vida; outros pelos diversos motivos que norteiam os mistérios existenciais dos que, fracos, enveredam no mundo das drogas.
Casagrande não falou da esposa. Tudo indica que mora com o filho mais velho, ou seja, sua área afetiva certamente está comprometida pelas drogas. À sua serventia, três psicólogas e uma psiquiatra. Afinal, o dinheiro estava lhe devolvendo a vida, pela forma avessa, mas importante. Certamente um drogado liso, pobre, morreria mais cedo. Casagrande sabe que se não tivesse muito dinheiro no banco já estaria morto como tantos. São uma fortuna os internamentos em clínicas especializadas e, não menos fortuna, os tratamentos paralelos que se fazem necessários.
Diante do que vimos emocionados, restou-nos algumas perguntas:
a) Por que o dinheiro cega tanto as pessoas?
b) Por que a grande maioria de famosos ricos geralmente recorre às drogas?
c) Por que não se aprende na escola que dinheiro não compra felicidade?
d) Não haverá na maioria dos drogados falta de Deus?
e) Será que o mundo moderno não se perdeu em si mesmo diante das drogas?
f) Será que virar rico do dia pra noite não tira dos ídolos o sentido da vida?
g) Será que a família não falhou na orientação da maioria dos dependentes químicos?
Tudo pode ser e acontecer, inclusive nada. A droga há pouco tempo foi vista pelos lideres do mundo, inclusive pelo nosso ex-presidente FHC, como um problema insolúvel. “O mundo perdeu a luta contra as drogas”, disseram todos. Insisto mesmo que creio nessa derrota do mundo moderno contra as drogas. Mas insisto em que as famílias que mantiveram seus filhos na “rédea curta” dos limites, em sua maioria, não têm esse tipo de problemas. Se fizermos uma pesquisa, não será difícil confirmar as seguintes hipóteses: a) “Os atuais cidadãos que beiram os sessenta anos, dificilmente são dependentes químicos de drogas?”; b) “O atual modelo de escola e educação vigentes – permissivos em sua pedagogia, não teriam falhado, junto com os pais, na disseminação de valores mais sólidos aos jovens”?
Julgamentos a parte, fato é que Faustão acertou ao mostrar o CASAGRANDE em processo de recuperação. O ponto alto de sua fala foi quando se emocionou com o filho mais novo dizendo que queria voltar a ter o pai como amigo. Mas esta tarefa seria o próprio pai quem tinha que executar. O filho se declarou enganado pelo próprio pai que dizia a ele todo dia que tivesse cuidado com as drogas, ou seja, o pai usava o velho ditado popular do “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”...
De tudo que vimos e sabemos, fica a lição que nem sempre aprendemos de cor. Afinal, ser famoso a esse preço vale a pena? O que vale a pena mesmo é ser feliz com os valores que cada um estabeleça pra si, pois os da sociedade de consumo só levam pro buraco; para a despersonalização do ser humano; para a angÚstia, para a solidão, mesmo com a conta bancária recheada de Euros, Reais e Dólares!
Neste contexto, reflitamos num outro viés: Wilza Carla morreu pobre, sozinha, diabética, feia, velha, um “trapo humano”, como costumamos dizer. Em torno de dez pessoas foram ao seu enterro. Ironia de quem um dia foi famosidade, freqüentou os salões presidenciais, teve os homens mais belos e ricos do Brasil aos seus pés... Quando chegava às cidades, os aeroportos lotavam para vê-la. Agora só nos compete refletir: o que fez com o dinheiro que ganhou? Será que ela não imaginava que glamour tem prazo de validade?
CASAGRANDE desceu à senzala das drogas. WILZA CARLA desceu às drogas sem senzala: drogas para hipertensão, drogas para diabetes, drogas para a pobreza! Mas a droga comum a ambos é a mais devastadora do mundo: A SOLIDÃO.
Artigo de autoria de Carlos Sena: csena51@hotmail.com, (publicado no Recanto das Letras em 10/07/2011 – código do texto: T3087305
352 - CASAGRANDE, "A DROGA NÃO PREENCHIA O VAZIO DA MINHA VIDA"
Ídolo do Corinthians, o ex-atacante e hoje comentarista esportivo Casagrande passou por maus bocados na vida em razão da sua dependência de drogas, vício que chegou a afastá-lo das atividades profissionais e exigiu uma internação em clínica de reabilitação por um ano. Recuperado, Casão se emocionou com os depoimentos de amigos, colegas e familiares no "Domingão do Faustão" do último domingo.
Primeiro, o ex-atleta revelou que o primeiro contato com os entorpecentes foi na adolescência, mas só depois que ele se aposentou, aos 31 anos, é que o vício começou a aparecer para preencher um "vazio" em sua vida. "Eu encontrei erroneamente um falso prazer que a droga te dá e anulava o vazio que eu tinha, mas era uma coisa muito falsa. Quando o efeito passava, o vazio ficava maior. Um dos efeitos da droga é o congelamento emocional, não te deixa nem feliz nem triste. O que te atrai nas drogas é que você não consegue lidar com aquilo sozinho", comentou.
O ápice da emoção do ex-atleta no programa foi o depoimento de seu filho caçula, Symon, quando disse que não considerava mais Casão como amigo: "Ele fazia uma coisa que falava para a gente não fazer. Hoje eu não tenho mais um melhor amigo, mas ele tem como me reconquistar. Eu o sinto como meu melhor amigo dentro de mim, mas ele tem que me mostrar isso pessoalmente", comentou aos prantos o garoto de 18 anos.
Quem também gravou mensagens de apoio para o colega foi o companheiro de comentários de Casagrande na Globo, Caio Ribeiro, e os locutores Cléber Machado e Galvão Bueno. O último comentou: "Foi fundamental quando você conversando com seu coração, você disse: 'Não me abandona, não velho, juntos nós vamos dar a volta por cima'."
Agora de volta à profissão de comentarista, Casão continua se cuidando para não sair da linha novamente: "Às vezes, peço que me acompanhem quando eu saio, não é por medo de uma recaída, é porque eu fiquei muito tempo congelando minhas emoções e a gente se emociona com certas situações", disse o comentarista esportivo da Globo. E completou: "É uma armadilha. Você tem que se tratar, caso contrário você volta."
Para se submeter a um quadro desses em um programa de TV com a abrangência do "Domingão do Faustão", Casagrande teve muita coragem e, principalmente, humildade ao falar de coração aberto dos seus erros. É um exemplo de volta por cima a ser seguido.
Fonte: http://www.gazetadailha.com.br/2011/07/11/casa-grande-fala-sobre-drogas-na-tv/
Primeiro, o ex-atleta revelou que o primeiro contato com os entorpecentes foi na adolescência, mas só depois que ele se aposentou, aos 31 anos, é que o vício começou a aparecer para preencher um "vazio" em sua vida. "Eu encontrei erroneamente um falso prazer que a droga te dá e anulava o vazio que eu tinha, mas era uma coisa muito falsa. Quando o efeito passava, o vazio ficava maior. Um dos efeitos da droga é o congelamento emocional, não te deixa nem feliz nem triste. O que te atrai nas drogas é que você não consegue lidar com aquilo sozinho", comentou.
O ápice da emoção do ex-atleta no programa foi o depoimento de seu filho caçula, Symon, quando disse que não considerava mais Casão como amigo: "Ele fazia uma coisa que falava para a gente não fazer. Hoje eu não tenho mais um melhor amigo, mas ele tem como me reconquistar. Eu o sinto como meu melhor amigo dentro de mim, mas ele tem que me mostrar isso pessoalmente", comentou aos prantos o garoto de 18 anos.
Quem também gravou mensagens de apoio para o colega foi o companheiro de comentários de Casagrande na Globo, Caio Ribeiro, e os locutores Cléber Machado e Galvão Bueno. O último comentou: "Foi fundamental quando você conversando com seu coração, você disse: 'Não me abandona, não velho, juntos nós vamos dar a volta por cima'."
Agora de volta à profissão de comentarista, Casão continua se cuidando para não sair da linha novamente: "Às vezes, peço que me acompanhem quando eu saio, não é por medo de uma recaída, é porque eu fiquei muito tempo congelando minhas emoções e a gente se emociona com certas situações", disse o comentarista esportivo da Globo. E completou: "É uma armadilha. Você tem que se tratar, caso contrário você volta."
Para se submeter a um quadro desses em um programa de TV com a abrangência do "Domingão do Faustão", Casagrande teve muita coragem e, principalmente, humildade ao falar de coração aberto dos seus erros. É um exemplo de volta por cima a ser seguido.
Fonte: http://www.gazetadailha.com.br/2011/07/11/casa-grande-fala-sobre-drogas-na-tv/
quinta-feira, 14 de julho de 2011
351 - OS PLURAL QUE SE DANE
Eu ainda estava tentando me acostumar com a ideia de escrever idéia sem acento, vôo sem o chapeuzinho do meu avô e parar de acentuar o pára – ainda não parei – quando leio que estão mexendo na nossa língua.
Na verdade, nos nossos ouvidos, porque é lá que dói.
Para quem não tem acompanhado a polêmica, saiu um livro didático aprovado pelo MEC que defende não haver mais necessidade de seguir a chamada norma culta para a regra de concordância.
Um exemplo: “Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado” estaria correto.
Outro: “Os menino pega o peixe” seria também correto.
Podemos concluir corretamente que “Os menino pega o peixe, mas não pega os livro”.
Quem discordar dessa concordância é linguisticamente preconceituoso.
Como era de se esperar, a cizânia instalou-se na língua culta e o pau comeu na popular.
Ou seja – e é esse o assunto desta coluna -, arrumamos mais um racha para nos dividir e desunir.
Nem sempre foi assim. O erudito e o popular já conviveram e podem conviver com respeito e gentileza.
Uma história real: certa vez, nosso maestro Villa-Lobos foi convidado para conhecer um compositor da Mangueira. Ele subiu o morro e atentamente ouviu o homem cantar e tocar o seu violão.
Terminada a música, o maestro saiu do seu solene silêncio e sentenciou: Tá tudo errado, mas tá maravilhoso!
O compositor mangueirense era ninguém menos que o nosso Cartola.
Autor, entre outras belezas, de “As rosas não falam. Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti... ai”.
Não quero dar ênfase nos plurais, mas aqui eles ajudam na música. E no perfume.
Um exemplo inverso vem da Zona Leste de São Paulo. Onde vive o Arnesto, que nos “convidou prum samba, ele mora no Brás. Nois fumo e não encontremo ninguém. Nóis fiquemo com uma baita de uma reiva. Da outra vez, nóis não vai mais. Nóis não semo tatu”.
Conforme nos ensinou, maravilhosamente errado, nosso singular e querido Adoniram Barbosa. Viva os Brasil.
Texto de Luiz Toleto, Revista 29HORAS de 29 de maio a 29 de junho de 2011
Obs.: é um perigo está sinalizando para uma aceitação oficial, de algo que é aceito informalmente e não aceito nos concursos, por privilegiarem a língua.
Na verdade, nos nossos ouvidos, porque é lá que dói.
Para quem não tem acompanhado a polêmica, saiu um livro didático aprovado pelo MEC que defende não haver mais necessidade de seguir a chamada norma culta para a regra de concordância.
Um exemplo: “Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado” estaria correto.
Outro: “Os menino pega o peixe” seria também correto.
Podemos concluir corretamente que “Os menino pega o peixe, mas não pega os livro”.
Quem discordar dessa concordância é linguisticamente preconceituoso.
Como era de se esperar, a cizânia instalou-se na língua culta e o pau comeu na popular.
Ou seja – e é esse o assunto desta coluna -, arrumamos mais um racha para nos dividir e desunir.
Nem sempre foi assim. O erudito e o popular já conviveram e podem conviver com respeito e gentileza.
Uma história real: certa vez, nosso maestro Villa-Lobos foi convidado para conhecer um compositor da Mangueira. Ele subiu o morro e atentamente ouviu o homem cantar e tocar o seu violão.
Terminada a música, o maestro saiu do seu solene silêncio e sentenciou: Tá tudo errado, mas tá maravilhoso!
O compositor mangueirense era ninguém menos que o nosso Cartola.
Autor, entre outras belezas, de “As rosas não falam. Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti... ai”.
Não quero dar ênfase nos plurais, mas aqui eles ajudam na música. E no perfume.
Um exemplo inverso vem da Zona Leste de São Paulo. Onde vive o Arnesto, que nos “convidou prum samba, ele mora no Brás. Nois fumo e não encontremo ninguém. Nóis fiquemo com uma baita de uma reiva. Da outra vez, nóis não vai mais. Nóis não semo tatu”.
Conforme nos ensinou, maravilhosamente errado, nosso singular e querido Adoniram Barbosa. Viva os Brasil.
Texto de Luiz Toleto, Revista 29HORAS de 29 de maio a 29 de junho de 2011
Obs.: é um perigo está sinalizando para uma aceitação oficial, de algo que é aceito informalmente e não aceito nos concursos, por privilegiarem a língua.
terça-feira, 12 de julho de 2011
350 - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DISTRIBUI LIVRO QUE ACEITA ERROS DE PORTUGUÊS
MEC DISTRIBUI LIVRO QUE ACEITA ERROS DE PORTUGUÊS
O GLOBO
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/14/mec-distribui-livro-que-aceita-erros-de-portugues-924464625.asp
BRASÍLIA - O Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação (MEC), distribuiu a cerca de 485 mil estudantes jovens e adultos do ensino fundamental e médio uma publicação que faz uma defesa do uso da língua popular, ainda que com incorreções. Para os autores do livro, deve ser alterado o conceito de se falar certo ou errado para o que é adequado ou inadequado. Exemplo: "Posso falar 'os livro'?' Claro que pode, mas dependendo da situação, a pessoa pode ser vítima de preconceito linguístico" - diz um dos trechos da obra "Por uma vida melhor", da coleção "Viver, aprender".
Outras frases citadas e consideradas válidas são "nós pega o peixe" e "os menino pega o peixe". Uma das autoras do livro, Heloisa Ramos afirmou, em entrevista ao "Jornal Nacional", da Rede Globo, que não se aprende a língua portuguesa decorando regras ou procurando palavras corretas em dicionários.
- O ensino que a gente defende é um ensino bastante plural, com diferentes gêneros textuais, com diferentes práticas de comunicação para que a desenvoltura linguística aconteça - disse Heloisa Ramos.
Em nota encaminhada ao "Jornal Nacional", o Ministério da Educação informou que a norma culta da língua será sempre a exigida nas provas e avaliações, mas que o livro estimula a formação de cidadãos que usem a língua com flexibilidade. O propósito também, segundo o MEC, é discutir o mito de que há apenas uma forma de se falar corretamente. Ainda segundo o ministério, a escrita deve ser o espelho da fala.
O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, CRITICOU O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO POR AUTORIZAR A PUBLICAÇÃO DO LIVRO
TERRA
http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5141004-EI8266,00-Sarney+critica+MEC+por+autorizar+livro+com+erros+de+portugues.html
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), criticou nesta sexta-feira o Ministério da Educação (MEC) "por autorizar a publicação e a distribuição às escolas públicas de livro didático que admite erros de português". O livro Por uma Vida Melhor, distribuído para turmas de educação de jovens e adultos (EJA), causou polêmica ao incluir frases com erro de concordância em uma lição que apresentava a diferença da norma culta e da falada. As informações são da Agência Senado.
"Uma das coisas que nós temos que defender como identidade nacional é justamente a língua. Não é por outro motivo que Fernando Pessoa dizia que 'a minha pátria é a língua portuguesa'. Hoje, a língua é um instrumento político e um instrumento de unidade. Se não fosse a língua portuguesa hoje nós não teríamos esse território imenso que nós temos", disse o presidente do Senado ao justificar sua posição.
O tema também resultou em um artigo do senador, publicado na edição desta sexta-feira no jornal Folha de S. Paulo. No texto, Sarney diz que o dever do Ministério da Educação é defender a língua portuguesa. "A aceitarmos a licenciosidade linguística, o próprio Ministério da Educação perde a razão de ser".
Na quinta-feira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu a publicação autorizada pelo MEC. "O livro parte da situação da fala, mas induz o jovem a se apropriar da norma culta. Os críticos infelizmente não leram o livro, fizeram juízo de valor com base em uma frase pinçada do contexto", disse Haddad durante entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro.
Obs.: depois vem as explicações bestas, do porque que o ensino brasileiro é ruím e nunca melhora.
O GLOBO
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/14/mec-distribui-livro-que-aceita-erros-de-portugues-924464625.asp
BRASÍLIA - O Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação (MEC), distribuiu a cerca de 485 mil estudantes jovens e adultos do ensino fundamental e médio uma publicação que faz uma defesa do uso da língua popular, ainda que com incorreções. Para os autores do livro, deve ser alterado o conceito de se falar certo ou errado para o que é adequado ou inadequado. Exemplo: "Posso falar 'os livro'?' Claro que pode, mas dependendo da situação, a pessoa pode ser vítima de preconceito linguístico" - diz um dos trechos da obra "Por uma vida melhor", da coleção "Viver, aprender".
Outras frases citadas e consideradas válidas são "nós pega o peixe" e "os menino pega o peixe". Uma das autoras do livro, Heloisa Ramos afirmou, em entrevista ao "Jornal Nacional", da Rede Globo, que não se aprende a língua portuguesa decorando regras ou procurando palavras corretas em dicionários.
- O ensino que a gente defende é um ensino bastante plural, com diferentes gêneros textuais, com diferentes práticas de comunicação para que a desenvoltura linguística aconteça - disse Heloisa Ramos.
Em nota encaminhada ao "Jornal Nacional", o Ministério da Educação informou que a norma culta da língua será sempre a exigida nas provas e avaliações, mas que o livro estimula a formação de cidadãos que usem a língua com flexibilidade. O propósito também, segundo o MEC, é discutir o mito de que há apenas uma forma de se falar corretamente. Ainda segundo o ministério, a escrita deve ser o espelho da fala.
O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, CRITICOU O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO POR AUTORIZAR A PUBLICAÇÃO DO LIVRO
TERRA
http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5141004-EI8266,00-Sarney+critica+MEC+por+autorizar+livro+com+erros+de+portugues.html
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), criticou nesta sexta-feira o Ministério da Educação (MEC) "por autorizar a publicação e a distribuição às escolas públicas de livro didático que admite erros de português". O livro Por uma Vida Melhor, distribuído para turmas de educação de jovens e adultos (EJA), causou polêmica ao incluir frases com erro de concordância em uma lição que apresentava a diferença da norma culta e da falada. As informações são da Agência Senado.
"Uma das coisas que nós temos que defender como identidade nacional é justamente a língua. Não é por outro motivo que Fernando Pessoa dizia que 'a minha pátria é a língua portuguesa'. Hoje, a língua é um instrumento político e um instrumento de unidade. Se não fosse a língua portuguesa hoje nós não teríamos esse território imenso que nós temos", disse o presidente do Senado ao justificar sua posição.
O tema também resultou em um artigo do senador, publicado na edição desta sexta-feira no jornal Folha de S. Paulo. No texto, Sarney diz que o dever do Ministério da Educação é defender a língua portuguesa. "A aceitarmos a licenciosidade linguística, o próprio Ministério da Educação perde a razão de ser".
Na quinta-feira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu a publicação autorizada pelo MEC. "O livro parte da situação da fala, mas induz o jovem a se apropriar da norma culta. Os críticos infelizmente não leram o livro, fizeram juízo de valor com base em uma frase pinçada do contexto", disse Haddad durante entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro.
Obs.: depois vem as explicações bestas, do porque que o ensino brasileiro é ruím e nunca melhora.
349 - XADREZ É DISCIPLINA ESCOLAR EM MARINGÁ - PR
No fim do ano passado (2010), o Congresso Nacional analisou projetos para a inclusão de mais de 200 novas disciplinas no Ensino Fundamental, entre elas, o xadrez. Em Maringá, algumas escolas particulares se anteciparam e já oferecem aulas de xadrez na matriz curricular para as crianças.
O projeto começou na cidade pelas mãos do professor Jomar Egoroff, 46, que a partir de 1999 começou a trabalhar os benefícios pedagógicos do esporte com os alunos do Colégio Santo Inácio. “O xadrez desenvolve a lógica, a concentração e a rapidez de raciocínio, ajudando a potencializar o aprendizado de outras disciplinas”, explica Egoroff, que atualmente é professor de xadrez do Colégio Evangélico.
O acadêmico de medicina Denis Massatsugu Ueda, 22, foi um dos primeiros alunos de Egoroff no Santo Inácio e reforça a torcida pela inclusão do xadrez como disciplina obrigatória, reconhecendo a importância do esporte para o desenvolvimento acadêmico. “O xadrez me ensinou a pensar antes de tomar uma decisão, evitando que eu faça uma escolha errada precipitadamente. Também ajuda muito a trabalhar o equilíbrio emocional, principalmente quando nosso cérebro é colocado à prova, como nos vestibulares”, afirma.
A Coordenadora Pedagógica Jurema da Costa Grava, 42, concorda com a opinião de Ueda, tanto que aprovou o projeto para incluir o xadrez como disciplina no Colégio Evangélico, onde trabalha, aprovando os benefícios pedagógicos proporcionados pelo esporte. “Os pais dos alunos também apóiam o projeto, muitos querem até participar. Futuramente, pensamos em oferecer aulas no contra-turno, para atender a comunidade escolar, não somente os alunos”, conta.
A professora Viviane de Fátima Bernardo, 25, aponta mais um benefício do esporte para o desenvolvimento das crianças: auto-estima. “No xadrez a criança não precisa ser alta como o coleguinha, nem magrinha, nem gordinha. É preciso apenas vontade e disposição para jogar”, analisa.
Em Maringá foi apresentado um projeto junto à Secretaria dos Esportes e à Câmara de Vereadores para a inclusão do xadrez como disciplina obrigatória nas escolas municipais. Entretanto, a falta de professores para atender tantas escolas inviabilizou o projeto. Atualmente a inclusão da disciplina é opcional nas escolas municipais.
Fonte: Xadrez Maringá de Johnny Katayama.
http://www.fexpar.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=420:xadrez-e-disciplina-escolar-em-maringa&catid=1:latest-news
O projeto começou na cidade pelas mãos do professor Jomar Egoroff, 46, que a partir de 1999 começou a trabalhar os benefícios pedagógicos do esporte com os alunos do Colégio Santo Inácio. “O xadrez desenvolve a lógica, a concentração e a rapidez de raciocínio, ajudando a potencializar o aprendizado de outras disciplinas”, explica Egoroff, que atualmente é professor de xadrez do Colégio Evangélico.
O acadêmico de medicina Denis Massatsugu Ueda, 22, foi um dos primeiros alunos de Egoroff no Santo Inácio e reforça a torcida pela inclusão do xadrez como disciplina obrigatória, reconhecendo a importância do esporte para o desenvolvimento acadêmico. “O xadrez me ensinou a pensar antes de tomar uma decisão, evitando que eu faça uma escolha errada precipitadamente. Também ajuda muito a trabalhar o equilíbrio emocional, principalmente quando nosso cérebro é colocado à prova, como nos vestibulares”, afirma.
A Coordenadora Pedagógica Jurema da Costa Grava, 42, concorda com a opinião de Ueda, tanto que aprovou o projeto para incluir o xadrez como disciplina no Colégio Evangélico, onde trabalha, aprovando os benefícios pedagógicos proporcionados pelo esporte. “Os pais dos alunos também apóiam o projeto, muitos querem até participar. Futuramente, pensamos em oferecer aulas no contra-turno, para atender a comunidade escolar, não somente os alunos”, conta.
A professora Viviane de Fátima Bernardo, 25, aponta mais um benefício do esporte para o desenvolvimento das crianças: auto-estima. “No xadrez a criança não precisa ser alta como o coleguinha, nem magrinha, nem gordinha. É preciso apenas vontade e disposição para jogar”, analisa.
Em Maringá foi apresentado um projeto junto à Secretaria dos Esportes e à Câmara de Vereadores para a inclusão do xadrez como disciplina obrigatória nas escolas municipais. Entretanto, a falta de professores para atender tantas escolas inviabilizou o projeto. Atualmente a inclusão da disciplina é opcional nas escolas municipais.
Fonte: Xadrez Maringá de Johnny Katayama.
http://www.fexpar.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=420:xadrez-e-disciplina-escolar-em-maringa&catid=1:latest-news
segunda-feira, 11 de julho de 2011
348 - PÂMELA ARTÊMIS, DE SANTOS, A CAMPEÃ BRASILEIRA FEMININA DE 2011
VANESSA KELLY TASHIMA 3º, PÂMELA ARTÊMIS A CAMPEÃ E VANESSA FELICIANO 2º LUGAR |
A campeã foi a atleta santista Pâmela Artêmis Guimaraes Soares Cruz que obteve 6,5 pontos em 7 possíveis, com um único empate diante da atleta Juliana Sayumi Terão.
A atleta paraense Darlane Assunção foi a única atleta a representar o Estado do Pará, conseguiu 2,0 pontos em 7,0 possíveis e ficou na 59ª colocação. Parabéns prá ela.
Veja a classificação final:
A atleta Darlane Assunção teve os seguintes confrontos: perdeu na 1ª rodada; venceu na 2ª; perdeu na 3ª; venceu na 4ª e perdeu na 5ª, 6ª e 7ª rodadas, veja os adversários que ela enfrentou:
O Clube de Xadrez Marabá publica em primeira mão, a entrevista realizada por Daniel Brandão da Federação Catarinense de Xadrez, com a Campeã, a jovem Artêmis Pâmela Guimaraes Soares Cruz, de 16 anos, do Clube de Xadrez de Santos, chegou ao torneio com o objetivo de ficar entre as cinco melhores colocadas – um objetivo razoável, uma vez que ela já conseguiu o 3º lugar entre algumas das melhores jogadoras do país em uma etapa do Circuito pré-olímpico. Artêmis respondeu algumas perguntas, logo após a confirmação do resultado.
Artêmis, ainda que seja fácil deduzir a resposta, como você se sente neste momento?
“Muito feliz, quase não acredito... Eu não esperava que fosse conseguir.”
Antes dessa conquista, você já havia sido campeã brasileira de categorias?
“Sim, um Campeonato Brasileiro sub-14 e uma Olimpíada escolar, no ano passado.”
Jogar (e ganhar) este torneio, foi diferente de jogar o circuito pré-olímpico, que também é bastante forte?
Sim, é diferente. Este foi mais especial pra mim, porque se trata de uma final de Campeonato brasileiro.
Houve alguma partida que você sentiu que foi mais difícil, ou que você gostou mais e vai se lembrar com carinho?
Todas as partidas foram especiais, eu acho. Não houve nenhuma que se destacou das outras.
Você teve algum treinamento diferenciado para este torneio?
Não. Fiz meu treino normal, porque estou em época de provas e não posso dedicar muito tempo. Aqui, só preparei antes de cada partida.
Como é seu treino “normal”?
Faço exercícios de tática, aberturas, finais...
E quem é seu treinador?
O Carlos Alberto Sega, de Santos.
Se você atribuísse sua vitória a uma qualidade sua, qual seria?
Concentração.
E você sentiu, nesse torneio, algo que você deve melhorar daqui pra frente?
Acho que acho preciso controlar mais o nervosismo... houveram partidas que foram bem apertadas e não era pra ser - a partida que eu empatei com a Juliana Terao na penúltima rodada, por exemplo. Acho que me falta experiência e jogar melhor no apuro de tempo.
Você tem algum objetivo já definido, saindo daqui?
Sim, o mundial sub-16 e o circuito pré-olímpico. Quero ficar entre as cinco primeiras e representar o Brasil nas olimpíadas.
Você poderia definir algum sonho com xadrez?
Gostaria de jogar fora do país. E conseguir algum título da FIDE.
Muito obrigado, Artêmis. A Federação Catarinense deseja a você boa sorte na busca por seus objetivos e constante crescimento.
347 - O XADREZ COMO DISCIPLINA ESCOLAR
A idéia básica de se levar o xadrez até as escolas reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares. Quem não precisa, por exemplo, adquirir uma boa memória para guardar acontecimentos e datas quando está em uma aula de história? Qual de nós não tem necessidade de ter precisão nos cálculos matemáticos? Sem contar que o xadrez oferece um ambiente ímpar para desenvolvermos nossa criatividade, sendo ainda um excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens.
Esses fatores, aliados a outros tantos, têm contribuído para que grande parte das escolas do sul do Brasil, além de inúmeras no estado de São Paulo e também em diversas regiões do país, adotem o xadrez como disciplina obrigatória ou opcional.
O imenso mérito do xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno: dar a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal do escolar.
Piaget mostrou quais eram as etapas da formação da inteligência da criança. Observando-se grupos de crianças jogando xadrez constata-se que os progressos atingidos nestas etapas seguem ritmos extremamente diferentes, o que permite concluir da importância de se aplicar uma pedagogia de níveis preferencialmente a uma pedagogia orientada para classes da mesma idade.
Enfim, numa época onde o sonho confesso de uma revolução pedagógica é aquele de eliminar a barreira professor-aluno, é preciso reconhecer no xadrez esta virtude: ele não aceita nem o respeito da idade nem aquele da notoriedade. O ensino enxadrístico pode inverter a relação professor-aluno, colocando em xeque as hierarquias instituídas na sala de aula.
Experiências realizadas em diversos países demonstram que o xadrez, quando utilizado como terapia ocupacional, contribui para a reinserção familiar e social de crianças, adolescentes e mesmo adultos infratores ou em liberdade assistida.
Além disso, quando ele é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia ao desenvolvimento do sentimento de autoconfiança visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas acadêmicas.
Fonte: http://www.clubedexadrez.com.br/portal/cxtoledo/artigo4.htm
O XADREZ COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA OUTRAS DISCIPLINAS
Trabalhos em psicopedagogia demonstram que o xadrez é um precioso coadjuvante escolar, e até psicológico. Assim, pode-se utilizar inicialmente a motivação quase espontânea do aluno em relação ao xadrez visando provocar ou facilitar a sua compreensão em outras disciplinas. Em uma segunda etapa, extrapola-se o universo artificial criado pelas regras do jogo como modelo de estudos de situações concretas. Isto pode aplicar-se a todos os campos do conhecimento - à história, à sociologia, ao direito, à jurisprudência, à literatura, à epistemologia entre outros - e sobretudo à matemática e à pedagogia.
No que concerne à pedagogia, o xadrez permite repensar a relação professor-aluno. A estratégia do ensino é bem próxima da estratégia do xadrez, pois dialética e autocrítica ocupam um lugar primordial e o vencido se enriquece mais que o vencedor.
Além disso, o xadrez apresenta-se como um excelente instrumento na formação de futuros professores das mais diversas disciplinas uma vez que ele favorece a compreensão da estrutura do pensamento lógico, o que desenvolve a adequacidade de transmissão dos conhecimentos aos seus alunos.
No que concerne à matemática, podemos afirmar que o xadrez é um dispositivo eficaz para a aprendizagem da aritmética (noções de troca, valor comparado das peças, controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares...), da álgebra (cálculo do índice de desempenho dos jogadores, que é assimilável a um sistema de equações com “n” incógnitas...) e da geometria (o movimento das peças é uma introdução às noções de verticalidade, de horizontalidade, a representação do tabuleiro é estabelecida como um sistema cartesiano...).
As aplicações xadrez-matemática são bastante vastas e não são necessariamente de nível elementar, já que elas podem concernir:
A análise combinatória e o cálculo de probabilidades;
A estatística;
A informática, e isto em dois níveis: aquele da gestão dos torneios e aquele da programação propriamente dita do jogo;
A teoria dos jogos de estratégia;
Entretanto, é no domínio da hemística que o futuro parece ser mais promissor. Se grandes matemáticos como Euler (1707-1783) e Gauss (1777-1855) trabalharam matematicamente problemas originários do xadrez - respectivamente o percurso do cavalo sobre as 64 casas do tabuleiro e o problema da colocação de oito damas sobre o tabuleiro - é possível adotar-se uma postura inversa. Assim, as regras e os métodos que conduzem à descoberta da solução de um problema enxadrístico podem ser aplicadas didaticamente à resolução de um problema de matemática. Isto permite qualificar tal esporte como um instrumento motivador de primeira grandeza para a educação matemática, na medida em que ele fornece uma reserva inesgotável de situações variadas de resolução de problemas.
Fonte: http://xadrezescolarecompeticao.blogspot.com/2009/02/xadrez-como-suporte-pedagogico-para_01.html
PARTIDA DE XADREZ NA ESCOLA MUNICIPAL HÉLIO FROTA DE LIMA - ABEL FIGUEIREDO - PARÁ |
Esses fatores, aliados a outros tantos, têm contribuído para que grande parte das escolas do sul do Brasil, além de inúmeras no estado de São Paulo e também em diversas regiões do país, adotem o xadrez como disciplina obrigatória ou opcional.
O imenso mérito do xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno: dar a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal do escolar.
Piaget mostrou quais eram as etapas da formação da inteligência da criança. Observando-se grupos de crianças jogando xadrez constata-se que os progressos atingidos nestas etapas seguem ritmos extremamente diferentes, o que permite concluir da importância de se aplicar uma pedagogia de níveis preferencialmente a uma pedagogia orientada para classes da mesma idade.
Enfim, numa época onde o sonho confesso de uma revolução pedagógica é aquele de eliminar a barreira professor-aluno, é preciso reconhecer no xadrez esta virtude: ele não aceita nem o respeito da idade nem aquele da notoriedade. O ensino enxadrístico pode inverter a relação professor-aluno, colocando em xeque as hierarquias instituídas na sala de aula.
Experiências realizadas em diversos países demonstram que o xadrez, quando utilizado como terapia ocupacional, contribui para a reinserção familiar e social de crianças, adolescentes e mesmo adultos infratores ou em liberdade assistida.
Além disso, quando ele é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia ao desenvolvimento do sentimento de autoconfiança visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas acadêmicas.
Fonte: http://www.clubedexadrez.com.br/portal/cxtoledo/artigo4.htm
O XADREZ COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA OUTRAS DISCIPLINAS
Trabalhos em psicopedagogia demonstram que o xadrez é um precioso coadjuvante escolar, e até psicológico. Assim, pode-se utilizar inicialmente a motivação quase espontânea do aluno em relação ao xadrez visando provocar ou facilitar a sua compreensão em outras disciplinas. Em uma segunda etapa, extrapola-se o universo artificial criado pelas regras do jogo como modelo de estudos de situações concretas. Isto pode aplicar-se a todos os campos do conhecimento - à história, à sociologia, ao direito, à jurisprudência, à literatura, à epistemologia entre outros - e sobretudo à matemática e à pedagogia.
No que concerne à pedagogia, o xadrez permite repensar a relação professor-aluno. A estratégia do ensino é bem próxima da estratégia do xadrez, pois dialética e autocrítica ocupam um lugar primordial e o vencido se enriquece mais que o vencedor.
Além disso, o xadrez apresenta-se como um excelente instrumento na formação de futuros professores das mais diversas disciplinas uma vez que ele favorece a compreensão da estrutura do pensamento lógico, o que desenvolve a adequacidade de transmissão dos conhecimentos aos seus alunos.
No que concerne à matemática, podemos afirmar que o xadrez é um dispositivo eficaz para a aprendizagem da aritmética (noções de troca, valor comparado das peças, controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares...), da álgebra (cálculo do índice de desempenho dos jogadores, que é assimilável a um sistema de equações com “n” incógnitas...) e da geometria (o movimento das peças é uma introdução às noções de verticalidade, de horizontalidade, a representação do tabuleiro é estabelecida como um sistema cartesiano...).
As aplicações xadrez-matemática são bastante vastas e não são necessariamente de nível elementar, já que elas podem concernir:
A análise combinatória e o cálculo de probabilidades;
A estatística;
A informática, e isto em dois níveis: aquele da gestão dos torneios e aquele da programação propriamente dita do jogo;
A teoria dos jogos de estratégia;
Entretanto, é no domínio da hemística que o futuro parece ser mais promissor. Se grandes matemáticos como Euler (1707-1783) e Gauss (1777-1855) trabalharam matematicamente problemas originários do xadrez - respectivamente o percurso do cavalo sobre as 64 casas do tabuleiro e o problema da colocação de oito damas sobre o tabuleiro - é possível adotar-se uma postura inversa. Assim, as regras e os métodos que conduzem à descoberta da solução de um problema enxadrístico podem ser aplicadas didaticamente à resolução de um problema de matemática. Isto permite qualificar tal esporte como um instrumento motivador de primeira grandeza para a educação matemática, na medida em que ele fornece uma reserva inesgotável de situações variadas de resolução de problemas.
Fonte: http://xadrezescolarecompeticao.blogspot.com/2009/02/xadrez-como-suporte-pedagogico-para_01.html
domingo, 10 de julho de 2011
346 - CLUBE PARTICIPA DO PROJETO PIPAS
PROJETO PIPAS - A ALEGRIA DE MUITAS CRIANÇAS |
AS CRIANÇAS APROVARAM TODAS AS AÇÕES DO PROJETO |
NEYLA RIBEIRO - SORRISO DEMONSTRA ÊXITO DO PROJETO |
Também serviu como oportunidade para esclarecer sobre os riscos de empinar pipas sem os devidos cuidados. Para tal ato, a ação educativa se utilizará de material informativo para esclarecimento, divulgação vídeos sobre os perigos de empinar pipas sem as devidas precauções e realização de uma palestra sobre o tema.
O XADREZ PROVOU SEU ENCANTAMENTO JUNTO AS CRIANÇAS |
MARABÁ PRECISA AUMENTAR PROJETOS E PROGRAMAS SOCIAIS |
Parabéns!
quinta-feira, 7 de julho de 2011
345 - SANTA LUZIA-MA TERÁ ABERTO DO BRASIL
ABERTO DO BRASIL SANTUÁRIO SANTA LUZIA, SANTA LUZIA – MA.
Válido para Rating CBX e FIDE – R$ 7.500,00 em prêmios
DATA: 07, 08 e 09 de outubro de 2011
LOCAL: Salão Nobre do Sindicato dos Trabalhadores na Educação e nos demais Serviços Públicos do Município de Santa Luzia – MA. (Av. Gomes Guarim, s/n – Santa Luzia – MA.)
Dombosco Lima da Silva Filho
Clube de Xadrez Aliados do Rei
Informações e Contatos:
Dombosco Lima da Silva Filho – (98) 8146 – 9237
(98) 8104 – 2698
(98) 9158 – 8348
Francisco Danilo Nascimento Silva - (98) 8172 – 7478
Deide Fernando Silva Alves - (98) 8818 – 7703
Diego Marcelo Ferreira Silva - (98) 8155 – 7596
Premiação:
Classificação/Premiação
1 lugar 2.000,00
2 lugar 1.500,00
3 Lugar 1.000,00
4 Lugar 500,00
5 lugar 300,00
6 Lugar 250,00
7 Lugar 200,00
8 Lugar 150,00
Melhor Santa Luzia 500,00
Melhor Sênior (acima de 55 anos) 300,00
Melhor Feminino 300,00
Melhor sub 16 300,00
Melhor sub 12 200,00
Total 7.500,00
A premiação não será acumulativa nem dividida.
Inscrições:
Até 01/10/2011:
Adultos R$ 30,00
Entre 16 e 18 Anos R$ 20,00
Menores de 16 anos R$ 10,00
Após esta data será de 40,00 para os maiores de 18 anos, de R$ 30,00 para os maiores de 16 anos e menores de 18 anos e de 20,00 para os menores de 16 anos. Os enxadristas participantes do projeto Xadrez, escola e cidadania ficam isentos da taxa de inscrição, bem como os GM's, MI's.
Depósitos em conta poupança
Banco do Brasil AG 2581-X, Conta -7940 – 5. Variação 01
Dombosco Lima da Silva Filho
Vale como data de inscrição a data do depósito bancário. Devendo enviar copia do comprovante para o e-mail. db.lima@hotmail.com com o titulo comprovante de pagamento. Não válido depósito em Caixa Rápido, somente na boca do caixa.
Os Atletas inscritos na competição obrigatoriamente deverão estar no CADASTRO DE ATLETAS EM DIA DA CBX - caso contrário será recolhida a taxa da CBX no 1º dia do evento ao Árbitro Principal da Competição.
http://xadrezbosco.blogspot.com/p/links.html
Válido para Rating CBX e FIDE – R$ 7.500,00 em prêmios
DATA: 07, 08 e 09 de outubro de 2011
LOCAL: Salão Nobre do Sindicato dos Trabalhadores na Educação e nos demais Serviços Públicos do Município de Santa Luzia – MA. (Av. Gomes Guarim, s/n – Santa Luzia – MA.)
Dombosco Lima da Silva Filho
Clube de Xadrez Aliados do Rei
Informações e Contatos:
Dombosco Lima da Silva Filho – (98) 8146 – 9237
(98) 8104 – 2698
(98) 9158 – 8348
Francisco Danilo Nascimento Silva - (98) 8172 – 7478
Deide Fernando Silva Alves - (98) 8818 – 7703
Diego Marcelo Ferreira Silva - (98) 8155 – 7596
Premiação:
Classificação/Premiação
1 lugar 2.000,00
2 lugar 1.500,00
3 Lugar 1.000,00
4 Lugar 500,00
5 lugar 300,00
6 Lugar 250,00
7 Lugar 200,00
8 Lugar 150,00
Melhor Santa Luzia 500,00
Melhor Sênior (acima de 55 anos) 300,00
Melhor Feminino 300,00
Melhor sub 16 300,00
Melhor sub 12 200,00
Total 7.500,00
A premiação não será acumulativa nem dividida.
Inscrições:
Até 01/10/2011:
Adultos R$ 30,00
Entre 16 e 18 Anos R$ 20,00
Menores de 16 anos R$ 10,00
Após esta data será de 40,00 para os maiores de 18 anos, de R$ 30,00 para os maiores de 16 anos e menores de 18 anos e de 20,00 para os menores de 16 anos. Os enxadristas participantes do projeto Xadrez, escola e cidadania ficam isentos da taxa de inscrição, bem como os GM's, MI's.
Depósitos em conta poupança
Banco do Brasil AG 2581-X, Conta -7940 – 5. Variação 01
Dombosco Lima da Silva Filho
Vale como data de inscrição a data do depósito bancário. Devendo enviar copia do comprovante para o e-mail. db.lima@hotmail.com com o titulo comprovante de pagamento. Não válido depósito em Caixa Rápido, somente na boca do caixa.
Os Atletas inscritos na competição obrigatoriamente deverão estar no CADASTRO DE ATLETAS EM DIA DA CBX - caso contrário será recolhida a taxa da CBX no 1º dia do evento ao Árbitro Principal da Competição.
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