Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2016

MAIS EDUCAÇÃO, Wallison Conceição é o Campeão N2

Dholsef (2º), Wallison (1º) e Larissa (3º lugar)
Os participantes do Torneio Mais Educação da Escola São Francisco, realizado neste 02 de abril a partir das 08:30 horas pelo Sistema Suíço, separando-sw os participantes em dois níveis, considerando os iniciantes e os já iniciados, ficando o Nível 2 para os principiantes. O N2 contou com 12 jogadores que jogaram com o tempo de 10 minutos nocaute. E, o Mais Educação conta com os esforços de toda a Escola e tem o Professor Gilenno como grande mestre e incentivador. Destaque-se que todos apresentaram excelente comportamento.

O garoto Wallison da Conceição Ribeiro foi o Campeão Invicto, mas, no entanto, contabilizou um empate no 4º round quanto jogou com Athos Luan Macedo Lima. O resultado foi o suficiente para assegurar o primeiro lugar e a Medalha de Ouro.

Considerado como favorito o garoto Dholsef Oliveira Tabosa demonstrou muito talento e perdeu apenas uma partida, por conta de muita ansiedade, pois, a mesma era lhe imensamente favorável, foi a única vez  que jogou abaixo de seu potencial. Perdeu justamente para o atleta que venceria a competição, consagrando-se como excelente jogador da Escola e ganhou a Medalha de Prata.

A terceira colocação ficou para a garota Larissa Barros da Silva. Disputou 04 pontos e assegurou 02 vitórias e 01 empate, totalizando 2,5 pontos. Jogou e perdeu no confronto com Dholsef Oliveira Tabosa na segunda rodada e empatou na terceira rodada com Joice Moreira dos Santos. Também mereceu a Medalha de Bronze.

Agora segue o quadro com todas as informações. Receberam medalhas os classificados até a oitava colocação:


Encerrando esse texto, agradeço ao Professor Gilenno Rocha pela oportunidade de contribuir. E, lamentar a morte da querida Diretora da Escola São Francisco, falecida em 04 de abril. Foi uma pessoa muito correta, bondosa e sempre nos recebia que alegre sorriso, foi uma pessoa muito feliz em vida, principalmente por ter condições de atender, de trabalhar em algo que amava muito. Ela abraçou e sempre apoiou as aulas de xadrez na Escola. Sempre amou o que fazia e fazia tudo com muito amor.

sábado, 9 de abril de 2016

São Francisco, Uma Escola Modelo no Xadrez

Com o trabalho de introdução do Xadrez, iniciado em 2006, desde então, a prática de ensinar e de colocar alunos nas competições oficiais não mais parou. Estiveram neste trabalho a Professora Laura Sousa Araújo e eu (Francisco Arnilson), com total apoio da Diretora Raimundinha, Vice Diretoria Ivaneide e do Professor Gileno Rocha. As primeiras oficinas visavam a preparar estudantes e multiplicadores. E deu muito certo. De cerca de 15 estabelecimentos impactados, esse foi, sem dúvida o que deu mais certo. De lá para cá as aulas de xadrez e a realização de competições internas e da participação de alunos nos torneios do Clube de Xadrez tem sido uma constante. Se o município pudesse avaliar o bem proporcionado em todos os estudantes envolvidos, certamente, se convenceria que há um modelo a ser seguido e, os benefícios estão todos lá.

Mas, a primeira competição aconteceu apenas em 27 de outubro de 2010 com a realização da IX Olimpíada da Escola São Francisco, aconteceu as competições, desta feita, para as categorias A e B, por equipes, nos gêneros masculino e feminino com 27 participantes. Um grande começo.

Em Setembro de 2011 a Escola São Francisco levou o Xadrez ao Desfile Cívico da Independência, com o Rei e a Rainha devidamente trajados e as demais peças de Xadrez Gigante, levando novidades e aplausos do público presente. Foi uma excelente oportunidade para esse esporte e para essa escola.

Em 20 de setembro de 2014 foi realizado o Torneio de Xadrez do Mais Educação N1 e N2, contou com 22 participantes, tempos do brilhante garoto Jéferson Ribeiro de Sousa, Clemilson Santos Pinheiro, Claudemir Bezerra de Moraes e Rebeca Sara A. Lopes.

Estes foram apenas algumas competições realizadas na Escola São Francisco. No entanto, desde 2008 a Escola tem participado dos Jogos Estudantis de Marabá e Jogos Estudantis da Castanha, dos Torneios e Campeonatos do Clube de Xadrez Maraba e sempre colocando seus atletas nos pódios.