sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Edilson Rufino vence o último torneio do ano

Silvano, Erivaldo, Jadson, Washington e ao centro o Campeão Edilson Rufino
O Torneio Blitz de Férias promovido pelo Clube de Xadrez Marabá foi realizado no Shopping Pátio Marabá, na Casa do Pão de Queijo, na noite de 22 de dezembro de 2016, contando com a participação de seis enxadristas dentre eles os fortíssimos Jadson Souza - Bicampeão Absoluto e Edilson Rufino, ambos vencedores de vários torneios no decorrer de 2016. O evento se tornou quase uma confraternização e foi organizado pelo Sistema Round-Robin em turno e returno, ou seja, com os atletas se enfrentando por duas vezes, alternando as cores das peças com o tempo de 5 minutos nocaute e como critério de desempate o Berger, Confronto Direto e Partida Extra.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Inscrições Abertas para o Blitz de Férias do dia 22 de dezembro


Já foi acertado com o Shopping Pátio Marabá a realização do Torneio Blitz de Férias, será na Casa do Pão de Queijo no próximo dia 22 de dezembro. A competição é aberta a todos os jogadores e as inscrições poderão ser efetuadas no local da competição.

Um significativo número de participantes poderá ensejar a realização em janeiro do II TORNEIO DE XADREZ GIGANTE. Então, está lançado o desafio.

Campeonato Marabaense Absoluto Jadson Sousa é Bicampeão

A Sra. Teresa da Casa do Pão de Queijo entrega mais um troféu ao Campeão Jadson Sousa
Toda competição tem uma história própria, diferente. Possui particularidades que a colocam na história dos organizadores, principalmente em função das singularidades. No Campeonato Marabaense Absoluto de 2016 houve uns probleminhas, o sábado (16/12) a chuva começou às 06 horas da manhã, às 09 já estava no shopping fazendo a arrumação das mesas, tabuleiros e etc. O horário não foi cumprido pelos jogadores, compreendido em razão da chuva, uma tolerância de 1 hora e todos chegaram. Quer dizer, nem todos, ausentes o Gabriel de Souza Ramos e Juliano de Castro Alves e, quem não era esperado, o Seu Caio estava em Tucuruí (250 km de distância), fez uma viagem de 3 horas de duração e chegou com o seu relógio correndo. 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Campeonato Marabaense Absoluto jogadores confirmados


O Campeonato Marabaense Absoluto de Xadrez de 2016 será conhecido neste final de semana. O certame será promovido nos dias 17 (a partir das 13 horas) e 18 de dezembro (a partir das 16 horas), na Casa do Pão de Queijo, no Shopping Pátio Marabá, pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 61 minutos de reflexão.

Programação:
17 de dezembro de 2016:        
        Das 13 à 15 horas - 1ª Rodada;
        Das 15 à 17 horas - 2ª Rodada;
        Das 19 à 21 horas - 3ª Rodada.


18 de dezembro de 2016:
        Das 16 à 18 horas - 4ª Rodada;
        Das 19 à 21 horas - 5ª Rodada.



Em função da falta de comunicação com os atletas José Tiago e Caio Giordano, convidamos um atleta para compor o número de cinco participantes. Estão confirmados segundo contato telefônico e pessoal:

1. Edilson Rufino
    Campeão da Taça Cidade de Marabá
2. Juliano Castro Alves - Unifesspa
    Vice-Campeão dos Jogos Universitários Marabaense - Masculino

3. Maximiliano Borges - Unifesspa
    CampeãO dos Jogos Universitários Marabaense - Masculino

4. Liliane Evangelista - UNOPAR
    Campeã dos Jogos Universitários Feminino
5. Jadson Souza
    Campeão do Torneio Rubens Kossatz
6. Participante, vaga do Sr. Caio Giordano ou do José Tiago se, por ventura confirmarem participação em tempo hábil, mas, poderá ser ocupada por um jogador convidado.

As inscrições serão efetuadas a partir das 13 horas com o pagamento da taxa de R$ 20,00 (vinte reais) para cobrir as despesas de compra dos três troféus (1º, 2º e 3º colocados). Mais uma novidade, o Campeão será convidado para representar Marabá numa competição estadual das AABB, conforme comunicado pessoal do Sr. João Silva, do Departamento de Esportes da AABB de Marabá.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Campeonato Marabaense Absoluto, dias 17 e 18 de dezembro


O Clube de Xadrez Marabá convida os enxadristas pré selecionados, conforme abaixo, a confirmarem suas inscrições (pelo whatsap 98166-1616) participarem da disputa do CAMPEONATO MARABAENSE ABSOLUTO DE 2016, a ser realizado na Casa do Pão de Queijo, no Shopping Pátio Marabá (Piso L3), nos dias 17 e 18 de dezembro. É a competição mais forte do ano, nela estão inscritos atletas que venceram competições oficiais. O Marabaense Absoluto será realizado pelo sistema Round-Robin com o tempo de 61 minutos de reflexão.

Estão classificados para o Marabaense Absoluto:
1. José Tiago - Escola Gaspar Vianna
    Campeão dos Jogos Estudantis de Marabá na categoria Sub17 anos
2. Edilson Rufino
    Campeão da Taça Cidade de Marabá
3. Caio Giordano
    Vice-Campeão da Copa Marabá
4. Jadson Souza
    Campeão do Torneio Rubens Kossatz
5. Liliane Evangelista - UNOPAR
    Campeã dos Jogos Universitários Feminino
6. Maximiliano Borges - Unifesspa
    CampeãO dos Jogos Universitários masculino

Programação:
17 de dezembro de 2016:

        Das 13 à 15 horas - 1ª Rodada;
        Das 15 à 17 horas - 2ª Rodada;
        Das 19 à 21 horas - 3ª Rodada.


18 de dezembro de 2016:
        Das 16 à 18 horas - 4ª Rodada;
        Das 19 à 21 horas - 5ª Rodada.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Maximiliano vence os Jogos Universitários no masculino

Juliano (2º), Maximiliano (1º) e Rodrigo Quezado (3º).
Uma empolgante competição, assim definimos o I Jogos Universitários Marabaenses na modalidade xadrez, masculino, que ocorreu neste dia 03 de dezembro (sábado) a partir das 15:30 horas, na Faculdade Carajás, com a participação de garotos que, no passado, jogavam muito forte, jogadores com potencial de vencer a competição. 

4º lugar: Silas Guilherme

5º lugar: Rafael Leal

Entre os garotos estavam na competição Juliano de Castro Alves, ex-aluno da Escola Acy Barros, campeão por várias vezes, agora jogou representando a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, o garoto Silas Guilherme do Colégio Monte Castelo e Lucas Cavalcante, agora, todos adultos. 

6º Rafael Quezado

7º Lucas Ramos

Os jogos de xadrez no masculino foram organizados pelo Sistema Suíço em quatro rodadas com o tempo de 15 minutos. Foram estabelecidos os critérios de desempate, o Buchholz, confronto direto e uma partida extra pelo blitz. Os jogadores da mesma equipe se enfrentaram logo na primeira rodada, a fim de evitar problemas de acordo de resultados, levando em conta que, também estava em jogo a competição por equipe.

8º Breno Souza
O vencedor da competição Maximiliano Simon Borges, da Unifesspa parecia que ficaria pelo caminho, perdeu na primeira rodada para Juliano de Castro Alves, mas, daí em diante venceu os demais adversários. Fez 03 pontos em 04 possíveis e somou 9,5 milésimos de Buchholz.

Todos os participantes do masculino
Participantes dos Jogos Universitários e um jogador de damas (esq;)

Na segunda posição ficaram empatados Juliano de Castro Alves (Uepa) e Rodrigo Quezado Ferreira (Unifesspa), ambos com 03 pontos e 6,5 milésimos de Buchholz. Diante do empasse do empate até nos critérios de qualidade, seguindo o estabelecido, os dois disputaram uma partida extra com o blitz de 5 minutos. Juliano jogou de brancas e venceu, a atribuição das cores das peças ocorreu por sorteio. Juliano de Castro Alves conquistou o posto de vice-campeão e Rodrigo Quezado ficou em terceiro lugar. A premiação será entregue no próximo dia 11 de dezembro. Abaixo as tabelas da competição:





domingo, 4 de dezembro de 2016

Liliane Evangelista vence os Jogos Universitários no Feminino

Lays (2º), Liliane (1º) e Juliana (3º lugar)
Aconteceu  neste 03 de dezembro, às 15:30 horas na Faculdade Carajás, o I Jogos Universitários Marabaenses com diversas modalidades e, inclusive, o xadrez. Iniciativa dos professores de Educação Física de várias instituições de ensino superior. Um grande evento, por sinal, que teve uma Cerimônia de Abertura no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso. E os jogos de xadrez aconteceram para os gêneros masculino e feminino.



O evento possibilitou uma surpresa, o reencontro de muitos universitários que vimos efetuar os primeiros lances. No na cerimônia de abertura, no Ginásio, encontrei o hoje homem Mikael, Muito diferente e agora cursando engenharia. Também, do Juliano de Castro Alves, muito forte e musculoso, do Silas Guilherme e a garota Lays Feitosa. Muito emocionante ver a desenvoltura e a inteligência.




No gênero feminino dos Jogos Universitários contamos com três atletas participantes, Lays Feitosa, Liliane Evangelista e Juliana Abbade. A competição foi promovida pelo sistema Round-Robin em turno e returno com o tempo de 15 minutos de reflexão.



A vencedora foi Liliane Evangelista Guimaraes que venceu suas adversárias por duas vezes, terminando de forma invista. Em segundo lugar ficou com Lays Feitosa Vilhena que venceu por duas vezes a adversária Juliana Abbade e perdeu, também por duas vezes, para Liliane. A premiação será realizada no próximo dia 11 de dezembro. Abaixo como foi realizado os jogos: