domingo, 22 de maio de 2016

JEM´S 2016, José Tiago é o Campeão da Categoria B

Marcos Antônio (terceiro colocado), José Tiago (Campeão), Prof. Patrícia Correa e Matheus Moreira (Vice-Campeão)
Agora vamos postar sobre o quarto torneio realizado neste 19 de maio, (quinta-feira), dos JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES na Escola João Anastácio de Queiroz. Agora vamos mostrar os Jogos da CATEGORIA B - MASCULINO, contou com apenas três participantes. Foi adotado o Sistema Round-Robin com o tempo de 10 minutos de reflexão e tiebreake o BERGER e o PROGRESS. Esta competição apontou o representante de Marabá nos JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES DE 2016.

Havia dois fortes concorrentes, candidatos ao título e sempre que um deles joga concentrado leva grande vantagem, é o caso dos garotos José Tiago e Matheus Moreira. Entre eles o estreante Marcos
Antônio. O CAMPEÃO foi decidido no jogo da segunda, quando venceu o garoto JOSÉ TIAGO VIEIRA GOMES que somou duas vitórias, ficando com o direito de representar Marabá nos JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES DE 2016. O vice-campeão MATHEUS MOREIRA DE JESUS que venceu o garoto Marcos Antônio e perdeu para José Tiago.

JEM´S 2016, Mayane Lima é a Campeã da categoria B

A oitava versão dos JEM´S na modalidade do xadrez, que aconteceu no dia 19 de maio, na Escola João Anastácio de Queiroz, revela que o número de participantes vem caindo a cada ano. Acreditamos que seja a falta de incentivo por parte da Secretaria de Educação ou mesmo dos Diretores das Escolas. Apesar de não ser bastante estimulado, antes, havia com maior determinação o Projeto do Mais Educação e ainda continua, com mudanças que impactam na qualidade e nos resultados. O projeto de hoje é diferente do que era antes. Podemos ver que não melhorou. Ademais, também deixamos de contribuir com as escolas que, antes nos solicitavam para trabalhos voluntários. Agora que o cargo de diretor de escola é decidido em votação, ainda não consigo entender se estes apresentam alguma plataforma de trabalho para as disputas. Enfim, são diversos os fatores que contribuem com o baixo número de praticantes de xadrez nas escolas.

Os jogos da Categoria B Feminino contou com apenas três atletas inscritas. Foi realizado pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 10 minutos de reflexão, tendo como parâmetros para os casos de empates o Berger e o Progress. Apenas duas atletas já haviam participado dos JEM´S, tivemos uma estreante representando a Escola Anísio Teixeira. A Campeã foi a estudante MAYANE LIMA NONATO da ESCOLA GASPAR VIANNA, venceu as duas oponentes e como CAMPEÃ tornou-se a representante de MARABÁ nos JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES DE 2016. A vice-campeã foi a estudante ELOISA MARIA ALMEIDA RIBEIRO da Escola Acyr Barros que venceu a estreante e perdeu para a Campeã. A terceira colocada foi a estudante KAROLINE ANDRADE DE SALES do ANÍSIO TEIXEIRA.