Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Oficina de Xadrez no Presídio em Marabá

O Xadrez pode estar mais perto do Presídio em Marabá, pelo menos os acertos estão sendo feitos para a realização de duas oficinas, sendo uma para o público masculino e outra para o feminino. Apenas alguns detentos poderão participar. São pessoas que optaram por regenerar-se e já recebem maior atenção das autoridades do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes.


As oficinas serão promovidas no mês de setembro, desde que atendidas algumas condições de estrutura física, necessárias para as aulas, em três datas diferentes. O que foi solicitado foram as mesas apropriadas para a colocação dos tabuleiros, tendo em vista que, as existentes no espaço educacional são as carteiras com braços, inadequados para a prática enxadrística.

É uma experiência nova para nós. Estaremos juntos de pessoas que cometeram atos reprovados pela sociedade e foram julgados ao cumprimento de penas e, agora querem ressocializar-se. O xadrez pode dar uma tremenda contribuição pelo desenvolvimento e aprimoramento da maquina pensante, na qual o praticante tende a fazer simulações mentais e avaliar as consequências de seus atos. Estamos no aguardo do posicionamento das autoridades do centro prisional.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

JEPs 2015 B feminino Jackeline Iashmin ééééé Caaaampeããããã!

O professor Gilenno e a Campeã Iashmin

No último ano de sua participação dos JEPS 2015 pois, no próximo ano a sua idade excederá a permitida, despede-se com chave de ouro. Nas disputas da Etapa de Marabá ficou em segundo lugar garantindo participação nas disputas da Etapa Estadual, encontrou a forte representante de Parauapebas Elenice Fernandes que conquistou a medalha de ouro. 

Muita alegria nesse pódio.
Foto de Gilenno Rocha.

As disputas ocorreram no mesmo modus operandus, com as disputas pelo xadrez pensado e obrigatoriedade da anotação dos lances, em seguida, os jogos pelo blitz misto e, depois, a soma dos pontos obtidos com peso maior para os pontos do pensado. No xadrez pensado terminaram a disputa com a maior pontuação, Ivana Gomes da Costa (Tracuateua) e Jackeline Iashmin com 04 pontos. A jogadora de Parauapebas Elenice Fernandes chegou ali pertinho, fez 03 pontos. Veja nas tabelas abaixo:



Após o encerramento das partidas pelo pensado, mesmo com as classificações parciais conhecidas a tensão dos pais, técnicos e professores era grande. Eles estiveram presentes no Salão de Jogos, um pouco afastados das mesas e em silêncio. Nada estava definido, mesmo porque as disputas estavam com elevado nível técnico. Não era possível apostar quem seria a campeã, se a Ivana, a Iashmin, a Bianca ou a Elenice Fernandes.

Encerrada essa etapa chegou a vez de outra tortura para os atletas e expectadores, agora é a vez do blitz com atletas mistos, ou seja, disputando entre si os atletas da categoria B dos gêneros feminino e masculino.


 
 

Os resultados dos blitz, na relação da participação das meninas a atleta Iashmin foi muito bem, ficou em 5º lugar com 05 pontos, a atleta de Parauapebas Elenice também foi bem, marcou menos, fez 04 pontos e a outra forte concorrente a jogadora Ivana fez 03 pontos. Juntando o excelente desempenho do pensado com o do blitz não deu outra: a campeã éééééééé Jackeline Iashmiiiiin! Veja como ficou a classificação excluindo-se a participação do masculino:



Parabéns para Ivana Gomes da Costa (Tracuateua) que ficou em 2º e para Elenice Fernandes (Parauapebas) 3ª colocada. E, para Jackeline Iashmin que ganhou o direito de representar o município de Marabá, a Região Sul e Sudeste do Pará e o Estado do Pará na Fase Nacional que acontecerá entre os dias 12 e 21 de novembro em Londrina no Paraná. Nossos agradecimentos para Clauber Martins da AXXM, www.axxm.com.br que nos autorizou o uso de imagens e tabelas da competiçao.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

JEPs 2015 B masculino deu Silvio Júnior de Tracuateua

Os vencedores e a alegria do pódio
Foto de: axxm.com.br

Talvez a competição mais forte dos JEPS 2015, a categoria B masculino foi realizada com uma grande expectativa, embora, sabíamos que ao nível de nossos atletas haveriam outros tantos, mas, com um pouco de calma e de concentração eles se sairiam muito bem, conhecimento e técnica não faltavam. Em duas grandes competições de blitz com gente grande o garoto Ricardo Vinicius foi o vencedor. De outra forma, vimos o crescimento técnico de José Thiago que foi o campeão dos Jogos Estudantis de Marabá e vencedor dos JEPS Etapa de Marabá.

Ricardo Vinicius recebe a medalha de prata
Foto de Gilenno Rocha.

A competição foi organizada no xadrez pensado, 65 minutos e no blitz 05 minutos misto, com os dois gêneros competindo, depois, computando-se as pontuações obtidas, prevalecendo maior peso a pontuação do pensado.


José Thiago nosso forte jogador ficou em 6º lugar
Foto de: www.axxm.com.br

Segue os detalhes da competição, começando com a competição do Xadrez Pensado:


 


A competição mista, no blitz de 05 minutos, teve os seguintes resultados:



Para a definição final dos vencedores, computou-se os resultados das duas competições, entre os participantes da categoria B no masculino:



Fonte: www.axxm.com.br

domingo, 16 de agosto de 2015

JEPs 2015 A feminino Jade Victória de Belém é a Campeã

Jade garante vaga na Fase Estadual em Fortaleza, CE
Foto de: www.axxm.com.br
Mais uma competição dos JEPS 2015, desta feita da categoria A feminino com 07 participantes, realizada segundo os mesmos parâmetros, uma competição no xadrez pensado e outra no xadrez blitz misto, envolvendo jogadores da categoria A (masculino e feminino). A fim de definir os resultados individuais e apontar a classificação final, os atletas serão separados dos participantes em geral e, computando-se a pontuação do xadrez pensado com o do blitz. Em todo o caso, vale salientar que há o predomínio do xadrez pensado que possui maior peso na classificação que o do blitz.

Tivemos a participação de uma atleta marabaense Alanis Patrick Coutinho S. Corrêa e uma participante de Parauapebas, Camila de Assis Paiva. No xadrez feminino o nome que surge sempre, como uma forte adversária é a representante Jade Victória Araújo de Souza, da Capital. E, foi a Jade Victória a vencedora do certame, nossa representante na Fase Nacional.

Alanis Patrick conquistou a importante medalha de 3º lugar. Valeu!

A atleta Alanis Patrick chegou em terceiro lugar, conquistou a medalha de bronze, comprovando que é uma excelente atleta e tem grande potencial de crescimento nas próximas competições. A atleta de Parauapebas Camila de Assis Paiva ficou em quarto lugar.

Veja como foi as competições, começando pelo Xadrez Pensado, lembrando que as tabelas abaixo e as imagens desta postagem foram extraídas, por autorização de Cláuber Martins do www.axxm.com.br:





Agora os jogos do xadrez blitz no mesto envolvendo a categoria A feminino e o masculino:


 



Agora, veja a classificação da Categoria A feminino, depois dos jogos no pensado e blitz:


Fonte: AXXM - www.axxm.com.br.

JEPs 2015 A Masculino Matheus Ramos de Parauapebas ééééé Campeão!

Matheus, Campeão do JEPs Regional de Marabá
Foto de: www.axxm.com.br 
Os jogos da Categoria A masculino dos Jogos Estudantis Paraenses, ocorridos nos dias 13 e 14 de agosto, no Colégio Teorema em Belém, com disputas pelo xadrez pensado (65 minutos) e blitz (05 minutos), revelou como grande campeão o atleta de Parauapebas Matheus Silva Ramos vencedor dos dois certames, foi arrasador, inconteste, nas duas modalidades, alcançou 04 pontos no pensado e 06 no blitz.

O segundo atleta da competição, também do município de Parauapebas, o jovem Laucídio Bonfim Leal conseguiu o sétimo lugar, fez 02 pontos no pensado e 04 no blitz, ou seja, jogou melhor no blitz que no pensado.

De parabéns o município de Parauapebas por conseguir enviar o atleta Matheus Silva Ramos para a Fase Nacional que acontecer em Fortaleza, CE.

As informações e tabelas apresentadas a seguir, publicamos com autorização da AXXM - Associação de Xadrez Xeque Mate do Sr. Cláuber Martins, com a divulgação da fonte, as imagens, algumas, foram retiradas da página do facebook.

Abaixo as tabelas mostram como foi a competição no Xadrez Pensado:





O Xadrez blitz foi realizado de forma mista, jogando entre si os atletas da Categoria A, do masculino e feminino, vejam como foram as disputas e depois a classificação que computa-se para o A masculino:


 



Eis agora a Classificação Final da Categoria A:



Fonte: www.axxm.com.br

sábado, 15 de agosto de 2015

JEPs 2015 olhando os atletas de Marabá e de Parauapebas

Foto de: www.axxm.com.br

Os JEPS, Jogos Estudantis Paraenses 2015 aconteceram em Belém, Capital do Estado, durante os dias 13 e 14 de agosto, no Colégio Teorema com excelente organização e arbitragem. Participaram do certame 38 atletas representando 15 cidades. A seleção dos participantes foi realizada em etapas regionais, daí, os atletas representam regiões do estado. O município que apresentou maior número de atletas participantes foi Belém com 06, seguido de Bragança com 05 e Marabá e Parauapebas cada um com 04 participantes.

A delegação de Marabá foi formada por 04 atletas: Alanis Patrick da Categoria A feminino, com idade de 12, 13 e 14 anos; no A masculino não tivemos representantes; no B feminino fomos representado por Jackeline Iashmin e no B masculino os atletas Ricardo Vinicius e José Tiago. 

A delegação de Parauapebas foi formada pelos seguintes atletas: no A feminino pela atleta Camila de Assis Paiva, no A masculino por Laucídio Bonfim Leal e Matheus Silva Ramos; no B feminino por Elenice Fernandes da Costa Neta e no B masculino não teve representante.

Sobre a competição
Na Fase Estadual a competição se dá em dois momentos, o primeiro com os atletas participando de suas respectivas categorias e gêneros no xadrez pensado, com o tempo de 65 minutos e com a obrigatoriedade da anotação dos lances.

No segundo momento é realizada outra competição juntando os atletas do masculino e feminino de cada categoria, assim sendo, junta todos os atletas da categoria A, por exemplo, em disputas através do xadrez blitz. No final, as pontuações obtidas são somadas, mas, prevalece como maior peso a pontuação obtida no xadrez pensado e em seguida a do blitz, mesmo que dois atletas façam a mesma pontuação vai prevalecer a maior que for alcançada no pensado.


Desempenhos

Desta vez a delegação de Marabá apresentou o seu melhor desempenho nos JEPS de todos os tempos, podemos ficar muito felizes com a desenvoltura de nossas participantes, conquistamos três importantes medalhas:


MARABÁ:

Na Categoria A Masculino: 
Não tivemos representante.

Na Categoria A Feminino: 
Alanis Patrick - 3º lugar - medalha de bronze.


Na Categoria B Masculino:
Ricardo Vinicius - 2º lugar - medalha de prata;
José Thiago Vieira - 6º lugar.


Na Categoria B Feminino:
Jackeline Iashmin - Campeã - medalha de ouro.


PARAUAPEBAS:

Na Categoria A Masculino: 
Matheus Silva - Campeão - medalha de ouro;
Laucídio Bonfim - 7º lugar.


Na Categoria A Feminino: 
Camila Assis - 4º lugar.


Na Categoria B Masculino:
Não teve representante.

Na Categoria B Feminino:
Elenice Fernandes - 3º lugar - medalha de bronze.


Veja no quadro abaixo um pouco sobre os números da competição:



Conclusão:

Já disse que foi a nossa melhor participação nos JEPS e conseguimos, pela primeira vez ter um representante na Fase Nacional, aliás, é a primeira vez que isso ocorre. No nosso balanço contabilizamos três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. O município de Parauapebas conseguiu emplacar um representante na Fase Nacional e conseguiu uma medalha de bronze. Sabemos que em Parauapebas, por longos anos houve o apoio do município, muito importante para se organizar a pedagogia do xadrez nas escolas. Em todo o caso, estamos de Parabéns, e isso é compartilhado por todos que incentivam a prática enxadrísticas em Marabá e Parauapebas. Todos devem ficar com imensa satisfação pelos resultados alcançados.

Fonte: www.axxm.com.br

domingo, 9 de agosto de 2015

Rogério Cardoso vence o Pensado de Férias


Certas experiências precisam ser realizadas, o Torneio Pensado de Férias foi uma experiência positiva e muito agradável. Quem teve o privilégio de ser participante pode sentir o prazer e a condição de poder demonstrar sua melhor técnica, aproveitar de um tempo maior para planejar estratégias e estudar às dos adversários. Posso dizer que, uma competição do xadrez pensado com poucos participantes é um evento tranquilo e que aflora o maior conhecimento, o atleta pode desenvolver o fino de sua técnica e estratégia.





Com apenas quatro participantes o Torneio Pensado de Férias alcançou os seus objetivos. E o melhor atleta Rogério Cardoso Nascimento superou aos seus adversários, somou três vitórias e jogou muito bem. Rogério foi o Campeão, conquistou um belo troféu para a sua galeria.

O atleta Jadson Alves de Sousa foi o Vice-Campeão. Na competição ficou empatado com Durcival Júnior e Gabriel de Sousa Ramos com um ponto, ou seja, empatados. Assim, como também empataram no critério do Berger, a solução foi realizar o tie-brake em disputa entre os envolvidos no blitz. Jadson conseguiu vencer o seus adversários: Junior e Gabriel. Veja abaixo como foi a disputa:




A terceira colocação ficou para Gabriel de Sousa Ramos que no tie-brake perdeu para Jádson e venceu Durcival Júnior. E o Júnior participou pela primeira vez de uma competição oficial do Clube de Xadrez Marabá, já começou em uma competição de xadrez pensado. 





Parabéns aos participantes e agradecemos a Teresa da Casa do Pão de Queijo que, a cada dia nos recebe com mais carinho.