quarta-feira, 19 de agosto de 2015

JEPs 2015 B feminino Jackeline Iashmin ééééé Caaaampeããããã!

O professor Gilenno e a Campeã Iashmin

No último ano de sua participação dos JEPS 2015 pois, no próximo ano a sua idade excederá a permitida, despede-se com chave de ouro. Nas disputas da Etapa de Marabá ficou em segundo lugar garantindo participação nas disputas da Etapa Estadual, encontrou a forte representante de Parauapebas Elenice Fernandes que conquistou a medalha de ouro. 

Muita alegria nesse pódio.
Foto de Gilenno Rocha.

As disputas ocorreram no mesmo modus operandus, com as disputas pelo xadrez pensado e obrigatoriedade da anotação dos lances, em seguida, os jogos pelo blitz misto e, depois, a soma dos pontos obtidos com peso maior para os pontos do pensado. No xadrez pensado terminaram a disputa com a maior pontuação, Ivana Gomes da Costa (Tracuateua) e Jackeline Iashmin com 04 pontos. A jogadora de Parauapebas Elenice Fernandes chegou ali pertinho, fez 03 pontos. Veja nas tabelas abaixo:



Após o encerramento das partidas pelo pensado, mesmo com as classificações parciais conhecidas a tensão dos pais, técnicos e professores era grande. Eles estiveram presentes no Salão de Jogos, um pouco afastados das mesas e em silêncio. Nada estava definido, mesmo porque as disputas estavam com elevado nível técnico. Não era possível apostar quem seria a campeã, se a Ivana, a Iashmin, a Bianca ou a Elenice Fernandes.

Encerrada essa etapa chegou a vez de outra tortura para os atletas e expectadores, agora é a vez do blitz com atletas mistos, ou seja, disputando entre si os atletas da categoria B dos gêneros feminino e masculino.


 
 

Os resultados dos blitz, na relação da participação das meninas a atleta Iashmin foi muito bem, ficou em 5º lugar com 05 pontos, a atleta de Parauapebas Elenice também foi bem, marcou menos, fez 04 pontos e a outra forte concorrente a jogadora Ivana fez 03 pontos. Juntando o excelente desempenho do pensado com o do blitz não deu outra: a campeã éééééééé Jackeline Iashmiiiiin! Veja como ficou a classificação excluindo-se a participação do masculino:



Parabéns para Ivana Gomes da Costa (Tracuateua) que ficou em 2º e para Elenice Fernandes (Parauapebas) 3ª colocada. E, para Jackeline Iashmin que ganhou o direito de representar o município de Marabá, a Região Sul e Sudeste do Pará e o Estado do Pará na Fase Nacional que acontecerá entre os dias 12 e 21 de novembro em Londrina no Paraná. Nossos agradecimentos para Clauber Martins da AXXM, www.axxm.com.br que nos autorizou o uso de imagens e tabelas da competiçao.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

JEPs 2015 B masculino deu Silvio Júnior de Tracuateua

Os vencedores e a alegria do pódio
Foto de: axxm.com.br

Talvez a competição mais forte dos JEPS 2015, a categoria B masculino foi realizada com uma grande expectativa, embora, sabíamos que ao nível de nossos atletas haveriam outros tantos, mas, com um pouco de calma e de concentração eles se sairiam muito bem, conhecimento e técnica não faltavam. Em duas grandes competições de blitz com gente grande o garoto Ricardo Vinicius foi o vencedor. De outra forma, vimos o crescimento técnico de José Thiago que foi o campeão dos Jogos Estudantis de Marabá e vencedor dos JEPS Etapa de Marabá.

Ricardo Vinicius recebe a medalha de prata
Foto de Gilenno Rocha.

A competição foi organizada no xadrez pensado, 65 minutos e no blitz 05 minutos misto, com os dois gêneros competindo, depois, computando-se as pontuações obtidas, prevalecendo maior peso a pontuação do pensado.


José Thiago nosso forte jogador ficou em 6º lugar
Foto de: www.axxm.com.br

Segue os detalhes da competição, começando com a competição do Xadrez Pensado:


 


A competição mista, no blitz de 05 minutos, teve os seguintes resultados:



Para a definição final dos vencedores, computou-se os resultados das duas competições, entre os participantes da categoria B no masculino:



Fonte: www.axxm.com.br

domingo, 16 de agosto de 2015

JEPs 2015 A feminino Jade Victória de Belém é a Campeã

Jade garante vaga na Fase Estadual em Fortaleza, CE
Foto de: www.axxm.com.br
Mais uma competição dos JEPS 2015, desta feita da categoria A feminino com 07 participantes, realizada segundo os mesmos parâmetros, uma competição no xadrez pensado e outra no xadrez blitz misto, envolvendo jogadores da categoria A (masculino e feminino). A fim de definir os resultados individuais e apontar a classificação final, os atletas serão separados dos participantes em geral e, computando-se a pontuação do xadrez pensado com o do blitz. Em todo o caso, vale salientar que há o predomínio do xadrez pensado que possui maior peso na classificação que o do blitz.

Tivemos a participação de uma atleta marabaense Alanis Patrick Coutinho S. Corrêa e uma participante de Parauapebas, Camila de Assis Paiva. No xadrez feminino o nome que surge sempre, como uma forte adversária é a representante Jade Victória Araújo de Souza, da Capital. E, foi a Jade Victória a vencedora do certame, nossa representante na Fase Nacional.

Alanis Patrick conquistou a importante medalha de 3º lugar. Valeu!

A atleta Alanis Patrick chegou em terceiro lugar, conquistou a medalha de bronze, comprovando que é uma excelente atleta e tem grande potencial de crescimento nas próximas competições. A atleta de Parauapebas Camila de Assis Paiva ficou em quarto lugar.

Veja como foi as competições, começando pelo Xadrez Pensado, lembrando que as tabelas abaixo e as imagens desta postagem foram extraídas, por autorização de Cláuber Martins do www.axxm.com.br:





Agora os jogos do xadrez blitz no mesto envolvendo a categoria A feminino e o masculino:


 



Agora, veja a classificação da Categoria A feminino, depois dos jogos no pensado e blitz:


Fonte: AXXM - www.axxm.com.br.

JEPs 2015 A Masculino Matheus Ramos de Parauapebas ééééé Campeão!

Matheus, Campeão do JEPs Regional de Marabá
Foto de: www.axxm.com.br 
Os jogos da Categoria A masculino dos Jogos Estudantis Paraenses, ocorridos nos dias 13 e 14 de agosto, no Colégio Teorema em Belém, com disputas pelo xadrez pensado (65 minutos) e blitz (05 minutos), revelou como grande campeão o atleta de Parauapebas Matheus Silva Ramos vencedor dos dois certames, foi arrasador, inconteste, nas duas modalidades, alcançou 04 pontos no pensado e 06 no blitz.

O segundo atleta da competição, também do município de Parauapebas, o jovem Laucídio Bonfim Leal conseguiu o sétimo lugar, fez 02 pontos no pensado e 04 no blitz, ou seja, jogou melhor no blitz que no pensado.

De parabéns o município de Parauapebas por conseguir enviar o atleta Matheus Silva Ramos para a Fase Nacional que acontecer em Fortaleza, CE.

As informações e tabelas apresentadas a seguir, publicamos com autorização da AXXM - Associação de Xadrez Xeque Mate do Sr. Cláuber Martins, com a divulgação da fonte, as imagens, algumas, foram retiradas da página do facebook.

Abaixo as tabelas mostram como foi a competição no Xadrez Pensado:





O Xadrez blitz foi realizado de forma mista, jogando entre si os atletas da Categoria A, do masculino e feminino, vejam como foram as disputas e depois a classificação que computa-se para o A masculino:


 



Eis agora a Classificação Final da Categoria A:



Fonte: www.axxm.com.br