terça-feira, 21 de julho de 2015

Xadrez Gigante no Shopping Pátio Marabá


A idéia foi boa e coroada de êxito. Levar o tabuleiro de xadrez e as peças gigantes, oferecer oportunidades de lazer e mesmo divulgar esse esporte, no principal centro de compras da Cidade, o Shopping Pátio Marabá, foi uma ação do Clube de Xadrez Marabá. Muitas pessoas tiveram a oportunidade de saber alguma coisa, outros saberem um pouco mais, além do mais, muitas crianças tiveram a chance de jogar com um material de primeira qualidade.

Pensar que somente as crianças e iniciadas no Xadrez foram as maiores contempladas não é a verdade completa, elas queriam tocar nas peças, pisar no tabuleiro e se sentir no mundo mágico de peças gigantes e de casas pretas e brancas. Não sei se era alguma influência do filme do Harry Potter. Mas, víamos a empolgação, o aproximar para tirar uma fotografia, para jogar, para dizer que na escola do filho há aulas de xadrez e que, na escola havia e agora o ensino vem perdendo qualidade.

Os contatos com o Clube de Xadrez eram vários. Em época de férias, de visitantes à cidade muitos se aproximavam para fazer perguntas e dizer que sabem jogar. Foi o caso de uma família de pessoas de outra nacionalidade, foi o caso de professores de Castanhal querendo a realização de intercâmbio com estudantes do ensino médio. De empresas querendo incentivar a prática e divulgar em suas lojas.

Houve tempo para disputas com os visitantes, eu mesmo fui agraciado com a oportunidade de jogar três partidas e fui feliz no resultado. Crianças jogaram entre si e outras pensavam que era o jogo de Damas, jovens puderem competir menino e menina. Houve o duelo entre os professores de Castanhal, uma mais ofensivo e outro totalmente defensivo, partida que durou muito tempo.

Que se fez presente aproveitou. E. neste momento agradeço de todo coração o apoio de todos que administram o Shopping Pátio Marabá, do superintendente ao gerente de marketing, os seguranças e pessoas da limpeza. Todos contribuíram para o sucesso do evento. Agradeço ao amigo Caio Júlio César Giordano por me ajudar muito. Agradeço à Vanessa de Assis pelas excelentes fotografias. Obrigado mesmo.





segunda-feira, 20 de julho de 2015

II Torneio Blitz de Férias Ricardo Vinicius vence novamente

Silvano (3º), Adenildo (2º), Ricardo (1º), Rogério (4º) e Caio Giordano (5º)

No segundo Torneio Blitz de Férias havia uma expectativa de maior número de participantes, mas, nada disso aconteceu. Em tempo de férias muitas pessoas viajam e a cidade fica um pouco esvaziada. Claro que há àqueles que de tanto gostarem não perder a oportunidade de uma competição. E conseguimos 11 participantes e foi possível uma competição forte.

Mas, a novidade é que o garoto Ricardo Vinícius C. Sousa venceu novamente. Sendo o campeão do I Torneio de Férias alguns atletas esperavam superá-lo. Mas, apenas o surpreendente Silvano Vieira da Silva, na sétima rodada foi capaz. 

A competição contou com duas atletas do sexo feminino: Alanis Patrick e Liliane Evangelista e os demais do gênero masculino, principalmente maiores de 18 anos com mais, muito mais tempo de vivência frente aos tabuleiros. Ainda contou com os garotos que participarão dos Jogos Estudantis Paraenses em Belém no mês de agosto, são eles: Ricardo Vinícius, Alanis Patrick e José Tiago Vieira Gomes.

Enfim, foi mais um torneio de blitz, de 5 minutos, realizado na Casa do Pão de Queijo, no Shopping Pátio Marabá, local excelente, climatizado, bem iluminado e os deliciosos lanches preparados com muito esmero pela competentíssima Teresa, café quentinho à todos o instante.



A novidade destes torneios é que eles passaram a computar rating. Desde o primeiro e agora o segundo, computando-se para o ranking da modalidade de blitz. Abre grande vantagem o vencedor dos dois certames o garoto Ricardo Vinícius.

Segue abaixo a listagem dos participantes com o rating do evento anterior:


É com essa ordenação por rating local que foi elaborada a lista dos participantes e, em seguida, a elaboração do emparceiramento pelo Sistema Round-Robin. Segue abaixo os emparceiramentos e os respectivos resultados:












Parabéns ao Ricardo, o Campeão, o Vice-Campeão Adenildo, o terceiro colocado Silvano, o quarto colocado Rogério e ao quinto Caio Giordano. Mais fotos da competição:



Na próxima postagem, o Xadrez Gigante no Shopping Pátio Marabá.