Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Jogos Estudantis Paraenses 2015 - Fase Estadual do Xadrez


Os Jogos Estudantis Paraenses 2015 na modalidade Xadrez vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de agosto em Belém, é a Fase Estadual e terá como local de competição o Colégio Teorema e envolverá os municípios vencedores das Fases Regionais. O evento é coordenado pelo Núcleo de Esportes e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação sob a coordenação de modalidade do Árbitro Nacional Clauber Martins. Todos os jogos acontecerão nos mesmos dias, pela manhã e pela tarde, com o tempo de 65 minutos nocaute e obrigação de anotação dos lances.

Na categoria A (12, 13 e 14 anos) – Masculino, a competição será realizada no modo xadrez pensado com o tempo de 65 minutos nocaute, com obrigatoriedade de anotação dos lances nas seguintes datas:


Destacamos a participação dos enxadristas de Parauapebas que representarão a Regional de Marabá. Estão habilitados e representarão as suas regiões e cidades os seguintes atletas:



Na categoria A Feminino a competição segue o mesmo padrão do masculino com a mesma programação:


Estarão representando a nossa Regional a atleta marabaense Alanis Patrick C. S. Correa e a parauapebense Camila de Assis Paiva. Veja quem são as demais participantes:





A categoria B, tanto no masculino quanto no feminino acontecerão nos mesmos dias com os mesmos horários.



A categoria B no masculino a equipe é toda marabaense José Thiago e Ricardo Vinícius. Foram muito bem na Etapa Regional e temos grandes esperanças nestes atletas. Vejam quem são os demais enxadristas:


A categoria B feminina terá a mesma programação do masculino:


As atletas a representar a nossa regional são as atletas Jackeline Iashmin de Marabá e Elenice Fernandes, também são boas atletas que poderão chegar ao pódio.


terça-feira, 21 de julho de 2015

Xadrez Gigante no Shopping Pátio Marabá


A idéia foi boa e coroada de êxito. Levar o tabuleiro de xadrez e as peças gigantes, oferecer oportunidades de lazer e mesmo divulgar esse esporte, no principal centro de compras da Cidade, o Shopping Pátio Marabá, foi uma ação do Clube de Xadrez Marabá. Muitas pessoas tiveram a oportunidade de saber alguma coisa, outros saberem um pouco mais, além do mais, muitas crianças tiveram a chance de jogar com um material de primeira qualidade.

Pensar que somente as crianças e iniciadas no Xadrez foram as maiores contempladas não é a verdade completa, elas queriam tocar nas peças, pisar no tabuleiro e se sentir no mundo mágico de peças gigantes e de casas pretas e brancas. Não sei se era alguma influência do filme do Harry Potter. Mas, víamos a empolgação, o aproximar para tirar uma fotografia, para jogar, para dizer que na escola do filho há aulas de xadrez e que, na escola havia e agora o ensino vem perdendo qualidade.

Os contatos com o Clube de Xadrez eram vários. Em época de férias, de visitantes à cidade muitos se aproximavam para fazer perguntas e dizer que sabem jogar. Foi o caso de uma família de pessoas de outra nacionalidade, foi o caso de professores de Castanhal querendo a realização de intercâmbio com estudantes do ensino médio. De empresas querendo incentivar a prática e divulgar em suas lojas.

Houve tempo para disputas com os visitantes, eu mesmo fui agraciado com a oportunidade de jogar três partidas e fui feliz no resultado. Crianças jogaram entre si e outras pensavam que era o jogo de Damas, jovens puderem competir menino e menina. Houve o duelo entre os professores de Castanhal, uma mais ofensivo e outro totalmente defensivo, partida que durou muito tempo.

Que se fez presente aproveitou. E. neste momento agradeço de todo coração o apoio de todos que administram o Shopping Pátio Marabá, do superintendente ao gerente de marketing, os seguranças e pessoas da limpeza. Todos contribuíram para o sucesso do evento. Agradeço ao amigo Caio Júlio César Giordano por me ajudar muito. Agradeço à Vanessa de Assis pelas excelentes fotografias. Obrigado mesmo.





segunda-feira, 20 de julho de 2015

II Torneio Blitz de Férias Ricardo Vinicius vence novamente

Silvano (3º), Adenildo (2º), Ricardo (1º), Rogério (4º) e Caio Giordano (5º)

No segundo Torneio Blitz de Férias havia uma expectativa de maior número de participantes, mas, nada disso aconteceu. Em tempo de férias muitas pessoas viajam e a cidade fica um pouco esvaziada. Claro que há àqueles que de tanto gostarem não perder a oportunidade de uma competição. E conseguimos 11 participantes e foi possível uma competição forte.

Mas, a novidade é que o garoto Ricardo Vinícius C. Sousa venceu novamente. Sendo o campeão do I Torneio de Férias alguns atletas esperavam superá-lo. Mas, apenas o surpreendente Silvano Vieira da Silva, na sétima rodada foi capaz. 

A competição contou com duas atletas do sexo feminino: Alanis Patrick e Liliane Evangelista e os demais do gênero masculino, principalmente maiores de 18 anos com mais, muito mais tempo de vivência frente aos tabuleiros. Ainda contou com os garotos que participarão dos Jogos Estudantis Paraenses em Belém no mês de agosto, são eles: Ricardo Vinícius, Alanis Patrick e José Tiago Vieira Gomes.

Enfim, foi mais um torneio de blitz, de 5 minutos, realizado na Casa do Pão de Queijo, no Shopping Pátio Marabá, local excelente, climatizado, bem iluminado e os deliciosos lanches preparados com muito esmero pela competentíssima Teresa, café quentinho à todos o instante.



A novidade destes torneios é que eles passaram a computar rating. Desde o primeiro e agora o segundo, computando-se para o ranking da modalidade de blitz. Abre grande vantagem o vencedor dos dois certames o garoto Ricardo Vinícius.

Segue abaixo a listagem dos participantes com o rating do evento anterior:


É com essa ordenação por rating local que foi elaborada a lista dos participantes e, em seguida, a elaboração do emparceiramento pelo Sistema Round-Robin. Segue abaixo os emparceiramentos e os respectivos resultados:












Parabéns ao Ricardo, o Campeão, o Vice-Campeão Adenildo, o terceiro colocado Silvano, o quarto colocado Rogério e ao quinto Caio Giordano. Mais fotos da competição:



Na próxima postagem, o Xadrez Gigante no Shopping Pátio Marabá.


sábado, 18 de julho de 2015

II Torneio Blitz de Férias no Pátio Marabá


Toda a semana ocorreu uma discussão entre enxadristas, a finalidade era de se promover dois torneios neste final de semana, um feminino, outro masculino e até mesmo misto. Essas coisas não são tão simples assim, até parece que é muito fácil de acontecer. Mas, não é nada, principalmente por estarmos em período de férias, muita gente viajando ou curtindo o verão, descansado o corpo e a mente. Não deu certo e vamos a proposta inicial.

O II Torneio Blitz de Férias vai acontecer hoje (18/07/15) na Casa do Pão de Queijo, no Shopping Pátio Marabá a partir das 17:00 horas, pelo Sistema Round-Robin com o tempo nocaute de 5 minutos.

Confirmaram inscrições 12 enxadristas que passam, de agora em diante, a defender o seu ranking dentro do Clube de Xadrez Marabá. Cada participante, desde o torneio do dia 11 de julho, começa com 1.800 pontos de rating, que é a força de cada jogador e, segundo a performance dentro da competição será alterado de acordo com a sua performance. O ranking é montado com a ordenação dos enxadristas de acordo com a pontuação de rating, do maior para o menor.

Estão aptos a participar do II Torneio Blitz de Férias, ordenados por seus ratings:



Se não ocorrer nenhuma desistência a primeira rodada será assim:


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Arllyn - Uma história real

 
 
A história desse garoto algumas pessoas conhecem. Iniciamos um projeto novo, assumimos o compromisso de ensinar xadrez na praça e conseguimos juntar um grupo de 10 pessoas entre eles o Arllyn, filho único, mãe separada que dividia seu tempo entre o trabalho e a educação do garoto.

Filhos únicos e de pais separados parecem ter algo em comum, a rebeldia. Mas, ele sempre aparecia para aquelas aulas em local inapropriado, na praça barulhenta e eram constantes as interrupções.

Aquele projeto, do xadrez na praça fora ideia de um amigo do Clube de Xadrez que nunca apareceu no horário marcado para as aulas, me deixava na mão e quando aparecia por volta das 17 horas, sorvete na mão A aula já havia encerrado.

E aquele grupo era diferente. Participava uma garota da Igreja de Cristo, que foi proibida de participar por um pastor. Havia pelo menos dois flanelinhas usuários de drogas. Um dos flanelinhas era uma menina de 13 anos que enquanto estava no projeto não usava drogas, mas, mesmo com pouca idade já havia praticado aborto.

Foi tirada uma foto e saiu no jornal e lá estava a menininha de rua, usuária de drogas e os demais garotos. Ficou bem legal a matéria no jornal. 
Esse garoto não era fácil e aprendia lentamente e perguntava muito, ansioso, cometia muitos erros e queria vencer rapidamente, mandava seu adversário jogar mais rápido. Todos os sábados ele era o primeiro a chegar e tinha o compromisso do catecismo na igreja, daí ele não faltava. Sempre havia algum conflito com alguém. Mesmo assim as aulas aconteciam normalmente. Um dia chegou na praça, antes dos garotos um pastor americano e pertencia a igreja de Cristo, jogamos uma partida para passar o tempo, venci o americano e de quebra ele deixou uma pequena contribuição financeira em apoio ao projeto.

O Arllyn conseguiu aprender a jogar e costumava se exceder quando vencia, mas, maior era a frustração quando perdia e isso é que era importante, por mudar o seu comportamento.

Fiquei sabendo muito sobre a sua vida. Era amigo da mãe dele e ia visita-lo de vez e quando. Como a mãe trabalhava o garoto tinha algumas tarefas domésticas como varrer a casa, lavar a louça entre outras. Quando não havia aulas na escola ficava em casa sozinho muito contrariado.

O caso dele, ser filho único, desprezado e ignorado pelo pai não era uma das causas de sua revolta. Ele com toda a impulsividade gostava e estudava xadrez em casa, mas os compromissos escolares, as tarefas domésticas e os ensaios da primeira comunhão deixava de fora dos campeonatos. Quando aparecia já estava no final da competição.

A minha amiga Lucineide era agradecida pelo filho ter aprendido a jogar xadrez. Me disse das melhorias que ocorria na vida difícil do filho, que sempre precisou de ter pulso para cria-lo, conter o comportamento e enfrentar os problemas na escola com os colegas e com as notas.

Mas, muita coisa mudou. Continuou dando trabalho para a mãe que conseguia resolver as coisas na conversa, acabaram as brigas e as notas escolares eram muito melhores e isso enchia a mãe de esperanças.

Hoje o garoto Arllyn estuda relações internacionais e vi pelo "facebook" algumas fotos ao lado de embaixadores brasileiros, integra a diretoria do Clube Rotary, um homem digno e de caráter, vai indo muito bem, é outra pessoa.

A mãe do garoto voltou a estudar e passou em um concurso público para a justiça e reside em outra cidade. Encontrei-a na mesma praça no mes de junho, depois de muito tempo. Estava feliz com a sua vida e com os estudos do filho e em agradecimento me disse que fui uma pessoa especial na vida dela e do filho.

Os flanelinhas não continuaram no projeto. Sempre que parava um carro saiam da aula. O menino ainda continua nas ruas cheirando thinner. A menina por uma conta de drogas não paga foi assassinada no ano passado na praça Duque de Caxias.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Rubens Kossatz retorna para junto de seus familiares


No dia 25 de junho recebi uma ligação no meu celular, do Tocantins, fiquei surpreso por não ter nenhum parente morando neste estado, mas, trouxe uma notícia preocupante, o Senhor Rubens Carlos Kossatz, primeiro presidente do Clube de Xadrez Marabá fora encontrado naquele município, onde também não conhecia nada de lá. Eu fiquei pensando que seria um trote, não era. Ele sempre foi envolvido nas questões do Garimpo de Serra Pelada, foi um dos criadores e presidente da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada - COOMIGASP. Neste instante lembrei-me que havia visto alguma notícia sobre uma Assembleia da Cooperativa em Curionópolis. Esta, por sinal, foi a razão do Sr. Rubens ter vindo nestas terras.


Quando estava para retornar para São Paulo, onde mora, foi assaltado na cidade de Araguaína, no Tocantins, levaram dinheiro e celular, ao que parece fora maltratado também. Foi uma ação que o deixou desnorteado, apenas se lembrava de que seus familiares residiam em São Paulo e não se lembrava de nenhum telefone deles.

domingo, 12 de julho de 2015

Ricardo Vinicius vence o I Torneio Blitz de Férias



Aconteceu neste sábado, 11 de julho, o I TORNEIO BLITZ DE FÉRIAS, na Casa do Pão de Queijo, no Shopping Pátio Marabá, o retorno de atividades do Clube de Xadrez Marabá, o encontro de muitos enxadristas. O torneio foi promovido pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 8 minutos nocaute, arbitrados por Francisco Arnilson de Assis e Gabriel de Sousa Ramos.

Diferente de outras ocasiões, a competição recebeu as inscrições pelo sistema watsapp de celular, com o número de participantes limitados a apenas 10 inscritos, facilitando o trabalho da organização, preparando a tabela por antecedência e contando com a presença de todos os relacionados anteriormente, claro que ficou pessoas de fora que poderão participar de outros eventos.



Abaixo mais informações sobre todas as rodadas, destaque para o excelente desempenho do garoto Ricardo Vinícius Castro Sousa que compõe a equipe marabaense que vai participar no próximo mês de agosto dos Jogos Estudantis Paraenses 2015 da Categoria B (15, 16 e 17 anos):











Ao final das nove rodadas o surpreendente desempenho do garoto Ricardo Vinicius, venceu todos os seus adversários, muito concentrado e focado nas partidas, garantiu 100% de performance. Parabéns pelo desempenho inigualável. Foram premiados com troféus o Campeão e o Vice Campeão e com medalhas o 3º, 4º e 5º colocados. Abaixo segue a classificação final da competição:




Por fim, segue abaixo a performance de rating segundo o desempenho de cada um. De agora em diante faremos a atualização do RANKING do Clube de Xadrez, começando por esta competição de Blitz, assim, teremos um ranking por modalidade, ou seja, um para o blitz, outro para o xadrez rápido e outro para o pensado:




sábado, 11 de julho de 2015

I Torneio Blitz de Férias no Shopping Pátio Marabá, hoje.


Acontecerá a partir das 20 horas, de hoje, o Torneio Blitz de Férias, inscrições foram encerradas a partir das 15 horas, com o número de 10 atletas inscritos, o certame acontecerá na Casa do Pão de Queijo, no Shopping Pátio Marabá, pelo sistema round-robin com o tempo de 5 minutos nocaute. Todos os enxadristas iniciam-se com o mesmo valor de rating local, ou seja, 1.800 pontos. Segue a listagem dos participantes:

N.
ENXADRISTAS
MUNICIPIOS
RATING
1.
VINICIUS RODRIGUES DE ASSIS
MARABÁ
1800
2.
JADSON ALVES DE SOUSA
MARABÁ
1800
3.
SILVANO VIEIRA DA SILVA
MARABÁ
1800
4.
RICARDO VINICIUS C SOUSA
MARABÁ
1800
5.
CAIO JÚLIO CÉSAR GIORDANO
MARABÁ
1800
6.
JAILSON SOUSA DOS SANTOS
MARABÁ
1800
7.
ADENILDO LIMA DA SILVA
MARABÁ
1800
8.
JEFFERSON BRUNO FARIAS
MARABÁ
1800
9.
ANTONIO JORGE P. DE OLIVEIRA
MARABÁ
1800
10.
KÉZIO SILVA DE PAIVA
MARABÁ
1800