Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

REVISTA MEIO JOGO: OS 15 MAIS INFLUENTES DO XADREZ


A Edição n.º 07 da Revista Meio Jogo, entre outras matérias muito interessantes, apresenta a lista com os nomes mais influentes do Xadrez Brasileiro. Dentre os 15 mais influentes, destaque para Darcy Lima, atual Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) no seu segundo mandato e uma grande novidade, Ari Maia Júnior Vice Presidente da Liga Brasileira de Xadrez (LBX). Vejam a lista com todos os destaques:


1º Darcy Lima - Confederação Brasileira de Xadrez


2º Ari Maia Jr - Liga Brasileira de Xadrez

3º Marcos Barbosa;
4º Gérson Peres - Clube de Xadrez Online;
5º Ellen Giese - blogueira de xadrez;
6º Pedro Caetano - Árbitro Internacional;
7º Krikor Mekhitarian - Enxadrista;
8º Rafael Leitão - Enxadrista;
9º Antônio Bento - Árbitro e Dirigente (CBX);
10º Alberto Mascarenhas - Fed. Xadrez do R. de Janeiro;
11º Mauro Amaral - Árbitro Internacional;
12º Gilson Chresthani - Federação Catarinense de Xadrez;
13º Gilberto Millos - Enxadrista;
14º Andrey Neves - Fed. Amazonense de Xadrez;
15º Carlos Calleros - Árbitro Internacional.



E não se esqueçam:
O Clube de Xadrez Marabá convoca os seus filiados, a comparecerem na Assembleia Geral Ordinária que acontecerá neste 21/02/2014 (sexta-feira) na Escola Acy Barros na Agrópolis do INCRA, as 20:00 horas em primeira convocação e após uma hora em segunda convocação, com a finalidade de eleger os novos membros da Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2014/2016.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ELEIÇÃO DE DIRETORIA E CONSELHO FISCAL NO DIA 21/02


O Clube de Xadrez Marabá os seus filiados, a comparecerem na Assembleia Geral Ordinária que acontecerá neste 21/02/2014 (sexta-feira) na Escola Acy Barros na Agrópolis do INCRA, as 20:00 horas em primeira convocação e após uma hora em segunda convocação, com a finalidade de eleger os novos membros da Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2014/2016.

Para poder votar e ser votado é necessário que seja filiado e esteja quites com a Tesouraria. Para o cargo de Presidente é necessário que seja maior de 21 anos e demais cargos maiores de 18 anos. 

São cargos da Diretoria:
Presidente
Vice-Presidente
1º Secretário
2º Secretário
1º Tesoureiro
2º Tesoureiro
Diretor Social e,
Diretor de Relações Públicas

Compõem o Conselho Fiscal:
1º vogal
2º vogal
3º vogal
1º suplente
2º suplente e
3º suplente. 

Abrimos o processo de filiação, seja você também um Filiado do CLUBE DE XADREZ MARABÁ.



CLUBE DE XADREZ MARABÁ

    FICHA DE FILIAÇÃO

Ano:
Data:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
E-mail:
CPF:
RG:
Endereço:
Bairro:
Cidade
CEP:
Profissão:
Onde Estuda?              
Trabalho:
Telefone Fixo:
Celular:


TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS

Pelo presente instrumento de direito, autorizo em caráter gratuito, irrevogável e irretratável, ao Clube de Xadrez Marabá e as atividades por ele desenvolvidos, a captar e fixar imagem e voz durante a realização dos mesmos, ficando a entidade devidamente autorizada ao uso da imagem, voz e criação do atleta ao exclusivo critério, a qualquer tempo, no Brasil e no Exterior, em número ilimitado de vezes, podendo inclusive usá-la em películas cinematográficas de qualquer bitola, CD ROM, Compact-Disc Interativo (CD-I), home vídeo, Digital Áudio Tape (DAT), Digital Vídeo Disc (DVD) e suportes de computação gráfica em geral, ou armazená-las em banco de dados, exibi-las através de projeção em tela em casas de frequência coletiva ou em locais públicos, transmiti-las via televisão aberta ou por assinatura, através de todas as formas de transporte de sinais existentes.

Eu compreendi e concordo expressamente com os termos desta Cessão de Direitos a partir da presente data.


Marabá, PA, em _____ de ____________________ do ano de 20___.


_______________________________________                  _______________________________________
                  Ass. do Sócio Apresentado                                                                   Ass. do Sócio Apresentante

_______________________________________                  _______________________________________
                     Ass. do Diretor Social                                                                Ass. do Presidente



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PRIMEIRA REUNIÃO DE TRABALHO DE 2014

CENTRO DE PSICOLOGIA CONSULT
RUA SOL POENTE, 2185 - C. NOVA

O Presidente do Clube de Xadrez Marabá visando a transparência de suas ações, convida aos filiados para participarem da primeira reunião de trabalho do ano de 2014, visando aos esclarecimentos necessários quanto ao funcionamento do Clube, do Calendário Social e da Eleição da próxima Diretoria e Conselho Fiscal. A Reunião acontecerá no dia 18/02/2014 (hoje) a partir das 20:00 horas, no Centro de Psicologia - CONSULT, sito na Rua Sol Poente, 2185 - Cidade Nova, em frente ao Escritório da UNIMED.

Desde já agradecemos a todos que puderem comparecer e contribuir nesta grande empreitada de construir um Clube de Xadrez Marabá mais forte e atuante.

Francisco Arnilson de Assis
Presidente


Observações:
1. Já é possível preencher a Ficha de Filiação 2014, consta na página inicial, basta dar um clique e a imagem pode ser ampliada, facilitando o preenchimento;

2. Caso não consiga abrir ou preencher a Ficha de Filiação, basta encaminhar solicitação no e-mail: arnilson@uol.com.br;

3. Na página de Filiação você pode conhecer o Estatuto Social do Clube de Xadrez Marabá, fundado em 21 de outubro de 1989 - Pioneiro na Amazônia.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

CAIO JÚLIO CÉSAR VENCE O 2º BLITZ MARABÁ

O GRANDE CAMPEÃO CAIO JÚLIO CÉSAR - EXCELENTE CARÁTER E SER HUMANO
O SEGUNDO COLOCADO JÁDSON ALVES DE SOUSA, ESSE GAROTO JOGA MUITO

O TERCEIRO COLOCADO ERIVALDO VIEIRA JARDIM SANGUE BOM NO XADREZ MARABAENSE

Mais uma importante realização do Clube de Xadrez Marabá, desta feita nas dependências da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), outrora denominada de Universidade Federal do Pará (UFPA), com a realização do 2º Torneio BLITZ MARABÁ 2014 Absoluto, pelo Sistema Round Robin, efetuado pelo Swiss Manager, envolvendo 07 participantes, valendo rating nacional da Liga Brasileira de Xadrez (LBX).

Há que se destacar o surgimento de um novo talento enxadrístico na cidade, trata-se do forte enxadrista Caio Júlio César Giordano que venceu mais uma competição. Em início do seu currículo, consta os seguintes títulos:

1º lugar no 4º Torneio RUBENS KOSSATZ (Rápido);
3º lugar no 1º Torneio BLITZ MARABÁ ABS (Blitz);
1º lugar no 2º Torneio BLITZ MARABÁ ABS (Blitz).

Ademais, sua postura de muita educação e humildade demonstra princípios e valores morais inestimáveis. As suas atitudes nos impressionam e nos motivam nesta caminhada de contribuir para um mundo bem melhor, pautado nos valores morais, éticos e cristãos e desportivos. Não posso esquecer de dizer de seu desapego material. É um grande valor do Clube de Xadrez Marabá, um baluarte, uma fortaleza que nos inspira para um objetivo maior.


Voltando a nossa postagem, o Senhor Caio Júlio César Giordano venceu mais uma competição, o 2º Torneio BLITZ MARABÁ 2014 - ABSOLUTO ao totalizar 6,0 pontos (100% de aproveitamento), valendo rating nacional da Liga Brasileira de Xadrez (LBX), ficando em 2º lugar o talentoso Jádson Alves de Sousa com 5,0 pontos e apenas uma derrota. Em 3º lugar o excelente Erivaldo Vieira Jardim com somou 4,0 pontos. Mais detalhes e a classificação final segue abaixo:









Mais informações oficiais: 
http://www.chess-results.com/tnr124285.aspx?lan=10 

Imagens no facebook: 
https://www.facebook.com/clubedexadrezmaraba/media_set?set=a.782847045063268.1073741833.100000139407894&type=1

domingo, 16 de fevereiro de 2014

O ESPORTE EM PROL DOS VALORES E CONTRA O RACISMO, A VIOLÊNCIA




Sobre o futebol já foi dito, é o esporte das massas mas, mesmo assim, vamos ampliar nossa visão neste texto sobre valores e problemas que revelam o lado negro do Esporte pois, o futebol é um esporte e o esporte não é unicamente futebol. O recente episódio ocorrido no jogo da Copa Libertadores da América  entre Real Garcilaso (Peru) e Cruzeiro (Brasil) no dia 12 de fevereiro em Huancayo (Peru) onde ocorreu atos de racismo com as jogadas do jogador brasileiro Tinga. Os torcedores peruanos hostilizavam com gritos e gestos de macaco, toda vez que o atleta tocava na bola.

A atitude antidesportiva pode acarretar sérios problemas ao clube peruano, desde que seja aplicado o Artigo 72 do Regulamento Disciplinar da CONMEBOL.

O futebol vem, recentemente apresentando sérios problemas em seus espetáculos, desde a violência em campo, brigas nas arquibancadas, torcedores que entram nos estádios com armas escondidas, fogos de artifícios e até mesmo agressões e tentativas perante aos jogadores adversários. E isto vem acontecendo de forma muito rotineira.

Nos estádios de futebol temos visto pessoas perdendo suas vidas, seja no entorno e até mesmo dentro dos estádios. A logística para a segurança dos grandes clássicos do futebol é algo impressionante. O grande contingente de policiais, de seguranças e etc e, por incrível que pareça, a violência e atos que denigrem o esporte continuam ocorrendo.

No jogo em que o Flamengo perdeu para o Leon do México na casa do adversário, a torcida jogava objetos para atingir os jogadores do Fla, quando estes iam cobrar os escanteios. A saída foi colocar os policiais com escudos para evitar que fossem atingidos. Na arquibancada não ocorreu nenhuma intervenção e assim, as coisas são colocadas em segundo plano e o resultado é a perpetuação dos valores invertidos.

Muitos procuram uma saída para este tipo de coisa. O que fazer? A quem cabe as providências? E os torcedores, será que estes poderiam exigir maior respeito de seus colegas de torcida? 

A Presidenta Dilma Russeff, o Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro Joaquim Barbosa e muita gente tem demonstrado solidariedade ao jogador Tinga. Espero dar a minha contribuição nesta que poderia ser uma campanha nacional em defesa  dos valores morais e éticos e, pelos verdadeiros sentimentos humanos e cristãos, contra o racismo, pelo fim da violência e pela igualdade entre todos. Eu acredito que somos todos iguais e irmãos em Cristo. Amém!

Não percam mais uma realização do Clube de Xadrez Marabá
O III Torneio Blitz Marabá 2014 Absoluto
Tempo de reflexão: 05 minutos
Dia 16 de fevereiro de 2014 a partir das 14 horas
Na Universidade Federal do Pará - Folha 31

Vamos lá?

sábado, 15 de fevereiro de 2014

REGULAMENTO DOS TORNEIOS BLITZ MARABÁ (2º E 3º)

REGULAMENTO GERAL
Artigo 1°: Os TORNEIOS DE XADREZ BLITZ MARABÁ 2014–  tem por objetivo de manter o intercâmbio entre os enxadristas do Estado do Pará, visando proporcionar movimentação e acesso ao rating Blitz da LBX e CXM.
Artigo 2°: Serão obedecidas as regras da FIDE e da LBX em vigor e o constante neste regulamento.
Artigo 3°: Poderão participar da competição, enxadristas paraenses de todos os níveis, mediante o pagamento de taxa de inscrição.
Artigo 4°: A competição será disputada pelo sistema suíço baseado em rating, com a utilização do programa Swiss Manager para o emparceiramento ou Swiss Perfect 98.
Artigo 5°: Qualquer resultado de emparceiramento estará correto, a não ser que o emparceiramento dado viole os critérios absolutos B1 e B2 do regulamento do Sistema Suíço Baseado em Rating.
Artigo 6°: O número de rodadas será definida em função do número de inscritos, sempre primando pelo maior número possível de rodadas.
Artigo 7°: O ritmo de jogo será de 5 minutos KO (analógico) ou 3 minutos + 2 segundo de incremento (digital) para cada jogador.
Artigo 8°: Cabe ao condutor das peças brancas apresentar, para o início da rodada, jogo de peças e relógio, em perfeitas condições de uso, sob pena de ser iniciado o tempo das brancas.
Artigo 9°: Os critérios de desempate serão os seguintes:
a) Para o Sistema Suíço:
1º critério –  Confronto Direto (11);
2º critério – Maior nº de vitórias (12);
3º critério – Maior nº de partidas com peças pretas (53);
4º critério – Buchholz com corte do pior resultado (37) e;
5º critério – Buchholz sem corte (37).

b) Para o Sistema Round Robin:
1º critério –  Confronto Direto (11);
2º critério – Maior nº de vitórias (12);
3º critério – Sonneborn-Berger (52);
4º critério – Maior número de partidas com as peças pretas (53) e;
5º critério – Sistema Koya (45).
Artigo 10°: O comitê de apelação será definido no congresso técnico, momentos antes do início das disputas. Ele será composto pelo diretor da competição e mais 4 representantes dos jogadores (sendo 2 titulares e 2 reservas), que apreciarão os recursos impetrados contra a arbitragem, relativamente a aspectos de natureza técnica. Junto à apelação, deverá ser recolhida a quantia de R$ 50,00 (Cinquenta Reais), que será devolvida ao enxadrista, caso o Comitê de Apelação dê ganho de causa  ao requerente. Os jogadores que desejarem recorrer contra uma decisão de arbitragem deverão apelar para a Comissão de Apelação, por escrito, num prazo máximo de 5 minutos após o término da rodada.
Artigo 11°: O Enxadrista que deixar de comparecer a duas rodadas, seguidas ou alternadas, sem uma boa justificativa, será automaticamente eliminado da competição.
Artigo 12°: O(s) Enxadrista(s) que não estiverem no seu tabuleiro em até no máximo de um (01) minuto do início de cada rodada, perderá automaticamente o confronto, sendo dada a vitória por WO ao seu adversário, e caso seja os dois adversários na mesma mesa, será atribuído 0-0 o resultado da partida – essa regra não cabe APELAÇÃO.
Artigo 13°: De acordo com as determinações da FIDE, será terminantemente proibido fumar no recinto de jogo, portar telefone celular, mesmo sendo no silencioso, mp3, mp4 e outros softwares ou qualquer outro aparelho de comunicação, assim como os respectivos telespectadores do evento.
Artigo 14°: Os jogadores deverão se apresentar no salão de jogos em traje adequado, quando for o caso.
Artigo 15°: A inscrição nesta competição implica plena aceitação deste regulamento.
Artigo 16º: Será cobrada a taxa de inscrição no valor de R$ 5,00 afim de cobrir despesas de homologação de rating junto a LIGA BRASILEIRA DE XADREZ ou a critério da organização.
Artigo 17°: Os casos omissos serão resolvidos unicamente pela direção da competição e arbitragem.
Francisco Arnilson

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

NESTE FINAL DE SEMANA, DOIS TORNEIOS BLITZ ABSOLUTO


Neste final de semana o Clube realiza mais duas competições de xadrez, elas constam no Calendário do Clube de Xadrez Marabá 2014, divulgado neste blog na semana passada. Serão promovidos o II e III Torneio Blitz Marabá 2014 - Absoluto, nos dias 15 e 16 de fevereiro (sábado e domingo) a partir das 14:00 horas, eventos valendo rating nacional da modalidade blitz da Liga Brasileira de Xadrez, no Tapiri da Universidade Federal do Pará na Folha 31 - Nova Marabá.

Diante do sucesso do 1º Torneio Blitz Marabá 2014 - Absoluto, esperamos boa participação dos amantes do xadrez. E, para coroar nossos simpatizantes, será distribuída premiação entre os 1º e 2º lugares em espécie, ou seja, o Campeão leva R$ 40,00 e o Vice Campeão R$ 20,00 e não haverá troféus.

Já estão abertas as inscrições ou se desejarem, poderão fazê-la no próprio local da competição ao valor simbólico de R$ 5,00 (cinco reais).

A LIGA BRASILEIRA DE XADREZ (LBX) está disponibilizando no início de cada mês, o rating do mês anterior e os enxadristas participantes das competições do CLUBE DE XADREZ MARABÁ passam a integrar o cadastro nacional da LBX, bem como o Clube e até mesmo a Cidade fica cadastrada e participa do ranking dos municípios. O Estado do Pará está em 9º lugar em número de eventos promovidos no mês de janeiro. O nosso rating de janeiro de xadrez rápido já consta no blog na página RPD.

Programação
Dia 15 de fevereiro (sábado) - 14:00 horas
Tapiri da Universidade Federal do Pará - Folha 31
2º Torneio Blitz Marabá 2014 - Absoluto
Prêmios: 1º lugar R$ 40,00 e 2º lugar R$ 20,00

Dia 16 de fevereiro (domingo) - 14:00 horas
Tapiri da Universidade Federal do Pará - Folha 31
3º Torneio Blitz Marabá 2014 - Absoluto
Prêmios: 1º lugar R$ 40,00 e 2º lugar R$ 20,00

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PABLO SALERMO VENCE 1º BLITZ MARABÁ ABSOLUTO

PABLO SALERMO - UMA VITÓRIA INCONTESTÁVEL

Aconteceu no dia 09 de fevereiro (domingo) nas dependências do Shopping Pátio Marabá mais uma competição, o 1º Torneio Blitz Marabá 2014 Absoluto, envolvendo a participação de 10 enxadristas locais e grande satisfação dos participantes, realizado pelo Sistema Round-Robin pelo programa Swiss Manager em 09 rodadas de 5 minutos. O evento marcou o retorno do Professor Pablo Salermo às atividades e demonstrou sua grande condição técnica ao vencer o certame de forma invicta.

UM LUGAR EXCELENTE PARA SE JOGAR XADREZ

Uma coisa muito importante nas competições de blitz é a promoção dos confrontos diretos, todos contra todos, sem dúvidas possibilitando um resultado inquestionável. Esta difícil façanha foi alcançada pelo Professor Pablo Salermo, vitorioso em todos os confrontos que lhe proporcionou o título de Campeão e o recebimento de troféu ao somar 9 pontos, ou seja, 100% de aproveitamento.

ERIVALDO FOI O VICE COM BOA PERFORMANCE

O Vice Campeão foi Erivaldo Vieira Jardim, servidor público federal que alcançou 08 pontos e demonstrou muita técnica nos jogos de 5 minutos e foi derrotado apenas uma vez pelo Mestre Pablo Salermo.

CAIO JÚLIO FOI O TERCEIRO COLOCADO, JOGA MUITO BEM

O terceiro colocado foi Caio Júlio César Giordano, também servidor público federal que alcançou 07 pontos e sofreu duas derrotas, justamente para o Mestre Pablo Salermo e Erivaldo Jardim.


O Torneio marcou a participação de dois garotos entre os adultos. É interessante destacar o interesse em ampliar o conhecimento e crescimento na prática enxadrística, eles começam a jogar muito cedo e não se intimidam com jogadores mais fortes. Nossos elogios aos garotos Antônio Lucas Barros Nascimento (10 anos) e Pedro Artur de Jesus Soares (09 anos).

Nesta oportunidade agradecemos o apoio do Shopping Pátio Marabá, da Distribuidora Tocantins, também pela confiança e pelo reconhecimento de nossa atuação social e desportiva.






Infelizmente não conseguimos viabilizar o 1º TORNEIO BLITZ MARABÁ FEMININO, desta vez e procuraremos trabalhar com este público importante e, sabemos que temos público para estes eventos. Vamos buscar uma estratégia para este fim.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

CAIO JÚLIO VENCE O 4º TORNEIO RUBENS KOSSATZ

O CAMPEÃO CAIO JÚLIO CÉSAR AO CENTRO 

No segundo torneio do ano realizado no Shopping Pátio Marabá, neste 08/02 (sábado), recepcionamos em uma tarde de clima ameno e excelentes condições, alguns novos enxadristas, mostrando a renovação e revigoração e ânimo para outras importantes competições. E uma importante revelação, um novo Campeão que participa de competições oficiais pela primeira vez.

O CAMPEÃO CAIO JÚLIO CONSEGUIU UM BOM DESEMPENHO
O Campeão do 4º Torneio RUBENS KOSSATZ foi o servidor público federal Caio Júlio César Giordano. Caio apresentou um excelente desempenho e chegou na final enfrentando o garoto Ricardo Vinícius e percebeu o grande talento deste atleta. Os dois se enfrentaram na rodada final (4ª) e o Ricardo chegou a ter vantagem posicional e um jogo melhor desenvolvido e ataques perigosos, no entanto, prevaleceu a maior experiência e paciência para conseguir o resultado igual.

De modo muito satisfatório alcançamos êxito em mais um certame importante. O Rubens Kossatz conseguiu promover a sua 4ª versão e com bom comparecimento e nível técnico. O Campeão Caio Júlio foi o grande campeão com 3,5 pontos e conquistou bonito troféu e mais prêmio no valor de R$ 50,00.

RICARDO, VICE CAMPEÃO DEMONSTROU UM JOGO SEGURO

O Vice Campeão Ricardo Vinicius Castro e Sousa obteve a mesma pontuação (3,5 pontos) do campeão e empatou nos critérios de confronto direto, número de vitórias, bucholz totais e medianos, porém, foi vencido no desempenho com as peças negras, no qual, o Caio Júlio foi melhor. Foi o digno merecedor do Troféu de Vice e mais a premiação de R$ 40,00.

SILVANO, TERCEIRO COLOCADO, UM JOGADOR TRANQUILO

O Terceiro colocado foi o Sr. Silvano Vieira da Silva que fez três pontos em quatro possíveis, foi vencido apenas uma vez, para o garoto Ricardo Vinícius de apenas 15 anos de idade. O terceiro lugar possibilitou a premiação na forma de um lindo troféu e mais a importância de R$ 30,00. Nada mal.

JÁDSON - O 4º COLOCADO AINDA TEM MUITO PARA MOSTRAR

O quarto colocado foi o enxadrista Jádson Alves de Souza joga muito bem e alcançou 3,0 pontos em quatro possíveis, ou seja, mesma pontuação do terceiro lugar, porém, o Silvano alcançou 8,0 milésimos totais e o Jádson apenas 7,0 bucholz totais (terceiro critério de desempate). Sua única derrota foi na primeira rodada quando perdeu para Caio Júlio, o campeão. Jádson foi o ganhador de prêmio no valor de R$ 20,00.

ERIVALDO - 5º COLOCADO APRESENTOU BOM DESEMPENHO

O quinto colocado foi Erivaldo Vieira Jardim que conseguiu 2,0 pontos e sofreu 02 derrotas para Ricardo e Caio Júlio César e foi o ganhador do prêmio do 5º lugar no valor de R$ 10,00.

Este certame foi realizado pelo Sistema Suíço em 04 rodadas de 20 minutos e marcou o uso pela primeira vez do SWISS MANAGER, muito bom, excelente. Vou continuar meus estudos com este software inteligente. Veja como foi a competição:




 


Informações no site: 
http://www.chess-results.com/tnr124170.aspx?lan=10

Fotos no facebook: 
https://www.facebook.com/clubedexadrezmaraba/media_set?set=a.778704758810830.1073741831.100000139407894&type=1