quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

MANAUS (AM) ADOTA XADREZ COMO ENSINO OBRIGATÓRIO

O ENSINO DO XADREZ VIROU LEI E SERÁ IMPLANTADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS
Ensino e prática do Xadrez agora são obrigatórios em Manaus


BRUNO STRAHM
http://acritica.uol.com.br/craque/Amazonas-Manaus-Craque-enxadristasPratica-Xadrez-obrigatoria-municipal-Manaus_0_1061893829.html#.UsyJTGM2NBI.facebook


A lei, sancionada pelo prefeito de Manaus, foi publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (7) e deverá ser seguida por todas as escolas da rede municipal de ensino da cidade

Manaus (AM), 07 de Janeiro de 2014 

O aprendizado e prática do Jogo de Xadrez agora será obrigatório na rede de escolas públicas municipais de Manaus. Conforme a lei Nº 1.833 sancionada pelo prefeito da cidade, Arthur Virgílio Neto, e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) publicado nesta terça-feira (7).
De acordo com o que foi publicado no DOM, a medida vida, entre outras coisas, ‘promover ampla divulgação, junto às escolas públicas municipais, dos benefícios e vantagens da prática do jogo de xadrez no desenvolvimento do raciocínio por parte de seus praticantes’. Ainda segundo o que foi divulgado a ideia da prefeitura é firmar parcerias com a iniciativa privada e promover torneios inter escolares da modalidade.

Cuba
A medida de tornar obrigatória a prática do Xadrez é semelhante à tomada pelo governo cubano pós-revolução de 1954 que instituiu o esporte como modalidade obrigatória nas escolas do país. A decisão foi tomada por orientação do líder revolucionário argentino Ernesto Che Guevara, conhecido enxadrista que propalava os benefícios do esporte há 55 anos atrás.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SÁBADO VERDE E AMARELO, O PRIMEIRO TORNEIO DO ANO


Vai acontecer o MAIOR TORNEIO SIMULTÂNEO DE XADREZ DO BRASIL neste 11 de janeiro. E a Cidade de Marabá não poderia ficar de fora. Estaremos no Shopping Pátio Marabá no Piso 3 em frente a Estivanelli, a partir das 14:00 h para receber as inscrições para o nosso primeiro torneio de xadrez do ano. 

Pretendemos iniciar o nosso rating municipal de xadrez rápido, no entanto, o Sábado Verde e Amarelo valerá rating Nacional da LIGA BRASILEIRA DE XADREZ e vamos ofertar premiação em dinheiro e troféus para os dois primeiros colocados. Todos os atletas inscritos no Verde e Amarelo constarão no Cadastro de Filiados da Liga de Xadrez. Que legal né?

Esperamos adquirir algum reforço financeiro para nossos próximos torneios pois, fica difícil realizar nossas competições sem nenhum lastro. Para tanto, será cobrada a taxa de inscrição e algumas camisetas e jogos de peças serão vendidos na ocasião, também com a finalidade de capitalizar um pouco a nossa entidade. Se você deseja apoiar a nossa causa adquira a sua camiseta e saibam que, precisamos muito do apoio de todos para que possamos realizar mais e melhores competições. 

Se olharmos bem, existem várias despesas para a realização de um torneio ou de um campeonato. Desde os papeis para divulgação, idas e vindas em busca de um local adequado, a confecção dos troféus e a própria premiação em dinheiro.

1º SÁBADO VERDE E AMARELO
Local: SHOPPING PÁTIO MARABÁ - Nova Marabá
Data: 11 de Janeiro de 2014 - a partir das 14:30 h
Terceiro Piso, em frente a Loja Estivanelli
Início dos jogos: 15:00 h 1ª rodada

O Regulamento Oficial consta no link abaixo, basta clicar em cima: