sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PRIMEIRA MOSTRA CULTURAL DO MAIS EDUCAÇÃO

MARABAENSE SUB18 ANOS, PARA NASCIDOS ENTRE 01/01/1995 ATÉ 31/12/1996

AS CRIANÇAS JOGAVAM EM TODOS OS LUGARES, MESMO AO SOL.
MUITOS ESTUDANTES PARTICIPARAM E PRESTIGIARAM A PRIMEIRA MOSTRA CULTURAL

Presente em muitos municípios do Brasil o Programa Mais Escola, vem conseguindo desenvolver várias atividades educativas em Marabá, inclusive o Xadrez, compondo o Macrocampo dos Esportes, juntamente com outras modalidades. Em uma iniciativa inovadora o município realizou nesta manhã (27/09) nas instalações da Secretaria Municipal de Educação, a partir das 09:00 horas da manhã, a I Mostra Cultural do Mais Educação, com uma grande participação de Diretores, Coordenadores e Monitores e muitos alunos do programa. Muitas escolas criaram suas tendas e apresentaram os instrumentos pedagógicos das atividades desenvolvidas. Neste cenário colorido de ideias e projetos, destaque especial para o xadrez, presente em muitas tendas. Encontramos jogos de peças e tabuleiros oficiais e outros pequenos (não recomendados). 

AS PEÇAS MUITO PEQUENAS REPRESENTAM UM RISCO DE ACIDENTE
MAIS UM EXEMPLO NEGATIVO DE MATERIAL INADEQUADO PARA CRIANÇAS

Havia uma satisfação, uma alegria em apresentar e divulgar as ações locais. De certo, uma riqueza cultural se via com entusiasmo. Estávamos contribuindo com a Escola Irmã Theodora sob a coordenação (Mais Educação) da Professora Zípora e do Monitor Leonilson. Conseguimos levar o xadrez gigante que foi colocado sob tabuleiro de tnt e isto serviu para chamara a atenção de muitos. A Escola apresentou o Mate do Pastor com o Xadrez Vivo. A caracterização ficou por conta das camisetas com pintura das peças. Ficou bem bacana.

XADREZ VIVO FOI APRESENTADO PARA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Primeira Mostra Cultural é um grande encontro em que, muitos trabalhos são apresentados. Basicamente são as ações do Mais Educação como são trabalhadas nas escolas. Também é, um momento de pessoas de muitas escolas, encontramos gente que trabalha no Geladinho, na Comunidade de Quatro Bocas, Cruzeiro do Sul, São Félix, do Brejo do Meio e gente conhecida e querida. Nosso último mapeamento apontava para a existência de 46 escolas com atividades de xadrez. Pudemos ver que o número cresceu imensamente. Entre as novas escolas mapeadas temos: Escola Adão Machado, Escola Joel Pereira, Tancredo Neves e outras particulares.

ENCONTRO DOS EDUCADORES EFIGÊNIA, ARNILSON, NÚBIA, ARIONIDES, CRISTINA E PROF. JORGE 
EXISTE UM TRABALHO MARAVILHOSO SENDO REALIZADO NA ESCOLA ADÃO MACHADO (AO FUNDO)

Não podia terminar este texto sem destacar o trabalho realizado na Escola Adão Machado, nas Quatro Bocas. A Escola situada na Zona Rural vem conseguindo oferecer educação de qualidade com o desenvolvimento dos talentos que vão desde a pintura (vejam os quadros), da música, hortas e até aulas de xadrez, na tenda montada haviam três tabuleiros. Enfim, a Escola realiza um trabalho MARAVILHOSO e merece os nossos PARABÉNS! 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

TORNEIO SELETIVO SUB 18 ANOS NO SHOPPING NESTE 28/09 (SÁB)


Em cumprimento do Calendário de 2013, temos o primeiro Seletivo do Campeonato Marabaense Sub18 anos, vai acontecer no Shopping Pátio Marabá no próximo dia 28 de setembro (sábado) a partir das 14:00 horas. O Seletivo vai definir o nome de três participantes para a disputa da Fase Final.

O segundo Seletivo do Campeonato Marabaense Sub18 anos acontecerá no próximo dia 05 de outubro (o outro sábado), também no Shopping Pátio Marabá selecionando três novos atletas para a Final.

A Fase Final acontecerá no Shoppping Pátio Marabá no dia 06 de outubro a partir das 14:30 horas. As inscrições serão gratuitas e feitas 30 minutos antes das competições.

Podem participar nascidos entre: 01/01/1995 até 31/12/1996 de ambos os sexos.

É xadrez para todos as faixas etárias de um modo bem correto, cada um jogando em sua respectiva categoria. Agora é treinar e participar. Boa sorte.

FINAL DO MARABAENSE SUB14 ANOS NO SHOPPING PÁTIO MARABÁ


Realmente a semana passada foi muito difícil. Muita coisa deixou de funcionar, celular, internet e etc. Por pouco, muito pouco não deixamos de promover a Segunda Seletiva do Marabaense Sub14 anos. Felizmente Deus abençoou e tivemos a felicidade de contar com três novos participantes para a seletiva.

A programação, sem o devido tempo para divulgar ou contatar os participantes, previa a realização da Fase Final para o dia 22 de setembro a partir das 08:30 horas na Escola O Pequeno Príncipe. Como de costume, me antecipei para preparar o local dos jogos. Tivemos um problema. Perdemos nosso tempo e a fase final foi reprogramada, com os devidos ajustes de local, será realizado no próximo dia 28 de setembro a partir das 14:30 horas no Shopping Pátio Marabá no 4º piso (Praça de Alimentação) bem próximo da escada rolante.

O enxadrista João Paulo Batista de Freitas, da Escola São Francisco pediu transferência da escola por conta de mudança, já está residindo em outro estado, por conta disto, como o comunicado chegou em boa hora, podemos providenciar a convocação de outro enxadrista do mesmo seletivo que selecionou o João Paulo e assim, vão poder participar da disputa da Fase Final do Campeonato Marabaense 2013 - sub14 anos: 

N.º Enxadristas                                Escolas       
1    José Thiago Vieira Gomes        Anastácio de Queiroz
2    Antonio de Pádua Rodrigues     Futuro Educacional   
3    Matheus Moreira de Jesus        Anastácio de Queiroz
4    Jackeline Iashmim S. Aguirra    Anísio Teixiera
5    Marcus Vinicius Labres Silva    Chico Mendes
6    Pedro Luiz Souza Favacho        Delzuita Albuquerque

1ª Rodada
No Name                             Result   Name                           
 1 Jackeline Iashmim S. Agui,  (1)     :     Pedro Luiz Souza Favacho,  (6) 
 2 Matheus Moreira  de Jesus  (2)     :     Marcus Vinicius Labres Si,  (5)
 3 Antônio de Pádua Neto,  (3)          :     José Thiago Vieira Gomes,  (4) 

2ª Rodada
No Name                             Result   Name                           
 1 Pedro Luiz Souza Favacho,  (6)      :     José Thiago Vieira Gomes,  (4) 
 2 Marcus Vinicius Labres Si,  (5)       :     Antônio de Pádua Neto,  (3)    
 3 Jackeline Iashmim S. Agui,  (1)       :     Matheus Moreira  de Jesus  (2)

3ª Rodada
No Name                             Result   Name                           
 1 Matheus Moreira  de Jesus  (2)      :     Pedro Luiz Souza Favacho,  (6) 
 2 Antônio de Pádua Neto,  (3)            :     Jackeline Iashmim S. Agui,  (1)
 3 José Thiago Vieira Gomes,  (4)      :     Marcus Vinicius Labres Si,  (5)

4ª Rodada

No Name                             Result   Name                           

 1 Pedro Luiz Souza Favacho,  (6)      :     Marcus Vinicius Labres Si,  (5)
 2 Jackeline Iashmim S. Agui,  (1)       :     José Thiago Vieira Gomes,  (4) 
 3 Matheus Moreira  de Jesus  (2)       :     Antônio de Pádua Neto,  (3)    

5ª Rodada

No Name                             Result   Name                           
 1 Antônio de Pádua Neto,  (3)            :     Pedro Luiz Souza Favacho,  (6) 
 2 José Thiago Vieira Gomes,  (4)      :     Matheus Moreira  de Jesus  (2)
 3 Marcus Vinicius Labres Si,  (5)        :     Jackeline Iashmim S. Agui,  (1)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

RICARDO VINICIUS VENCE O MARABAENSE SUB16 ANOS

NOSSO BOM JOGADOR RICARDO VINÍCIUS CASTRO E SOUSA

Neste final de semana tivemos a realização da Fase Final do Campeonato Marabaense Sub16 anos, promovido na Escola O Pequeno Príncipe na tarde de 21/09 (sábado) que apontou como Campeão Ricardo Vinícius C. Souza, aluno da Escola A Fazendinha com 5,0 pontos conquistados.

Diante das dificuldades de uma semana horrível em que não funcionaram telefone fixos, móveis e até internet e compromissos pessoais, prestigiando os jogadores que compareceram pela segunda vez para participarem do seletivo, a organização usando do bom senso decidiu partir para a Fase Final do Marabaense Sub16 anos.

MIRELI LIMA PEREIRA GAROTA DE FUTURO

Mais uma vez tivemos a presença dos interessados: Ricardo Vinícius, Gabriel Ramos e Liliane Evangelista. Logo em seguida chegou a atleta Mireli Lima Pereira. Em comum acordo partimos para o Sistema Round-Robin em dois turnos com o tempo de 11 minutos nocaute.

Sendo o garoto Ricardo Vinícius considerado como favorito, tivemos algumas surpresas no primeiro turno, como a derrota de Liliane Guimaraes para Gabriel e Mireli. Outra surpresa foi Liliane vencer Ricardo Vinícius. O primeiro turno terminou assim: Gabriel 2,0 pts; Ricardo 2,0 pts; Liliane e Mireli 1,0 pt.

O CAMPEÃO RICARDO (CENTRO), A VICE LILIANE (ESQ) E O 3º LUGA GABRIEL RAMOS

Precisando recuperar a dianteira e evitar surpresas desagradáveis Ricardo Vinícius voltou a usar a sua técnica vitoriosa e derrotou todos os adversários no segundo turno. Liliane voltou a derrotar Gabriel e Mireli. Considerando os confrontos (apenas) do segundo turno a classificação ficou assim: Ricardo 3,0 pts; Liliane 2,0 pts; Gabriel 1,0 pt e Mireli 0,0 pts.

Contabilizando todas as partidas disputadas tivemos o campeão Ricardo Vinícius Castro e Sousa com 5 vitórias e apenas 1 derrota. Empatados com 3,0 pontos Liliane Evangelista e Gabriel Ramos. O vice-campeonato ficou Liliane Evangelista pelos critérios do sonnenborn-berger quando ficou com 9,0 milésimos contra 5,0 milésimos de Gabriel de Souza Ramos que ficou em terceiro lugar. A garota Mireli Lima Pereira da Escola Disneylândia teve uma participação destacada por seu estilo, muito calma e tranquila e boas jogadas no tabuleiro. Conseguiu vencer a vice-campeã Liliane Guimaraes.

Ao final foram entregues as medalhas de ouro, prata e bronze. Parabéns Moçada!