sábado, 21 de setembro de 2013

NA FINAL DO SUB14: IASHMIM, MARCUS VINÍCIUS E PEDRO LUIZ


O Segundo Torneio Seletivo do Marabaense Sub14 anos aconteceu neste 21/09 (sábado), nas dependências da Escola Estadual O Pequeno Príncipe na Nova Marabá. A competição contou com a participação de 03 atletas e foi promovido pelo Sistema Round-Robin com o tempo padrão de 11 minutos. Com facilidades Jackeline Iashmim S. Aguirra confirmou o seu favoritismo e venceu todas as partidas.

No últimos três dias fomos afetados com a queda das linhas da VIVO e da TIM que deixaram de funcionar. Tivemos problemas de comunicação e desencontros com os professores da Escola Irmã Thedora e João Anastácio de Queiroz, enfim, fomos prejudicados e seguimos com o nosso propósito.

O Seletivo visava a classificação de três atletas, com apenas três inscritos, todos já estavam classificados, mas, era importante promover o seletivo e movimentar os participantes.

JACKELINE IASHMIM GARANTIU VAGA NA FINAL

Enfim, tivemos a seguinte classificação final:



A Fase Final contará com a participação dos atletas José Thiago, Antônio de Pádua Neto, João Paulo, Jackeline Iashmim, Marcus Vinícius e Pedro Luiz. Todos deverão comparecer conforme informações abaixo:


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

TORNEIOS DO FINAL DE SEMANA SUB14 E SUB16 ANOS

MESA DE XADREZ DO MARABAENSE SUB14 ANOS

Mais um fim de semana com programação enxadrística na Escola O Pequeno Príncipe, na Nova Marabá. Serão realizados dois torneios seletivos e duas decisões dos Campeonatos Marabaenses Sub14 e Sub16 anos. 

A programação oficial foi alterada em função de compromissos pessoais, prevalecendo a mesma data para os Torneios Seletivos, ocorrendo mudança quanto ao horário dos jogos. A programação do dia 21 de setembro da parte da manhã ficou programada para a parte da tarde, ocorrendo os dois torneios seletivos a partir das 14:00 horas com o Congresso Técnico e início dos jogos a partir das 14:30 horas.

Faremos um breve expediente pela manhã com a finalidade de informar àqueles que chegarem para virem no horário vespertino. 

Seguindo o calendário teremos:

a) Torneio Seletivo 2 - Campeonato Marabaense Sub14 anos
    Data: 21/09/2013 - Inscrições e Congresso Técnico 14:00 horas
    Finalidade: classificar 03 enxadristas para a Fase Final
    Início dos Jogos: 14:30 horas
    Tempo de Reflexão: 11:00 minutos

b) Torneio Seletivo 2 - Campeonato Marabaense Sub16 anos
    Data: 21/09/2013 - Inscrições e Congresso Técnico 14:00 horas
    Finalidade: classificar 06 enxadristas para a Fase Final
    Início dos Jogos: 14:30 horas
    Tempo de Reflexão: 11:00 minutos

c) Final do Campeonato Marabaense Sub14 anos
    Data: 22/09/2013 - Congresso Técnico 08:00 horas
    Finalidade: apontar o Campeão Marabaense Sub14 anos
    Início dos Jogos: 08:30 horas
    Tempo de Reflexão: 11:00 minutos

d) Final do Campeonato Marabaense Sub16 anos
    Data: 22/09/2013 - Congresso Técnico 08:00 horas
    Finalidade: apontar o Campeão Marabaense Sub16 anos
    Início dos Jogos: 08:30 horas
    Tempo de Reflexão: 11:00 minutos

Eis a nossa maratona que deverá ser cumprida na tarde de sábado e manhã de domingo. Boa sorte aos participantes.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

KAYLANE LIMA VENCE O MARABAENSE SUB12 ANOS


A Fase Final do Campeonato Marabaense Sub12 anos, realizada na Escola São Francisco neste 15 de setembro, foi super empolgante, emocionante e surpreendente. A competição serviu para revelar os talentos da Campeã Kaylane Vitória Nogueira Lima e Jefferson Ribeiro de Souza.


A competição contou com a participação de 04 enxadristas do total de 06 selecionados, fato que não impediu o sucesso do evento, mas, tivemos que fazer ajustes com a eliminação dos faltosos: Thiago Pereira de Araújo (Escola Irmã Theodora) e Wítalo Fernando de S. Santos (Escola Jonathas Pontes Athias). Como proposta de evitar os empates comuns no Round-Robin em competições com apenas 04 enxadristas, ficou acertado o turno e returno entre os participantes, alternando-se as cores das peças do primeiro turno. O tempo foi reduzido para 11 minutos, prevalecendo o modo Xadrez Rápido.

Havia uma expectativa, apostas em torno do resultado final. A maioria apostava no talento de Kaylane e eu ficava me lembrando do garoto Jefferson, das suas partidas na Fase de Classificação e do Torneio do São Francisco (blitz 5 minutos) quando somou 6 pontos em 7 possíveis, nesta competição Kaylane conquistou 4 em 7 pontos disputados, performances positivas e surpreendentes destes talentos.





Na segunda rodada do primeiro turno o garoto Jefferson jogou de negras e venceu a Kaylane Vitória, uma surpresa para todos. No entanto, no returno quem jogou de negras foi a Kaylane a vencedora do confronto. Na partida final veio a classificação com o empate em pontos, no confronto direto, nos critérios do Sonnenborn-Berger e nas vitórias com as negras. Tudo empatado.

A solução foi a realização de uma partida extra com o mesmo tempo (11 minutos de reflexão) e com sorteio da cor das peças. No confronto final e decisivo ficou Kaylane de brancas e Jefferson de negras. O resultado final foi... Kaylane Vitória Nogueira Lima como Campeeeeãããã Marabaense do Sub12 anos de 2013.

Assim como ocorrido na Final do Sub10, no Sub12 aconteceu a premiação com medalhas para os três melhores classificados, embora, programamos a Cerimônia de Premiação com a entrega de medalhas personalizadas. A excelente ideia foi do Professor Gileno Rocha ao qual agradecemos imensamente. 

Como foi as disputas:


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ÍTALO THIAGO É O CAMPEÃO MARABAENSE SUB10 ANOS DE 2013

NÓS ESTAMOS FELIZES!

Aconteceu neste domingo (15/09) a primeira final do ano com a decisão do título do Campeonato Marabaense Sub10 anos, realizado na Escola São Francisco e vencido pelo enxadrista da casa (Escola São Francisco) Ítalo Thiago Freitas da Silva.

O tempo estava bom, mas, esteve tenso o tempo todo. Os garotos demonstraram muito nervosismo e ansiedade. Faltava paciência para aproveitarem o tempo de 15 minutos de reflexão e realizavam jogadas com muita rapidez, sem a reflexão devida. Considerando a baixa idade dos participantes, com 10 anos para menos, para a maioria deles era a primeira experiência de participar de uma fase final e era comum encontrar as mãos geladas de tanto nervosismo. Ainda assim, percebemos que houve méritos na conquista e a escola vencedora está de parabéns.

MESA DE JOGO

CONGRESSO TÉCNICO

MOMENTO DE DESCONCENTRAÇÃO

O torneio final contou com a participação dos seis finalistas classificados em dois torneios classificatórios, caracterizando-se como os melhores enxadristas de Marabá na categoria Sub10 anos. A competição foi realizada pelo Sistema Round-Robin, comumente chamado de “Schuring” em 05 rodadas com o tempo de 15 minutos de reflexão.

O enxadrista Ítalo Thiago Freitas da Silva da Escola São Francisco foi o grande vencedor. Estava mais calmo e consciente de suas estratégias e conseguiu superar quatro adversários diferentes: Jonas dos Santos, Jozian Carvalho, Ryan Patrick e Antônio Lucas Nascimento e foi derrotado pelo enxadrista Thiago Costa Lopes o vice-campeão do Campeonato Marabaense Sub10 anos. Ao campeão foi entregue a Medalha de Ouro, fato que provocou maior descontração.

O garoto Thiago Costa Lopes da Escola São Francisco conseguiu excelente desempenho na competição e foi o vice-campeão com duas importantes vitórias contra Antônio Lucas Nascimento e venceu também o Campeão Ítalo Thiago e dois empates contra Ryan Patrick Monteiro e Jozian Carvalho, totalizando 3,0 pontos. Com muita alegria ficou com a Medalha de Prata.

UM BOM LOCAL PARA JOGAR XADREZ
O terceiro colocado foi o enxadrista Jozian Souza Carvalho aluno da Escola São Francisco. Também esteve com o seu emocional muito em evidência. Jogou abaixo de seu potencial, o suficiente para vencer os seguintes adversários: Antônio Lucas Nascimento e Ryan Patrick. Empatou com o vice-campeão Thiago Costa, somando 2,5 pontos. Mas, perdeu para o campeão Ítalo Thiago e Jonas Moreira. Com muita satisfação recebeu a Medalha de Bronze.
Ressaltamos o importante apoio da Escola quanto a formação e preparação de novos jogadores e quanto ao apoio ao Clube de Xadrez Marabá de suas instalações para sediar nossos eventos. Registramos nossos agradecimentos a Diretora Raimundinha, Professor Gileno Rocha e demais servidores.

Vejam abaixo mais informações sobre a disputa final:

domingo, 15 de setembro de 2013

FINALISTAS DO SUB14: JOSÉ THIAGO, ANTÔNIO NETO E JOÃO PAULO



A Escola Estadual “O Pequeno Príncipe”, situada na Nova Marabá foi o palco do Torneio Seletivo n.º 01 do Campeonato Marabaense Sub14 anos. A programação teve início a partir das 08:00 horas da manhã deste 14/09 (sábado) com o Congresso Técnico e em seguida a competição, promovida com o objetivo de selecionar três atletas para a Fase Final da categoria.





O torneio foi organizado pelo Sistema Suíço em 04 rodadas com o tempo de 11 minutos. Fizeram-se presentes alunos das escolas: João Anastácio de Queiros (04), Irmã Theodora (03), São Francisco (01) e Futuro Educacional (01).

Ao todo compareceram 18 atletas que, em função da regulação dos participantes em categorias (faixas etárias) alguns foram excluídos. Ao todo tivemos 09 competidores. Importante número dada a realização das provas nacionais da Olimpíada Brasileira de Matemática exatamente nesta data.

Pré Selecionados:
A primeira vaga do Seletivo 1 ficou com o aluno José Thiago Vieira Gomes, da Escola João Anastácio de Queiroz fez bonito e mostrou sua capacidade diante dos seus adversários, logrou êxito em todas as quatro partidas disputadas. A organização do certame pode perceber o talento deste atleta, desponta com enorme potencial. Quiçá pudéssemos trabalhar no aprimoramento técnico dos nossos prodígios. A falta de apoio e de políticas, como é comum em nosso Brasil, faz com que os talentos e genialidades precoces sejam desperdiçados pela falta de estrutura.

A segunda vaga ficou com o estudante Antônio de Pádua Rodrigues da Escola Futuro Educacional. Seu excelente desempenho proporcionou importantes vitórias (Valmir, João Paulo e Francielma Melo). Embora com a mesma pontuação do terceiro colocado, venceu no desempate pelos critérios do Bucchholz (10,5 milésimos). Mas, também venceu no confronto direto.

O aluno João Paulo Batista de Freitas da Escola São Francisco garantiu sua participação na Fase Final, com a terceira vaga ao conquistar três importantes vitórias (Francielma, Rhuan e Matheus Calebe). Ficou com 7,0 de milésimos.

Destacamos, oportunamente o empenho e o envio de bastantes atletas por parte dos professores Patrícia Correa e Leonilson da Silva, respectivamente das escolas João Anastácio de Queiroz e Irmã Theodora. Também, lembramos com satisfação a efetiva participação da escola São Francisco em nossos certames.

A Segunda Seletiva acontecerá no próximo dia 21 de setembro, no mesmo horário e na mesma escola, ou seja, a partir das 08:30 horas no Colégio Pequeno Príncipe.

Contribuíram muito neste trabalho o Professor Antonio Jorge e Patrícia Correa.

Tabelas da Competição: