Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PRIMEIRA MOSTRA CULTURAL DO MAIS EDUCAÇÃO

MARABAENSE SUB18 ANOS, PARA NASCIDOS ENTRE 01/01/1995 ATÉ 31/12/1996

AS CRIANÇAS JOGAVAM EM TODOS OS LUGARES, MESMO AO SOL.
MUITOS ESTUDANTES PARTICIPARAM E PRESTIGIARAM A PRIMEIRA MOSTRA CULTURAL

Presente em muitos municípios do Brasil o Programa Mais Escola, vem conseguindo desenvolver várias atividades educativas em Marabá, inclusive o Xadrez, compondo o Macrocampo dos Esportes, juntamente com outras modalidades. Em uma iniciativa inovadora o município realizou nesta manhã (27/09) nas instalações da Secretaria Municipal de Educação, a partir das 09:00 horas da manhã, a I Mostra Cultural do Mais Educação, com uma grande participação de Diretores, Coordenadores e Monitores e muitos alunos do programa. Muitas escolas criaram suas tendas e apresentaram os instrumentos pedagógicos das atividades desenvolvidas. Neste cenário colorido de ideias e projetos, destaque especial para o xadrez, presente em muitas tendas. Encontramos jogos de peças e tabuleiros oficiais e outros pequenos (não recomendados). 

AS PEÇAS MUITO PEQUENAS REPRESENTAM UM RISCO DE ACIDENTE
MAIS UM EXEMPLO NEGATIVO DE MATERIAL INADEQUADO PARA CRIANÇAS

Havia uma satisfação, uma alegria em apresentar e divulgar as ações locais. De certo, uma riqueza cultural se via com entusiasmo. Estávamos contribuindo com a Escola Irmã Theodora sob a coordenação (Mais Educação) da Professora Zípora e do Monitor Leonilson. Conseguimos levar o xadrez gigante que foi colocado sob tabuleiro de tnt e isto serviu para chamara a atenção de muitos. A Escola apresentou o Mate do Pastor com o Xadrez Vivo. A caracterização ficou por conta das camisetas com pintura das peças. Ficou bem bacana.

XADREZ VIVO FOI APRESENTADO PARA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Primeira Mostra Cultural é um grande encontro em que, muitos trabalhos são apresentados. Basicamente são as ações do Mais Educação como são trabalhadas nas escolas. Também é, um momento de pessoas de muitas escolas, encontramos gente que trabalha no Geladinho, na Comunidade de Quatro Bocas, Cruzeiro do Sul, São Félix, do Brejo do Meio e gente conhecida e querida. Nosso último mapeamento apontava para a existência de 46 escolas com atividades de xadrez. Pudemos ver que o número cresceu imensamente. Entre as novas escolas mapeadas temos: Escola Adão Machado, Escola Joel Pereira, Tancredo Neves e outras particulares.

ENCONTRO DOS EDUCADORES EFIGÊNIA, ARNILSON, NÚBIA, ARIONIDES, CRISTINA E PROF. JORGE 
EXISTE UM TRABALHO MARAVILHOSO SENDO REALIZADO NA ESCOLA ADÃO MACHADO (AO FUNDO)

Não podia terminar este texto sem destacar o trabalho realizado na Escola Adão Machado, nas Quatro Bocas. A Escola situada na Zona Rural vem conseguindo oferecer educação de qualidade com o desenvolvimento dos talentos que vão desde a pintura (vejam os quadros), da música, hortas e até aulas de xadrez, na tenda montada haviam três tabuleiros. Enfim, a Escola realiza um trabalho MARAVILHOSO e merece os nossos PARABÉNS! 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

TORNEIO SELETIVO SUB 18 ANOS NO SHOPPING NESTE 28/09 (SÁB)


Em cumprimento do Calendário de 2013, temos o primeiro Seletivo do Campeonato Marabaense Sub18 anos, vai acontecer no Shopping Pátio Marabá no próximo dia 28 de setembro (sábado) a partir das 14:00 horas. O Seletivo vai definir o nome de três participantes para a disputa da Fase Final.

O segundo Seletivo do Campeonato Marabaense Sub18 anos acontecerá no próximo dia 05 de outubro (o outro sábado), também no Shopping Pátio Marabá selecionando três novos atletas para a Final.

A Fase Final acontecerá no Shoppping Pátio Marabá no dia 06 de outubro a partir das 14:30 horas. As inscrições serão gratuitas e feitas 30 minutos antes das competições.

Podem participar nascidos entre: 01/01/1995 até 31/12/1996 de ambos os sexos.

É xadrez para todos as faixas etárias de um modo bem correto, cada um jogando em sua respectiva categoria. Agora é treinar e participar. Boa sorte.

FINAL DO MARABAENSE SUB14 ANOS NO SHOPPING PÁTIO MARABÁ


Realmente a semana passada foi muito difícil. Muita coisa deixou de funcionar, celular, internet e etc. Por pouco, muito pouco não deixamos de promover a Segunda Seletiva do Marabaense Sub14 anos. Felizmente Deus abençoou e tivemos a felicidade de contar com três novos participantes para a seletiva.

A programação, sem o devido tempo para divulgar ou contatar os participantes, previa a realização da Fase Final para o dia 22 de setembro a partir das 08:30 horas na Escola O Pequeno Príncipe. Como de costume, me antecipei para preparar o local dos jogos. Tivemos um problema. Perdemos nosso tempo e a fase final foi reprogramada, com os devidos ajustes de local, será realizado no próximo dia 28 de setembro a partir das 14:30 horas no Shopping Pátio Marabá no 4º piso (Praça de Alimentação) bem próximo da escada rolante.

O enxadrista João Paulo Batista de Freitas, da Escola São Francisco pediu transferência da escola por conta de mudança, já está residindo em outro estado, por conta disto, como o comunicado chegou em boa hora, podemos providenciar a convocação de outro enxadrista do mesmo seletivo que selecionou o João Paulo e assim, vão poder participar da disputa da Fase Final do Campeonato Marabaense 2013 - sub14 anos: 

N.º Enxadristas                                Escolas       
1    José Thiago Vieira Gomes        Anastácio de Queiroz
2    Antonio de Pádua Rodrigues     Futuro Educacional   
3    Matheus Moreira de Jesus        Anastácio de Queiroz
4    Jackeline Iashmim S. Aguirra    Anísio Teixiera
5    Marcus Vinicius Labres Silva    Chico Mendes
6    Pedro Luiz Souza Favacho        Delzuita Albuquerque

1ª Rodada
No Name                             Result   Name                           
 1 Jackeline Iashmim S. Agui,  (1)     :     Pedro Luiz Souza Favacho,  (6) 
 2 Matheus Moreira  de Jesus  (2)     :     Marcus Vinicius Labres Si,  (5)
 3 Antônio de Pádua Neto,  (3)          :     José Thiago Vieira Gomes,  (4) 

2ª Rodada
No Name                             Result   Name                           
 1 Pedro Luiz Souza Favacho,  (6)      :     José Thiago Vieira Gomes,  (4) 
 2 Marcus Vinicius Labres Si,  (5)       :     Antônio de Pádua Neto,  (3)    
 3 Jackeline Iashmim S. Agui,  (1)       :     Matheus Moreira  de Jesus  (2)

3ª Rodada
No Name                             Result   Name                           
 1 Matheus Moreira  de Jesus  (2)      :     Pedro Luiz Souza Favacho,  (6) 
 2 Antônio de Pádua Neto,  (3)            :     Jackeline Iashmim S. Agui,  (1)
 3 José Thiago Vieira Gomes,  (4)      :     Marcus Vinicius Labres Si,  (5)

4ª Rodada

No Name                             Result   Name                           

 1 Pedro Luiz Souza Favacho,  (6)      :     Marcus Vinicius Labres Si,  (5)
 2 Jackeline Iashmim S. Agui,  (1)       :     José Thiago Vieira Gomes,  (4) 
 3 Matheus Moreira  de Jesus  (2)       :     Antônio de Pádua Neto,  (3)    

5ª Rodada

No Name                             Result   Name                           
 1 Antônio de Pádua Neto,  (3)            :     Pedro Luiz Souza Favacho,  (6) 
 2 José Thiago Vieira Gomes,  (4)      :     Matheus Moreira  de Jesus  (2)
 3 Marcus Vinicius Labres Si,  (5)        :     Jackeline Iashmim S. Agui,  (1)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

RICARDO VINICIUS VENCE O MARABAENSE SUB16 ANOS

NOSSO BOM JOGADOR RICARDO VINÍCIUS CASTRO E SOUSA

Neste final de semana tivemos a realização da Fase Final do Campeonato Marabaense Sub16 anos, promovido na Escola O Pequeno Príncipe na tarde de 21/09 (sábado) que apontou como Campeão Ricardo Vinícius C. Souza, aluno da Escola A Fazendinha com 5,0 pontos conquistados.

Diante das dificuldades de uma semana horrível em que não funcionaram telefone fixos, móveis e até internet e compromissos pessoais, prestigiando os jogadores que compareceram pela segunda vez para participarem do seletivo, a organização usando do bom senso decidiu partir para a Fase Final do Marabaense Sub16 anos.

MIRELI LIMA PEREIRA GAROTA DE FUTURO

Mais uma vez tivemos a presença dos interessados: Ricardo Vinícius, Gabriel Ramos e Liliane Evangelista. Logo em seguida chegou a atleta Mireli Lima Pereira. Em comum acordo partimos para o Sistema Round-Robin em dois turnos com o tempo de 11 minutos nocaute.

Sendo o garoto Ricardo Vinícius considerado como favorito, tivemos algumas surpresas no primeiro turno, como a derrota de Liliane Guimaraes para Gabriel e Mireli. Outra surpresa foi Liliane vencer Ricardo Vinícius. O primeiro turno terminou assim: Gabriel 2,0 pts; Ricardo 2,0 pts; Liliane e Mireli 1,0 pt.

O CAMPEÃO RICARDO (CENTRO), A VICE LILIANE (ESQ) E O 3º LUGA GABRIEL RAMOS

Precisando recuperar a dianteira e evitar surpresas desagradáveis Ricardo Vinícius voltou a usar a sua técnica vitoriosa e derrotou todos os adversários no segundo turno. Liliane voltou a derrotar Gabriel e Mireli. Considerando os confrontos (apenas) do segundo turno a classificação ficou assim: Ricardo 3,0 pts; Liliane 2,0 pts; Gabriel 1,0 pt e Mireli 0,0 pts.

Contabilizando todas as partidas disputadas tivemos o campeão Ricardo Vinícius Castro e Sousa com 5 vitórias e apenas 1 derrota. Empatados com 3,0 pontos Liliane Evangelista e Gabriel Ramos. O vice-campeonato ficou Liliane Evangelista pelos critérios do sonnenborn-berger quando ficou com 9,0 milésimos contra 5,0 milésimos de Gabriel de Souza Ramos que ficou em terceiro lugar. A garota Mireli Lima Pereira da Escola Disneylândia teve uma participação destacada por seu estilo, muito calma e tranquila e boas jogadas no tabuleiro. Conseguiu vencer a vice-campeã Liliane Guimaraes.

Ao final foram entregues as medalhas de ouro, prata e bronze. Parabéns Moçada!



sábado, 21 de setembro de 2013

NA FINAL DO SUB14: IASHMIM, MARCUS VINÍCIUS E PEDRO LUIZ


O Segundo Torneio Seletivo do Marabaense Sub14 anos aconteceu neste 21/09 (sábado), nas dependências da Escola Estadual O Pequeno Príncipe na Nova Marabá. A competição contou com a participação de 03 atletas e foi promovido pelo Sistema Round-Robin com o tempo padrão de 11 minutos. Com facilidades Jackeline Iashmim S. Aguirra confirmou o seu favoritismo e venceu todas as partidas.

No últimos três dias fomos afetados com a queda das linhas da VIVO e da TIM que deixaram de funcionar. Tivemos problemas de comunicação e desencontros com os professores da Escola Irmã Thedora e João Anastácio de Queiroz, enfim, fomos prejudicados e seguimos com o nosso propósito.

O Seletivo visava a classificação de três atletas, com apenas três inscritos, todos já estavam classificados, mas, era importante promover o seletivo e movimentar os participantes.

JACKELINE IASHMIM GARANTIU VAGA NA FINAL

Enfim, tivemos a seguinte classificação final:



A Fase Final contará com a participação dos atletas José Thiago, Antônio de Pádua Neto, João Paulo, Jackeline Iashmim, Marcus Vinícius e Pedro Luiz. Todos deverão comparecer conforme informações abaixo:


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

TORNEIOS DO FINAL DE SEMANA SUB14 E SUB16 ANOS

MESA DE XADREZ DO MARABAENSE SUB14 ANOS

Mais um fim de semana com programação enxadrística na Escola O Pequeno Príncipe, na Nova Marabá. Serão realizados dois torneios seletivos e duas decisões dos Campeonatos Marabaenses Sub14 e Sub16 anos. 

A programação oficial foi alterada em função de compromissos pessoais, prevalecendo a mesma data para os Torneios Seletivos, ocorrendo mudança quanto ao horário dos jogos. A programação do dia 21 de setembro da parte da manhã ficou programada para a parte da tarde, ocorrendo os dois torneios seletivos a partir das 14:00 horas com o Congresso Técnico e início dos jogos a partir das 14:30 horas.

Faremos um breve expediente pela manhã com a finalidade de informar àqueles que chegarem para virem no horário vespertino. 

Seguindo o calendário teremos:

a) Torneio Seletivo 2 - Campeonato Marabaense Sub14 anos
    Data: 21/09/2013 - Inscrições e Congresso Técnico 14:00 horas
    Finalidade: classificar 03 enxadristas para a Fase Final
    Início dos Jogos: 14:30 horas
    Tempo de Reflexão: 11:00 minutos

b) Torneio Seletivo 2 - Campeonato Marabaense Sub16 anos
    Data: 21/09/2013 - Inscrições e Congresso Técnico 14:00 horas
    Finalidade: classificar 06 enxadristas para a Fase Final
    Início dos Jogos: 14:30 horas
    Tempo de Reflexão: 11:00 minutos

c) Final do Campeonato Marabaense Sub14 anos
    Data: 22/09/2013 - Congresso Técnico 08:00 horas
    Finalidade: apontar o Campeão Marabaense Sub14 anos
    Início dos Jogos: 08:30 horas
    Tempo de Reflexão: 11:00 minutos

d) Final do Campeonato Marabaense Sub16 anos
    Data: 22/09/2013 - Congresso Técnico 08:00 horas
    Finalidade: apontar o Campeão Marabaense Sub16 anos
    Início dos Jogos: 08:30 horas
    Tempo de Reflexão: 11:00 minutos

Eis a nossa maratona que deverá ser cumprida na tarde de sábado e manhã de domingo. Boa sorte aos participantes.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

KAYLANE LIMA VENCE O MARABAENSE SUB12 ANOS


A Fase Final do Campeonato Marabaense Sub12 anos, realizada na Escola São Francisco neste 15 de setembro, foi super empolgante, emocionante e surpreendente. A competição serviu para revelar os talentos da Campeã Kaylane Vitória Nogueira Lima e Jefferson Ribeiro de Souza.


A competição contou com a participação de 04 enxadristas do total de 06 selecionados, fato que não impediu o sucesso do evento, mas, tivemos que fazer ajustes com a eliminação dos faltosos: Thiago Pereira de Araújo (Escola Irmã Theodora) e Wítalo Fernando de S. Santos (Escola Jonathas Pontes Athias). Como proposta de evitar os empates comuns no Round-Robin em competições com apenas 04 enxadristas, ficou acertado o turno e returno entre os participantes, alternando-se as cores das peças do primeiro turno. O tempo foi reduzido para 11 minutos, prevalecendo o modo Xadrez Rápido.

Havia uma expectativa, apostas em torno do resultado final. A maioria apostava no talento de Kaylane e eu ficava me lembrando do garoto Jefferson, das suas partidas na Fase de Classificação e do Torneio do São Francisco (blitz 5 minutos) quando somou 6 pontos em 7 possíveis, nesta competição Kaylane conquistou 4 em 7 pontos disputados, performances positivas e surpreendentes destes talentos.





Na segunda rodada do primeiro turno o garoto Jefferson jogou de negras e venceu a Kaylane Vitória, uma surpresa para todos. No entanto, no returno quem jogou de negras foi a Kaylane a vencedora do confronto. Na partida final veio a classificação com o empate em pontos, no confronto direto, nos critérios do Sonnenborn-Berger e nas vitórias com as negras. Tudo empatado.

A solução foi a realização de uma partida extra com o mesmo tempo (11 minutos de reflexão) e com sorteio da cor das peças. No confronto final e decisivo ficou Kaylane de brancas e Jefferson de negras. O resultado final foi... Kaylane Vitória Nogueira Lima como Campeeeeãããã Marabaense do Sub12 anos de 2013.

Assim como ocorrido na Final do Sub10, no Sub12 aconteceu a premiação com medalhas para os três melhores classificados, embora, programamos a Cerimônia de Premiação com a entrega de medalhas personalizadas. A excelente ideia foi do Professor Gileno Rocha ao qual agradecemos imensamente. 

Como foi as disputas:


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ÍTALO THIAGO É O CAMPEÃO MARABAENSE SUB10 ANOS DE 2013

NÓS ESTAMOS FELIZES!

Aconteceu neste domingo (15/09) a primeira final do ano com a decisão do título do Campeonato Marabaense Sub10 anos, realizado na Escola São Francisco e vencido pelo enxadrista da casa (Escola São Francisco) Ítalo Thiago Freitas da Silva.

O tempo estava bom, mas, esteve tenso o tempo todo. Os garotos demonstraram muito nervosismo e ansiedade. Faltava paciência para aproveitarem o tempo de 15 minutos de reflexão e realizavam jogadas com muita rapidez, sem a reflexão devida. Considerando a baixa idade dos participantes, com 10 anos para menos, para a maioria deles era a primeira experiência de participar de uma fase final e era comum encontrar as mãos geladas de tanto nervosismo. Ainda assim, percebemos que houve méritos na conquista e a escola vencedora está de parabéns.

MESA DE JOGO

CONGRESSO TÉCNICO

MOMENTO DE DESCONCENTRAÇÃO

O torneio final contou com a participação dos seis finalistas classificados em dois torneios classificatórios, caracterizando-se como os melhores enxadristas de Marabá na categoria Sub10 anos. A competição foi realizada pelo Sistema Round-Robin, comumente chamado de “Schuring” em 05 rodadas com o tempo de 15 minutos de reflexão.

O enxadrista Ítalo Thiago Freitas da Silva da Escola São Francisco foi o grande vencedor. Estava mais calmo e consciente de suas estratégias e conseguiu superar quatro adversários diferentes: Jonas dos Santos, Jozian Carvalho, Ryan Patrick e Antônio Lucas Nascimento e foi derrotado pelo enxadrista Thiago Costa Lopes o vice-campeão do Campeonato Marabaense Sub10 anos. Ao campeão foi entregue a Medalha de Ouro, fato que provocou maior descontração.

O garoto Thiago Costa Lopes da Escola São Francisco conseguiu excelente desempenho na competição e foi o vice-campeão com duas importantes vitórias contra Antônio Lucas Nascimento e venceu também o Campeão Ítalo Thiago e dois empates contra Ryan Patrick Monteiro e Jozian Carvalho, totalizando 3,0 pontos. Com muita alegria ficou com a Medalha de Prata.

UM BOM LOCAL PARA JOGAR XADREZ
O terceiro colocado foi o enxadrista Jozian Souza Carvalho aluno da Escola São Francisco. Também esteve com o seu emocional muito em evidência. Jogou abaixo de seu potencial, o suficiente para vencer os seguintes adversários: Antônio Lucas Nascimento e Ryan Patrick. Empatou com o vice-campeão Thiago Costa, somando 2,5 pontos. Mas, perdeu para o campeão Ítalo Thiago e Jonas Moreira. Com muita satisfação recebeu a Medalha de Bronze.
Ressaltamos o importante apoio da Escola quanto a formação e preparação de novos jogadores e quanto ao apoio ao Clube de Xadrez Marabá de suas instalações para sediar nossos eventos. Registramos nossos agradecimentos a Diretora Raimundinha, Professor Gileno Rocha e demais servidores.

Vejam abaixo mais informações sobre a disputa final:

domingo, 15 de setembro de 2013

FINALISTAS DO SUB14: JOSÉ THIAGO, ANTÔNIO NETO E JOÃO PAULO



A Escola Estadual “O Pequeno Príncipe”, situada na Nova Marabá foi o palco do Torneio Seletivo n.º 01 do Campeonato Marabaense Sub14 anos. A programação teve início a partir das 08:00 horas da manhã deste 14/09 (sábado) com o Congresso Técnico e em seguida a competição, promovida com o objetivo de selecionar três atletas para a Fase Final da categoria.





O torneio foi organizado pelo Sistema Suíço em 04 rodadas com o tempo de 11 minutos. Fizeram-se presentes alunos das escolas: João Anastácio de Queiros (04), Irmã Theodora (03), São Francisco (01) e Futuro Educacional (01).

Ao todo compareceram 18 atletas que, em função da regulação dos participantes em categorias (faixas etárias) alguns foram excluídos. Ao todo tivemos 09 competidores. Importante número dada a realização das provas nacionais da Olimpíada Brasileira de Matemática exatamente nesta data.

Pré Selecionados:
A primeira vaga do Seletivo 1 ficou com o aluno José Thiago Vieira Gomes, da Escola João Anastácio de Queiroz fez bonito e mostrou sua capacidade diante dos seus adversários, logrou êxito em todas as quatro partidas disputadas. A organização do certame pode perceber o talento deste atleta, desponta com enorme potencial. Quiçá pudéssemos trabalhar no aprimoramento técnico dos nossos prodígios. A falta de apoio e de políticas, como é comum em nosso Brasil, faz com que os talentos e genialidades precoces sejam desperdiçados pela falta de estrutura.

A segunda vaga ficou com o estudante Antônio de Pádua Rodrigues da Escola Futuro Educacional. Seu excelente desempenho proporcionou importantes vitórias (Valmir, João Paulo e Francielma Melo). Embora com a mesma pontuação do terceiro colocado, venceu no desempate pelos critérios do Bucchholz (10,5 milésimos). Mas, também venceu no confronto direto.

O aluno João Paulo Batista de Freitas da Escola São Francisco garantiu sua participação na Fase Final, com a terceira vaga ao conquistar três importantes vitórias (Francielma, Rhuan e Matheus Calebe). Ficou com 7,0 de milésimos.

Destacamos, oportunamente o empenho e o envio de bastantes atletas por parte dos professores Patrícia Correa e Leonilson da Silva, respectivamente das escolas João Anastácio de Queiroz e Irmã Theodora. Também, lembramos com satisfação a efetiva participação da escola São Francisco em nossos certames.

A Segunda Seletiva acontecerá no próximo dia 21 de setembro, no mesmo horário e na mesma escola, ou seja, a partir das 08:30 horas no Colégio Pequeno Príncipe.

Contribuíram muito neste trabalho o Professor Antonio Jorge e Patrícia Correa.

Tabelas da Competição:
 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

VITOR ARAÚJO (RN) E LARA CAROLINA (PR) VENCEM JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE


Jogando em casa, Vitor Araujo conquistou o lugar mais alto no pódio. No feminino a paranaense Lara Carolina Malanowski foi a campeã da categoria (para atletas de 12, 13 e 14 anos).

O Rio Grande do Norte chegou ao lugar mais alto no pódio dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. O potiguar Vitor Araújo, do colégio Overdose, de Natal, conquistou o título no xadrez. Vitor pratica o esporte há quatro anos e começou por incentivo dos pais.
Em segundo lugar ficou Igor Cadillac, do colégio Lantagi, de São Paulo, e a terceira colocação foi Pedro Paulino, do Colégio Jesus Maria José, de Minas Gerais. Em 2011, durante a participação nas Olimpíadas Escolares realizada na cidade de João Pessoa, na Paraíba, Vítor havia ficado na 14ª posição.
- Eu treino online, pela internet, jogando contra outros enxadristas. Comecei por incentivo de meu pai. Até os onze anos, eu sabia movimentar as peças, mas sem o cálculo necessário dentro de uma partida - disse o atleta potiguar.

No Feminino
A vencedora do torneio feminino foi Lara Carolina Malanowski, do colégio Sepam, do Paraná. Em segundo lugar ficou Ane Costa, do Colégio Estadual Santo Antônio, de Santa Catarina, e em terceiro ficou Jade Vitória Souza, aluna do Maria Gabriela, do estado do Pará.

Um EXTRA. 
Gostei muito do artigo e transcrevo-o abaixo:
Um jogo de xadrez – Por Rosildo Barcellos


Data: 05 maio 2012 - Hora: 18:15 - Por: Portal JH
Paço Imperial, 13 de maio de 1888… começa o jogo. Eram três da tarde. Com a Lei Imperial 3353. É um jogo de xadrez. Mas que por mão mágica é movido. No entanto os brancos saem na frente…


Invejo a lucidez desse jogo porque mesmo não tendo toda a decisão tenho a capacidade de influenciá-lo. E depois mais cedo ou mais tarde tenho de aprender a respeitar a ordem natural das coisas e mudar as peças para que joguem ao meu favor.



Mas acredito que na vida, apesar de tudo, a verdade e a justiça sempre acabam por triunfar e sem pestanejar prossigo o ato, o jogo continua… As peças pretas saem loucas para atingir a última linha. Sabe-se apenas que se regras forem violadas há o risco do peão não chegar. Chega a hora de reunir o necessário e esquecer o acessório conduzindo o destino de cada peça. Começo a perceber uma regra de continuidade e de respostas em cada jogada. É o nosso cotidiano.

Aprender a mover as peças é entender que dois exércitos se enfrentam. São peças pretas contra as peças brancas e peças brancas contra peças pretas e cada jogador tem 16 delas. Essa é a nossa única diferença: não sabemos quanto tempo temos, quantos dias teremos e não sabemos se obteremos chance de consertar o mal que fizemos ou identificar qual foi a nossa “jogada errada”. Mas o objetivo é o mesmo: fazer com que ao final o rei adversário fique sem saída e abdique… É o xeque-mate.

Na vida real cada decisão nossa é um xeque-mate. Mas algumas regras são importantes saber! Por exemplo: uma pedra preta será sempre uma pedra preta, mas isso não interfere no jogo, pois não são somente as brancas que ganham. Um outro exemplo é o movimento do cavalo: muitas vezes devemos desviar de algo para atingir nosso objetivo e depois um terceiro exemplo: um peão que vira dama mesmo com toda a movimentação diferenciada pode “morrer” nas mãos de uma outra peça, mesmo que seja um imoderado e simples peão.

É assim é a nossa vida, tal qual um jogo de xadrez, nossas idas e vindas, nossos problemas atribuladores a enfrentar. O jogo não acaba sem angústia e sem perdas para ambos os lados. Cada ato nosso é mais uma jogada, a favor claro do brilhantismo do jogo; a favor do realce de matizes da vida, limites traçados para o amor em preto e branco. 13 de maio de 2012; fim do jogo? Talvez? Entretanto um grande fato nunca devemos esquecer… O movimento de uma pedra interfere no movimento das outras. E sem dúvida nenhuma o mais importante é a surpresa reservada para o “Gran Finale”: pedras brancas e pedras pretas; a toda poderosa rainha, a esnobe torre, o filantropo bispo ou o humilde peão, sem outra alternativa, voltam para a mesma caixinha!


Articulista (barcellos.sitecar@gmail.com)

Rosildo Barcellos

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CONVOCAÇÃO DOS FINALISTAS DO MARABAENSE SUB12 ANOS


O Clube de Xadrez Marabá convoca os Finalistas do Campeonato Marabaense da Categoria Sub12 anos, já devidamente selecionados,  a participarem da Fase Final, que acontecerá no próximo dia 15 de setembro a partir das 14h00 nas dependências da Escola São Francisco – Cidade Nova.

A programação da Fase Final terá início com a realização do Congresso Técnico a partir das 14:00 horas, com explicações acerca do regulamento e da premiação. Embora seja necessária, não é obrigatória a participação no Congresso Técnico mas, o ausente ao Congresso Técnico aceita de imediato os termos da competição, não podendo depois efetuar reclamações.

Estão convocados: Kaylane Vitória Nogueira de Lima e Thiago Pereira de Araújo da Escola Irmã Theodora, Jefferson Ribeiro de Souza, Rony de Souza Carvalho e Raimundo Moura Tabosa Neto da Escola São Francisco e Wítalo Fernando de S. Santos da Escola Jonathas Pontes Athias. Todos os estabelecimentos de ensino foram contactados por meio de ofício, convocatória e material do blog (para colocar no quadro de avisos). A competição terá a seguinte programação oficial:

Dia 15 de Setembro :           
14h00min - Congresso Técnico
14h30min - 1ª Rodada
15h00min - 2ª Rodada
15h30min - Intervalo
15h40min - 3ª Rodada
16h10min - 4ª Rodada
16h50min - 5ª Rodada


CONVOCAÇÃO DOS FINALISTAS DO MARABAENSE SUB-10 ANOS


O Clube de Xadrez Marabá convoca os Finalistas do Campeonato Marabaense da Categoria Sub10 anos, já devidamente selecionados,  a participarem da Fase Final, que acontecerá no próximo dia 15 de setembro a partir das 08h00 nas dependências da Escola São Francisco – Cidade Nova.

A programação da Fase Final terá início com a realização do Congresso Técnico a partir das 08:00 horas, com explicações acerca do regulamento e da premiação. Embora seja necessária, não é obrigatória a participação no Congresso Técnico mas, o ausente ao Congresso Técnico aceita de imediato os termos da competição, não podendo depois efetuar reclamações.

Estão convocados: Ítalo Thiago Freire da Silva, Jozian Souza Carvalho, Ryan Patrick Ferreira Monteiro, Thiago Costa Lopes e Jonas Moreira dos Santos da Escola São Francisco e Antônio Lucas B. Nascimento da Escola Walt Disney. Todos os estabelecimentos de ensino foram contactados por meio de ofício, convocatório e material do blog. A competição terá a seguinte programação oficial:

Dia 15 de Setembro :           
08h00min - Congresso Técnico
08h30min - 1ª Rodada
09h00min - 2ª Rodada
09h30min - Intervalo
09h40min - 3ª Rodada
10h10min - 4ª Rodada
10h40min - 5ª Rodada

domingo, 8 de setembro de 2013

JADE SOUZA (PA) BRILHA NOS JOGOS ESTUDANTIS DA JUVENTUDE

LARA CAROLINA MALANOWSKI

Os Jogos Estudantis da Juventude foi realizado durante os dias 06 e 08 de setembro. Dentre as modalidades esteve presente o xadrez com a participação de um representante de cada unidade da federação nos gêneros feminino e masculino. O Estado do Pará esteve representado por Jade Victória Araújo de Souza na Categoria A no Feminino para jogadores de 12, 13 e 14 anos. Dois estados da Região Norte deixaram de participar no masculino o Acre e o Pará. 

Fomos representados na grande vitrine do Xadrez Estudantil pela garota Jade de Souza que começou muito bem, venceu com facilidade a representante do estado do Mato Grosso do Sul Flávia Sirahata Hasegava. Na segunda rodada foi derrotada por Letícia Aragão de Freitas (SE) após ter vantagem material. Voltou a jogar bem na terceira rodada e derrotou Emilly Priscila Gomes Nascimento (PB). Na quarta rodada enfrentou a representante potiguar Catarina Brandão Araújo e venceu, ao que parece pelo fator tempo quando havia vantagem para Catarina. Após a quarta rodada com 03 pontos com apenas 01 derrota já estava fora da disputa do primeiro lugar. A representante do Estado do Paraná Lara Carolina Malanowski com 04 pontos precisava de apenas um empate e conseguiu diante da sul mato-grossense Flávia Sirahata.


Com 4,5 pontos a campeã foi a paranaense Lara Carolina Malanowski. A vice-campeã foi a catarinense Ane Caroline Costa com 4,0 pontos e em Terceiro Lugar, do Estado do Pará, Jade Victória Araújo de Souza também com 4,0 pontos.

Os Jogos Estudantis da Juventude foi organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) dirigido pelo Élcio Conte Lofredo Mourão (Árbitro Internacional) e com direção de arbitragem de Maximo Igor Macedo (RN) e Árbitro Regional Lindomar Tonini, pelo Sistema Suíço em 05 rodadas com o tempo de 65 minutos (provavelmente).

Classificação Final:


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

FINAL DO MARABAENSE SUB12 NO DIA 15 DE SETEMBRO


No mesmo dia em que faremos a Final do Marabaense Sub10 anos, também estaremos promovendo a Final do Sub12 anos, só que, no período da tarde, na Escola São Francisco na Cidade Nova no dia 15 de setembro com o propósito de apontar o Campeão da categoria.

Com a participação de 06 atletas das escolas São Francisco (03), Irmã Theodora (02) e da Jonathas Pontes Athias (01) a competição tem tudo para ser um sucesso. Visando antecipar alguns detalhes acerca do evento, contando que já temos todos os selecionados, podemos apresentar todas as rodadas, como veremos a seguir.

A Fase Final do Campeonato Marabaense Sub12 anos será realizada pelo Sistema Round-Robin com todos jogando entre si, com o tempo de 15 minutos de reflexão.

Algumas novidades já podem ser vistas por todos, estão lançando os ID's (números de identificação) perante o Clube de Xadrez que, é basicamente o número de cadastro. Outra importante novidade, considerando nossa preferência por competição no modo Xadrez Rápido, estamos apresentando o Rating de cada enxadrista. O rating apresentado surge a partir do levantamento da primeira competição do ano até os jogos das Olimpíadas da Escola Disneylândia.

Veja a seguir a lista dos participantes ordenada a partir dos ratings dos participantes:


A competição seguirá a seguinte programação:


FINAL DO MARABAENSE SUB10 NO DIA 15 DE SETEMBRO



A Escola São Francisco no Bairro do Aeroporto no Núcleo da Cidade Nova, será palco das disputas das Finais dos Campeonatos Marabaenses Sub10 e 12 anos que acontecerá no próximo dia 15 de setembro, envolvendo os enxadristas classificados no dois Torneio de Classificação, ocorridos no dia 25 e 31 de agosto do ano em curso.

Campeonato Marabaense Sub10 anos


Os jogos Finais do Campeonato Marabaense Sub10 anos contará os 06 atletas classificados que jogarão pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 15 minutos nocaute. Estão habilitados 06 atletas, sendo 05 destes oriundos de Escolas Públicas e apenas 01 de Escola Privada. 

Por sediar os campeonatos classificatórios a Escola São Francisco gozou do privilégio de jogar em casa, com um grande número de atletas inscritos, no entanto, muitas escolas foram convidadas e tiveram a oportunidade de apresentar seus jogadores. Mas, Parabéns para a SÃO FRANCISCO que vem muito forte para a disputa da Fase Final.

A Escola Walt Disney conseguiu emplacar o bom garoto Antônio Lucas que venceu a primeira Fase Seletiva e está na Final. Aliás, vejo que o Lucas gosta muito de jogar e tem prestigiado algumas de nossas competições.

Lista dos Participantes

Atletas classificados em 25 e 31 de agosto de 2013:




Dia 15 de Setembro

Congresso Técnico: 08h00 min - Término: 08h30min.

1ª Rodada - Início: 08h30min - Término: 09h00min.



2ª Rodada - Início: 09h00min - Término: 09h30min:



Intervalo: 09h30min - Término: 09h40min

3ª Rodada - Início: 09h40min - Término: 10h10min:



4ª Rodada - Início: 10h10min - Término: 10h40min:



5ª Rodada - Início: 10h40min - Término: 11h10min: