quinta-feira, 5 de setembro de 2013

FINAL DO MARABAENSE SUB12 NO DIA 15 DE SETEMBRO


No mesmo dia em que faremos a Final do Marabaense Sub10 anos, também estaremos promovendo a Final do Sub12 anos, só que, no período da tarde, na Escola São Francisco na Cidade Nova no dia 15 de setembro com o propósito de apontar o Campeão da categoria.

Com a participação de 06 atletas das escolas São Francisco (03), Irmã Theodora (02) e da Jonathas Pontes Athias (01) a competição tem tudo para ser um sucesso. Visando antecipar alguns detalhes acerca do evento, contando que já temos todos os selecionados, podemos apresentar todas as rodadas, como veremos a seguir.

A Fase Final do Campeonato Marabaense Sub12 anos será realizada pelo Sistema Round-Robin com todos jogando entre si, com o tempo de 15 minutos de reflexão.

Algumas novidades já podem ser vistas por todos, estão lançando os ID's (números de identificação) perante o Clube de Xadrez que, é basicamente o número de cadastro. Outra importante novidade, considerando nossa preferência por competição no modo Xadrez Rápido, estamos apresentando o Rating de cada enxadrista. O rating apresentado surge a partir do levantamento da primeira competição do ano até os jogos das Olimpíadas da Escola Disneylândia.

Veja a seguir a lista dos participantes ordenada a partir dos ratings dos participantes:


A competição seguirá a seguinte programação:


FINAL DO MARABAENSE SUB10 NO DIA 15 DE SETEMBRO



A Escola São Francisco no Bairro do Aeroporto no Núcleo da Cidade Nova, será palco das disputas das Finais dos Campeonatos Marabaenses Sub10 e 12 anos que acontecerá no próximo dia 15 de setembro, envolvendo os enxadristas classificados no dois Torneio de Classificação, ocorridos no dia 25 e 31 de agosto do ano em curso.

Campeonato Marabaense Sub10 anos


Os jogos Finais do Campeonato Marabaense Sub10 anos contará os 06 atletas classificados que jogarão pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 15 minutos nocaute. Estão habilitados 06 atletas, sendo 05 destes oriundos de Escolas Públicas e apenas 01 de Escola Privada. 

Por sediar os campeonatos classificatórios a Escola São Francisco gozou do privilégio de jogar em casa, com um grande número de atletas inscritos, no entanto, muitas escolas foram convidadas e tiveram a oportunidade de apresentar seus jogadores. Mas, Parabéns para a SÃO FRANCISCO que vem muito forte para a disputa da Fase Final.

A Escola Walt Disney conseguiu emplacar o bom garoto Antônio Lucas que venceu a primeira Fase Seletiva e está na Final. Aliás, vejo que o Lucas gosta muito de jogar e tem prestigiado algumas de nossas competições.

Lista dos Participantes

Atletas classificados em 25 e 31 de agosto de 2013:




Dia 15 de Setembro

Congresso Técnico: 08h00 min - Término: 08h30min.

1ª Rodada - Início: 08h30min - Término: 09h00min.



2ª Rodada - Início: 09h00min - Término: 09h30min:



Intervalo: 09h30min - Término: 09h40min

3ª Rodada - Início: 09h40min - Término: 10h10min:



4ª Rodada - Início: 10h10min - Término: 10h40min:



5ª Rodada - Início: 10h40min - Término: 11h10min:


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

SELETIVAS DO SUB14 E SUB16 NOS DIAS 14 E 21 DE SETEMBRO


A Escola O Pequeno Príncipe na Folha 32 Quadra Especial na Nova Marabá, sediará os Torneios Seletivos das Categorias Sub14 e Sub16 anos que acontecerão nos dias 14 e 21 de setembro, com o objetivo de selecionar os representantes da Fase Final e apontar o Campeões das respectivas categorias.

É a primeira vez que o Clube de Xadrez Marabá realiza uma atividade nesta Escola. A realização dos torneios também tem a pretensão de apresentar este esporte para todo o segmento estudantil. Mas, mesmo assim a Escola, graças ao trabalho do Professor Maurício e com total apoio dos Diretores Antonio e Francilete. Lembramos de importantes nomes que esta escola apresentou Liliane e Sara Rivera, todas com destaques nos certames do Clube de Xadrez e dos Jogos Estudantis Marabaenses e da Castanha.

O Clube de Xadrez Marabá espera contar com um bom número de participantes da Escola Sede, do Jonathas Athias, Disneylândia, Anísio Teixeira, Acy Barros entre outras importantes.

Seletivo do Sub14 anos
Podem participar da Fase de Classificação do Sub14 anos os nascidos entre 01 de janeiro de 1999 até 31 de dezembro de 2000. A competição será realizada a partir das 08:30 horas do dia 14 de setembro de 2013.

Seletivo do Sub16 anos
Podem participar da Fase de Classificação do Sub14 anos os nascidos entre 01 de janeiro de 1997 até 31 de dezembro de 1998. A competição será realizada a partir das 14:30 horas do dia 14 de setembro de 2013.

As inscrições serão para os referidos torneios e serão realizadas meia hora antes de iniciar as respectivas competições.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

LETÍCIA DIAS VENCE O G2 DAS OLIMPÍADAS DA DISNEYLÂNDIA


As Olimpíadas da Escola Disneylândia (OLIED), na sua sétima edição, contemplou também, na manhã deste domingo (1º/09) os alunos a partir da sétima série. E os jogos ocorreram simultaneamente aos do Grupo 1. O G2 contou com a participação de 05 atletas que jogaram no Round-Robin (Schuring) e apresentou a estudante Letícia Vieira Dias da 7ª série como vencedora da Medalha de Ouro.

A competição foi organizada pelo Clube de Xadrez Marabá por meio dos seus diretores Francisco Arnilson e Gileno Rocha que não medem esforços para apoiar a difusão enxadrística em todos os estabelecimentos de ensino que, por sinal, embora de modo geral ainda seja valorizado, apresenta indicadores altamente positivos para a comunidade estudantil, desde melhoras nos aspectos disciplinares até intelectuais. A prova disto é que dois grandes estabelecimentos de ensino o Centro Educacional Disneylândia e o Futuro Educacional não abrem mão desta pedagogia complementar que, além de aumentar a autoestima propicia melhoras no rendimento escolar, ou seja, até as notas melhoram.

A jovem enxadrista Letícia Vieira Dias foi uma agradável surpresa. Com 100% de aproveitamento ela venceu a todas as adversárias com boa técnica. Contou com fortes concorrentes como Alanis Patrick e Mirelli Pereira. 


A grande campeã Letícia Vieira Dias com 04 pontos foi premiada com a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata ficou Alanis Patrick que fez 03 pontos em 04 possíveis, perdeu apenas para a Campeã. A Medalha de Bronze ficou com Mireli Lima Pereira que conseguiu 02 pontos em 04 possíveis. As três atletas compõem uma forte equipe e com experiência em competições do Clube de Xadrez e dos Jogos Estudantis. Assim, devem continuar se aprimorando visando a participação nos Jogos Estudantis da Castanha que este ano já previsão de data, dias 30 e 31 de outubro.

O Clube de Xadrez aproveita a oportunidade para agradecer e enaltecer o brilhante trabalho produzido na Escola Disneylândia. A Diretora Eva Mourão tem oferecido aos seus estudantes profissionais qualificados e projetos de valorização dos estudantes, sempre planejando e realizando ações que visam ao crescimento dos alunos e, inclusive, para aqueles do Ensino Médio como a Feira do Vestibular, Visita às Instituições de Ensino Superior e etc. Sonhos e realizações refletem o sucesso do Centro Educacional Disneylândia.


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

GUSTAVO RODRIGUES VENCE G1 DAS OLIMPÍADAS DA DISNEYLANDIA


O Centro Educacional Disneylândia situado na Folha 17 na Nova Marabá sediou neste domingo (1º/09), dois torneios como parte integrante da VII Olimpíadas da Escola Disneylândia, com aprovação e presença de muitos pais presentes, além da Senhora Eva Mourão Diretora e Proprietária da escola. 

Há cerca de três anos a Escola Disneylândia aprovou o ensino de xadrez para crianças do Ensino Fundamental com a contratação do Professor Gileno Rocha, sob indicação do Clube de Xadrez, a experiência positiva permanece com total aprovação da direção e dos pais dos alunos, além de grande gosto dos alunos.  

No Grupo 1 das Olimpíadas participaram 09 alunos das séries que vai do 2º ano à 4ª série, realizado pelo Sistema Suíço em 04 rodadas de 11 minutos. Coube ao garoto Gustavo Andrade Rodrigues da 4ª série a medalha de Ouro. Em seu currículo conquistou 03 vitórias e 01 empate.


A medalha de Prata ficou com o estudante da 4ª série Juan Pablo Rodrigues Amorim que obteve 03 pontos, perdeu 01 ponto na decisão para o vencedor.

A medalha de Bronze ficou com a aluna Amanda Araújo Pereira que venceu 03 partidas e perdeu 01 para Juan Pablo. Com a mesma pontuação do vice, a garota Amanda perdeu a medalha de bronze nos critérios de desempate e, principalmente por ter perdido para Juan.

Com muita alegria e a certeza de que os objetivos foram alcançados a Diretora Eva como forma de motivação premiou todos os demais atletas com medalhas. Foi uma grande satisfação, afinal, a garotada merece.


SELETIVA DO MARABAENSE DO SUB12 CLASSIFICA 06 ATLETAS


A Fase Seletiva do Campeonato Marabaense da Categoria Sub12 anos finalmente aconteceu. Antes programada para o dia 25 de agosto e por conta de reduzido número de presentes ficou inviabilizada. Naquela oportunidade seriam classificados 03 enxadristas que, com uma única Seletiva resultou na classificação de 06 atletas. A Seletiva foi realizada neste 31 de agosto na Escola São Francisco a partir das 14:30 horas pelo Sistema Round-Robin (Schuring) com o tempo de 10 minutos nocaute.

Ficamos felizes com mais uma competição realizada e com os objetivos conseguidos. Toda competição é um grande desafio, divulgamos o torneio em várias escolas e são poucos, ainda, os alunos que contam com o incentivo dos pais e os autorizam a participar de nossos eventos. É preciso compreender a preocupação que existe com esta sociedade atual fortemente impactada pelo violência e pelo consumo crescente de drogas.

Sempre pensamos que o melhor ambiente para a prática do xadrez é a escola. Este excelente espaço sempre oferece uma excelente estrutura para as competições, lá encontramos mesas e cadeiras adequadas, ventilação, segurança, água e banheiros. Tudo que é importante já está lá.

Mas, forte era o calor e iniciamos a nossa competição com apenas 07 atletas para a disputa de 06 vagas, moleza. Estiveram presentes alunos das escolas São Francisco, Irmã Theodora e Jonathas Pontes Athias. Oportunamente agradecemos ao Professor Jorge do Jonathas, Professora Zípora da Irmã Theodora e o Professor Gileno do São Francisco pelo esforço de convencimento dos alunos e a participação efetiva.

Esta seletiva evidenciou o equilíbrio de forças entre o garoto Jefferson e a garota Kaylane. Os dois travaram forte luta para a conquista da primeira vaga. Lembramos do excelente desempenho do garoto Jefferson no blitz absoluto que conquistou 6 em 7 pontos disputados, tornou-se o vice-campeão da competição. Mas, vimos com carinho o crescimento da garota Kaylane que já demonstrou grande afeição pela arte de Caíssa.

O garoto Jefferson e a garota Kaylane obtiveram a mesma pontuação, 05 pontos. Mesmo Kaylane fazendo a mesma pontuação, perdeu no confronto direto na terceira rodada, vitória do Jefferson.

Mais detalhes:


domingo, 1 de setembro de 2013

NOVOS SELECIONADOS DO SUB10: JOZIAN, RYAN E JONAS

Aconteceu neste 31/08 (sábado) o segundo Torneio Seletivo ao Campeonato Marabaense Sub10 anos, na Escola São Francisco na Cidade Nova definindo os nomes de mais três atletas Jozian Souza Carvalho, Ryan Patrick Ferreira Monteiro e Jonas Moreira dos Santos que disputarão a Fase Final do Campeonato Marabaense de 2013.

O Torneio teve a participação de 10 enxadristas e foi promovido pelo Sistema Suíço em 05 rodadas, com jogadores das Escolas São Francisco e Jonathas Pontes Athas. A organização comemora o sucesso do reinicio das atividades do Clube de Xadrez, notadamente com eventos enxadrísticos, caindo de vereade no gosto dos estudantes. A Cidade de Marabá está passando por uma estação em que os termômetros ultrapassam diariamente os 36º C e, qualquer atividade física com muita agitação torna-se mais difícil e o nosso esporte sempre se beneficiai com os ambientes bem ventilados e climatizados.


O Seletivo revelou um equilíbrio de forças entre os enxadristas Jozian e Ryan Patrick que disputaram a liderança da competição desde a primeira rodada. Eles venceram a primeira e a segunda rodada e se enfrentaram na terceira rodada com empate. Ambos venceram na quarta rodada e, na quinta Jozian venceu a atleta Juliane e Ryan Patrick perdeu para Rebeca Sara.

Apresentamos a seguir as tabelas da competição: