sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NOSSOS PARAENSES RUMO AOS JOGOS ESCOLARES EM NATAL, RN

NESTE SÁBADO, AGUARDAMOS A PRESENÇA DE TODOS
Faltam apenas 06 dias para o início dos Jogos Escolares da Juventude. Este ano a cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte sediará o evento da Categoria A, para atletas de 12 a 14 anos. Os jogos contam com 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Os jogos de xadrez acontecerão no período de 05 a 08 de setembro. A delegação paraense prepara-se para a viagem e é composta pelos os atletas Jade Vitória Araújo de Souza (de Ananindeua) e Anderson Felipe de Oliveira Barros  (de Castanhal),  acompanhados do técnico Michel Peter Cascaes (SEDUC).

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar nossos campeões e desejar-lhes uma boa acolhida na Cidade de Natal e que os objetivos sejam alcançados. Ficarei na torcida pela vitória. Será que o Professor Fernando Almeida que reside em Castanhal trabalhou com o garoto Anderson Felipe? Em todo o caso Marabá torcerá por todos. Boa SORTE.

Conforme consta no site dos Jogos Escolares, nas disputas do xadrez cada estado pode inscrever um aluno-atleta por gênero e um técnico. Também já foi definido o tempo de 61 minutos de reflexão e será emparceirada pelo sistema suíço em 05 rodadas em ambos os gêneros. No xadrez a vitória vale 1 ponto, o empate 0,5 e a derrota 0 ponto. 


Até o ano passado (2012) o certame possuía um nome de pompa, à altura do grandioso evento OLIMPÍADAS ESCOLARES, mas, foi alterado para a realidade brasileira de JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE.


A nossa entidade máxima a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) participa da organização e coordenação dos jogos. Até agora não entendi o porque de termos um regulamento para os eventos estaduais e outro, bem diferente para a etapa nacional.

A CBX DEVE REVER PARA MELHOR O REGULAMENTO DOS JOGOS ESTADUAIS DE XADREZ

Nas competições Estaduais, àquela que define os representantes de cada estado o regulamento da competição impõe duas competições para definir os vencedores. Assim, o vitorioso no XADREZ PENSADO com o tempo de 61 minutos ainda precisará disputar um TORNEIO DE BLITZ MISTO com a participação de meninos e meninas da Categoria A e se sair muito bem.

É interessante esclarecer o que é XADREZ PENSADO e XADREZ BLITZ:

XADREZ PENSADO, nesta modalidade não há a rigorosa pressão do tempo pois cada atleta terá 61 minutos para jogar. Dá para pensar e raciocinar bastante. Os jogadores nesta modalidade jogam após ampla análise e desta forma, são bem menores o número de jogadas erradas (sob o efeito da pressão do tempo). Esta modalidade obriga o participante a anotar todos as jogadas da partida e servem como objeto (posteriormente) de estudo e análise dos erros e acertos ocorridos na partida.

BLITZ, os jogadores jogam sob um forte pressão do tempo que, nos Jogos Escolares Paraense foi de apenas 05 minutos para cada jogador, os lances são feitos muito rapidamente que, em muitos casos, sem nenhuma reflexão das causas e consequências, quase sempre acarretando em perda de peças importantes e consequentemente a partida, gerando grande frustração nos jogadores menos experientes. As partidas de blitz costumam apresentar muitos jogadas erradas e seguem regras próprias e específicas, algumas delas inclusive, não se aplicam ao PENSADO, como não anotar os lances realizados. O Blitz não serve para estudo, serve como um festival acessório para uma maior confraternização.

O Grande Erro é adotar o critério da soma dos pontos do torneio Pensado, jogados por jogadores da categoria e do mesmo gênero mais a pontuação do Blitz que incluem nesta categoria o gênero oposto formando um grupo com elevado número de rodadas. Pensando bem, um jogador que se saiu mal no Pensado pode vencer o Blitz e se tornar o campeão. Isto é um ABSURDO!!!

Conclamo a CBX - Confederação Brasileira de Xadrez e o Comitê Olímpico Brasileiro para reverem estes conceitos errôneos. Não dá para juntar as duas modalidades e achar que tudo é uma coisa só.

É preciso rever esta aberração. No Pensado geralmente temos 05 rodadas, então o TORNEIO PENSADO vale 05 pontos. No Blitz dependendo do número de participantes (as partidas duram no máximo 10 minutos, como foi neste ano em Belém) poderemos ter 15 rodadas (ou mais) e, neste caso o BLITZ valeria 15 pontos, ou seja, a competição de maior importância tornar-se-ía àquela com maior pontuação em disputa, desfavorecendo e desprestigiando o pensado.

Este erro deve ser CORRIGIDO!!!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SELETIVAS DO MARABAENSE SUB10 E 12 ANOS NESTE 31 DE AGOSTO


Seguindo a programação oficial do Calendário de 2013, teremos mais dois torneios seletivos, visando a seleção dos participantes do Campeonato Marabaense das Categorias Sub10 e Sub12 anos. Os certames acontecerão na Escola São Francisco, conforme previstos.

Dia 31 de Agosto a partir das 08:30 horas
Escola São Francisco - Cidade Nova
Objetivo: selecionar 03 atletas para a Fase Final

Dia 31 de Agosto a partir das 14:30 horas
Escola São Francisco - Cidade Nova
Objetivo: selecionar 06 atletas para a Fase Final

Em virtude da não realização da Seletiva 1 do Marabaense Sub12 anos, que deveria acontecer no dia 25 de agosto, a seletiva do próximo 31 classificará 06 atletas para a Fase Final seguindo a filosofia do Calendário.

Ficamos muito honrados com a presença maciça dos alunos da Escola São Francisco, pelo qual agradecemos a Direção da Escola. No entanto, sentimos a falta dos enxadristas das escolas: Arthur Guerra Guimaraes, Acy Barros, Irma Theodora, Darcy Ribeiro e Futuro Educacional. Fica a nossa expectativa para um número maior de participantes. Existe a promessa de participantes da Escola Judith Gomes Leitão, seria a extreia dos mesmos, e da Escola Jonathas Pontes Athias. 


FRANCISCO ARNILSON VENCE BLITZ DO SÃO FRANCISCO


Por conta da pouca presença dos participantes do Torneio Seletivo (1) do Campeonato Marabaense da Categoria Sub12 anos, o evento não foi realizado, mas, ninguém se afastou da Escola, ficaram jogando e se deliciando, até que surgiu a ideia de um Torneio Blitz.

MARIA ALEXANDRA FORTE SENSIBILIDADE COM AS CAUSAS SOCIAIS
A imprensa, quer dizer o SBT Carajás esteve presente e fez uma matéria jornalística sensacional. A equipe formada por Maria Alexandra e o cinegrafista Isac fizeram um trabalho perfeito. Tanto as imagens com o áudio, perguntas e respostas elevaram a importância da matéria. Fiz questão de gravar o vídeo. Obrigado SBT Maria Alexandra e Isac.

O EDUCADOR GILENO ROCHA CONSEGUIU GRANDE MOBILIZAÇÃO DOS ALUNOS DO SUB10 ANOS
Um dia desses publiquei um texto de uma competição que disputei. Não tive vergonha de constar a informação de uma derrota para uma criança. Méritos dela. Mas, ouvi tantos comentários, tantos que, de agora em diante devo publicar os resultados bons e ruins. 

O GAROTO JEFFERSON (DIREITA) FOI O VICE COM 06 PONTOS

Assim, foi realizado o Torneio São Francisco de Xadrez blitz de 5 minutos. Felizmente fui o vencedor e, foi muito divertida a competição, principalmente pelo Sr. Joel com suas palavras lindas e sinceras.
KAYLANE VITORIA TEVE EXCELENTE ATUACAO


Vejam as informações da competição:


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SELECIONADOS DO SUB10, RETIFICAÇÃO: LUCAS, ÍTALO E THIAGO


Na Fase Seletiva 1 do Campeonato Marabaense da Categoria Sub10 anos, realizada neste domingo (25/08), na Escola São Francisco na Cidade Nova, que serviu para apontar os três melhores colocados como representantes para a disputa da Fase Final, no entanto, mesmo após divulgar (no mesmo) o resultado dos classificados, olhando metodicamente, constatamos um equívoco nosso.


Aparentemente não tínhamos nenhum problema com relação ao momento das inscrições, foi explicado aos participantes os critérios, talvez não tenha sido muito bem detalhado. Mas, fizemos as inscrições dos estudantes sem nenhum problema. As informações eram passadas e alimentadas no sistema. No nosso software não há um aplicativo para calcular com precisão as idades dos participantes. Fizemos tudo o que tinha sido feito.

Mas, por conta de nossa confiança acreditamos que estava tudo certo. Não estava. Faltou checar criteriosamente, rigorosamente as idades dos participantes. Outro ponto importante que aconteceu foi a informação das datas de nascimentos, poucos puderam comprovar com documentos a sua idade. Também, infelizmente, nos deparamos com um garoto que afirmou a sua idade com muita confiança e, pasmem, demorou para lembrar a data de nascimento. Inclusive falou, que nunca tinha comemorado um aniversário. Fiquei sentido com esta situação.


O nosso equívoco foi não calcular as idades dos participantes e resultou num problema: tivemos o atleta CLEMILSON SANTOS PINHEIRO como um dos classificados, ficou em 3º lugar. O mesmo tem 11 anos e 25 dias. O outro atleta que participou indevidamente foi VINÍCIUS BARROS DA SILVA e este não representou um problema maior, ficou em 8º lugar.

A Classificação com a exclusão dos dois atletas, considerando a participação dos mesmo e sua eliminação da CLASSIFICAÇÃO FINAL ficou assim:




Trabalhar o xadrez, promover competições com crianças é o maior barato. As expressões corporais e faciais apresentadas quase despercebidamente é algo bem legal para quem assiste.

domingo, 25 de agosto de 2013

SELETIVO (1) DO SUB10 CLASSIFICA LUCAS, ÍTALO E CLEMILSON

CLASSIFICADOS DO MARABAENSE SUB10 ANOS
Teve início na manhã de hoje (25/08) a primeira Seletiva do Campeonato Marabaense Sub10 anos, nas dependências da Escola São Francisco na Cidade Nova e foi muito bom. Tivemos 17 inscritos e boa parte deles oriundos do Programa Mais Educação da referida escola.

Nesta categoria encontramos muitos iniciantes, principiantes, jogadores que ainda não tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de uma competição. Numa competição como esta a arbitragem precisa ser muito paciente e atenciosa com as crianças, é preciso tornar esta como uma experiência positiva. 

A competição foi promovida pelo Sistema Suíço em 05 rodadas com o tempo de 10 minutos de reflexão. Era visível o nervosismo. Mas, foi positiva a experiência, principalmente nas palavras da mãe do garoto Dholsef que vai assistir o seu filho com o xadrez, ou seja, disse que vai aprender para acompanhar o desenvolvimento do seu filho. Que legal.

Neste primeiro Seletivo foram classificados os atletas 1º Antônio Lucas Nascimento B. Nascimento (4,5 pontos, 12,5 buccholz), Ítalo Thiago Freire Silva (4,5 pontos, 11,5 buccholz) e Clemilson dos Santos Pinheiro (3,5 pontos, 17 buccholz).


A Escola São Francisco apresentou 16 enxadristas e ficou com a 2ª e a 3ª vagas. O garoto 
Antônio Lucas da Escola Walt Disney garantiu a primeira vaga. Resta parabenizar a escola pelo brilhante trabalho com os garotos e garotas, notadamente a Direção, Coordenação e ao Professor Gileno Rocha.

A partir desta Fase de Classificação será computado os rating e o estabelecimento de ranking.

Vamos aos detalhes da Primeira Seletiva:


Fotos: