sábado, 3 de agosto de 2013

ITUPIRANGA VENCE DESAFIO COM XADREZ GIGANTE


Após o encerramento da competição com 100% de sucesso, neste 28 de julho na cidade de Itupiranga, ainda tivemos tempo para um importante evento. Logo na chegada, bem em frente a Escola Jarbas Passarinho, no centro da cidade já havia percebido no pátio a bela pintura do tabuleiro de xadrez. De fato sabíamos da programação, a final, somos da organização do evento no entanto, ficou bacana, muito bacana.


Antes da Cerimônia de Premiação, visando conter um pouco os ânimos da garotada, enquanto ganhávamos um tempinho para a chegada do Secretário de Educação Sr. Paulo Ricarto da Silva, fomos para organizar com o companheiro Nandiel Nascimento do Clube de Xadrez de Itupiranga a prova com o Xadrez Gigante.






Foram escolhidos três atletas de cada cidade. A eles cabiam a responsabilidade de discutirem cada jogada e aquele que executasse o lance deveria acionar o relógio. Foram disponibilizados 10 minutos nocaute e seguindo a regra do xadrez convencional. Foi uma experiência surpreendente para todos. O tabuleiro gigante e as peças enormes nos dão uma certa dificuldade de análise por estar tudo ampliado e não estarmos habituados com este super dimensionamento.

A equipe de Itupiranga foi formada pelos atletas Wallesson, Kaleb e Tiago Moraes, enquanto que a de Marabá contou com os atletas Ricardo, Liliane e Gabriel Ramos. Foi um espetáculo ver os atletas em ação. Não bastasse as discussões e análises das equipes aos poucos os elementos de liderança ficavam evidentes, tudo em perfeita harmonia, análise, voz de comando e execução, de um lado Wallesson e de outro Ricardo.




O fato tempo foi o causador de algumas jogadas equivocadas mas, no entanto, percebemos alguns cuidados e precauções. Alguns ataques diretos e indiretos. Vamos ver a partida:


O diagrama abaixo espelha a posição do tabuleiro quando a seta do relógio caiu. Vitória de Itupiranga. Resta-nos o agradecimento e a continuidade do Desafio no dia 20 de outubro de 2013 em Marabá.


domingo, 28 de julho de 2013

ITUPIRANGA VENCE DESAFIO INTERMUNICIPAL COM WALESSON BISPO

WALLESSON RECEBE TROFÉU DO SECRETÁRIO PAULO RICARTO

O Desafio Intermunicipal de Xadrez Itupiranga versus Marabá aconteceu neste domingo (28/07) a partir das 09h30min na Escola Jarbas Passarinho, no município de Itupiranga com a participação de estudantes da rede pública e privada de ensino, pelo Sistema Suíço em 05 rodadas com o tempo de 10 minutos de reflexão. A competição ofereceu disputas empolgantes e premiou o garoto Walesson da Silva Bispo, da cidade de Itupiranga como o grande campeão.


BELA IMAGEM AÉREA DOS COMPETIDORES

Com espírito amigável a competição contou com a participação de 25 enxadristas, sendo 04 da cidade de Marabá e 21 da cidade anfitriã e transcorreu dentro da normalidade, sem nenhum inconveniente. Aliás, durante o Congresso Técnico foi verificado o nível técnico dos participantes locais e, aconselhado aos participantes a jogarem com tranquilidade sem rivalidades pessoais e, quando possível e necessário, que o mais experiente possa evitar traumas, dentro da filosofia do "fair-play"e da Fide: "somos uma só família". 

ESCOLA JARBAS PASSARINHO PALCO DO DESAFIO

A Escola Jarbas Passarinho, no centro, foi o local ideal para o Desafio Intermunicipal, facilitou muito para os jogadores, além do mais, possui excelente estrutura para absorver competições de xadrez, possui um pátio interno enorme e mesas e cadeiras apropriadas. Também pudemos perceber o nível de conservação e limpeza da escola. 

O grande campeão do Desafio Intermunicipal foi o garoto Wallesson da Silva Bispo, aluno da Escola Irmã Maria Tereza. Com apenas 13 anos de idade já domina técnica refinada e surpreendeu aos jogadores marabaenses. Ao final da competição fomos informado que Wallesson é um verdadeido apaixonado por xadrez e já se dedica no estudo técnico. Além do mais, conta com apoio do pai que também é enxadrista.

O Campeão

O mais forte adversário de Wallesson foi o garoto Ricardo Vinícius de Marabá, a partida disputada entre eles, na quarta rodada, foi empolgante e foi decidida pelo fator tempo, abrindo caminho para a conquista do título disputando e vencendo a partida final contra o marabaense Carlos Eduardo Guimarães. Wallesson também venceu aos locais Dalto Vitor, Anécio Silva dos Santos e Arisson Silva dos Santos, totalizando 05 pontos. O campeão recebeu ao final da competição lindo troféu. Parabéns!

O Vice Campeão

Por pouco o marabaense Ricardo Vinícius Castro e Sousa, aluno da Escola A Fazendinha não leva o título máximo. Com apenas uma derrota, para o campeão, vinha sendo o destaque e foi o melhor da equipe de Marabá, conseguiu o Vice Campeonato com muita técnica, com 04 vitórias e 01 derrota. Venceu aos locais Hecton Jones S. Sousa, Fernanda Sousa Conceição, João Gomes V. Filho e Anélio Silva Santos. Levou para casa o troféu de Vice Campeão. Valeu!

O Terceiro Colocado

O itupiranguense Kaleb Vinicius Monteiro da Escola Albertina Barreiros obteve excelente performance ao conquistar 04 vitórias, feito que lhe rendeu o posto de 3º lugar da competição e o direito de levar um lindo troféu para casa. Kaleb jogou e venceu aos adversários: Aldo César Brinquedo, Carlos Eduardo Guimarães, Anélio Silva Santos e Anécio Silva Santos e perdeu na 4ª rodada para a marabaense Liliane Guimarães. Deu um Show!

O Quarto Colocado
A enxadrista Liliane Evangelista Guimarães aluna da Escola O Pequeno Príncipe (Marabá) jogou muito bem e por pouco não chega na disputa do título máximo. No seu caminho uma falha, uma derrota inesperada mudou o seu destino na competição. Conseguiu um excelente desempenho ao finalizar com 04 vitórias e 01 derrota. Jogou e venceu aos competidores Igor Giovane, Laís Silva Santos, Kaleb Vinícius Monteiro e Arisson Silva Santos. Perdeu na segunda rodada para João Gomes Vieira Filho. Continua jogando muito bem!

O Quinto Colocado
O estudante Anécio Silva Santos da Escola Getúlio Vargas em Itupiranga, ex-aluno do Professor Arionaldo de Jesus representou muito bem a sua escola e a sua cidade. O garoto que ficou sem professor de xadrez ainda continua sendo um amante da arte de Caíssa. Conseguiu 03 vitórias e 02 derrotas, performance que lhe garantiu a medalha de quinto colocado. Anécio jogou e venceu aos seguintes enxadristas Laís Silva Santos, Tiago Moraes Silva e Fernanda Souza Conceição. Jogou e perdeu para Wallesson da Silva Bispo e Kaleb Vinícius Monteiro. Valeu Garoto! 




Classificação Final:

Destaques Especiais
1. O gosto e a auto estima dos participantes. Vê-se que as aulas de xadrez têm melhorado a auto estima de todos;
2. O comportamento dos participantes e o respeito pelas regras;
3. A receptividade e o apoio de todos, desde o vigia, dos estudantes, dos Professores Nandiel Nascimento e Édson e do Secretário de Educação Paulo Ricarto Silva;
4. A excelente condição física da Escola Jarbas Passarinho;
5. Excelente material, seja nas peças, tabuleiros, relógios e xadrez gigante e;
6. A simpatia, a força e a técnica das enxadristas Fernanda Souza Conceição e Camila Souza Conceição.

Após o encerramento fizemos um "City Tour" e logo após foi servido saboroso almoço.

Dedicamos este Dia Especial ao amigo Carlos de Parauapebas.