Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

DIA DO XADREZ NA ESCOLA IRMÃ THEODORA


Foto do Clube de Xadrez Marabá
Tivemos uma sexta-feira de muito trabalho, estava sendo promovido o "DIA DO XADREZ NA ESCOLA." O nosso compromisso foi o de promover uma oficina e uma competição na Escola Irmã Theodora no bairro da Liberdade. Na expectativa da Escola a participação de quase 60 alunos nas duas atividades até que me assustou inicialmente. No entanto, os longos anos de experiência e a cultura do nosso povo me fazia lembrar que haveria muitas desistências e esquecimentos. O trabalho teve inicio a partir das 07h30min e término às 12h00min com a realização da OFICINA DE XADREZ e encerramento às 12h00min.

Foto do Clube de Xadrez Marabá

Às 07h30min chegamos à Escola e começamos a ver o cenário previamente preparado. Na entrada o cartaz alusivo ao Programa Xadrez na Escola (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2551) do Governo Federal que ninguém sabe por onde anda este danado ou que fim levou. No cartaz a menção ao “Dia do Xadrez na Escola: 1ª Competição e Oficina indicava um bom indício para nossa tarefa. Na entrada da sala de aula um bonito material confeccionado em tnt preto e letras brancas e colocação de casas na cor branca compunha um belo trabalho divulgando “O Dia do Xadrez na Escola 2013”. Esta recepção nos causava uma grande satisfação interior, estava tudo muito bonito. Havia a expectativa, quantos alunos participariam da Oficina?

Foto do Clube de Xadrez Marabá

Por conta de atrasos, começamos às 09h00min com uma turma reduzida de 16 participantes que, no entanto, permaneceram até o final da oficina e foram super atenciosos. Na pedagogia do ensino mostramos a importância e os benefícios e o que pode ser levado pelos professores aos alunos e aos alunos participantes ficou evidente que o trabalho realizado pela escola, se bem aceito, poderá influenciá-los positivamente, não apenas no ambiente escolar como também no familiar.

Foto do Clube de Xadrez Marabá

Foi uma experiência muito positiva. Pudemos ver o principiante Júlio César vencer duas partidas com o lance do xeque-mate, e não foi o mate do pastor, provando que o ensinamento já estava dando resultados positivos. Também percebemos o grande interesse de educadores da escola. Algumas professoras participaram ativamente como é o caso da Professora Vânia, Zípora, Teca e do Cláudio, por exemplo, com perguntas objetivas.

Foto do Clube de Xadrez Marabá

Tivemos a oportunidade de levar algumas peças do Xadrez Gigante, motivando todos os participantes e servindo como material para uma sessão de lindas fotografias.

Foto do Clube de Xadrez Marabá

Todos os presentes foram convidados à participarem gratuitamente do Torneio do Shopping Pátio Marabá e presenciarem a apresentação do Xadrez Gigante, neste dia 30 de junho a partir das 14 horas no 2º piso.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

TODOS AO TORNEIO DO SHOPPING PÁTIO MARABÁ NESTE 30/06 (DOMINGO)



A corte do Reino das Peças Brancas e do Reino das Peças Negras já se encontram devidamente hospedados na "minha humilde residência". Os mesmos foram convidados pelo Clube de Xadrez Marabá para a grande apresentação que acontecerá no Shopping Pátio Marabá no próximo dia 30 de junho, durante a realização do Torneio Shopping Pátio Marabá.

O evento visa estimular a sadia prática de pensar e jogar o esporte de Caíssa a partir das 14:00 horas no Piso 2, com inscrições gratuitas para àqueles que desejarem um final de semana diferente, principalmente para os adeptos. A competição será aberta a todos os jogadores e jogadoras, independente da faixa etária.

Na ocasião será exposto o belíssimo conjunto de peças em poliestireno em tamanho redimensionado das peças e do tabuleiro. O público presente poderá ver de perto o Xadrez Gigante, cujo tabuleiro mede cerca de 4 metros de comprimento e as peças com tamanhos variáveis, desde o peão, menor peça do conjunto com cerca de 43 centímetros e o rei com 62 centímetros. Esta será uma grande novidade para os visitantes do Pátio Marabá.

Os jogos serão promovidos pelo Sistema Suíço de Emparceiramento em 05 rodadas, modo de disputa que prestigia o confronto dos jogadores mais fortes segundo a pontuação obtida a cada rodada, chegando ao ponto máximo com o enfrentamento direto dos jogadores mais fortes, na última rodada decidindo o campeão da competição.

Os jogadores terão a sua disposição o tempo de 20 minutos de reflexão, ou seja, jogarão no modo xadrez rápido com o mesmo tempo para cada participante. A vitória em cada partida será definida com o xeque-mate ou pelo fator tempo, quando perderá a partida o jogador que tiver a seta do seu relógio caída.

A organização está determinando o início dos trabalhos a partir das 14:00 horas com a inscrição dos atletas, em seguida, a partir das 14h30 terá início a primeira rodada e encerrando-se por voltas das 15h10min. Cada partida terá o tempo máximo de jogo de 40 minutos ou bem menos, caso haja o lance capital do “xeque-mate”.

Participam da organização o Senhor Mauro Fontes Gerente de Marketing do Shopping Pátio Marabá parceiro e incentivador desta atividade cultural e desportiva, além do Clube de Xadrez Marabá e o apoio das empresas Requinte Store e Corpo & Seda By Recco. 

Enfim, teremos um grande trabalho pela frente e convidamos a sociedade marabaense para prestigiar mais uma iniciativa do Clube de Xadrez e acolhido pelos administradores do Pátio Marabá, em um evento que leva o nome deste Shopping grandioso e belíssimo.

sábado, 22 de junho de 2013

XADREZ NO SHOPPING PÁTIO MARABÁ


Sem dúvidas o Pátio Marabá é um acontecimento, tem se mostrado grandioso, belo e imponente. A Cidade ganhou um presente de qualidade superior, muito especial. Quem já visitou o Shopping aprovou. Aliás, merece nota 10!

Com uma excelente infraestrutura em 04 pisos, pudemos desfrutar de jogar algumas partidas no interior do Shopping. Foi maravilhoso. Pensando nesta experiência positiva, contactamos o Departamento de Marketing e estamos e estamos no últimos detalhes para promovermos o I TORNEIO DE XADREZ SHOPPING PÁTIO MARABÁ no próximo dia 30 de junho (domingo) no Piso L2 a partir das 14 horas. 

Vamos encaminhar nossa proposta e vermos a possibilidade para fazermos o mais breve possível. Em nosso contato já tivemos resposta do interesse do Shopping. Maravilha!

Para quem ainda não percebeu a grandeza do Pátio Marabá, o empreendimento engloba várias lojas e quando tiver em pleno funcionamento terá 160 lojas, 05 salas de cinema (sendo 02 em 3D) que será inaugurado no próximo mês de julho. Grandes marcas do comércio nacional firmaram presença, como: Lojas Renner, Avenida, Marisa, Big Ben, C&A, Centauro, Sol Informática, Giovanna Easy, Lojas Americanas, Polishop, Leolar, Park Games, Riachuelo e Colombo. 

E empresas locais consagradas como: Corpo &Seda, Criativa e Criativa Baby, Chic's Presentes, Colcci, Cacau Show, Ellus, Manga Rosa, Mel Calçados, O Boticário, Requinte Store, Santa Lolla e Vogue, dentre outras.

O Cinema será inaugurado no próximo mês de julho e pertence a rede Moviecom.

A Praça de Alimentação já está em pleno funcionamento e terá muitas opções como: Big X Picanha, Bob's, Camarão & Cia, Chopp da Brahma, Ice Bode, Lolly Balas, Scada Café, Subway, Big Bull, Casa do Pão de Queijo, Giraffas, Jin Jin Wok, Parmeggio, Pop Pastel, Spoletto e Sushi Express, sem contar que outras empresas já demonstraram o interesse de se instalar no Pátio.

O Shopping Pátio Marabá funciona de segunda à sábado das 10 às 22 horas. Aos domingos e feriados a Praça de Alimentação começa a funcionar às 12 horas e encerra o movimento às 22 horas e as Lojas de 14 às 22 horas.

Visite o Shopping Pátio Marabá
Folha 30 Quadra 15 – Nova Marabá – Marabá/PA
CEP: 68507-445 - Tel.: (94) 3012-0100

quarta-feira, 19 de junho de 2013

SEGUNDO ENCONTRO DE XADREZ DE ITUPIRANGA


Aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação do município de Itupiranga, durante os dias 13, 14 e 15 de junho, o II ENCONTRO DE XADREZ DE ITUPIRANGA, com a realização de oficinas capacitantes e palestras motivacionais. Dentre os convidados especiais o Árbitro CBX Carlos Alessander Costa Alves, o Sr. Mário Cardoso representando a Secretaria de Estado de Educação e o Sr. Francisco Arnilson de Assis representando o Clube de Xadrez Marabá e tendo como convidados locais, professores de educação física, jogadores e autoridades locais.

Mesmo com uma agenda pessoal carregada, poucas atividades do Clube de Xadrez estão sendo realizadas em função de atividades particulares. Também, na última reunião ficou decidido a realização do Calendário subsidiado por patrocinadores, ação que visava a busca de apoio financeiro. Entretanto, os nossos diretores, também encontram-se sem condições de caminhar na busca dos parceiros.

Ainda assim, pudemos contribuir com o II Encontro de Xadrez de Itupiranga, ocasião em que lá estiveram os companheiros Nandiel Nascimento, Mário Cardoso e Carlos Alessander, todos prestando total apoio ao Clube de Xadrez de Itupiranga. A participação do Clube de Xadrez Marabá esteve programada para os dias 13 e 15 de Junho. O Árbitro Carlos Alessander esteve no dia 15 de junho e apresentou a Palestra sobre Organização de Competições Estudantis. A Palestra foi tão importante que todos os presentes permaneceram no auditório até o encerramento. Pelo que foi apresentado, foi um passeio completo, todo um circuito de informações acerca dos procedimentos e passos para uma perfeita competição. Sua vasta experiência permite mostrar e demonstrar, explicar e sanar todas as dúvidas no atendimento das necessidades de uma competição, seja municipal, estadual, nacional ou internacional. 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

ENCONTRO DE XADREZ DE ITUPIRANGA NESTE 13 DE JUNHO

PROF. MÁRIO CARDOSO, O ÁRBITRO CARLOS ALESSANDER E O PROF. FRANCISCO ARNILSON

Acontece neste 13 de junho (5ª feira) o II Encontro de Xadrez de Itupiranga. Recebemos o convite do companheiro Nandiel Nascimento para a Mesa de Abertura e Palestra sobre os 23 anos de experiência com o enxadrismo marabaense e regional.

O evento segue uma estratégia inteligente de valorização dos Educadores e Alunos, oferecendo diversas atividades capacitantes e eventos de relevância Estadual como foi o I Encontro de Xadrez no ano de 2012, como também, das Conferências Municipais de Educação que neste ano foi um acontecimento, principalmente, com a vinda de autoridades do MEC, SEDUC, Conselho Estadual de Educação, a Professora Doutora Ester Pillar Grossi, dentre outras autoridades. 

O Xadrez se encaixa perfeitamente na perspectiva de melhorias educacionais e de inclusão social. Investir na educação e no ser humano dará resultados intangíveis, mais visíveis a médio e longo prazo.

Para o II Encontro de Xadrez estarão presentes o Msc. Mário Cardoso, o Professor Francisco Arnilson do Clube de Xadrez Marabá e Carlos Alessander do Cavaleiros da Dama de Parauapebas.

O evento transcorrerá no dia 13 de junho, com a Abertura pela manhã e seguirá até o dia 15 de junho com a realização de Oficinas tendo como ministrantes Mário Cardoso, Francisco Arnilson e Carlos Alessander. Notadamente haverá uma grande contribuição aos muitos profissionais da Educação daquela cidade, bem como, o Clube de Xadrez de Itupiranga sairá mais fortalecido no que se refere a Organização de Campeonatos e Torneios Escolares, atividade dirigida pelo Árbitro Carlos Alessander.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

15º DOMINGO DE INTERAÇÃO COM REUNIÃO DE DIRETORIA

MATERIAL PUBLICITÁRIO DAS LOJAS RIACHUELO NO SHOPPING PÁTIO MARABÁ

Desde o dia 03 de março estamos promovendo um dia de interação. No próximo dia 09 de junho será o 15º Encontro de Interação no CSSM. Neste dia, das 09 às 12:00 temos promovido partidas e treinamentos de xadrez. Sempre temos encontrado pessoas interessadas e que tiram proveito destes momentos.

No próximo domingo (09/06) estamos convidando todos os enxadristas, dirigentes e jogadores, para rediscutirmos nossa estratégia para o ano em curso. Pedimos que façam contatos com seus amigos e compareçam para levantar o nosso Clube de Xadrez.


Reunião de Diretoria
Data 09/06/2013 as 09:00 horas da manhã
Local: Clube CSSM - Vila Militar Castelo Branco.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

LILIANE EVANGELISTA GARANTE VAGA NO SUPER JEP’S

PROF. RODRIGO LEAL (PEBAS) FAZ A ENTREGA DA MEDALHA PARA LILIANE EVANGELISTA (MARABÁ)


Mais um dia de competições de xadrez dos Jogos Estudantis Regionais de Parauapebas. Foram dois dias (31 e/05 e 01/06) envolvendo jogadores das categorias “A” e “B” masculino e feminino. Sabemos do excelente desempenho da enxadrista Jackeline Iasmin que garantiu vaga e o título de campeã. No segundo dia tivemos a categoria B em ação.

Os representantes de Marabá na categoria B foram: Sara Rivera Ikeda e Liliane Evangelista Guimarães no feminino e Ricardo Vinícius Castro e Sousa e Gabriel de Souza Ramos no masculino. O dia foi comprido e magro de informações. Nenhuma ligação atendia, nem Vivo, Claro ou Tim e era grande o desejo de saber como foram nossos queridos atletas.

Conhecidas de outras competições, as enxadristas Darlane Assunção e Liliane Evangelista voltaram a se encontrar. A atleta Liliane Evangelista estava residindo em Campo Grande, Estado do Mato Grosso e retornou à Marabá e ao xadrez. Em contato telefônico com Liliane Guimarães, aluna da Escola O Pequeno Príncipe, pelo celular confirmou sua presença nos Super Jep’s ao garantir a segunda vaga. Aliás, a primeira vaga ficou com Darlane Assunção que continua jogando muito bem.

AS MEDALHISTAS: SARA RIVERA (3º), DARLANE ASSUNÇÃO (1º) E LILIANE EVANGELISTA (2º LUGAR)

Infelizmente não consegui melhores informações. Todas as ligações, inclusive com os organizadores do xadrez foram infrutíferas. Também fiz pesquisas pela internet, sem sucesso. Mas, mesmo assim, sem detalhes publico as informações prestadas pela amiga Liliane Evangelista.

A nossa segunda representante Sara Rivera Ikeda conseguiu a terceira colocação e representou muito bem o xadrez de Marabá. Nossos merecidos parabéns às nossas atletas.

Imagens do dxpebas.blogspot.com.br do facebook

domingo, 2 de junho de 2013

RICARDO VINÍCIUS FICA EM 3º LUGAR NO JEP’s DE PARAUAPEBAS

EQUIPE MARABAENSE CAT. B - RICARDO, SARA, GABRIEL, LILIANE E O PROF. MAURÍCIO

No “B” masculino sabíamos que os representantes de Parauapebas Luiz Guilherme e Israel Alencar, atletas possuidores de grande experiência em competições e verdadeiros estudiosos seriam sérios adversários para nossos jogadores Ricardo e Gabriel. Mas, o garoto Ricardo Vinícius é de fibra e aceitou o desafio de enfrentá-los.

Valeu a técnica e o talento superior dos irmãos parauapebenses. O nosso campeão deu trabalho e chamou a atenção da organização, do pessoal de Belém para que se apresentasse para jogar na Capital.

A SERIEDADE DO GAROTO GABRIEL DE SOUZA RAMOS


Infelizmente, faltou o número de participantes, a classificação final e, enfim, ficamos sem as informações oficiais. As imagens são do dxpebas.blogspot.com.br de Parauapebas, recortadas do facebook.