Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

JACKELINE IASMIN DE MARABÁ É BI-CAMPEÃ DOS JEP'S REGIONAL

JACKELINE IASMIN - QUE GAROTA INTELIGENTE E TALENTOSA - OLHEM A BLUSA DELA!

A atleta de ouro de Marabá, Jackeline Iasmin S. Aguirre é tricampeã dos Jogos Estudantis Marabaenses de 2011, 2012 e 2013 e Campeã dos Jogos Estudantis Paraenses de 2012 (Marabá) e 2013 (Parauapebas) e Vice-Campeã dos Juper Jep's (Belém), foi a melhor atleta nas disputas do Regional de Parauapebas.

Os Jogos em Parauapebas teve a arbitragem de Francisco Lauzeniro, árbitro da Fexpa que fez um bom trabalho e contribuiu para o sucesso da competição que foi realizada na Escola Eduardo Angelin a partir das 9 horas desta sexta-feira (31/05).

Os Jogos Estudantis Paraenses através das Etapas Regionais, neste ano, classificará dois atletas para as disputas dos Super Jep's (Etapa Regional) que visa escolher a representante do Estado do Pará nas Olimpíadas Escolares que apontará a Campeã Brasileira. A atleta Jackeline Iasmin enfrentou as representantes de Parauapebas e ganhou a primeira vaga à seletiva estadual. Por conta das dificuldades das linhas da TIM e VIVO que apresentou pane nesta manhã e final de tarde, não temos os nomes das enxadristas de Parauapebas.

Sabe-se que foi uma disputa forte pelo Sistema Round-Robin com cinco participantes, sendo duas de Parauapebas, Alanis Patrick e Jackeline Iasmin de Marabá e uma jogadora do município de Jacundá. Três atletas ficaram com a mesma pontuação, 03 pontos, ao vencer três partidas e perder uma. Ficaram empatas as duas atletas de Parauapebas e Jackeline Iasmin de Marabá.

O tie-brake (desempate) deu-se pelo Xadrez Blitz pelo Sistema Round-Robin com o tempo reduzido e desta vez Jackeline jogou muito bem e conseguiu vencer as suas duas adversárias conquistando o título de BI-CAMPEÃ DOS JEP'S DE 2012 E 2013. Estarão aptas a disputa estadual a nossa CAMPEÃ e a VICE-CAMPEÃ que é do município de Parauapebas.

A equipe marabaense foi formada com a participação das enxadristas ALANIS PATRICK da Escola Disneylândia e Jackeline Iasminh da Escola Anísio Teixeira. Alanis disputa pela primeira vez uma Etapa Regional e, infelizmente não consegui saber a sua classificação. No acompanhamento da Equipe esteve o Professor Gileno Rocha, o Professor Leonardo e a Professora Cinthya Tenório.

Vale ressaltar que a nossa estrela esteve participando dos JEP's de Curionópolis de 2011 que apresentou a seguinte classificação:

JEP's 2011 - Curionópolis
1º lugar - Darlane Assunção - Parauapebas
2º lugar - LILIANE EVANGELISTA - MARABÁ
3º lugar - Karine Castro - Curionópolis
4º lugar - JACKELINE IASMIN - MARABÁ
5º lugar - Amanda Lima - Curionópolis
6º lugar - Fernanda Ramos - Parauapebas
7º lugar - Adriana Lima - Goianésia

JEP's 2012 - Marabá
1º lugar - JACKELINE IASMIN - MARABÁ
2º lugar - Carolina Moreira - Parauapebas
3º lugar - Letícia Pimentel - Curionópolis

Em 2012 a organização permitiu apenas a participação de um atleta por categoria e naipe, representando o seu município, terminando o certame de Marabá com apenas três enxadristas. Em 2013 tivemos novamente a participação de dois atletas, melhorando o nível da competição.

Cada vez mais me convenço que o Xadrez de Marabá merece o apoio do Governo Municipal. Se tivéssemos o apoio para treinamento e deslocamentos de nossos atletas, para a realização de competições, com certeza teríamos mais e melhores jogadores.

Meus PARABÉNS, Muito Especial paras nossas representantes e para a nossa Bi-Campeã JACKELINE IASMIN, nossa enxadrista de Ouro.

terça-feira, 28 de maio de 2013

AGENDA DOS JEP's DE XADREZ DE PARAUAPEBAS

TABULEIRO DOADO PELO CLUBE DE XADREZ DE CURITIBA

Em contato com o Professor Francisco Araújo, muito trabalho na organização dos JEP's Regional de Parauapebas. Na cidade o Professor Jorge Paulo (Núcleo de Esportes e Lazer - SEMED) e Francisco Lauzeniro Andrade (Árbitro de Xadrez), ultimando os preparativos dos jogos de xadrez nas categorias A e B, masculino e feminino.

O Professor Jorge adianta que terá definida a Agenda do Xadrez somente no dia 29/05 a partir das 10h30, ou seja, existe a incerteza dos dias, horários e local das disputas regionais. Até o momento cogita-se a seguinte programação:

Dia         Eventos                  Horário
29/05     Abertura Oficial      19h00
30/05     Categoria A (M/F)  09h00
31/05     Categoria B (M/F)  09h00

Ou

31/05    Categoria A (M/F)   09h00
01/06    Categoria B (M/F)   09h00

Teremos a definição no dia 29/05, farei o contato com a organização e postarei a programação oficial.

domingo, 26 de maio de 2013

RICARDO VINÍCIUS É BI-CAMPEÃO DOS JEM'S DA CATEGORIA B

GABRIEL RAMOS (2º), RICARDO VINÍCIUS (1º) E CARLOS GUIMARAES (3º LUGAR)

Os jogos da Categoria B masculino contou com 18 jogadores inscritos, tudo por conta de um pouco mais de tolerância, favorecendo a uma competição com nível mais elevado. Considerando o número de inscritos, foram realizadas 04 rodadas pelo Sistema Suíço, acertando em cheio no gosto dos participantes. Neste aspecto foi possível concluir os trabalhos por volta das 17 horas.

A PARTIDA FINAL: RICARDO VERSUS CARLOS HOLANDA

O aluno Ricardo Vinícius Castro e Silva da Escola A Fazendinha confirmou o seu favoritismo e bom forma, venceu os 04 adversários com muita segurança. Teve pela frente: Gabriel Ramos (Pequeno Príncipe), Leandro Oliveira (São Francisco), Carlos Guimaraes (Jonathas Athias) e Daniel Holanda (Futuro).

Os jogos de xadrez foram introduzidos no 3º JEM's em 2011. Neste ano Ricardo Vinícius NÃO foi inscrito por sua escola. No ano seguinte emplacou o título de campeão e neste ano sagra-se Bi Campeão. Em 2012 no JEP's realizado em Marabá, Ricardo Vinícius disputou a final com o parauapebense Luiz Guilherme com um jogo muito forte e ficou como vice-campeão. Neste ano garantiu a primeira vaga da equipe marabaense.

GABRIEL DE SOUZA RAMOS GARANTIU SEGUNDA VAGA AOS JEP'S

A segunda vaga ficou para o atleta Gabriel de Souza Ramos da Escola O Pequeno Príncipe que perdeu apenas uma partida, para o campeão. Destacamos que o Gabriel teve um excelente desempenho na competição jogando com muita seriedade. Nos JEP's de Parauapebas teremos dois representantes municipais, com vaga para o Campeão e Vice Campeão dos JEM's.

CARLOS GUIMARAES VENCEDOR DA MEDALHA DE 3º LUGAR

O terceiro lugar ficou com o enxadrista Carlos Eduardo Guimaraes da Escola Jonathas Pontes Athias, terminando a competição com 3,0 pontos em 4,0 possíveis, perdeu para Ricardo Vinícius.

SEGUE ABAIXO FOTOS DO EVENTO:

ADAN KEVIN DA S. ALMEIDA - ESC. IRMÃ THEODORA

LUCAS CAVALCANTE RAMOS - ESC. PEQUENO PRÍNCIPE

CARLOS EDUARDO GUIMARAES - ESC. JONATHAS

PAULO VINÍCIUS R. SANTANA - ESC. WALKISE VIANA

EBRAIM DOS SANTOS CARVALHO - ESC. IRMÃ THODORA

RICARDO VINÍCIUS CASTRO E SOUSA - ESC. A FAZENDINHA

JÚLIO DOS SANTOS LOURENÇO - COL. MONTE CASTELO

THAILLON VINÍCIUS S. ALVES - ESC. JONATHAS ATHIAS

LUCAS BORGES DE FREITAS - ESC. ARTES E MANHAS
ANTONIO GUSTAVO DE SOUSA - ESC. ONEIDE TAVARES

PATRICK DANIEL F. SILVEIRA - FUTURO EDUCACIONAL

DANIEL VITOR O. HOLANDA - FUTURO EDUCACIONAL

PEDRO HENRIQUE P. ARRUDA - ESC. ONEIDE TAVARES

GABRIEL DE SOUZA RAMOS - ESC. PEQUENO PRÍNCIPE

RODRIGO SOUSA SILVA - ESC. ACY BARROS
LEANDRO FERREIRA OLIVEIRA - ESC. SÃO FRANCISCO

WILLIAN BORGES MONTEIRO - ESC. WALKISE VIANA

TABELAS:

CLASSIFICAÇÃO FINAL

SARA RIVERA É BI CAMPEÃ NO JEMS - CATEGORIA B - FEMININO

AS BELAS E INTELIGENTES BRUNA (3º), SARA RIVERA (1º) E LILIANE (2º LUGAR)

No período vespertino tivemos as disputas da Categoria B dos Jogos Estudantis Marabaenses de Xadrez. O Auditório esteve repleto de enxadristas e visitantes do Projeto Mais Educação da Escola Judite Gomes Leitão. Em disputa o direito de representar o município na Etapa dos JEP's de Parauapebas que vai acontecer no próximo dia 30 de maio a partir das 09h00 da manhã.

Apesar do número reduzido de inscritas, apenas cinco enxadristas, a competição foi fortíssima. Todas as partidas tiveram elevado grau de dificuldades e as jogadoras usaram bem o tempo pré determinado de vinte e um minutos. As meninas chamaram a atenção de todos e foi grande o nervosismo das garotas. 

Tivemos o bom desempenho da campeã Sara Rivera Ikeda, aluna da Escola O Pequeno Príncipe que começou a disputa perdendo para Bruna Gomes da Silva e na superação conseguiu três importantes vitórias (Alzira Karoline, Zahara Delamare e Liliane Guimaraes). A mesma pontuação obteve a bela Liliane Guimaraes, também da Escola O Pequeno Príncipe, que perdeu apenas para Sara Ikeda. Nos critérios de desempate a bela Sara obteve 5 milésimos de Berger e Liliane 4.

Ao que tudo indica não haverá problemas relacionados a documentação das garotas. Lembro-me que tanto a Sara quanto a Liliane já disputaram os JEP's Regionais, felizmente uma preocupação a menos.

Com mais este título Sara Rivera conquista pelo segundo ano seguido o título de campeã dos JEM's da Categoria B (2012 e 2013). No ano passado conseguiu uma boa disputa frente às atletas de Parauapebas quando ficou em segundo lugar no geral. Parabéns a atleta, familiares e professores da Escola O Pequeno Príncipe.

A vice campeã Liliane Guimaraes Evangelista retorna aos tabuleiros marabaenses. Sua última participação foi no 3º JEM's em 2011 quando conquistou o título de vice-campeã e vice nos JEP's de Curionópolis no mesmo ano. A disputa só acirrada e conquistou os mesmos três pontos da campeã e só foi decidida no critério dos milésimos, ficando em segundo lugar.. 

A enxadrista Bruna Gomes da Silva, aluna da Escola Acy Barros fez bonito, conseguiu o título de terceiro lugar ao obter duas importantes vitórias, mesmo desempenho da quarta colocada Zahara Delamare mas, nos critérios de desempate a primeira ficou com três milésimos de Berger e a segunda 2.

Não podíamos ficar sem comentar sobre a garota Alzira Karoline, do Futuro Educacional que ficou com zero ponto. Jogou bem e deu muito trabalho às veteranas. Sabe-se que o xadrez é um esporte que desenvolve muito o lado intelectual e que não basta apenas estudar ou jogar na sua escola com as amigas, precisa buscar outros recursos pedagógicos como livros ou programas de computador. Em sala de aula sabemos do enorme esforço de dedicação do professor ante uma turma numerosa. Mesmo assim parabenizamos o trabalho do Professor Gileno do Futuro Educacional que proporcionou uma mudança de 360º.

FOTOS (POUCAS FOTOS):









 


TABELAS:



CLASSIFICAÇÃO FINAL:

sexta-feira, 24 de maio de 2013

TREINAMENTO DE XADREZ NO CSSM NO DIA 26 DE MAIO

MATERIAL DE RECORDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ DE CURITIBA, PRESENTE DO AMIGO CALLEROS

O Clube de Xadrez Marabá visando aprimoramento técnico, ao longo dos últimos três meses, vem ofertando aos marabaenses a oportunidade de melhor qualificação técnica, condições de treinamento e de competições. Esta oportunidade foi oferecida aos participantes dos Jogos Estudantis Marabaenses das categorias A e B, realizado nesta quinta-feira (23/05). Será uma preparação que o sistema, ou seja, a rede de ensino ainda não oferece aos nossos estudantes e atletas dos tabuleiros.

Muitos sentiram na pele a necessidade de maior reciclagem ou, de aprenderem coisas novas. Aparentemente, parece, que sabemos de tudo e vamos ensinar tudo. Na verdade, ofertamos gratuitamente a possibilidade de crescimento mediante o estudo de livros e de softwares e da própria experiência de vida. Muitos dos nossos atletas ressente-se do aprendizado dos livros ou de programas de treinamento. Também, vale ressaltar a inexistência destes materiais no comércio local ou nas bibliotecas públicas.

Por fim, convidamos nossos enxadristas, participantes dos Jogos Estudantis à comparecerem neste domingo (26/05) a partir das 9 horas da manhã no Clube dos Subtenentes e Sargentos de Marabá (CSSM), na Vila Militar Castelo Branco. 

JOSÉ TIAGO DO JOÃO ANASTÁCIO VENCE A CATEGORA A - MASCULINO

MATEUS MOREIRA (3º), JOSÉ TIAGO (1º)  E JOÃO PAULO (2º LUGAR)

Realizado simultaneamente a competição feminina, os jogos da Categoria A masculino com a participação de nove enxadristas, representando sete escolas diferentes, foi promovida pelo Sistema Suíço em quatro rodadas, considerando número reduzido de inscritos, apresentou boas disputas e partidas bem equilibradas, resultando na conquista do enxadrista José Tiago O. Gomes da Escola João Anastácio de Queiroz, tornando-se, juntamente com o vice campeão Mateus Moreira de Jesus, também da mesma escola, representantes da cidade na Etapa Regional de Parauapebas que será realizada no dia 30 de maio, provavelmente na Escola Eduardo Angelin (09h00).

A Escola João Anastácio de Queiroz fez um trabalho de base e realizou treinamentos especiais. Assim, o João Anastácio destacou-se no certame graças ao excelente trabalho da Professora Patrícia Correa, demonstrando para as demais escolas que, se investir nos alunos e resultado virá. Nossos parabéns aos garotos, à professora e direção da Escola.


O terceiro colocado da competição é o enxadrista João Paulo Batista Freitas da Escola São Francisco que se coloca como suplente para disputar o seu primeiro torneio de xadrez estudantil regional. Provavelmente vamos ter, novamente, o problema da carteira de identidade. Um problema de fácil solução quando há interesse dos governantes.

NOSSOS ATLETAS EM PLENO EXERCÍCIO MENTAL:

GILBERTO GOMES S. FILHO - ESC. IRMÃ THEODORA

LEANDRO DIAS SEIXAS - FUTURO EDUCACIONAL

MATEUS MOREIRA DE JESUS - ESC. JOÃO ANASTÁCIO

JAIRO DE CASTRO ALVES - ESC. PLÍNIO PINHEIRO

JOÃO PAULO B. FREITAS - ESC. SÃO FRANCISCO

MOISÉS MIRANDA LOURENÇO - ESC. ARTUR GUERRA

PEDRO HENRIQUE SOUSA- ACY BARROS

JOSÉ TIAGO O. GOMES - ESC. JOÃO ANASTÁCIO

PREMIAÇÃO:



 

À ESQ. PROF. WANESSA E PATRICIA CORREA
PREMIAÇÃO POR EQUIPES

MOMENTO DE INTEGRAÇÃO:

 


A TURMA FELIZ DA ESC. IRMÃ THEODORA

TABELAS DA COMPETIÇÃO:



CLASSIFICAÇÃO FINAL - INDIVIDUAL: