sábado, 13 de abril de 2013

ENCONTRO INTERATIVO NO CSSM 14/04/13

TROFÉU DA COPA CENTENÁRIO DE XADREZ

Novamente convidamos os amantes e simpatizantes para nosso Encontro de Interação, sempre movimentando nossos atletas, aos domingos a partir das 9:00 horas da manhã no CSSM.
 
Obs.: lembramos que estamos com alguns troféus da Copa Centenário de Xadrez (IX Taça Cidade de Marabá de Xadrez), da Talita Medrado Almeida e do Marcos Santos (Absoluto), Jackeline Yasmin Aguirre (Sub14A), Patrick Daniel Fraga Silveira (Sub17A). Levaremos ao CSSM e faremos a entrega aos que para lá se dirigirem.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

NOVIDADES NOS 60ºs JOGOS ESPORTIVOS PARAENSES




Já conseguimos levantar importantes informações no sitio da SEDUC, com relação aos 60ºs JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES – JEP’S/2013.


O Clube de Xadrez divulga as novidades inerentes à realização dos 60º dos JEP's 2013, que este ano terá algumas mudanças, já previstas desde o ano passado. As mudanças pretendem uma melhor dinâmica e organização dos jogos, evitando o congestionamento de competições e atletas em muitas cidades-sedes dos Regionais como via acontecendo.


O XADREZ É UM ESPORTE FANTÁSTICO, ENCANTADOR
 
JOGOS ESTUDANTIS PARAESES
 
OBJETIVOS:
 
Os JEP's tem como objetivos: a) proporcionar  uma  educação  integral; b) desenvolver  o  intercâmbio  social  desportivo  entre  os  estudantes;  c) incrementar  as  boas  relações  entre  os professores e alunos; d) estabelecer uma união segura entre a classe estudantil; e) exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível a superação do indivíduo; f) contribuir para a formação da personalidade, bem como revelar novos valores no cenário desportivo educacional e selecionar alunos para representar o Estado do Pará nos Jogos Escolares da Juventude (Fase Nacional).

 
FASES DOS JEP´s:
 
Compôem os Jogos Paraenses as seguintes Fases:
I – Fases Municipais (realizadas em diversos Municípios do Estado, os Jogos Estudantis Municipais);
II – Fase Metropolitana (realizada na Região Metropolitana de Belém);
III – Fases Regionais (realizada nos Municípios escolhidos como sede);
IV – Fase Estadual (realizada em Belém).
 
A Fase Metropolitana será realizada com a participação dos alunos das redes de ensino público e privado dos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara. Os vencedores ficarão selecionados à Fase Estadual. Caso esses municípios façam a opção de realizar sua Fase Municipal, desmembrando-se da Fase Metropolitana o município deverá participar de uma Fase Regional.
 
As Fases Regionais ser.o disputadas pelos alunos e equipes das escolas das redes de ensino ensino público e privado classificadas pelos Municípios de cada Região do Estado. Para a realização das Fases Regionais será escolhido um município sede para cada Regional que deverá se responsabilizar pelo cumprimento obrigações contidas no Caderno de Encargos dos JEP´s. Nas Fases Regionais classificam-se as equipes e alunos vencedores para a Fase Estadual.

Na Fase Estadual, Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos) as modalidades Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol (1 lugar), e Tênis de Mesa e Xadrez (1 e 2 lugar), será disputada pelos estabelecimentos de ensino e alunos classificados nas Fases Metropolitana e Regionais.
 
As equipes e alunos vencedores das competições da Fase Estadual estarão credenciados para representar o Estado do Pará  nos Jogos Escolares da Juventude, Categoria “A” (12, 13 e 14 anos), em Natal/RN, no período de 05 a 14 de setembro de 2013 e Categoria “B” (15, 16 e 17 anos), em Belém/PA, no período de 07 a 16 de novembro de 2013. 
 

Nas Fases Municipais, as inscrições dos estabelecimentos de ensino poderão ser adotadas os procedimentos das Fases Regionais, Metropolitana e Estadual com suas devidas adequações.


Na Fase Metropolitana, as inscrições dos estabelecimentos de ensino e por modalidades, fichas de relações nominais de alunos e termos de responsabilidades e cessão de direitos para alunos e professores-técnicos serão efetivadas on-line, assinadas e carimbadas pelos diretores das unidades de ensino em formulários prprios, fornecidos pelo Comitê Organizador. O prazo de inscrição on-line das fichas do estabelecimento de ensino por modalidades coletivas, relações nominais de alunos, dos termos de responsabilidades e cessão de direitos para alunos e professores-técnicos, será  até as 23:00 horas do dia 29 de abril de 2013, para as Categorias “A” e “B”. A documentação deverá ser entregue na Secretaria dos JEP’s, até as 18:00 horas do dia 30 de abril de 2013. Não serão aceitos documentos danificados ou rasurados e a documentação tem que ser entregue completa, sem pendência.


SOBRE AS INSCRIÇÕES E FASES DAS COMPETIÇÕES:
 
O prazo de inscrição on-line das fichas de relações nominais de alunos, dos termos de responsabilidades e cessão de direitos para alunos e professores-técnicos das modalidades individuais, será até as 23 horas do dia 21 de junho de 2013, para as Categorias “A” e “B”, as quais deverão ser entregues na Secretaria dos JEP’s, at. as 18:00 horas do dia 22 de junho de 2013, para as Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos, devidamente preenchidas, assinadas, com fotos. Não serão aceitos documentos danificados ou rasurados, sem pendências.

 
O período da competição das Fases Regionais, Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos) será de maio a junho de 2013.

O período da competição da Fase Estadual, Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos) será no mês de agosto de 2013.

É importante destacar, o exame médico é obrigatório para todos os alunos e professores-técnicos participantes.
 
 
CATEGORIAS E FAIXAS ETÁRIAS:
 
Os jogos serão disputados em duas (2) Categorias:

I – Categoria “A” (12, 13 e 14 anos) - composta por alunos, nascidos entre 1 de janeiro
de 1999 e 31 de dezembro de 2001;



II – Categoria “B” (15, 16 e 17 anos) – composta por alunos, nascidos entre 1 de janeiro
de 1996 e 31 de dezembro de 1998.
 
A idade mínima e máxima de participação nos JEP’s é de 12 e 14 anos (Categoria “A”) e
de 15 e 17 anos (Categoria “B”), respectivamente, completados no ano do Evento.

 
PREMIAÇÕES:
 
As premiações poderão incluir Troféus e Medalhas. Para as Modalidades Individuais: Medalhas de 1, 2 e 3 lugares para os alunos para cada prova ou combate disputado e Trof.us para as equipes classificadas em 1 e 2 lugares.
 
 
NOVIDADES:
 
As Etapas Regionais classificarão os 1ºs e 2ºs lugares das Categorias A e B, masculino e feminino. No entanto, para a Fase Nacional apenas os vencedores.
 
Fases Regionais de Parauapebas e de Marabá classificando dois representantes de cada categoria e naipes.

 
INFORMAÇÕES:
Celular: 8166-1616


SELEÇÃO DE XADREZ DE MARABÁ:

domingo, 7 de abril de 2013

CLUBE ABRE VAGAS PARA SELEÇÃO MARABAENSE DE XADREZ


EQUIPE MARABAENSE NOS JEP'S REGIONAL DE CURIONÓPOLIS 2011


Ainda existe uma deficiência no processo de formação técnica dos enxadristas locais. Advindo de formações diversas, sobretudo nas escolas e no clube de xadrez, diante da falta de material para aprimoramento e estudos livros e etc, é visível a pouca técnica de muitos dos nossos atletas, com exceção de alguns. Pensando em prestar um maior apoio aos nossos jogadores o Clube de Xadrez Marabá toma a iniciativa e convoca os atletas, com base nas categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-17 anos no masculino e feminino, para comporem a Seleção de Xadrez de Marabá, com o objetivo de estudos e treinamentos táticos e estratégicos.
Os atletas serão pré-inscritos e posteriormente selecionados pelo Clube de Xadrez, segundo o nível de conhecimento e comprometimento com as aulas para formarem as equipes com até 06 atletas por naipes e receberão treinamento técnico e gratuito pelo tempo de 02 meses.

ATLETAS EM TREINAMENTO NO JEP'S - REGIONAL DE CURIONÓPOLIS 2011

As inscrições dos atletas acontecerão mediante o preenchimento de Ficha de Inscrição que será fornecida aos interessados via e-mail. Os interessados deverão fazer a solicitação no seguinte e-mail cxmaraba@yahoo.com.br.  Ao receberem deverão imprimir e preencher a ficha que deverá ser entregue ao Clube de Xadrez no endereço: Av. Nagib Mutran, 366A – Cidade Nova (Requinte Store telefone: 3324-2262 ou 8166-1616).
Na seleção dos atletas serão considerados os seguintes critérios:
a)    Ser estudante da rede municipal de ensino, pública e privada;
b)    Atender às categorias pré-estabelecidas dos naipes masculino e feminino;
c)    Aprovação em avaliação;
d)    Ter autorização para participação por escrito de seus pais;
e)    Comprometer-se a ter 100% de assiduidade, ou seja, não perder uma única aula programada;
f)    Comprometer-se a participarem das competições, todas, programadas pelo Clube de Xadrez e pelo Poder Público;
g)     Terão prioridade na pré-seleção os atletas que já participaram de Jogos Estudantis promovidos em Marabá e nos Campeonatos Marabaense e Jogos Estudantis Regionais de suas respectivas categorias;
h)    Comprometer-se à participarem, caso classificados, nas competições Regionais, Estaduais e Nacionais representando a Cidade de Marabá.
Alguns atletas poderão ser pré-selecionados e ficarem na condição de reserva, substituindo o titular se este apresentar pedido de desistência por escrito, sendo possível, desta forma, a recomposição da Seleção de Xadrez.
 
As aulas (treinamentos) acontecerão na Rua Afro Sampaio n.º 454 - Cidade Nova e teremos aulas para os selecionados de acordo com as categorias às terças, quartas e quintas-feiras, conforme quadro abaixo:
 

 
Apenas as categorias constantes nos Jogos Estudantis Marabá e Jogos da Castanha poderão participar, ou seja, será preparatório para os próximos jogos, tornando-os mais fortes tecnicamente, assim, fica restrigida a participação de atletas de outras categorias não mencionadas. Abaixo as categorias com os respectivos anos de nascimento aptos à comporem a Seleção de Marabá
 


 As inscrições estarão abertas por meio do e-mail: cxmaraba@yahoo.com.br ou arnilson@uol.com.br até o dia 17 de abril, conforme o cronograma abaixo:
 

 
Esperamos formar as turmas conforme o estabelecido e prestar apoio técnico para nossos estudantes.